Se você é educador e acha que programar não é pra você, este curso vai te mostrar o contrário. A formação aborda de maneira simples e criativa os elementos e benefícios da programação, e te convida a experimentar o Scratch, uma das linguagens de programação por blocos mais populares do mundo.
Unidade 1: Bloco Investigar
Introdução aos conceitos básicos de programação, como variáveis, condicionais, funções e operadores, utilizando programação em blocos para estimular o pensamento lógico dos estudantes
Unidade 2: Bloco Imaginar
Exploração do Scratch, com foco na experimentação interativa e na criação autoral. O professor conhece propostas de jogos e animações, iniciando o desenvolvimento de seu próprio projeto.
Unidade 3: Bloco Ativar
Envolva a criação de roteiros para jogos, auxiliando o processo criativo e a lógica do jogo. Inclui vídeos tutoriais que demonstram os principais comandos do Scratch para o desenvolvimento do projeto.
Unidade 4: Fim de jogo
Expansão de atividades relacionadas ao pensamento computacional e à programação. Os participantes reúnem seus jogos e discutem aspectos pedagógicos, jogabilidade e narrativa.
Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Se você é educador e acha que programar não é pra você, este curso vai te mostrar o contrário. A formação aborda de maneira simples e criativa os elementos e benefícios da programação, e te convida a experimentar o Scratch, uma das linguagens de programação por blocos mais populares do mundo.
Unidade 1: Bloco Investigar
Introdução aos conceitos básicos de programação, como variáveis, condicionais, funções e operadores, utilizando programação em blocos para estimular o pensamento lógico dos estudantes
Unidade 2: Bloco Imaginar
Exploração do Scratch, com foco na experimentação interativa e na criação autoral. O professor conhece propostas de jogos e animações, iniciando o desenvolvimento de seu próprio projeto.
Unidade 3: Bloco Ativar
Envolva a criação de roteiros para jogos, auxiliando o processo criativo e a lógica do jogo. Inclui vídeos tutoriais que demonstram os principais comandos do Scratch para o desenvolvimento do projeto.
Unidade 4: Fim de jogo
Expansão de atividades relacionadas ao pensamento computacional e à programação. Os participantes reúnem seus jogos e discutem aspectos pedagógicos, jogabilidade e narrativa.
Atividade avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.