*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Como muitos profissionais, o professor frequentemente se angustia com lacunas na sua formação. Nesse período de crise sanitária global, com muitas escolas fechadas e outras em regime de ensino parcialmente presencial, as dúvidas se acentuam.
Você já deve ter se questionado: como engajar alunos desinteressados? Como mobilizar a autoria e o desejo de aprender? Como envolver as famílias no trabalho escolar? Que novas habilidades devo desenvolver?
O curso Inova Escola - Papel do Professor propõe reflexões e compartilha experiências sobre o tema, auxiliando os participantes na consolidação de caminhos para acompanhar a educação do século XXI, inovar processos pedagógicos e melhorar a aprendizagem dos seus alunos.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Através deste curso pude tornar minhas aulas mais interessantes. Com essa nova metodologia de ensinar que adotei, percebi que meus alunos tiveram uma melhora no aprendizado.
Silvanete Celante de Oliveira, RO.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Unidades
Unidade 1: O novo papel do professor e a necessidade da formação continuada
As tecnologias digitais nas aulas são necessárias? Como engajar alunos desinteressados? Como abordar conteúdos que não estudei na graduação? A unidade 1 propõe um reposicionamento do papel do professor, examinando estas e outras questões. Também analisa a formação continuada como propulsora do exercício da docência em conexão com as demandas de aprendizagem do aluno da sociedade contemporânea.
Unidade 2: Lidar com a insegurança e refletir sobre a prática
A unidade 2 convida os participantes a uma reflexão sobre como saber o que é preciso modificar e como iniciar a mudança pedagógica a fim de impactar, de forma positiva, a vida dos educandos. Discute, ainda, meios de lidar com as inseguranças e de tornar a avaliação sobre a própria prática um hábito cotidiano.
Unidade 3: Escola-aluno-família - todos juntos para melhorar a educação!
Na unidade 3, são analisadas estratégias para trazer a família para a escola e envolvê-la nos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, acolhendo e encorajando sua participação, assim como a gestão cooperativa de responsabilidades. Dicas de escolas que alcançaram esse envolvimento são também compartilhadas.
Etapa Final
A unidade 4, etapa final do curso, explicita as possibilidades de conexão da temática com as competências gerais da educação básica previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apoiando a materialização dos conceitos estudados.
Alinhamento à BNCC
Promover o desenvolvimento integral do estudante é o propósito maior da educação, que permanece ao longo do tempo, a despeito das inúmeras mudanças pelas quais as sociedades passam. O objetivo do desenvolvimento integral carrega muitos outros consigo, como assinalam as competências gerais previstas pela BNCC para a educação básica. Essas metas, relacionadas aos alunos, definem – e redefinem – os diferentes papéis a serem assumidos pelo professor. Em sua caminhada, o educador vivencia muitos desafios que superam a sua função de especialista e de referência nas áreas de conhecimento e nos componentes curriculares específicos. Estão entre eles o encorajamento aos estudantes para que valorizem e apliquem os conhecimentos historicamente construídos, o apoio à apropriação de meios para que continuem aprendendo e o engajamento no auxílio à promoção da solidariedade, da justiça e da inclusão, que demandam a prática da empatia, do respeito e da cooperação. Do ponto de vista do crescimento intelectual, espera-se do professor o auxílio aos alunos no exercício da curiosidade investigativa e na adoção de estratégias e métodos das ciências (como reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade) para resolverem problemas de diferentes ordens. Também se espera que oportunize e qualifique a utilização de diferentes linguagens para a expressão e o compartilhamento – de experiências, ideias, posicionamentos e sentimentos. Outro grande objetivo do professor é apoiar a construção da ética e da autonomia dos estudantes, contribuindo com seus desdobramentos relacionais como a responsabilidade, a flexibilidade, a resiliência e a determinação.
Atividades Avaliativas
As unidades 1, 2 e 3 contêm três tipos de atividades:
Pense nisso: atividade composta por perguntas que devem ser respondidas de forma dissertativa.
Fórum: atividade dissertativa voltada para a troca de experiências entre professores sobre o tema em discussão.
Questionário (Verifique seu conhecimento): atividade composta por uma ou duas perguntas de múltipla escolha.
O módulo de encerramento (Etapa final) apresenta um fórum (atividade dissertativa).
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Como muitos profissionais, o professor frequentemente se angustia com lacunas na sua formação. Nesse período de crise sanitária global, com muitas escolas fechadas e outras em regime de ensino parcialmente presencial, as dúvidas se acentuam.
Você já deve ter se questionado: como engajar alunos desinteressados? Como mobilizar a autoria e o desejo de aprender? Como envolver as famílias no trabalho escolar? Que novas habilidades devo desenvolver?
O curso Inova Escola - Papel do Professor propõe reflexões e compartilha experiências sobre o tema, auxiliando os participantes na consolidação de caminhos para acompanhar a educação do século XXI, inovar processos pedagógicos e melhorar a aprendizagem dos seus alunos.
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Através deste curso pude tornar minhas aulas mais interessantes. Com essa nova metodologia de ensinar que adotei, percebi que meus alunos tiveram uma melhora no aprendizado.
Silvanete Celante de Oliveira, RO.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Unidades
Unidade 1: O novo papel do professor e a necessidade da formação continuada
As tecnologias digitais nas aulas são necessárias? Como engajar alunos desinteressados? Como abordar conteúdos que não estudei na graduação? A unidade 1 propõe um reposicionamento do papel do professor, examinando estas e outras questões. Também analisa a formação continuada como propulsora do exercício da docência em conexão com as demandas de aprendizagem do aluno da sociedade contemporânea.
Unidade 2: Lidar com a insegurança e refletir sobre a prática
A unidade 2 convida os participantes a uma reflexão sobre como saber o que é preciso modificar e como iniciar a mudança pedagógica a fim de impactar, de forma positiva, a vida dos educandos. Discute, ainda, meios de lidar com as inseguranças e de tornar a avaliação sobre a própria prática um hábito cotidiano.
Unidade 3: Escola-aluno-família - todos juntos para melhorar a educação!
Na unidade 3, são analisadas estratégias para trazer a família para a escola e envolvê-la nos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, acolhendo e encorajando sua participação, assim como a gestão cooperativa de responsabilidades. Dicas de escolas que alcançaram esse envolvimento são também compartilhadas.
Etapa Final
A unidade 4, etapa final do curso, explicita as possibilidades de conexão da temática com as competências gerais da educação básica previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apoiando a materialização dos conceitos estudados.
Alinhamento à BNCC
Promover o desenvolvimento integral do estudante é o propósito maior da educação, que permanece ao longo do tempo, a despeito das inúmeras mudanças pelas quais as sociedades passam. O objetivo do desenvolvimento integral carrega muitos outros consigo, como assinalam as competências gerais previstas pela BNCC para a educação básica. Essas metas, relacionadas aos alunos, definem – e redefinem – os diferentes papéis a serem assumidos pelo professor. Em sua caminhada, o educador vivencia muitos desafios que superam a sua função de especialista e de referência nas áreas de conhecimento e nos componentes curriculares específicos. Estão entre eles o encorajamento aos estudantes para que valorizem e apliquem os conhecimentos historicamente construídos, o apoio à apropriação de meios para que continuem aprendendo e o engajamento no auxílio à promoção da solidariedade, da justiça e da inclusão, que demandam a prática da empatia, do respeito e da cooperação. Do ponto de vista do crescimento intelectual, espera-se do professor o auxílio aos alunos no exercício da curiosidade investigativa e na adoção de estratégias e métodos das ciências (como reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade) para resolverem problemas de diferentes ordens. Também se espera que oportunize e qualifique a utilização de diferentes linguagens para a expressão e o compartilhamento – de experiências, ideias, posicionamentos e sentimentos. Outro grande objetivo do professor é apoiar a construção da ética e da autonomia dos estudantes, contribuindo com seus desdobramentos relacionais como a responsabilidade, a flexibilidade, a resiliência e a determinação.
Atividades Avaliativas
As unidades 1, 2 e 3 contêm três tipos de atividades:
Pense nisso: atividade composta por perguntas que devem ser respondidas de forma dissertativa.
Fórum: atividade dissertativa voltada para a troca de experiências entre professores sobre o tema em discussão.
Questionário (Verifique seu conhecimento): atividade composta por uma ou duas perguntas de múltipla escolha.
O módulo de encerramento (Etapa final) apresenta um fórum (atividade dissertativa).
Carga Horária
25h