No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração às competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é identificar oportunidades no cotidiano da sala de aula para o desenvolvimento das competências sociais e emocionais, reconhecendo atitudes e valores que as sustentam, analisar abordagens que viabilizem esse trabalho, compartilhar estratégias e recomendações para avaliá-las.
Unidade 1: Aprendemos todos os dias
Convida a uma análise da aprendizagem na correlação com as diferentes dimensões do desenvolvimento humano, incluindo pensamentos, emoções e ações. Contextualiza os compromissos da educação, da escola e das propostas curriculares em alinhamento aos ideais de cidadania, autoconhecimento, solidariedade e consciência social.
Unidade 2: A aprendizagem socioemocional na sala de aula
Propõe estratégias de apoio à aprendizagem de atitudes e valores envolvidos nas competências socioemocionais. Aborda o trabalho em equipe e meios de construção de relações interpessoais produtivas, sadias, colaborativas e solidárias. Por meio do compartilhamento de histórias e situações pedagógicas cotidianas, materializa vivências de professores e alunos, permitindo a conexão dos conceitos mobilizados às práticas docentes.
Unidade 3: Como aprendemos a viver e conviver - visão geral
São aprofundados elementos de auxílio à aprendizagem socioemocional dos alunos. Entre os aspectos analisados, estão o apoio ao controle emocional e à interação social, a elaboração e a observação de normas e regras como compromisso cooperativo, a construção da autoimagem e a convivência com as diferenças. São ainda discutidas orientações para a avaliação de atitudes e habilidade socioemocionais.
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração às competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é identificar oportunidades no cotidiano da sala de aula para o desenvolvimento das competências sociais e emocionais, reconhecendo atitudes e valores que as sustentam, analisar abordagens que viabilizem esse trabalho, compartilhar estratégias e recomendações para avaliá-las.
Unidade 1: Aprendemos todos os dias
Convida a uma análise da aprendizagem na correlação com as diferentes dimensões do desenvolvimento humano, incluindo pensamentos, emoções e ações. Contextualiza os compromissos da educação, da escola e das propostas curriculares em alinhamento aos ideais de cidadania, autoconhecimento, solidariedade e consciência social.
Unidade 2: A aprendizagem socioemocional na sala de aula
Propõe estratégias de apoio à aprendizagem de atitudes e valores envolvidos nas competências socioemocionais. Aborda o trabalho em equipe e meios de construção de relações interpessoais produtivas, sadias, colaborativas e solidárias. Por meio do compartilhamento de histórias e situações pedagógicas cotidianas, materializa vivências de professores e alunos, permitindo a conexão dos conceitos mobilizados às práticas docentes.
Unidade 3: Como aprendemos a viver e conviver - visão geral
São aprofundados elementos de auxílio à aprendizagem socioemocional dos alunos. Entre os aspectos analisados, estão o apoio ao controle emocional e à interação social, a elaboração e a observação de normas e regras como compromisso cooperativo, a construção da autoimagem e a convivência com as diferenças. São ainda discutidas orientações para a avaliação de atitudes e habilidade socioemocionais.
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.