Inicie a trilha de formação antirracista e receba sua certificação
Passando por oito etapas, que vão de planos de aula a conceitos sobre o tema, você embarca em uma jornada formativa e recebe um certificado de participação
A luta para tornar a escola um espaço de combate ao racismo é necessária, uma vez que essa é uma pauta cada vez mais em voga na sociedade como um todo.
Entre os principais questionamentos levantados por movimentos antirracistas em todo o mundo está o racismo estrutural, ou seja, a normalização de preconceitos raciais e discriminações, frutos de uma longa história de escravidão. A falta do combate de ações como essas culmina em casos de extrema violência.
Portanto, a escola deve ser o primeiro lugar a não tolerar o racismo e, mais do que isso, ensinar e disseminar práticas de combate ao preconceito. Dessa forma, cidadãos estarão cada vez mais informados e conscientes sobre o assunto.
Comece a trilha de formação o quanto antes!
Para apoiar escolas e educadores no processo de formação de estudantes engajados com a temática antirracista, a plataforma Escolas Conectadas criou um a trilha formativa “Introdução à Educação Antirracista”.
Simples e rápida de ser realizada, a formação tem 16 horas de carga horária que podem ser adaptadas à rotina do educador. Professores e profissionais que tenham interesse em participar de uma formação sobre o tema podem iniciar o quanto antes esse percurso de maneira totalmente on-line e gratuita.
Ao concluí-lo, os educadores receberão um certificado da Fundação Telefônica Vivo.
Além disso, a formação, em complemento ao livro digital sobre educação antirracista, traz planos de aula elaborados por docentes de todo o Brasil que contém abordagens pedagógicas inovadoras nesse sentido. As professoras Carolina e Fernanda Chagas Schneider são responsáveis por introduzir o tema e traduzi-lo em práticas pedagógicas.
Leia mais: Como a educação antirracista pode ajudar a combater o racismo estrutural
Aula on-line e gratuita
Ao longo de 2022, a educação antirracista foi um dos principais temas trabalhados nos cursos e formações oferecidos pela plataforma Escolas Conectadas. Professores que participaram das aulas e ampliaram seus conhecimentos sobre o assunto ainda puderam participar de um webinar para completar a sua formação.
No dia 24 de novembro, Karina Daidone, Gerente de Projetos da Fundação Telefônica Vivo, mediou uma aula on-line e gratuita, transmitida pelo Youtube. Mais de 600 educadores trocaram ideias sobre o antirracismo em sala de aula em tempo real.
A aula foi conduzida por Carolina Chagas Schneider e Fernanda Chagas Schneider, ambas educadoras e autoras da publicação digital “Escola para Todos: Promovendo uma Educação Antirracista”. Além de apresentar práticas pedagógicas nesse sentido, elas exploraram temas como racismo estrutural, mito da democracia racial, educação afrocentrada e ambiência racial.
Para aproveitar a trilha formativa desenvolvida na Plataforma Escolas Conectadas e participar de novos eventos como o Webinar em 2023, educadores já podem fazer a inscrição nos cursos. Eles são totalmente gratuitos e on-line!
Assista ao webinar!
Comentários - 4
07/01/23 21:41
09/01/23 03:27
10/02/23 20:45
06/01/23 18:37