*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Este é um curso introdutório à iniciativa Inova Escola – Escolas Conectadas, que apresenta possibilidades de práticas educacionais inovadoras. As ações e inspirações investigadas permitem adaptações a diferentes realidades escolares e ao momento particular de cada educador, uma demanda ainda mais presente na atualidade, em razão do contexto de ensino remoto e de reabertura gradual de muitas escolas.
Na formação, você poderá analisar como a compreensão da singularidade dos alunos e a personalização da aprendizagem são importantes para o engajamento dos estudantes, como uma relação professor-aluno menos hierarquizada e uma gestão pedagógica flexível favorecem novas aprendizagens e como a utilização construtiva dos recursos tecnológicos, assim como a exploração dos múltiplos espaços com intencionalidade, propicia uma educação mais rica em significado.
Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".
Realize um tour.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
Diante dessa pandemia, os conhecimentos e dicas adquiridos neste curso foram muito relevantes para mim. Pude ousar e inovar nas metodologias com mais segurança. Utilizei plataformas digitais para aulas remotas, formulários eletrônicos, classes virtuais, dentre outras. Percebi que podemos fazer a avaliação diagnóstica em tempo real e avançar no processo ensino-aprendizagem com mais propriedade, nos valendo de diversos instrumentos.
Elimeire Alves de Oliveira, SP.
Objetivos
O curso Quero Inovar! Por onde começo? tem por objetivo analisar como a compreensão da singularidade dos alunos e a personalização da aprendizagem são importantes para o engajamento dos estudantes, como uma relação professor-aluno menos hierarquizada favorece novas aprendizagens e como a utilização construtiva dos recursos tecnológicos, assim como a exploração dos diferentes espaços com intencionalidade, propicia uma educação mais rica em significado.
A partir do curso, espera-se que o professor:
- repense suas práticas pedagógicas, atualizando-as, de modo a contribuir com uma educação que fará a diferença na formação cidadã para o século XXI;
- compreenda como a singularidade do indivíduo e a personalização da aprendizagem são importantes para o engajamento dos estudantes;
- desenvolva uma relação menos hierarquizada com seus alunos;
- apoie a construção dos projetos de vida dos seus alunos;
- proporcione e fomente usos construtivos dos recursos tecnológicos;
- explore novos espaços com intencionalidade pedagógica;
- contribua com uma gestão inovadora – da turma e da escola.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- compreenda que todo lugar pode ser lugar de aprender;
- adote uma postura investigativa, permitindo-se explorar, descobrir e criar dentro e fora da escola;
- realize um uso crítico, criativo e responsável dos recursos tecnológicos e das redes de informação (com apoio e supervisão);
- contribua com colegas e professores na gestão do espaço e das rotinas escolares;
- demonstre compromisso e responsabilidade com os pactos estabelecidos;
- sinta-se acolhido para expressar suas curiosidades e compartilhar seus interesses;
- compartilhe informações, experiências, ideias e sentimentos em consonância com seus objetivos pessoais e sonhos.
Módulos
O curso é composto por um módulo de apresentação e por seis módulos independentes que tratam de temas relacionados às práticas inovadoras:
Personalização
No módulo Personalização, são abordadas algumas estratégias e ideias pedagógicas que sustentam a personalização do ensino e da aprendizagem. Discute-se como personalizar a aprendizagem dos alunos, identificando suas dificuldades, mapeando suas potencialidades e consolidando trilhas educativas pessoais.
Papel do professor
No módulo, são abordados elementos que permitem assumir uma postura reflexiva quanto às práticas docentes cotidianas, de modo que possamos valorizar ainda mais a proposta de formarmos estudantes protagonistas e responsáveis por seu aprendizado. Também é analisada a importância da formação continuada e da parceria com as famílias para potencializar o desenvolvimento e garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes.
Projeto de vida
O objetivo do módulo Projeto de vida é discutir como essa abordagem pedagógica pode ser trabalhada na escola com a finalidade de formarmos alunos conscientes e aptos a traçarem metas e alcançarem objetivos estabelecidos para suas vidas com autonomia, liberdade e responsabilidade.
Recursos tecnológicos
No módulo, busca-se compreender como a tecnologia educacional pode beneficiar tanto o aprendizado dos estudantes quanto a prática dos educadores. São apresentados exemplos de ações para serem aplicadas nas aulas, assim como discussões, jogos e recursos para incluir a escola na cultura digital.
Espaços diferenciados
O módulo Espaços diferenciados tem como objetivo ampliar perspectivas sobre espaços de aprendizagem a partir do entendimento da importância de abrir as portas da escola para a comunidade e da compreensão de que todo lugar pode ser lugar de aprender quando se encoraja uma postura investigativa para explorar, descobrir e criar.
Gestão inovadora
No módulo Gestão Inovadora, são analisadas as complexas demandas das instituições educativas na contemporaneidade e a necessidade de que todos participem de sua gestão, de maneira democrática. Para que esse contexto se efetive, é necessário que a equipe gestora descentralize e horizontalize suas ações e que os estudantes e a comunidade tenham uma escuta qualificada e participem das instâncias decisórias.
Alinhamento à BNCC
Como formação introdutória do percurso Inova Escola, o curso mobiliza diferentes competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Em sua caminhada no propósito de apoiar o desenvolvimento integral dos estudantes, o educador vivencia muitos desafios que superam a sua função de especialista e de referência nas áreas de conhecimento e nos componentes curriculares específicos. Estão entre eles o encorajamento para que os alunos valorizem e apliquem os conhecimentos historicamente construídos, o apoio à apropriação de meios para que continuem aprendendo e o engajamento no auxílio à promoção da solidariedade, da justiça e da inclusão, que demandam a prática da empatia, do respeito e da cooperação.
A formação localiza o professor como um dos agentes centrais da transformação que possibilitará aos alunos ambientes de aprendizagem ricos em sentido, contribuindo com o exercício da curiosidade intelectual e com condutas mais criativas e colaborativas, além de acolhedoras a outros saberes. Já na busca por transformar a escola em um espaço de participação democrática, sobressaem os esforços na constituição de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Também despontam o desenvolvimento da autonomia, do respeito e da responsabilidade, o posicionamento ético e o cuidado de si, dos outros e do planeta.
O conceito de personalização requer do professor o desempenho dos papéis de mediador e facilitador da construção de conhecimento. Por meio da personalização dos processos pedagógicos, oportunizam-se a valorização da diversidade de saberes, a compreensão da realidade a partir de experiências pessoais e o posicionamento crítico sobre diversos temas. O olhar atento a cada aprendiz, na busca por suprir suas necessidades e apoiar seus sonhos, colabora, ainda, com seu autoconhecimento, bem como com a compreensão e o reconhecimento de emoções – próprias e alheias.
No apoio à construção de um projeto de vida, é necessário auxiliar o estudante para que compreenda o meio em que está inserido a fim de conseguir transformá-lo, realizando escolhas com consciência crítica, ética e responsabilidade, movidas por sonhos, em sintonia com seus percursos e histórias.
No âmbito dos recursos tecnológicos, é necessária a inclusão de métodos que os envolvam e usufruam seu potencial a partir de práticas que incentivem o raciocínio lógico, a curiosidade, a avaliação crítica, a produção de conhecimento consistente e fidedigno. Além disso, é possível experimentar, com os alunos, meios de criar tecnologias, em vez de apenas consumi-las ou consultá-las, provendo condições para que produzam artefatos, dispositivos, modelagens e, assim, exerçam novas possibilidades de autoria na vida pessoal e coletiva.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
30 horasModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Autoria:
Agda Malheiro Ferraz de Carvalho, Ana Maria Van Langendonck Florio de Andrade, Denise Rampazzo, Franciele Busico Lima, João Carlos Cassiano Ribeiro, Renata Del Monaco e Vitor Murano Pereira
Certificação:
Instituto Singularidades
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Este é um curso introdutório à iniciativa Inova Escola – Escolas Conectadas, que apresenta possibilidades de práticas educacionais inovadoras. As ações e inspirações investigadas permitem adaptações a diferentes realidades escolares e ao momento particular de cada educador, uma demanda ainda mais presente na atualidade, em razão do contexto de ensino remoto e de reabertura gradual de muitas escolas.
Na formação, você poderá analisar como a compreensão da singularidade dos alunos e a personalização da aprendizagem são importantes para o engajamento dos estudantes, como uma relação professor-aluno menos hierarquizada e uma gestão pedagógica flexível favorecem novas aprendizagens e como a utilização construtiva dos recursos tecnológicos, assim como a exploração dos múltiplos espaços com intencionalidade, propicia uma educação mais rica em significado.
Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".
Realize um tour.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
Diante dessa pandemia, os conhecimentos e dicas adquiridos neste curso foram muito relevantes para mim. Pude ousar e inovar nas metodologias com mais segurança. Utilizei plataformas digitais para aulas remotas, formulários eletrônicos, classes virtuais, dentre outras. Percebi que podemos fazer a avaliação diagnóstica em tempo real e avançar no processo ensino-aprendizagem com mais propriedade, nos valendo de diversos instrumentos.
Elimeire Alves de Oliveira, SP.
Objetivos
O curso Quero Inovar! Por onde começo? tem por objetivo analisar como a compreensão da singularidade dos alunos e a personalização da aprendizagem são importantes para o engajamento dos estudantes, como uma relação professor-aluno menos hierarquizada favorece novas aprendizagens e como a utilização construtiva dos recursos tecnológicos, assim como a exploração dos diferentes espaços com intencionalidade, propicia uma educação mais rica em significado.
A partir do curso, espera-se que o professor:
- repense suas práticas pedagógicas, atualizando-as, de modo a contribuir com uma educação que fará a diferença na formação cidadã para o século XXI;
- compreenda como a singularidade do indivíduo e a personalização da aprendizagem são importantes para o engajamento dos estudantes;
- desenvolva uma relação menos hierarquizada com seus alunos;
- apoie a construção dos projetos de vida dos seus alunos;
- proporcione e fomente usos construtivos dos recursos tecnológicos;
- explore novos espaços com intencionalidade pedagógica;
- contribua com uma gestão inovadora – da turma e da escola.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- compreenda que todo lugar pode ser lugar de aprender;
- adote uma postura investigativa, permitindo-se explorar, descobrir e criar dentro e fora da escola;
- realize um uso crítico, criativo e responsável dos recursos tecnológicos e das redes de informação (com apoio e supervisão);
- contribua com colegas e professores na gestão do espaço e das rotinas escolares;
- demonstre compromisso e responsabilidade com os pactos estabelecidos;
- sinta-se acolhido para expressar suas curiosidades e compartilhar seus interesses;
- compartilhe informações, experiências, ideias e sentimentos em consonância com seus objetivos pessoais e sonhos.
Módulos
O curso é composto por um módulo de apresentação e por seis módulos independentes que tratam de temas relacionados às práticas inovadoras:
Personalização
No módulo Personalização, são abordadas algumas estratégias e ideias pedagógicas que sustentam a personalização do ensino e da aprendizagem. Discute-se como personalizar a aprendizagem dos alunos, identificando suas dificuldades, mapeando suas potencialidades e consolidando trilhas educativas pessoais.
Papel do professor
No módulo, são abordados elementos que permitem assumir uma postura reflexiva quanto às práticas docentes cotidianas, de modo que possamos valorizar ainda mais a proposta de formarmos estudantes protagonistas e responsáveis por seu aprendizado. Também é analisada a importância da formação continuada e da parceria com as famílias para potencializar o desenvolvimento e garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes.
Projeto de vida
O objetivo do módulo Projeto de vida é discutir como essa abordagem pedagógica pode ser trabalhada na escola com a finalidade de formarmos alunos conscientes e aptos a traçarem metas e alcançarem objetivos estabelecidos para suas vidas com autonomia, liberdade e responsabilidade.
Recursos tecnológicos
No módulo, busca-se compreender como a tecnologia educacional pode beneficiar tanto o aprendizado dos estudantes quanto a prática dos educadores. São apresentados exemplos de ações para serem aplicadas nas aulas, assim como discussões, jogos e recursos para incluir a escola na cultura digital.
Espaços diferenciados
O módulo Espaços diferenciados tem como objetivo ampliar perspectivas sobre espaços de aprendizagem a partir do entendimento da importância de abrir as portas da escola para a comunidade e da compreensão de que todo lugar pode ser lugar de aprender quando se encoraja uma postura investigativa para explorar, descobrir e criar.
Gestão inovadora
No módulo Gestão Inovadora, são analisadas as complexas demandas das instituições educativas na contemporaneidade e a necessidade de que todos participem de sua gestão, de maneira democrática. Para que esse contexto se efetive, é necessário que a equipe gestora descentralize e horizontalize suas ações e que os estudantes e a comunidade tenham uma escuta qualificada e participem das instâncias decisórias.
Alinhamento à BNCC
Como formação introdutória do percurso Inova Escola, o curso mobiliza diferentes competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Em sua caminhada no propósito de apoiar o desenvolvimento integral dos estudantes, o educador vivencia muitos desafios que superam a sua função de especialista e de referência nas áreas de conhecimento e nos componentes curriculares específicos. Estão entre eles o encorajamento para que os alunos valorizem e apliquem os conhecimentos historicamente construídos, o apoio à apropriação de meios para que continuem aprendendo e o engajamento no auxílio à promoção da solidariedade, da justiça e da inclusão, que demandam a prática da empatia, do respeito e da cooperação.
A formação localiza o professor como um dos agentes centrais da transformação que possibilitará aos alunos ambientes de aprendizagem ricos em sentido, contribuindo com o exercício da curiosidade intelectual e com condutas mais criativas e colaborativas, além de acolhedoras a outros saberes. Já na busca por transformar a escola em um espaço de participação democrática, sobressaem os esforços na constituição de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Também despontam o desenvolvimento da autonomia, do respeito e da responsabilidade, o posicionamento ético e o cuidado de si, dos outros e do planeta.
O conceito de personalização requer do professor o desempenho dos papéis de mediador e facilitador da construção de conhecimento. Por meio da personalização dos processos pedagógicos, oportunizam-se a valorização da diversidade de saberes, a compreensão da realidade a partir de experiências pessoais e o posicionamento crítico sobre diversos temas. O olhar atento a cada aprendiz, na busca por suprir suas necessidades e apoiar seus sonhos, colabora, ainda, com seu autoconhecimento, bem como com a compreensão e o reconhecimento de emoções – próprias e alheias.
No apoio à construção de um projeto de vida, é necessário auxiliar o estudante para que compreenda o meio em que está inserido a fim de conseguir transformá-lo, realizando escolhas com consciência crítica, ética e responsabilidade, movidas por sonhos, em sintonia com seus percursos e histórias.
No âmbito dos recursos tecnológicos, é necessária a inclusão de métodos que os envolvam e usufruam seu potencial a partir de práticas que incentivem o raciocínio lógico, a curiosidade, a avaliação crítica, a produção de conhecimento consistente e fidedigno. Além disso, é possível experimentar, com os alunos, meios de criar tecnologias, em vez de apenas consumi-las ou consultá-las, provendo condições para que produzam artefatos, dispositivos, modelagens e, assim, exerçam novas possibilidades de autoria na vida pessoal e coletiva.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
30 horasModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Autoria:
Agda Malheiro Ferraz de Carvalho, Ana Maria Van Langendonck Florio de Andrade, Denise Rampazzo, Franciele Busico Lima, João Carlos Cassiano Ribeiro, Renata Del Monaco e Vitor Murano Pereira
Certificação:
Instituto Singularidades
Carga Horária
30h