*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O que muda na escrita em um mundo inteiramente conectado? Como ajudar nossos alunos a desenvolver competências de escrita e leitura que os preparem para esse novo mundo? E de que forma aproveitar as habilidades de comunicação de que os aprendizes já dispõem para torná-los escritores e criadores para a vida? Como a cultura digital pode contribuir com essa missão?
Neste curso, serão introduzidas algumas ferramentas tecnológicas capazes de potencializar o processo da produção textual, ainda mais relevantes no contexto atual, em que vivenciamos a ascensão do uso da inteligência artificial para elaborar conteúdos adaptados às diferentes demandas dos usuários.
Você poderá experimentar com os estudantes recursos como avatares, nuvens de palavras e sistemas de criação de páginas, fazendo destas possibilidades o ponto de partida ou de chegada de uma escrita criativa.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Já fazia um tempo que eu pesquisava e não achava coisas com aplicação na sala de aula. Quando vi esse curso era exatamente o que eu precisava, tinha ações concretas, como a Nuvem de Palavras. Dá para fazer em qualquer formato, tem vários sites que você pode usar para construir.
Antônio César Gomes de Silva, MT
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
UNIDADES
Unidade 1: Produção textual na cultura digital
Na unidade, são discutidas as características e possibilidades da escrita mediada pelas tecnologias digitais para a aprendizagem e o desenvolvimento de competências linguísticas dos alunos. São experimentados, entre outros recursos, espaços de escrita colaborativa e ferramentas para a construção de canais de interação e compartilhamento de conteúdos na internet. Também são examinados hábitos que a escrita e a leitura na cultura digital inauguram, bem como formas de explorá-los com nossos aprendizes.
Unidade 2: Nuvem de palavras
Na unidade 2, a produção textual é vivenciada a partir de nuvens de palavras. São compartilhadas ações, inspirações e aprendizagens com base na utilização desse recurso tecnológico.
Unidade 3: Avatares animados
Na unidade 3, são analisadas possibilidades de apoio ao desenvolvimento da produção textual a partir da criação de avatares animados, sobretudo com locução realizada a partir da digitação. Também são compartilhadas referências de construtores de personagens animados para aplicação em ambientes digitais.
ALINHAMENTO À BNCC
Ao tratar de ferramentas para a construção de canais de interação e compartilhamento, espaços de produção textual colaborativa e hábitos de escrita inaugurados pela cultura digital, a formação contribui com a mobilização de diferentes competências previstas pela BNCC para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Arte no Ensino Fundamental. A apropriação da linguagem escrita com a finalidade de interação, viabilizando a participação na cultura letrada e a construção de conhecimentos, talvez seja a maior delas. A utilização do código em diferentes campos e mídias, inclusos os meios digitais, com fluência e autonomia, é outro aspecto relevante. As múltiplas alternativas de troca e compartilhamento – de ideias, sentimentos e experiências – ampliam as próprias possibilidades de desenvolvimento da língua, assim como da autonomia, que se relaciona diretamente com o posicionamento ético e a postura crítica. Fortalecem, portanto, o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, de autoria e de reflexão sobre o mundo. De maneira semelhante, o componente de Arte abrange e encoraja o desenvolvimento da compreensão sobre práticas integradas de linguagem, mediadas também pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Em projetos que convidam à autoria e à manifestação pessoal e coletiva, como aqueles abordados ao longo do curso, arte e linguagens de outros campos conectam-se e se enriquecem mutuamente. São propostas que permitem experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação.
No Ensino Médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 490), as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão do funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais e de mobilização desses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias e à competência de utilização de diferentes linguagens para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária. Incentivam a apreciação estética de produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, assim como a mobilização de conhecimentos sobre linguagens artísticas para significar e (re)construir produções, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
ATIVIDADE AVALIATIVA
Avatar e nuvem de palavras
Opção 1: construção e compartilhamento de um avatar que responda às questões propostas, concernentes aos impactos das tecnologias digitais sobre o desenvolvimento da escrita.
Opção 2: elaboração de um texto que responda às questões previamente apresentadas, confecção de uma nuvem de palavras com base na produção e compartilhamento dos resultados - texto original e nuvem gerada a partir dele.
Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
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O que muda na escrita em um mundo inteiramente conectado? Como ajudar nossos alunos a desenvolver competências de escrita e leitura que os preparem para esse novo mundo? E de que forma aproveitar as habilidades de comunicação de que os aprendizes já dispõem para torná-los escritores e criadores para a vida? Como a cultura digital pode contribuir com essa missão?
Neste curso, serão introduzidas algumas ferramentas tecnológicas capazes de potencializar o processo da produção textual, ainda mais relevantes no contexto atual, em que vivenciamos a ascensão do uso da inteligência artificial para elaborar conteúdos adaptados às diferentes demandas dos usuários.
Você poderá experimentar com os estudantes recursos como avatares, nuvens de palavras e sistemas de criação de páginas, fazendo destas possibilidades o ponto de partida ou de chegada de uma escrita criativa.
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Já fazia um tempo que eu pesquisava e não achava coisas com aplicação na sala de aula. Quando vi esse curso era exatamente o que eu precisava, tinha ações concretas, como a Nuvem de Palavras. Dá para fazer em qualquer formato, tem vários sites que você pode usar para construir.
Antônio César Gomes de Silva, MT
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
UNIDADES
Unidade 1: Produção textual na cultura digital
Na unidade, são discutidas as características e possibilidades da escrita mediada pelas tecnologias digitais para a aprendizagem e o desenvolvimento de competências linguísticas dos alunos. São experimentados, entre outros recursos, espaços de escrita colaborativa e ferramentas para a construção de canais de interação e compartilhamento de conteúdos na internet. Também são examinados hábitos que a escrita e a leitura na cultura digital inauguram, bem como formas de explorá-los com nossos aprendizes.
Unidade 2: Nuvem de palavras
Na unidade 2, a produção textual é vivenciada a partir de nuvens de palavras. São compartilhadas ações, inspirações e aprendizagens com base na utilização desse recurso tecnológico.
Unidade 3: Avatares animados
Na unidade 3, são analisadas possibilidades de apoio ao desenvolvimento da produção textual a partir da criação de avatares animados, sobretudo com locução realizada a partir da digitação. Também são compartilhadas referências de construtores de personagens animados para aplicação em ambientes digitais.
ALINHAMENTO À BNCC
Ao tratar de ferramentas para a construção de canais de interação e compartilhamento, espaços de produção textual colaborativa e hábitos de escrita inaugurados pela cultura digital, a formação contribui com a mobilização de diferentes competências previstas pela BNCC para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Arte no Ensino Fundamental. A apropriação da linguagem escrita com a finalidade de interação, viabilizando a participação na cultura letrada e a construção de conhecimentos, talvez seja a maior delas. A utilização do código em diferentes campos e mídias, inclusos os meios digitais, com fluência e autonomia, é outro aspecto relevante. As múltiplas alternativas de troca e compartilhamento – de ideias, sentimentos e experiências – ampliam as próprias possibilidades de desenvolvimento da língua, assim como da autonomia, que se relaciona diretamente com o posicionamento ético e a postura crítica. Fortalecem, portanto, o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, de autoria e de reflexão sobre o mundo. De maneira semelhante, o componente de Arte abrange e encoraja o desenvolvimento da compreensão sobre práticas integradas de linguagem, mediadas também pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Em projetos que convidam à autoria e à manifestação pessoal e coletiva, como aqueles abordados ao longo do curso, arte e linguagens de outros campos conectam-se e se enriquecem mutuamente. São propostas que permitem experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação.
No Ensino Médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 490), as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão do funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais e de mobilização desses conhecimentos na recepção e produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias e à competência de utilização de diferentes linguagens para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária. Incentivam a apreciação estética de produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, assim como a mobilização de conhecimentos sobre linguagens artísticas para significar e (re)construir produções, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
ATIVIDADE AVALIATIVA
Avatar e nuvem de palavras
Opção 1: construção e compartilhamento de um avatar que responda às questões propostas, concernentes aos impactos das tecnologias digitais sobre o desenvolvimento da escrita.
Opção 2: elaboração de um texto que responda às questões previamente apresentadas, confecção de uma nuvem de palavras com base na produção e compartilhamento dos resultados - texto original e nuvem gerada a partir dele.
Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer, Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
Carga Horária
20h