O curso “Olá, mundo!” oferece uma introdução prática e estratégica à lógica de programação, levando os professores a explorarem e ensinarem a resolução de problemas através do raciocínio lógico e da criação de algoritmos. Utilizando exemplos cotidianos, como uma simples xícara de café, o curso demonstra como o pensamento computacional está presente em nossas rotinas diárias e como pode ser utilizado de forma criativa para desenvolver habilidades essenciais no século XXI. Com base nas demandas da sociedade digital, a formação prepara os educadores para integrar o pensamento computacional ao currículo, utilizando ferramentas híbridas, remotas ou presenciais. Além disso, os professores aprenderão a integrar linguagens de programação simples, como blocos (Scratch) e Python, ao currículo escolar, utilizando ferramentas híbridas, remotas ou presenciais, para promover a autoria digital e a criatividade dos estudantes.
Unidade 1: Investigar
Introdução à lógica de programação e sua aplicação no cotidiano. Os professores aprenderão como o planejamento de decisões e a construção de soluções estruturadas estão relacionados ao pensamento computacional. Neste módulo, será explorado como a decomposição de tarefas simples do dia a dia, como fazer café, espelha a criação de algoritmos, permitindo que os professores associem essas habilidades às práticas pedagógicas.
Unidade 2: Imaginar
Exploração de diferentes linguagens e componentes de programação, com foco em ferramentas acessíveis, como programação por blocos (Scratch). Ao criar algoritmos simples, os professores desenvolverão soluções lógicas e criativas para problemas, aplicando os princípios do pensamento computacional de forma lúdica e prática. Além disso, essa etapa estimula o uso da programação para incentivar a criatividade e a resolução de problemas de experimentação.
Unidade 3: Ativar
Aplicação prática de lógica de programação em projetos práticos básicos, associados ao currículo escolar. Este módulo incentiva os professores a desenvolverem a autoria digital em seus alunos, integrando as habilidades de programação ao currículo escolar, e promovendo o pensamento computacional como ferramenta para inovação e expressão digital.
Unidade 4: Fim de jogo!
Propostas de atividades “mão na massa”, onde os professores criarão e desenvolverão soluções práticas utilizando programação, consolidando os aprendizados e promovendo a conexão com profissões digitais do século XXI. O foco estará na autonomia dos alunos, incentivando a autoria digital e a criatividade em um ambiente escolar dinâmico.
Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Este curso garante um certificado com carga horária de 40 horas emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. O certificado é 100% gratuito e não é cobrado nenhum valor para a sua emissão.
Para garantir o seu certificado, você deve cumprir todo conteúdo do curso dentro do prazo de encerramento da turma. Além disso, é preciso ter um aproveitamento mínimo de 70% na atividade avaliativa, que deve ser realizada ao final do curso. Você terá até três tentativas para atingir a pontuação mínima.
O prazo mínimo para o certificado estar disponível é de 4 dias após a data do início da turma. Obtendo a aprovação na atividade avaliativa, você poderá fazer o download do seu certificado na página Meus Certificados. O certificado pode demorar alguns minutos para ficar disponível.
Importante! Para que o seu certificado fique disponível, você também precisa preencher todos os seus dados cadastrais em Meu perfil.

O curso “Olá, mundo!” oferece uma introdução prática e estratégica à lógica de programação, levando os professores a explorarem e ensinarem a resolução de problemas através do raciocínio lógico e da criação de algoritmos. Utilizando exemplos cotidianos, como uma simples xícara de café, o curso demonstra como o pensamento computacional está presente em nossas rotinas diárias e como pode ser utilizado de forma criativa para desenvolver habilidades essenciais no século XXI. Com base nas demandas da sociedade digital, a formação prepara os educadores para integrar o pensamento computacional ao currículo, utilizando ferramentas híbridas, remotas ou presenciais. Além disso, os professores aprenderão a integrar linguagens de programação simples, como blocos (Scratch) e Python, ao currículo escolar, utilizando ferramentas híbridas, remotas ou presenciais, para promover a autoria digital e a criatividade dos estudantes.
Unidade 1: Investigar
Introdução à lógica de programação e sua aplicação no cotidiano. Os professores aprenderão como o planejamento de decisões e a construção de soluções estruturadas estão relacionados ao pensamento computacional. Neste módulo, será explorado como a decomposição de tarefas simples do dia a dia, como fazer café, espelha a criação de algoritmos, permitindo que os professores associem essas habilidades às práticas pedagógicas.
Unidade 2: Imaginar
Exploração de diferentes linguagens e componentes de programação, com foco em ferramentas acessíveis, como programação por blocos (Scratch). Ao criar algoritmos simples, os professores desenvolverão soluções lógicas e criativas para problemas, aplicando os princípios do pensamento computacional de forma lúdica e prática. Além disso, essa etapa estimula o uso da programação para incentivar a criatividade e a resolução de problemas de experimentação.
Unidade 3: Ativar
Aplicação prática de lógica de programação em projetos práticos básicos, associados ao currículo escolar. Este módulo incentiva os professores a desenvolverem a autoria digital em seus alunos, integrando as habilidades de programação ao currículo escolar, e promovendo o pensamento computacional como ferramenta para inovação e expressão digital.
Unidade 4: Fim de jogo!
Propostas de atividades “mão na massa”, onde os professores criarão e desenvolverão soluções práticas utilizando programação, consolidando os aprendizados e promovendo a conexão com profissões digitais do século XXI. O foco estará na autonomia dos alunos, incentivando a autoria digital e a criatividade em um ambiente escolar dinâmico.
Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Este curso garante um certificado com carga horária de 40 horas emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. O certificado é 100% gratuito e não é cobrado nenhum valor para a sua emissão.
Para garantir o seu certificado, você deve cumprir todo conteúdo do curso dentro do prazo de encerramento da turma. Além disso, é preciso ter um aproveitamento mínimo de 70% na atividade avaliativa, que deve ser realizada ao final do curso. Você terá até três tentativas para atingir a pontuação mínima.
O prazo mínimo para o certificado estar disponível é de 4 dias após a data do início da turma. Obtendo a aprovação na atividade avaliativa, você poderá fazer o download do seu certificado na página Meus Certificados. O certificado pode demorar alguns minutos para ficar disponível.
Importante! Para que o seu certificado fique disponível, você também precisa preencher todos os seus dados cadastrais em Meu perfil.