*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a construção do projeto de vida dos estudantes é o eixo central em torno do qual a escola pode organizar suas práticas. O projeto de vida favorece a valorização e a aplicação de conhecimentos, a continuidade do aprender, o entendimento das relações do mundo do trabalho e a mobilização de competências para o alcance de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Hoje, alguns desafios relacionados aos projetos de vida dos estudantes, principalmente adolescentes, estão intensificados. Conforme a pesquisa “Juventudes e a pandemia do coronavírus” (maio/2021), do Conselho Nacional de Juventude, 5 a cada 10 jovens afirmam sentir exaustão ou cansaço constante e 36% não estão estudando (10% a mais do que em 2020). As incertezas que acometem educadores têm se estendido aos nossos alunos.
Com este curso, pretende-se ampliar o repertório dos professores sobre o tema, fortalecendo ideias não só para a elaboração, como para a retomada de projetos de vida dos aprendizes. Serão vivenciadas estratégias para a escuta ativa, o reconhecimento das concepções de mundo dos estudantes e o apoio a escolhas conectadas com seus percursos, desejos e histórias.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
- compreenda a necessidade de trabalhar com projetos de vida dentro da escola;
- privilegie em seu planejamento a oferta de espaço e de apoio para que o estudante se dedique aos seus interesses e objetivos de vida;
- crie um plano de ação para identificar os interesses de cada aluno;
- inclua a formação continuada em seus projetos pessoais.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- sinta-se acolhido para expressar suas curiosidades e seus interesses;
- realize escolhas sobre seu presente e futuro com crítica e responsabilidade;
- compartilhe informações, experiências, ideias e sentimentos em consonância com seus objetivos pessoais e sonhos.
Unidades
Unidade 1: Escutando as memórias afetivas e projetando sonhos
A unidade 1 propõe o exercício da escuta ao estudante para apoiá-lo na elaboração de suas memórias e na projeção de seus sonhos, encorajando a reflexão sobre como enxerga seu passado, se vê no presente e imagina seu futuro.
Unidade 2: Enxergando o outro e compreendendo o mundo ao redor
A unidade 2 oferece ao professor subsídios para que introduza no currículo da escola o trabalho com o projeto de vida. Compartilha ideias para que os estudantes construam seu lugar no mundo e reconheçam o outro, estabelecendo objetivos pessoais e cidadãos.
Unidade 3: Estudo de caso
A unidade 3 integra ao conjunto de ferramentas e valores que fortalecem a construção do projeto de vida experiências inspiradoras, como a do Colégio Estadual Chico Anysio, no Rio de Janeiro.
Etapa Final
A unidade 4, etapa final do curso, explicita as possibilidades de conexão da temática com as competências gerais da educação básica previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apoiando a concretização do projeto de vida como rica estratégia pedagógica.
Alinhamento à BNCC
A construção de um projeto de vida mobiliza inúmeras competências e colabora com o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (conforme o relatório da Unesco "Educação: um tesouro a descobrir"). Entre as competências gerais previstas pela BNCC para a educação básica, têm destaque, na elaboração do projeto de vida, a valorização e a aplicação de conhecimentos construídos para analisar a realidade, seguir aprendendo e contribuir com o alcance de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. É necessário que o estudante compreenda o meio em que está inserido para conseguir transformá-lo. Já a fluência no uso de diferentes meios de expressão colabora com sua inserção cidadã ativa, habilitando-o para que compartilhe de maneira eficiente informações, experiências, ideias e sentimentos em consonância com seus sonhos, sua realidade presente e suas perspectivas de futuro.
Construir o projeto de vida requer, também, a apropriação de conhecimentos e de experiências que oportunizem o entendimento das relações do mundo do trabalho, viabilizando escolhas com consciência crítica e responsabilidade. Demanda, ainda, conhecer e cuidar de si, assim como reconhecer as emoções pessoais, o que auxilia no reconhecimento das emoções dos outros. Tais aspectos são, por sinal, fundamentos do desenvolvimento da autonomia – um dos maiores propósitos da educação. Agir com autonomia implicará tomadas de decisão movidas por responsabilidade, solidariedade, resiliência e determinação. É esse conceito ampliado de projeto de vida que o curso deseja consolidar. Conforme destaca a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018, p. 463), apoiar os aprendizes no planejamento do presente e do futuro diz respeito não apenas a estudo e trabalho, mas a escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos, em sintonia com seus percursos e histórias.
Atividades Avaliativas
As unidades 1, 2 e 3 contêm três tipos de atividades:
Pense nisso: atividade composta por perguntas que devem ser respondidas de forma dissertativa.
Fórum: atividade dissertativa voltada para a troca de experiências entre professores sobre o tema em discussão.
Questionário (Verifique seu conhecimento): atividade composta por uma ou duas perguntas de múltipla escolha.
O módulo de encerramento (Etapa final) apresenta um fórum (atividade dissertativa).
Instituto Singularidades
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Conforme a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a construção do projeto de vida dos estudantes é o eixo central em torno do qual a escola pode organizar suas práticas. O projeto de vida favorece a valorização e a aplicação de conhecimentos, a continuidade do aprender, o entendimento das relações do mundo do trabalho e a mobilização de competências para o alcance de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Hoje, alguns desafios relacionados aos projetos de vida dos estudantes, principalmente adolescentes, estão intensificados. Conforme a pesquisa “Juventudes e a pandemia do coronavírus” (maio/2021), do Conselho Nacional de Juventude, 5 a cada 10 jovens afirmam sentir exaustão ou cansaço constante e 36% não estão estudando (10% a mais do que em 2020). As incertezas que acometem educadores têm se estendido aos nossos alunos.
Com este curso, pretende-se ampliar o repertório dos professores sobre o tema, fortalecendo ideias não só para a elaboração, como para a retomada de projetos de vida dos aprendizes. Serão vivenciadas estratégias para a escuta ativa, o reconhecimento das concepções de mundo dos estudantes e o apoio a escolhas conectadas com seus percursos, desejos e histórias.
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Como esse curso inova
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
- compreenda a necessidade de trabalhar com projetos de vida dentro da escola;
- privilegie em seu planejamento a oferta de espaço e de apoio para que o estudante se dedique aos seus interesses e objetivos de vida;
- crie um plano de ação para identificar os interesses de cada aluno;
- inclua a formação continuada em seus projetos pessoais.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- sinta-se acolhido para expressar suas curiosidades e seus interesses;
- realize escolhas sobre seu presente e futuro com crítica e responsabilidade;
- compartilhe informações, experiências, ideias e sentimentos em consonância com seus objetivos pessoais e sonhos.
Unidades
Unidade 1: Escutando as memórias afetivas e projetando sonhos
A unidade 1 propõe o exercício da escuta ao estudante para apoiá-lo na elaboração de suas memórias e na projeção de seus sonhos, encorajando a reflexão sobre como enxerga seu passado, se vê no presente e imagina seu futuro.
Unidade 2: Enxergando o outro e compreendendo o mundo ao redor
A unidade 2 oferece ao professor subsídios para que introduza no currículo da escola o trabalho com o projeto de vida. Compartilha ideias para que os estudantes construam seu lugar no mundo e reconheçam o outro, estabelecendo objetivos pessoais e cidadãos.
Unidade 3: Estudo de caso
A unidade 3 integra ao conjunto de ferramentas e valores que fortalecem a construção do projeto de vida experiências inspiradoras, como a do Colégio Estadual Chico Anysio, no Rio de Janeiro.
Etapa Final
A unidade 4, etapa final do curso, explicita as possibilidades de conexão da temática com as competências gerais da educação básica previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), apoiando a concretização do projeto de vida como rica estratégia pedagógica.
Alinhamento à BNCC
A construção de um projeto de vida mobiliza inúmeras competências e colabora com o desenvolvimento dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (conforme o relatório da Unesco "Educação: um tesouro a descobrir"). Entre as competências gerais previstas pela BNCC para a educação básica, têm destaque, na elaboração do projeto de vida, a valorização e a aplicação de conhecimentos construídos para analisar a realidade, seguir aprendendo e contribuir com o alcance de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. É necessário que o estudante compreenda o meio em que está inserido para conseguir transformá-lo. Já a fluência no uso de diferentes meios de expressão colabora com sua inserção cidadã ativa, habilitando-o para que compartilhe de maneira eficiente informações, experiências, ideias e sentimentos em consonância com seus sonhos, sua realidade presente e suas perspectivas de futuro.
Construir o projeto de vida requer, também, a apropriação de conhecimentos e de experiências que oportunizem o entendimento das relações do mundo do trabalho, viabilizando escolhas com consciência crítica e responsabilidade. Demanda, ainda, conhecer e cuidar de si, assim como reconhecer as emoções pessoais, o que auxilia no reconhecimento das emoções dos outros. Tais aspectos são, por sinal, fundamentos do desenvolvimento da autonomia – um dos maiores propósitos da educação. Agir com autonomia implicará tomadas de decisão movidas por responsabilidade, solidariedade, resiliência e determinação. É esse conceito ampliado de projeto de vida que o curso deseja consolidar. Conforme destaca a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018, p. 463), apoiar os aprendizes no planejamento do presente e do futuro diz respeito não apenas a estudo e trabalho, mas a escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos, em sintonia com seus percursos e histórias.
Atividades Avaliativas
As unidades 1, 2 e 3 contêm três tipos de atividades:
Pense nisso: atividade composta por perguntas que devem ser respondidas de forma dissertativa.
Fórum: atividade dissertativa voltada para a troca de experiências entre professores sobre o tema em discussão.
Questionário (Verifique seu conhecimento): atividade composta por uma ou duas perguntas de múltipla escolha.
O módulo de encerramento (Etapa final) apresenta um fórum (atividade dissertativa).
Instituto Singularidades