Seis dicas para começar a utilizar tecnologia na sua prática pedagógica

Seis dicas para começar a utilizar tecnologia na sua prática pedagógica

+
03/07/2025

Educadores dão sugestões para que outros colegas passem a usar ferramentas digitais em sua prática pedagógica.

Educador(a): você tem vontade de aplicar recursos digitais em sua prática pedagógica, mas não sabe por onde nem como iniciar? Você é daqueles que se sentem perdidos assim que o computador se inicia?

Se você se identifica com essa situação, o curso gratuito "Explorador Digital – Melhore sua prática com uso de tecnologias digitais!" é uma ótima oportunidade para dar os primeiros passos com mais segurança. Dominar o uso de recursos digitais não é só uma vantagem — é uma necessidade para acompanhar as transformações na educação. De acordo com a pesquisa TIC Educação 2022, três em cada quatro professores do Ensino Fundamental e Médio já utilizam tecnologias digitais em suas aulas, seja para apresentar conteúdos ou para estimular pesquisas com os alunos. Que tal começar agora e fazer parte dessa transformação?

Como iniciar esse processo?

Para apoiar a sua jornada, conversamos com quatro professores que já realizaram cursos da plataforma Escolas Conectadas: Ana Luiza Mette, professora de História na Escola de Educação Básica Frei Godofredo (Gaspar-SC); Marcelo Moraes, professor de matemática da Escola Estadual André Antônio Maggi (Sapezal-MT); Hailisson Ferreira, professor de Matemática da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (João Monlevade-MG); e Rosa Helena da Silva, chefe da Divisão de Educação Continuada dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Atibaia (SP).

Os educadores compartilharam suas experiências e deram dicas para que outros docentes iniciem o uso de tecnologia em sala de aula. Confira algumas a seguir:

1- Comece de forma gradual e simples

Ana Luiza recomenda iniciar o uso de tecnologia gradualmente, explorando uma tecnologia por vez e dominando-a aos poucos, em vez de tentar usar várias ao mesmo tempo. Nesse mesmo sentido, Marcelo sugere começar pelo simples e significativo, escolhendo uma ferramenta fácil de usar. “A partir dessa primeira experiência, penso que o educador ganha confiança e passa a explorar outras possibilidades”, afirma Marcelo.

2- Identifique o problema a ser resolvido

O professor matogrossense também sugere que o professor iniciante em tecnologia escolha uma ferramenta digital que o ajude a “melhorar o engajamento dos alunos, facilite a elaboração de avaliações e/ou diversifique a apresentação das aulas”. 

3- Explore o conhecimento prévio dos estudantes

Reconheça que os alunos já têm experiência com tecnologia e podem contribuir com o educador, favorecendo a troca de conhecimento. Inclusive, Rosa Helena aconselha verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema.

4- Permita que os alunos sejam produtores de conteúdo

Selecione ferramentas que incentivem os alunos a criarem seus próprios conteúdos, estimulando a autoria e protagonismo. “Isso torna as aulas mais dinâmicas, estimula a criatividade e desenvolve competências digitais”, observa Ana Luiza.

5- Busque formação contínua

Em 2021, a pesquisa TIC Educação mostrou que 65% dos professores brasileiros relataram ter participado de formação continuada sobre o uso de tecnologias digitais em atividades de ensino e aprendizagem. Nesse mesmo ano, quase metade (48%) dos docentes se engajaram em iniciativas de atualização profissional em formato virtual.

“Pesquisar e estudar é relevante. Para quem quer começar, indico fortemente cursos on-line, pois já nos deixam imersos neste ambiente digital”, sugere Rosa Helena. Hailisson também sugere estudar e procurar cursos gratuitos e apostilas sobre os temas em que se quer aprofundar, como programação e robótica.

6- Use a tecnologia como meio, não como fim

Por fim, os professores são unânimes ao reforçar um dos pontos mais cruciais desse processo:  a tecnologia deve ser vista como uma aliada do pedagógico, e não um objetivo em si mesma. “O planejamento deve direcionar o aprendizado do aluno”, ressalta Ana Luiza.

Seja um explorador digital!

Aproveite essas dicas para se inscrever gratuitamente no curso “Explorador Digital - Melhore sua prática com uso de tecnologias digitais!”. Ao longo da formação, você terá a oportunidade de explorar ferramentas tecnológicas básicas para produção multimídia, como editores de imagens, áudios, vídeos e jogos interativos – todos simples de usar. 

O curso também aborda conceitos básicos de ciência de dados e Inteligência Artificial, promovendo o letramento digital em temas de grande relevância atual. É uma chance imperdível para melhorar sua prática com o uso de tecnologias digitais!