Professora e aluno conversam sentados à mesa em uma sala de aula, de frente um para o outro.
Práticas reflexivas de Educação socioemocional

Período de realização: 04/07 a 02/08

Práticas reflexivas de Educação socioemocional
Indique este curso:

Período de realização: 04/07 a 02/08


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração às competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é identificar oportunidades no cotidiano da sala de aula para o desenvolvimento das competências sociais e emocionais, reconhecendo atitudes e valores que as sustentam, analisar abordagens que viabilizem esse trabalho, compartilhar estratégias e recomendações para avaliá-las.

*********************

Em sequência às formações Educação socioemocional: aprendizagens-chave e Currículo, saberes e competências socioemocionais, o curso completa o itinerário fruto da parceria entre ProFuturo, Instituto Lotus e Testo Digital. Busca ofertar um percurso formativo que instrumentalize o professor para o reconhecimento e a mobilização dos aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

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>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao propor práticas docentes que trazem o estudante “por inteiro” como ponto de partida, considerando sua história pessoal e vivências na coletividade escolar para promover o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Achei muito importante a temática do curso. O aluno pós pandemia não é o mesmo de antes. Precisa desenvolver competências emocionais para que possa compreender o outro e ser confiante em seu potencial.

Elizangela Leitão Moura Pinheiro, CE.

Objetivos

  • Contribuir com o planejamento docente, oferecendo uma abordagem integradora de estratégias e avaliação no desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes;
  • Identificar oportunidades de intervenção nas situações que emergem no cotidiano escolar para cultivar atitudes e valores que sustentem experiências, práticas e exercício das competências socioemocionais dos estudantes ao longo de sua formação;
  • Propor pontos de reflexão sobre sua própria prática e modos de ensinar a viver e conviver em sociedade, bem como acerca do papel dos educadores e da escola perante os desafios da sociedade do século XXI.

 

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • realize seu planejamento, medie e avalie levando em conta o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes, com embasamento teórico, intencionalidade e postura reflexiva sobre a própria prática, de modo articulado às aprendizagens essenciais propostas pela Base Nacional Comum Curricular;
  • mostre-se capaz de intervir, com consciência e intencionalidade, nas situações que se apresentam no cotidiano escolar, identificando as oportunidades que emergem do contexto, das necessidades e dos interesses dos estudantes, encorajando-os a desenvolver competências sociais e emocionais e a assumir atitudes, ações e posicionamentos cada vez mais autônomos. 

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • desenvolva atitudes e valores para a convivência social e o exercício pleno da cidadania;
  • aprenda a conviver, ampliando seu autoconhecimento e desenvolvendo habilidades sociais e de autorregulação emocional, trabalho em equipe, empatia e tomada de decisões com autonomia.

 

Como a BNCC é abordada?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compromete-se com o desenvolvimento de competências, entendidas como "a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho" (BRASIL, 2018, p. 08). Ao analisarmos as competências apresentadas na BNCC, vemos a dimensão socioemocional contemplada tanto nas competências gerais quanto nas competências específicas das áreas e dos diferentes componentes curriculares. A formação realça essa conexão, presente nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento humano, vinculando aspectos cognitivos e socioafetivos, valorativos ou socioemocionais.

 

Trajetória

Módulo 1 – Aprendemos todos os dias

O primeiro módulo da formação convida a uma análise da aprendizagem na correlação com as diferentes dimensões do desenvolvimento humano, incluindo pensamentos, emoções e ações. Contextualiza os compromissos da educação, da escola e das propostas curriculares em alinhamento aos ideais de cidadania, autoconhecimento, solidariedade e consciência social.

Capítulo 1 | Apresentação

Capítulo 2 | Afinal, o que aprendemos?

Capítulo 3 | Ensinando a viver e conviver na sociedade do século XXI

Módulo 2 – A aprendizagem socioemocional na sala de aula

O segundo módulo da formação propõe estratégias de apoio à aprendizagem de atitudes e valores envolvidos nas competências socioemocionais. Aborda o trabalho em equipe e meios de construção de relações interpessoais produtivas, sadias, colaborativas e solidárias. Por meio do compartilhamento de histórias e situações pedagógicas cotidianas, materializa vivências de professores e alunos, permitindo a conexão dos conceitos mobilizados às práticas docentes.

Capítulo 1 | Apresentação

Capítulo 2 | A horta: um exemplo de trabalho em equipe

Capítulo 2.1 | Mão na massa! Explorando nossa história

Capítulo 3 | Enchente: a campanha solidária

Capítulo 3.1 | Mão na massa! Explorando nossa história

Capítulo 4 | Mar revolto: o valor do autoconhecimento

Capítulo 4.1 | Mão na massa! Explorando nossa história

Capítulo 5 | Bullying na escola: um problema a ser enfrentado

Capítulo 5.1 | Mão na massa! Explorando nossa história

Módulo 3 – Como aprendemos a viver e conviver: visão geral

No terceiro módulo da formação, são aprofundados elementos de auxílio à aprendizagem socioemocional dos alunos. Entre os aspectos analisados, estão o apoio ao controle emocional e à interação social, a elaboração e a observação de normas e regras como compromisso cooperativo, a construção da autoimagem e a convivência com as diferenças. São ainda discutidas orientações para a avaliação de atitudes e habilidades socioemocionais.

Capítulo 1 | Elementos de auxílio à aprendizagem socioemocional

Capítulo 2 | Dicas para avaliação de habilidades socioemocionais e atitudes

Capítulo 3 | Educação socioemocional: a parte poética da nossa vida

 

Atividade avaliativa do curso

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).

Conheça as principais características deste curso e encontre cursos semelhantes:
Carga Horária:
16 horas





Caminhos para a Inovação:
Relações Práticas

Autoria:

Instituto Lotus, Testo Digital Projetos e Desenvolvimento Educativo, Maria Teresa Moraes Nori e Dra. Patricia Franco


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

Período de realização: 04/07 a 02/08


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração às competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é identificar oportunidades no cotidiano da sala de aula para o desenvolvimento das competências sociais e emocionais, reconhecendo atitudes e valores que as sustentam, analisar abordagens que viabilizem esse trabalho, compartilhar estratégias e recomendações para avaliá-las.

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Em sequência às formações Educação socioemocional: aprendizagens-chave e Currículo, saberes e competências socioemocionais, o curso completa o itinerário fruto da parceria entre ProFuturo, Instituto Lotus e Testo Digital. Busca ofertar um percurso formativo que instrumentalize o professor para o reconhecimento e a mobilização dos aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

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Como esse curso inova
Inova ao propor práticas docentes que trazem o estudante “por inteiro” como ponto de partida, considerando sua história pessoal e vivências na coletividade escolar para promover o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Achei muito importante a temática do curso. O aluno pós pandemia não é o mesmo de antes. Precisa desenvolver competências emocionais para que possa compreender o outro e ser confiante em seu potencial.

Elizangela Leitão Moura Pinheiro, CE.

Objetivos

  • Contribuir com o planejamento docente, oferecendo uma abordagem integradora de estratégias e avaliação no desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes;
  • Identificar oportunidades de intervenção nas situações que emergem no cotidiano escolar para cultivar atitudes e valores que sustentem experiências, práticas e exercício das competências socioemocionais dos estudantes ao longo de sua formação;
  • Propor pontos de reflexão sobre sua própria prática e modos de ensinar a viver e conviver em sociedade, bem como acerca do papel dos educadores e da escola perante os desafios da sociedade do século XXI.

 

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • realize seu planejamento, medie e avalie levando em conta o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes, com embasamento teórico, intencionalidade e postura reflexiva sobre a própria prática, de modo articulado às aprendizagens essenciais propostas pela Base Nacional Comum Curricular;
  • mostre-se capaz de intervir, com consciência e intencionalidade, nas situações que se apresentam no cotidiano escolar, identificando as oportunidades que emergem do contexto, das necessidades e dos interesses dos estudantes, encorajando-os a desenvolver competências sociais e emocionais e a assumir atitudes, ações e posicionamentos cada vez mais autônomos. 

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • desenvolva atitudes e valores para a convivência social e o exercício pleno da cidadania;
  • aprenda a conviver, ampliando seu autoconhecimento e desenvolvendo habilidades sociais e de autorregulação emocional, trabalho em equipe, empatia e tomada de decisões com autonomia.

 

Como a BNCC é abordada?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compromete-se com o desenvolvimento de competências, entendidas como "a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho" (BRASIL, 2018, p. 08). Ao analisarmos as competências apresentadas na BNCC, vemos a dimensão socioemocional contemplada tanto nas competências gerais quanto nas competências específicas das áreas e dos diferentes componentes curriculares. A formação realça essa conexão, presente nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento humano, vinculando aspectos cognitivos e socioafetivos, valorativos ou socioemocionais.

 

Trajetória

Módulo 1 – Aprendemos todos os dias

O primeiro módulo da formação convida a uma análise da aprendizagem na correlação com as diferentes dimensões do desenvolvimento humano, incluindo pensamentos, emoções e ações. Contextualiza os compromissos da educação, da escola e das propostas curriculares em alinhamento aos ideais de cidadania, autoconhecimento, solidariedade e consciência social.

Capítulo 1 | Apresentação

Capítulo 2 | Afinal, o que aprendemos?

Capítulo 3 | Ensinando a viver e conviver na sociedade do século XXI

Módulo 2 – A aprendizagem socioemocional na sala de aula

O segundo módulo da formação propõe estratégias de apoio à aprendizagem de atitudes e valores envolvidos nas competências socioemocionais. Aborda o trabalho em equipe e meios de construção de relações interpessoais produtivas, sadias, colaborativas e solidárias. Por meio do compartilhamento de histórias e situações pedagógicas cotidianas, materializa vivências de professores e alunos, permitindo a conexão dos conceitos mobilizados às práticas docentes.

Capítulo 1 | Apresentação

Capítulo 2 | A horta: um exemplo de trabalho em equipe

Capítulo 2.1 | Mão na massa! Explorando nossa história

Capítulo 3 | Enchente: a campanha solidária

Capítulo 3.1 | Mão na massa! Explorando nossa história

Capítulo 4 | Mar revolto: o valor do autoconhecimento

Capítulo 4.1 | Mão na massa! Explorando nossa história

Capítulo 5 | Bullying na escola: um problema a ser enfrentado

Capítulo 5.1 | Mão na massa! Explorando nossa história

Módulo 3 – Como aprendemos a viver e conviver: visão geral

No terceiro módulo da formação, são aprofundados elementos de auxílio à aprendizagem socioemocional dos alunos. Entre os aspectos analisados, estão o apoio ao controle emocional e à interação social, a elaboração e a observação de normas e regras como compromisso cooperativo, a construção da autoimagem e a convivência com as diferenças. São ainda discutidas orientações para a avaliação de atitudes e habilidades socioemocionais.

Capítulo 1 | Elementos de auxílio à aprendizagem socioemocional

Capítulo 2 | Dicas para avaliação de habilidades socioemocionais e atitudes

Capítulo 3 | Educação socioemocional: a parte poética da nossa vida

 

Atividade avaliativa do curso

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).

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Carga Horária:
16 horas





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Relações Práticas

Autoria:

Instituto Lotus, Testo Digital Projetos e Desenvolvimento Educativo, Maria Teresa Moraes Nori e Dra. Patricia Franco


Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

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Certificado Incluso

Período de realização

04/07 a 02/08

Carga Horária

16h