*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração às competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é identificar oportunidades no cotidiano da sala de aula para o desenvolvimento das competências sociais e emocionais, reconhecendo atitudes e valores que as sustentam, analisar abordagens que viabilizem esse trabalho, compartilhar estratégias e recomendações para avaliá-las.
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Em sequência às formações Educação socioemocional: aprendizagens-chave e Currículo, saberes e competências socioemocionais, o curso completa o itinerário fruto da parceria entre Fundação Telefônica Vivo, Instituto Lotus e Testo Digital. Busca ofertar um percurso formativo que instrumentalize o professor para o reconhecimento e a mobilização dos aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
- realize seu planejamento, medie e avalie levando em conta o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes, com embasamento teórico, intencionalidade e postura reflexiva sobre a própria prática, de modo articulado às aprendizagens essenciais propostas pela Base Nacional Comum Curricular;
- mostre-se capaz de intervir, com consciência e intencionalidade, nas situações que se apresentam no cotidiano escolar, identificando as oportunidades que emergem do contexto, das necessidades e dos interesses dos estudantes, encorajando-os a desenvolver competências sociais e emocionais e a assumir atitudes, ações e posicionamentos cada vez mais autônomos.
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- desenvolva atitudes e valores para a convivência social e o exercício pleno da cidadania;
- aprenda a conviver, ampliando seu autoconhecimento e desenvolvendo habilidades sociais e de autorregulação emocional, trabalho em equipe, empatia e tomada de decisões com autonomia.
Como a BNCC é abordada?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compromete-se com o desenvolvimento de competências, entendidas como "a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho" (BRASIL, 2018, p. 08). Ao analisarmos as competências apresentadas na BNCC, vemos a dimensão socioemocional contemplada tanto nas competências gerais quanto nas competências específicas das áreas e dos diferentes componentes curriculares. A formação realça essa conexão, presente nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento humano, vinculando aspectos cognitivos e socioafetivos, valorativos ou socioemocionais.
Trajetória
Unidade 1: Aprendemos todos os dias
Convida a uma análise da aprendizagem na correlação com as diferentes dimensões do desenvolvimento humano, incluindo pensamentos, emoções e ações. Contextualiza os compromissos da educação, da escola e das propostas curriculares em alinhamento aos ideais de cidadania, autoconhecimento, solidariedade e consciência social.
Unidade 2: A aprendizagem socioemocional na sala de aula
Propõe estratégias de apoio à aprendizagem de atitudes e valores envolvidos nas competências socioemocionais. Aborda o trabalho em equipe e meios de construção de relações interpessoais produtivas, sadias, colaborativas e solidárias. Por meio do compartilhamento de histórias e situações pedagógicas cotidianas, materializa vivências de professores e alunos, permitindo a conexão dos conceitos mobilizados às práticas docentes.
Unidade 3: Como aprendemos a viver e conviver - visão geral
São aprofundados elementos de auxílio à aprendizagem socioemocional dos alunos. Entre os aspectos analisados, estão o apoio ao controle emocional e à interação social, a elaboração e a observação de normas e regras como compromisso cooperativo, a construção da autoimagem e a convivência com as diferenças. São ainda discutidas orientações para a avaliação de atitudes e habilidade socioemocionais.
Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Centro Universitário Braz Cubas
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
No atual cenário educacional, estamos convencidos de que, em integração às competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, há outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. A proposta deste curso é identificar oportunidades no cotidiano da sala de aula para o desenvolvimento das competências sociais e emocionais, reconhecendo atitudes e valores que as sustentam, analisar abordagens que viabilizem esse trabalho, compartilhar estratégias e recomendações para avaliá-las.
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Em sequência às formações Educação socioemocional: aprendizagens-chave e Currículo, saberes e competências socioemocionais, o curso completa o itinerário fruto da parceria entre Fundação Telefônica Vivo, Instituto Lotus e Testo Digital. Busca ofertar um percurso formativo que instrumentalize o professor para o reconhecimento e a mobilização dos aspectos sociais e emocionais do desenvolvimento dos alunos. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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Como esse curso inova
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
- realize seu planejamento, medie e avalie levando em conta o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes, com embasamento teórico, intencionalidade e postura reflexiva sobre a própria prática, de modo articulado às aprendizagens essenciais propostas pela Base Nacional Comum Curricular;
- mostre-se capaz de intervir, com consciência e intencionalidade, nas situações que se apresentam no cotidiano escolar, identificando as oportunidades que emergem do contexto, das necessidades e dos interesses dos estudantes, encorajando-os a desenvolver competências sociais e emocionais e a assumir atitudes, ações e posicionamentos cada vez mais autônomos.
Competências esperadas nos alunos
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- desenvolva atitudes e valores para a convivência social e o exercício pleno da cidadania;
- aprenda a conviver, ampliando seu autoconhecimento e desenvolvendo habilidades sociais e de autorregulação emocional, trabalho em equipe, empatia e tomada de decisões com autonomia.
Como a BNCC é abordada?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compromete-se com o desenvolvimento de competências, entendidas como "a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho" (BRASIL, 2018, p. 08). Ao analisarmos as competências apresentadas na BNCC, vemos a dimensão socioemocional contemplada tanto nas competências gerais quanto nas competências específicas das áreas e dos diferentes componentes curriculares. A formação realça essa conexão, presente nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento humano, vinculando aspectos cognitivos e socioafetivos, valorativos ou socioemocionais.
Trajetória
Unidade 1: Aprendemos todos os dias
Convida a uma análise da aprendizagem na correlação com as diferentes dimensões do desenvolvimento humano, incluindo pensamentos, emoções e ações. Contextualiza os compromissos da educação, da escola e das propostas curriculares em alinhamento aos ideais de cidadania, autoconhecimento, solidariedade e consciência social.
Unidade 2: A aprendizagem socioemocional na sala de aula
Propõe estratégias de apoio à aprendizagem de atitudes e valores envolvidos nas competências socioemocionais. Aborda o trabalho em equipe e meios de construção de relações interpessoais produtivas, sadias, colaborativas e solidárias. Por meio do compartilhamento de histórias e situações pedagógicas cotidianas, materializa vivências de professores e alunos, permitindo a conexão dos conceitos mobilizados às práticas docentes.
Unidade 3: Como aprendemos a viver e conviver - visão geral
São aprofundados elementos de auxílio à aprendizagem socioemocional dos alunos. Entre os aspectos analisados, estão o apoio ao controle emocional e à interação social, a elaboração e a observação de normas e regras como compromisso cooperativo, a construção da autoimagem e a convivência com as diferenças. São ainda discutidas orientações para a avaliação de atitudes e habilidade socioemocionais.
Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Centro Universitário Braz Cubas