Produção textual na Cultura Digital

Caminhos para a Inovação:   Currículo Práticas Cultura Digital

O que muda na escrita em um mundo inteiramente conectado? Como ajudar nossos alunos a desenvolver competências de escrita e leitura que os preparem para esse novo mundo? E de que forma aproveitar as habilidades de comunicação de que esses aprendizes já dispõem para torná-los escritores e criadores para a vida? Como a cultura digital pode contribuir com essa importante missão?

Neste curso, serão introduzidas algumas ferramentas tecnológicas capazes de potencializar o fascinante processo da produção textual. Você aprenderá como utilizá-las, como explorá-las com seus alunos e como fazer delas o ponto de partida ou de chegada de uma escrita criativa.

Período de Realização: 28 de setembro a 26 de outubro
Próximas turmas
09 de novembro a 07 de dezembro


Carga Horária: 20 horas

Áreas do Conhecimento: Linguagens, Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade: Mediado


Recomendação Ciclo/Série: Ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio.

Autoria: Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist, Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul



Como esse curso inova
Inova ao trazer inspirações para subsidiar mudanças das práticas pedagógicas, propondo abordagens do estudo da língua que destacam a autoria, a criatividade e a comunicação.

Competências gerais da BNCC mobilizadas nos alunos

Conhecimento
Comunicação
Argumentação
Cultura Digital
Repertório cultural

Veja alguns depoimentos sobre o curso

Já fazia um tempo que eu pesquisava e não achava coisas com aplicação na sala de aula. Quando vi esse curso era exatamente o que eu precisava, tinha ações concretas, como a Nuvem de Palavras. Dá para fazer em qualquer formato, tem vários sites que você pode usar para construir. Antônio César Gomes de Silva, MT.
"
"