Período de realização: a
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Cada estudante é único e merece a chance de traçar o próprio caminho de aprendizagem. Apoiar o desenvolvimento de sua autonomia requer do professor o desempenho dos papéis de mediador e facilitador da construção de conhecimento, considerando potencialidades e ritmos de aprendizagem individuais.
Por meio da personalização, oportunizam-se a valorização da diversidade de saberes, a compreensão das necessidades de cada estudante e escolhas alinhadas aos seus interesses. Contudo, há dificuldades a superar, como o atual contexto pandêmico, que gera distintas configurações de aulas, além de evidenciar desigualdades existentes em nossos grupos de alunos.
No curso Inova Escola - Personalização, os participantes realizarão estudos e atividades concretas que permitirão aplicar o conceito de personalização em suas realidades, adaptando práticas para atender as demandas de cada aprendiz e apoiar seus sonhos.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Já realizei pesquisa em sala com o celular, também vídeos e fotos. Agora em meio a essa pandemia tive que inovar, e as redes sociais estão me ajudando. Ainda tenho muito a aprender... o curso ampliou meu horizonte.
Renata, SP.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Unidades
Unidade 1: Personalizar eu preciso?
Na unidade 1, é analisada a importância de abordar os processos de aprendizagem tendo como referência o conceito de personalização, com o intuito de observar e interpretar atentamente as ações de cada aluno, suas facilidades, suas dificuldades e seus interesses nas propostas pedagógicas.
Unidade 2: Caminhos possíveis
A unidade 2 apresenta algumas sugestões de caminhos a percorrer para implementar a personalização com base em experiências significativas de escolas inovadoras.
Unidade 3: Mão na massa
A unidade 3 convida os participantes a aplicarem o conceito de personalização em suas instituições a partir da identificação das principais características da comunidade escolar e de exemplos inspiradores.
Etapa Final
A unidade 4, etapa final do curso, explicita as possibilidades de conexão da temática com as competências gerais da educação básica previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apoiando a concretização da personalização e dos demais conceitos estudados.
Alinhamento à BNCC
O conceito de personalização implica, por meio de uma série de estratégicas pedagógicas, desenvolver a autonomia do aluno e tê-lo como coautor da aprendizagem, o que requer do professor o desempenho dos papéis de mediador e facilitador da construção de conhecimento. Os estudantes, como indivíduos distintos, possuem habilidades e ritmos de aprendizagem peculiares a cada um e, por consequência, necessidades e potencialidades distintas. Observar suas características individuais é, ao mesmo tempo que uma demanda educacional, intensificada na sociedade contemporânea, um grande desafio. O volume de alunos por turma, condições de infraestrutura nem sempre ideais e o regime horário estabelecido são algumas das dificuldades a superar para que a personalização seja empreendida. Por meio da personalização dos processos pedagógicos, oportunizam-se a valorização da diversidade de saberes, a compreensão da realidade a partir de experiências pessoais e a prática da autonomia. Encoraja-se que o aluno realize escolhas alinhadas ao seu projeto de vida e aos seus interesses. Estratégias e métodos sustentados na personalização também permitem ao estudante o exercício da curiosidade intelectual, da reflexão pessoal e do posicionamento crítico sobre diversos temas. Favorecem o uso de diferentes meios e linguagens para a expressão e o compartilhamento de ideias, sentimentos e pontos de vista. O olhar atento a cada aprendiz, na busca por suprir suas necessidades e apoiar seus sonhos, colabora, ainda, com seu autoconhecimento, bem como com a compreensão e o reconhecimento de emoções – próprias e alheias.
Atividades Avaliativas
As unidades 1, 2 e 3 contêm três tipos de atividades:
Pense nisso: atividade composta por perguntas que devem ser respondidas de forma dissertativa.
Fórum: atividade dissertativa voltada para a troca de experiências entre professores sobre o tema em discussão.
Questionário (Verifique seu conhecimento): atividade composta por uma ou duas perguntas de múltipla escolha.
O módulo de encerramento (Etapa final) apresenta um fórum (atividade dissertativa).
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Cada estudante é único e merece a chance de traçar o próprio caminho de aprendizagem. Apoiar o desenvolvimento de sua autonomia requer do professor o desempenho dos papéis de mediador e facilitador da construção de conhecimento, considerando potencialidades e ritmos de aprendizagem individuais.
Por meio da personalização, oportunizam-se a valorização da diversidade de saberes, a compreensão das necessidades de cada estudante e escolhas alinhadas aos seus interesses. Contudo, há dificuldades a superar, como o atual contexto pandêmico, que gera distintas configurações de aulas, além de evidenciar desigualdades existentes em nossos grupos de alunos.
No curso Inova Escola - Personalização, os participantes realizarão estudos e atividades concretas que permitirão aplicar o conceito de personalização em suas realidades, adaptando práticas para atender as demandas de cada aprendiz e apoiar seus sonhos.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Já realizei pesquisa em sala com o celular, também vídeos e fotos. Agora em meio a essa pandemia tive que inovar, e as redes sociais estão me ajudando. Ainda tenho muito a aprender... o curso ampliou meu horizonte.
Renata, SP.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
Unidades
Unidade 1: Personalizar eu preciso?
Na unidade 1, é analisada a importância de abordar os processos de aprendizagem tendo como referência o conceito de personalização, com o intuito de observar e interpretar atentamente as ações de cada aluno, suas facilidades, suas dificuldades e seus interesses nas propostas pedagógicas.
Unidade 2: Caminhos possíveis
A unidade 2 apresenta algumas sugestões de caminhos a percorrer para implementar a personalização com base em experiências significativas de escolas inovadoras.
Unidade 3: Mão na massa
A unidade 3 convida os participantes a aplicarem o conceito de personalização em suas instituições a partir da identificação das principais características da comunidade escolar e de exemplos inspiradores.
Etapa Final
A unidade 4, etapa final do curso, explicita as possibilidades de conexão da temática com as competências gerais da educação básica previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apoiando a concretização da personalização e dos demais conceitos estudados.
Alinhamento à BNCC
O conceito de personalização implica, por meio de uma série de estratégicas pedagógicas, desenvolver a autonomia do aluno e tê-lo como coautor da aprendizagem, o que requer do professor o desempenho dos papéis de mediador e facilitador da construção de conhecimento. Os estudantes, como indivíduos distintos, possuem habilidades e ritmos de aprendizagem peculiares a cada um e, por consequência, necessidades e potencialidades distintas. Observar suas características individuais é, ao mesmo tempo que uma demanda educacional, intensificada na sociedade contemporânea, um grande desafio. O volume de alunos por turma, condições de infraestrutura nem sempre ideais e o regime horário estabelecido são algumas das dificuldades a superar para que a personalização seja empreendida. Por meio da personalização dos processos pedagógicos, oportunizam-se a valorização da diversidade de saberes, a compreensão da realidade a partir de experiências pessoais e a prática da autonomia. Encoraja-se que o aluno realize escolhas alinhadas ao seu projeto de vida e aos seus interesses. Estratégias e métodos sustentados na personalização também permitem ao estudante o exercício da curiosidade intelectual, da reflexão pessoal e do posicionamento crítico sobre diversos temas. Favorecem o uso de diferentes meios e linguagens para a expressão e o compartilhamento de ideias, sentimentos e pontos de vista. O olhar atento a cada aprendiz, na busca por suprir suas necessidades e apoiar seus sonhos, colabora, ainda, com seu autoconhecimento, bem como com a compreensão e o reconhecimento de emoções – próprias e alheias.
Atividades Avaliativas
As unidades 1, 2 e 3 contêm três tipos de atividades:
Pense nisso: atividade composta por perguntas que devem ser respondidas de forma dissertativa.
Fórum: atividade dissertativa voltada para a troca de experiências entre professores sobre o tema em discussão.
Questionário (Verifique seu conhecimento): atividade composta por uma ou duas perguntas de múltipla escolha.
O módulo de encerramento (Etapa final) apresenta um fórum (atividade dissertativa).
Período de realização
a
Carga Horária
25h