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Certificado De Autorização Secap/Me Nº 01.013577/2021

Menina está em seu quarto trabalhando com o laptop sobre a cama.
Olá, mundo! Lógica de programação e autoria

Período de realização: 27/09 a 25/10

Olá, mundo! Lógica de programação e autoria
Indique este curso:

Período de realização: 27/09 a 25/10


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Convidamos você, professor(a), a tomar um café conosco. Tomar um café é um hábito de muitas pessoas. É um ato simples, não? Você já pensou que ele requer um grande conjunto de decisões? Mas, afinal, qual a relação desse convite com a programação? Neste curso, veremos que desenvolver um programa pode ter início com uma xícara de café, ou seja, exige planejamento e tomada de decisões. A formação apresenta conceitos referentes à programação e os relaciona à resolução de problemas, em consonância com as competências e habilidades necessárias para a sociedade do século XXI. Sua proposta é demonstrar como a lógica de programação pode auxiliar na solução de problemas simples e complexos, bem como vincular as aprendizagens a ações empreendedoras, com foco no desenvolvimento de estratégias de empregabilidade. As inspirações são adaptáveis a modelos educacionais híbridos, remotos e presenciais.

*********************
Este curso é uma parceria com o programa Pense Grande, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento para os estudantes e educadores de Ensino Médio nos temas de empreendedorismo social, tecnologias digitais e projeto de vida, alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
*********************

Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".


>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao propor a programação e a resolução de problemas como alicerces da aprendizagem: instrumentaliza o professor com estratégias para o encorajamento de uma postura investigativa, criativa e problematizadora por parte dos estudantes.

O curso ajuda muito a ter noções básicas de linguagem de programação para a edição de um modelo de site. É recomendável a todos os componentes curriculares.

Priscila Pereira Paschoa, SP.

Objetivos

A formação apresenta conceitos referentes à programação e os relaciona à resolução de problemas, em consonância com as competências e habilidades necessárias para a sociedade do século XXI. Sua proposta é demonstrar como a lógica de programação pode auxiliar na solução de problemas simples e complexos, bem como vincular as aprendizagens a ações empreendedoras.

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • perceba que a lógica de programação está no dia a dia das pessoas;
  • apresente diferentes possibilidades de resolução de um problema;
  • compreenda componentes de lógica e linguagem;
  • identifique componentes de programação em um sistema e crie algoritmos utilizando estruturas lógicas;
  • trabalhe a lógica de programação no que se refere às perspectivas de desenvolvimento do raciocínio para a resolução de problemas simples ou complexos;
  • realize conexões com profissões e negócios presentes na sociedade do século XXI, oportunizando que os estudantes também as estabeleçam.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • disponha de mecanismos e subsídios para resolver problemas simples ou complexos do dia a dia;
  • compreenda componentes de lógica e linguagem;
  • identifique componentes de programação em um sistema e crie algoritmos utilizando estruturas lógicas;
  • desenvolva a lógica de programação como estrutura de suporte ao planejamento e à tomada de decisões;
  • realize conexões das aprendizagens com profissões e negócios presentes na sociedade do século XXI.

 

Módulos

Módulo 1: Navegar é preciso!

No módulo, são abordados conceitos do mundo da informática e examinadas as potencialidades da educação na era digital. Busca-se demonstrar a conexão entre tecnologia, comunicação e informação a partir da utilização da programação na construção de aplicações digitais. 

Módulo 2: Programar é criar soluções

No módulo, são identificados e analisados os requisitos da solução de um problema. Busca-se demonstrar como a programação auxilia na resolução de um problema por meio do exame de componentes de lógica e linguagem. As aprendizagens são aplicadas ao planejamento do desenvolvimento de um site.

Módulo 3: Do uso à autoria

No módulo, ocorre a criação guiada de um site a partir do uso da linguagem HTML.

 

Alinhamento à BNCC

O curso busca ampliar o repertório do professor no sentido de mostrar a importância da lógica de programação como possibilidade de produção e transmissão de dados e informações, além de habilidade fundamental para a resolução de problemas e o planejamento de soluções que podem utilizar ou não tecnologias digitais. A lógica de programação aplicada à solução de problemas favorece que o indivíduo chegue a processos de desenvolvimento tecnológico, social, econômico, entre outros, de forma mais sistemática e eficiente. Por conta disso, comportamentos e rotinas são constantemente alterados e, no caso do momento contemporâneo, com intensa velocidade e variedade, o que justifica a necessidade de formação continuada para que os profissionais em atividade estejam em sintonia com as demandas de seu tempo e com o contexto sócio-histórico. A cultura digital aparece entre as dez competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe, por meio da competência nº 5, que os alunos compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, resolução de problemas, protagonismo e autoria. A BNCC aponta o ensino de linguagens de programação, além do domínio de uso de algoritmos e análise de dados, como o caminho para a formação de uma nova geração que não será composta apenas por usuários de tecnologia, mas por provedores de soluções para atender às demandas do século XXI, em que as conexões e interações ocorrem em plataformas digitais. As novas ferramentas, sistemas e aplicativos possibilitarão que os alunos elevem seu nível de interação com as tecnologias, modificando-as e tendo liberdade e capacitação para criá-las.

No contexto da BNCC sobre o Ensino Médio (2019, p. 65), tem-se como foco a Competência Específica 7 no que tange ao ensino das “Linguagens e suas Tecnologias”: “mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva”. No ensino da “Matemática e suas Linguagens”, é contemplada a Competência Específica 4 (2019, p. 106): “compreender e utilizar, com flexibilidade e fluidez, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas, de modo a favorecer a construção e o desenvolvimento do raciocínio matemático”.

 


 

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características deste curso e encontre cursos semelhantes:
Carga Horária:
30 horas




Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos finais) Ensino médio

Caminhos para a Inovação:
Cultura Digital Relações Práticas

Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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Período de realização: 27/09 a 25/10


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Convidamos você, professor(a), a tomar um café conosco. Tomar um café é um hábito de muitas pessoas. É um ato simples, não? Você já pensou que ele requer um grande conjunto de decisões? Mas, afinal, qual a relação desse convite com a programação? Neste curso, veremos que desenvolver um programa pode ter início com uma xícara de café, ou seja, exige planejamento e tomada de decisões. A formação apresenta conceitos referentes à programação e os relaciona à resolução de problemas, em consonância com as competências e habilidades necessárias para a sociedade do século XXI. Sua proposta é demonstrar como a lógica de programação pode auxiliar na solução de problemas simples e complexos, bem como vincular as aprendizagens a ações empreendedoras, com foco no desenvolvimento de estratégias de empregabilidade. As inspirações são adaptáveis a modelos educacionais híbridos, remotos e presenciais.

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Este curso é uma parceria com o programa Pense Grande, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento para os estudantes e educadores de Ensino Médio nos temas de empreendedorismo social, tecnologias digitais e projeto de vida, alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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Como esse curso inova
Inova ao propor a programação e a resolução de problemas como alicerces da aprendizagem: instrumentaliza o professor com estratégias para o encorajamento de uma postura investigativa, criativa e problematizadora por parte dos estudantes.

O curso ajuda muito a ter noções básicas de linguagem de programação para a edição de um modelo de site. É recomendável a todos os componentes curriculares.

Priscila Pereira Paschoa, SP.

Objetivos

A formação apresenta conceitos referentes à programação e os relaciona à resolução de problemas, em consonância com as competências e habilidades necessárias para a sociedade do século XXI. Sua proposta é demonstrar como a lógica de programação pode auxiliar na solução de problemas simples e complexos, bem como vincular as aprendizagens a ações empreendedoras.

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • perceba que a lógica de programação está no dia a dia das pessoas;
  • apresente diferentes possibilidades de resolução de um problema;
  • compreenda componentes de lógica e linguagem;
  • identifique componentes de programação em um sistema e crie algoritmos utilizando estruturas lógicas;
  • trabalhe a lógica de programação no que se refere às perspectivas de desenvolvimento do raciocínio para a resolução de problemas simples ou complexos;
  • realize conexões com profissões e negócios presentes na sociedade do século XXI, oportunizando que os estudantes também as estabeleçam.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • disponha de mecanismos e subsídios para resolver problemas simples ou complexos do dia a dia;
  • compreenda componentes de lógica e linguagem;
  • identifique componentes de programação em um sistema e crie algoritmos utilizando estruturas lógicas;
  • desenvolva a lógica de programação como estrutura de suporte ao planejamento e à tomada de decisões;
  • realize conexões das aprendizagens com profissões e negócios presentes na sociedade do século XXI.

 

Módulos

Módulo 1: Navegar é preciso!

No módulo, são abordados conceitos do mundo da informática e examinadas as potencialidades da educação na era digital. Busca-se demonstrar a conexão entre tecnologia, comunicação e informação a partir da utilização da programação na construção de aplicações digitais. 

Módulo 2: Programar é criar soluções

No módulo, são identificados e analisados os requisitos da solução de um problema. Busca-se demonstrar como a programação auxilia na resolução de um problema por meio do exame de componentes de lógica e linguagem. As aprendizagens são aplicadas ao planejamento do desenvolvimento de um site.

Módulo 3: Do uso à autoria

No módulo, ocorre a criação guiada de um site a partir do uso da linguagem HTML.

 

Alinhamento à BNCC

O curso busca ampliar o repertório do professor no sentido de mostrar a importância da lógica de programação como possibilidade de produção e transmissão de dados e informações, além de habilidade fundamental para a resolução de problemas e o planejamento de soluções que podem utilizar ou não tecnologias digitais. A lógica de programação aplicada à solução de problemas favorece que o indivíduo chegue a processos de desenvolvimento tecnológico, social, econômico, entre outros, de forma mais sistemática e eficiente. Por conta disso, comportamentos e rotinas são constantemente alterados e, no caso do momento contemporâneo, com intensa velocidade e variedade, o que justifica a necessidade de formação continuada para que os profissionais em atividade estejam em sintonia com as demandas de seu tempo e com o contexto sócio-histórico. A cultura digital aparece entre as dez competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe, por meio da competência nº 5, que os alunos compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, resolução de problemas, protagonismo e autoria. A BNCC aponta o ensino de linguagens de programação, além do domínio de uso de algoritmos e análise de dados, como o caminho para a formação de uma nova geração que não será composta apenas por usuários de tecnologia, mas por provedores de soluções para atender às demandas do século XXI, em que as conexões e interações ocorrem em plataformas digitais. As novas ferramentas, sistemas e aplicativos possibilitarão que os alunos elevem seu nível de interação com as tecnologias, modificando-as e tendo liberdade e capacitação para criá-las.

No contexto da BNCC sobre o Ensino Médio (2019, p. 65), tem-se como foco a Competência Específica 7 no que tange ao ensino das “Linguagens e suas Tecnologias”: “mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva”. No ensino da “Matemática e suas Linguagens”, é contemplada a Competência Específica 4 (2019, p. 106): “compreender e utilizar, com flexibilidade e fluidez, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas, de modo a favorecer a construção e o desenvolvimento do raciocínio matemático”.

 


 

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

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30 horas




Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos finais) Ensino médio

Caminhos para a Inovação:
Cultura Digital Relações Práticas

Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

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Certificado Incluso

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27/09 a 25/10

Carga Horária

30h