Participe do sorteio: Transforme a educação e concorra a prêmios!

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Certificado De Autorização Secap/Me Nº 01.013577/2021

Imagem horizontal com visão lateral de professora de pé ao lado esquerdo com casal de alunos sentados, cada um lendo seu livro.
Inova Escola - Papel do Professor
Inova Escola - Papel do Professor
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

Como muitos profissionais, o professor frequentemente se angustia com lacunas na sua formação. Nesse período de crise sanitária global, com muitas escolas fechadas e outras em regime de ensino parcialmente presencial, as dúvidas se acentuam. 

Você já deve ter se questionado: como engajar alunos desinteressados? Como mobilizar a autoria e o desejo de aprender? Como envolver as famílias no trabalho escolar? Que novas habilidades devo desenvolver?


O curso Inova Escola - Papel do Professor propõe reflexões e compartilha experiências sobre o tema, auxiliando os participantes na consolidação de caminhos para acompanhar a educação do século XXI, inovar processos pedagógicos e melhorar a aprendizagem dos seus alunos.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
O conteúdo deste curso foi elaborado para estimular reflexões e práticas mais inovadoras para educadores e gestores. Os temas e atividades propostos são inspirados em experiências e vivências de escolas inovadoras no Brasil e no mundo. Além deste curso, a formação on-line Inova Escola conta com outros cinco cursos, que podem ser realizados de forma independente, para ampliar ainda mais o repertório em inovação educativa.
22 de novembro a 20 de dezembro

11 de outubro a 08 de novembro

Através deste curso pude tornar minhas aulas mais interessantes. Com essa nova metodologia de ensinar que adotei, percebi que meus alunos tiveram uma melhora no aprendizado.

Silvanete Celante de Oliveira, RO.

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • repense o papel do educador no século XXI, assim como suas atuações em um contexto escolar inovador;
  • reflita sobre qual era e qual é o seu papel hoje;
  • compreenda os atuais desafios da profissão;
  • analise as tecnologias digitais em uma perspectiva de aliadas do professor;
  • elabore um plano de ação para transformar elementos da sua prática pedagógica.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • desenvolva gradativamente a autonomia, compreendendo sua responsabilidade nos processos de construção do conhecimento;
  • adote uma postura investigativa, permitindo-se explorar, descobrir e criar dentro e fora da escola;
  • sinta-se acolhido para expressar suas curiosidades e compartilhar seus interesses;
  • utilize diferentes suportes e tecnologias para aprender.

 

Unidades

Unidade 1: O novo papel do professor e a necessidade da formação continuada

As tecnologias digitais nas aulas são necessárias? Como engajar alunos desinteressados? Como abordar conteúdos que não estudei na graduação? A unidade 1 propõe um reposicionamento do papel do professor, examinando estas e outras questões. Também analisa a formação continuada como propulsora do exercício da docência em conexão com as demandas de aprendizagem do aluno da sociedade contemporânea.

Unidade 2: Lidar com a insegurança e refletir sobre a prática

A unidade 2 convida os participantes a uma reflexão sobre como saber o que é preciso modificar e como iniciar a mudança pedagógica a fim de impactar, de forma positiva, a vida dos educandos. Discute, ainda, meios de lidar com as inseguranças e de tornar a avaliação sobre a própria prática um hábito cotidiano.

Unidade 3: Escola-aluno-família - todos juntos para melhorar a educação!

Na unidade 3, são analisadas estratégias para trazer a família para a escola e envolvê-la nos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, acolhendo e encorajando sua participação, assim como a gestão cooperativa de responsabilidades. Dicas de escolas que alcançaram esse envolvimento são também compartilhadas.

Etapa Final

A unidade 4, etapa final do curso, explicita as possibilidades de conexão da temática com as competências gerais da educação básica previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apoiando a materialização dos conceitos estudados.

 

Alinhamento à BNCC

Promover o desenvolvimento integral do estudante é o propósito maior da educação, que permanece ao longo do tempo, a despeito das inúmeras mudanças pelas quais as sociedades passam. O objetivo do desenvolvimento integral carrega muitos outros consigo, como assinalam as competências gerais previstas pela BNCC para a educação básica. Essas metas, relacionadas aos alunos, definem – e redefinem – os diferentes papéis a serem assumidos pelo professor. Em sua caminhada, o educador vivencia muitos desafios que superam a sua função de especialista e de referência nas áreas de conhecimento e nos componentes curriculares específicos. Estão entre eles o encorajamento aos estudantes para que  valorizem e apliquem os conhecimentos historicamente construídos, o apoio à apropriação de meios para que continuem aprendendo e o engajamento no auxílio à promoção da solidariedade, da justiça e da inclusão, que demandam a prática da empatia, do respeito e da cooperação. Do ponto de vista do crescimento intelectual, espera-se do professor o auxílio aos alunos no exercício da curiosidade investigativa e na adoção de estratégias e métodos das ciências (como reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade) para resolverem problemas de diferentes ordens. Também se espera que oportunize e qualifique a utilização de diferentes linguagens para a expressão e o compartilhamento – de experiências, ideias, posicionamentos e sentimentos. Outro grande objetivo do professor é apoiar a construção da ética e da autonomia dos estudantes, contribuindo com seus desdobramentos relacionais como a responsabilidade, a flexibilidade, a resiliência e a determinação.

 


 

Atividades Avaliativas

As unidades 1, 2 e 3 contêm três tipos de atividades: 

Pense nisso: atividade composta por perguntas que devem ser respondidas de forma dissertativa.

Fórum: atividade dissertativa voltada para a troca de experiências entre professores sobre o tema em discussão.

Questionário (Verifique seu conhecimento): atividade composta por uma ou duas perguntas de múltipla escolha.

O módulo de encerramento (Etapa final) apresenta um fórum (atividade dissertativa).

Conheça as principais características deste curso e encontre cursos semelhantes:
Carga Horária:
25 horas


Modalidade:
Mediado



Caminhos para a Inovação:
Relações Práticas

Autoria:

Profa. Denise Rampazzo


Certificação:

Instituto Singularidades

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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Como muitos profissionais, o professor frequentemente se angustia com lacunas na sua formação. Nesse período de crise sanitária global, com muitas escolas fechadas e outras em regime de ensino parcialmente presencial, as dúvidas se acentuam. 

Você já deve ter se questionado: como engajar alunos desinteressados? Como mobilizar a autoria e o desejo de aprender? Como envolver as famílias no trabalho escolar? Que novas habilidades devo desenvolver?


O curso Inova Escola - Papel do Professor propõe reflexões e compartilha experiências sobre o tema, auxiliando os participantes na consolidação de caminhos para acompanhar a educação do século XXI, inovar processos pedagógicos e melhorar a aprendizagem dos seus alunos.

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Como esse curso inova
O conteúdo deste curso foi elaborado para estimular reflexões e práticas mais inovadoras para educadores e gestores. Os temas e atividades propostos são inspirados em experiências e vivências de escolas inovadoras no Brasil e no mundo. Além deste curso, a formação on-line Inova Escola conta com outros cinco cursos, que podem ser realizados de forma independente, para ampliar ainda mais o repertório em inovação educativa.
22 de novembro a 20 de dezembro

11 de outubro a 08 de novembro

Através deste curso pude tornar minhas aulas mais interessantes. Com essa nova metodologia de ensinar que adotei, percebi que meus alunos tiveram uma melhora no aprendizado.

Silvanete Celante de Oliveira, RO.

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • repense o papel do educador no século XXI, assim como suas atuações em um contexto escolar inovador;
  • reflita sobre qual era e qual é o seu papel hoje;
  • compreenda os atuais desafios da profissão;
  • analise as tecnologias digitais em uma perspectiva de aliadas do professor;
  • elabore um plano de ação para transformar elementos da sua prática pedagógica.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • desenvolva gradativamente a autonomia, compreendendo sua responsabilidade nos processos de construção do conhecimento;
  • adote uma postura investigativa, permitindo-se explorar, descobrir e criar dentro e fora da escola;
  • sinta-se acolhido para expressar suas curiosidades e compartilhar seus interesses;
  • utilize diferentes suportes e tecnologias para aprender.

 

Unidades

Unidade 1: O novo papel do professor e a necessidade da formação continuada

As tecnologias digitais nas aulas são necessárias? Como engajar alunos desinteressados? Como abordar conteúdos que não estudei na graduação? A unidade 1 propõe um reposicionamento do papel do professor, examinando estas e outras questões. Também analisa a formação continuada como propulsora do exercício da docência em conexão com as demandas de aprendizagem do aluno da sociedade contemporânea.

Unidade 2: Lidar com a insegurança e refletir sobre a prática

A unidade 2 convida os participantes a uma reflexão sobre como saber o que é preciso modificar e como iniciar a mudança pedagógica a fim de impactar, de forma positiva, a vida dos educandos. Discute, ainda, meios de lidar com as inseguranças e de tornar a avaliação sobre a própria prática um hábito cotidiano.

Unidade 3: Escola-aluno-família - todos juntos para melhorar a educação!

Na unidade 3, são analisadas estratégias para trazer a família para a escola e envolvê-la nos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, acolhendo e encorajando sua participação, assim como a gestão cooperativa de responsabilidades. Dicas de escolas que alcançaram esse envolvimento são também compartilhadas.

Etapa Final

A unidade 4, etapa final do curso, explicita as possibilidades de conexão da temática com as competências gerais da educação básica previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apoiando a materialização dos conceitos estudados.

 

Alinhamento à BNCC

Promover o desenvolvimento integral do estudante é o propósito maior da educação, que permanece ao longo do tempo, a despeito das inúmeras mudanças pelas quais as sociedades passam. O objetivo do desenvolvimento integral carrega muitos outros consigo, como assinalam as competências gerais previstas pela BNCC para a educação básica. Essas metas, relacionadas aos alunos, definem – e redefinem – os diferentes papéis a serem assumidos pelo professor. Em sua caminhada, o educador vivencia muitos desafios que superam a sua função de especialista e de referência nas áreas de conhecimento e nos componentes curriculares específicos. Estão entre eles o encorajamento aos estudantes para que  valorizem e apliquem os conhecimentos historicamente construídos, o apoio à apropriação de meios para que continuem aprendendo e o engajamento no auxílio à promoção da solidariedade, da justiça e da inclusão, que demandam a prática da empatia, do respeito e da cooperação. Do ponto de vista do crescimento intelectual, espera-se do professor o auxílio aos alunos no exercício da curiosidade investigativa e na adoção de estratégias e métodos das ciências (como reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade) para resolverem problemas de diferentes ordens. Também se espera que oportunize e qualifique a utilização de diferentes linguagens para a expressão e o compartilhamento – de experiências, ideias, posicionamentos e sentimentos. Outro grande objetivo do professor é apoiar a construção da ética e da autonomia dos estudantes, contribuindo com seus desdobramentos relacionais como a responsabilidade, a flexibilidade, a resiliência e a determinação.

 


 

Atividades Avaliativas

As unidades 1, 2 e 3 contêm três tipos de atividades: 

Pense nisso: atividade composta por perguntas que devem ser respondidas de forma dissertativa.

Fórum: atividade dissertativa voltada para a troca de experiências entre professores sobre o tema em discussão.

Questionário (Verifique seu conhecimento): atividade composta por uma ou duas perguntas de múltipla escolha.

O módulo de encerramento (Etapa final) apresenta um fórum (atividade dissertativa).

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Carga Horária:
25 horas


Modalidade:
Mediado



Caminhos para a Inovação:
Relações Práticas

Autoria:

Profa. Denise Rampazzo


Certificação:

Instituto Singularidades

Inova Escola - Papel do Professor
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Carga Horária

25h