Autoformativo
Práticas reflexivas de Educação socioemocional
Autoformativo Botão de favoritar não marcado
Práticas reflexivas de Educação socioemocional
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 4.99
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração às competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é identificar oportunidades no cotidiano da sala de aula para o desenvolvimento das competências sociais e emocionais, reconhecendo atitudes e valores que as sustentam, analisar abordagens que viabilizem esse trabalho, compartilhar estratégias e recomendações para avaliá-las.
 

Professores das etapas: Educação infantil, Ensino fundamental (anos finais), Ensino fundamental (anos iniciais)

​Unidade 1: Aprendemos todos os dias​

Convida a uma análise da aprendizagem na correlação com as diferentes dimensões do desenvolvimento humano, incluindo pensamentos, emoções e ações. Contextualiza os compromissos da educação, da escola e das propostas curriculares em alinhamento aos ideais de cidadania, autoconhecimento, solidariedade e consciência social.​

Unidade 2: A aprendizagem socioemocional na sala de aula​

Propõe estratégias de apoio à aprendizagem de atitudes e valores envolvidos nas competências socioemocionais. Aborda o trabalho em equipe e meios de construção de relações interpessoais produtivas, sadias, colaborativas e solidárias. Por meio do compartilhamento de histórias​ e situações pedagógicas cotidianas, materializa vivências de professores e alunos, permitindo a conexão dos conceitos mobilizados às práticas docentes.​

Unidade 3: Como aprendemos a viver e conviver - visão geral​

São aprofundados elementos de auxílio à aprendizagem socioemocional dos alunos. Entre os aspectos analisados, estão o apoio ao controle emocional e à interação social,​ a elaboração e a observação de normas e regras como compromisso cooperativo, a construção da autoimagem e a convivência com as diferenças. São ainda discutidas orientações para​ a avaliação de atitudes e habilidade socioemocionais.

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Práticas reflexivas de Educação socioemocional
Professora e aluno conversam sentados à mesa em uma sala de aula, de frente um para o outro.
Carga horária
Relógio
16 HORAS
As inscrições encerram em
0 0
DIAS
:
0 0
HORAS
:
0 0
MINUTOS
Estrela Estrela Estrela Estrela Estrela 4.99
Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração às competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é identificar oportunidades no cotidiano da sala de aula para o desenvolvimento das competências sociais e emocionais, reconhecendo atitudes e valores que as sustentam, analisar abordagens que viabilizem esse trabalho, compartilhar estratégias e recomendações para avaliá-las.
 

Professores das etapas: Educação infantil, Ensino fundamental (anos finais), Ensino fundamental (anos iniciais)

​Unidade 1: Aprendemos todos os dias​

Convida a uma análise da aprendizagem na correlação com as diferentes dimensões do desenvolvimento humano, incluindo pensamentos, emoções e ações. Contextualiza os compromissos da educação, da escola e das propostas curriculares em alinhamento aos ideais de cidadania, autoconhecimento, solidariedade e consciência social.​

Unidade 2: A aprendizagem socioemocional na sala de aula​

Propõe estratégias de apoio à aprendizagem de atitudes e valores envolvidos nas competências socioemocionais. Aborda o trabalho em equipe e meios de construção de relações interpessoais produtivas, sadias, colaborativas e solidárias. Por meio do compartilhamento de histórias​ e situações pedagógicas cotidianas, materializa vivências de professores e alunos, permitindo a conexão dos conceitos mobilizados às práticas docentes.​

Unidade 3: Como aprendemos a viver e conviver - visão geral​

São aprofundados elementos de auxílio à aprendizagem socioemocional dos alunos. Entre os aspectos analisados, estão o apoio ao controle emocional e à interação social,​ a elaboração e a observação de normas e regras como compromisso cooperativo, a construção da autoimagem e a convivência com as diferenças. São ainda discutidas orientações para​ a avaliação de atitudes e habilidade socioemocionais.

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.

Temas Contemporâneos Transversais
Venha conquistar sua certificação 100% gratuita!
Carga horária
Relógio
16 HORAS
As inscrições encerram em
0 0
DIAS
:
0 0
HORAS
:
0 0
MINUTOS