
Sete dicas para usar tecnologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
A integração de ferramentas digitais ao planejamento didático favorece o desenvolvimento de diversas competências desde os primeiros anos escolares
Em muitas salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o conhecimento já não se limita à lousa e ao caderno. Resolver um problema de Matemática pode significar jogar um game; para avançar em Língua Portuguesa, é possível explorar rimas gravando áudios; em disciplinas como Ciências Humanas e Ciências da Natureza, a bola da vez são quizzes interativos.
Segundo a pesquisa TIC Educação, 94% dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental já utilizaram ao menos uma tecnologia digital em suas práticas pedagógicas. Entre as ferramentas mais citadas estão vídeos educativos (87%), jogos digitais (71%) e plataformas de atividades interativas (65%). Esses dados revelam não apenas a presença crescente da tecnologia nas salas de aula, mas também o seu papel como aliada no processo de ensino e aprendizagem.
Uso guiado e seguro
A educadora Joranice Sales, de Lago do Manso (MT), realizou a edição direcionada aos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental do curso “Competências Digitais em Matemática”. Ela afirma que a formação a ajudou a compreender melhor como utilizar os recursos digitais de forma intencional, planejada e alinhada às competências da Base Nacional Comum Curricular.
“Também aprendi a transformar a tecnologia em minha aliada no processo de ensino e aprendizagem. Isso torna a aula mais interativa, colaborativa e também significativa para os alunos”, aponta a educadora.
Após realizar o curso, sua prática pedagógica passou a contar com ferramentas digitais que contribuem para o desenvolvimento do letramento digital e do pensamento crítico. “O uso da tecnologia nos anos iniciais deve ser mais guiado e seguro, pensado mais de forma lúdica, para estimular a curiosidade e a criatividade ao mesmo tempo que consolida conhecimentos básicos.”
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Entre as plataformas utilizadas, Joranice destaca o Google Sala de Aula e o Canva, além de aplicativos educativos que reúnem vídeos interativos. “Esses são os que mais ajudam a diversificar as estratégias, oferecendo atividade lúdica, visual e dinâmica, e também permitindo atender diferentes estilos de aprendizagem, conforme a necessidade de cada aluno”, observa.
Já entre as atividades digitais, a professora escolhe o quiz interativo como a sua favorita. “Eu uso bastante, pois ajuda na fixação do conteúdo, de forma que as crianças aprendem e acham divertido, além de ser super colaborativo. Isso os mantém mais motivados, animados, participativos e engajados no processo de aprendizagem.”
Sete dicas para usar tecnologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental
A plataforma Escolas Conectadas listou algumas dicas para os educadores desta etapa de ensino que têm interesse em aplicar recursos digitais em suas práticas pedagógicas. Confira a seguir!
1. Comece pelo que você já conhece
Use ferramentas simples, como vídeos do YouTube Edu, apresentações no PowerPoint ou músicas educativas para introduzir conteúdos. O importante é começar com confiança e intencionalidade.
2. Explore jogos digitais com objetivos pedagógicos
Diversas plataformas oferecem recursos gratuitos e voltados ao desenvolvimento de habilidades específicas. Use como complemento ou reforço às aulas.
3. Promova atividades interativas e colaborativas
Use ferramentas para criar atividades em que os alunos possam interagir, participar de jogos educativos e construir conhecimento em grupo.
4. Use a tecnologia para estimular a criatividade
Proponha a criação de vídeos curtos, desenhos digitais, áudios com histórias narradas ou até apresentações simples com imagens e textos.
5. Adote a tecnologia como recurso de reforço e revisão
Ofereça conteúdos em formato digital para os alunos revisitarem em casa ou em momentos de estudo individual. Isso pode ser feito com vídeos curtos, podcasts ou jogos on-line sobre o conteúdo estudado.
6. Planeje o uso da tecnologia com objetivos claros
Evite usar a tecnologia apenas para entreter ou preencher tempo. Pergunte-se: qual habilidade quero desenvolver com essa ferramenta? O que os alunos vão produzir ou aprender com ela?
7. Experimente em pequenos momentos da aula
Você não precisa transformar toda a aula em uma experiência digital. Comece com uma atividade por semana ou por quinzena — um quiz, um jogo, um vídeo com discussão — e vá ganhando prática aos poucos.
Tenha atenção!
É importante lembrar que a intencionalidade pedagógica deve orientar o uso desses recursos. O foco não é a tecnologia em si, mas como ela pode ampliar oportunidades de aprendizagem, promover a participação dos estudantes e tornar os conteúdos mais significativos.
Outro ponto importante é o cuidado com o tempo de exposição das crianças às telas e a necessidade de promover um equilíbrio entre atividades digitais e interações presenciais, lúdicas e motoras, essenciais ao desenvolvimento integral nessa faixa etária.
Cursos Competências Digitais para o EF1
É fundamental que os professores recebam formação continuada para integrar as tecnologias ao currículo de maneira crítica, criativa e intencional, evitando o seu uso superficial.
Se você tem interesse em se aprofundar ainda mais no universo das Competências Digitais aplicadas à prática pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a plataforma Escolas Conectadas disponibiliza gratuitamente os cursos “Competências Digitais nas Áreas do Conhecimento da BNCC”.
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