Professora de pé sorri e aponta caderno do aluno, que está sentado, escrevendo.
Recomposição de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental
Recomposição de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental
Professora de pé sorri e aponta caderno do aluno, que está sentado, escrevendo.
Indique este curso:

A defasagem de aprendizagem é um desafio ainda a ser superado na educação pública e foi agravada com a pandemia da covid-19. Muitas vezes, o problema é visto como se estivesse apenas no aluno. Frequentemente, casos comuns de dificuldade ou de diferenças nos modos de aprender são confundidos com falta de aprendizado. A persistência dessa questão nos anos finais do Ensino Fundamental impacta diretamente na transição para o Ensino Médio. É essencial agir não apenas para reverter o cenário decorrente da pandemia, mas para buscar progredir na diminuição da defasagem, permitindo aos estudantes uma trajetória de sucesso escolar.​

Neste curso, fruto da parceria com a Nova Escola, serão vivenciados conceitos e aspectos centrais da recomposição de aprendizagens considerando o momento atual da educação. Você vai encontrar referências teóricas e participar de práticas para identificar habilidades prioritárias e acompanhar sua construção. Explorará recursos variados com o objetivo de evidenciar aprendizagens, como modelos de autoavaliação, rubricas, portfólios, produções colaborativas e resolução de situações-problema. Por fim, vivenciará estratégias metodológicas como o planejamento reverso e o planejamento em cascata, que contribuem para o processo de recomposição das aprendizagens essenciais ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental e nas transições de segmento: dos anos iniciais para os anos finais e do Ensino Fundamental para o Ensino Médio.

Como esse curso inova
Inova ao promover vivências e estratégias metodológicas diversificadas para recompor, avaliar e desenvolver aprendizagens.

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • compreenda as etapas de planejamento e execução do trabalho de recomposição de aprendizagens;
  • disponha de estratégias metodológicas como o planejamento reverso e o planejamento em cascata na condução de iniciativas de recomposição de aprendizagens essenciais;
  • reconheça a importância de planejar evidências para verificar o avanço das aprendizagens, relacionando-as com os objetivos definidos;
  • estabeleça critérios de avaliação claros, com base nas expectativas curriculares, que possam ser comunicados às turmas e enriquecidos cooperativamente;
  • adote e personalize modelos de avaliação de maneira a contemplar as especificidades dos anos finais do Ensino Fundamental.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se na busca por ampliar seu conhecimento;
  • compreenda os processos avaliativos e participe de sua construção;
  • mostre-se capaz de expressar aprendizagens e socializar o conhecimento construído, assim como exteriorizar dificuldades que apresenta e ajudas de que necessita para seguir avançando.

 

Como a BNCC é abordada?

A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, que inclui a seleção da habilidade, sua transformação em objetivo de aprendizagem, a definição de evidências de aprendizagem, a sistematização do plano de aula e a implementação das experiências nele previstas. Com foco na recomposição de aprendizagens de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, são examinados os processos cognitivos e as progressões presentes nos descritores que explicitam os objetos de conhecimento mobilizados nas habilidades, buscando-se a garantia de aprendizagens essenciais. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares. A participação dos estudantes é solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.

 

Trajetória

O percurso formativo é composto de quatro blocos. Os blocos possuem três ou quatro unidades, distribuídas em módulos. Em cada módulo, você encontrará textos, estudos de caso e situações-problema para refletir sobre seus aprendizados, além de vídeos complementares com os autores. Confira o que você vai estudar em cada etapa.

Bloco 1: Defasagem de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar

Unidade 1: Recompor o que e por quê?​

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, vamos abordar dois conceitos centrais no enfrentamento à defasagem de aprendizagens, com ênfase no segmento dos anos finais do Ensino Fundamental: recomposição e recuperação. No módulo 2, observaremos nosso trabalho de uma perspectiva mais ampla e histórica, resgatando as razões para a existência de cada um dos componentes curriculares.​

Unidade 2: O que ensinar e como ensinar - um passo de cada vez​

Na unidade 2, também composta de dois módulos, vamos refletir sobre o que faremos e como faremos para superar os desafios que se apresentam para a educação brasileira nesse cenário pós pandemia e frente ao processo de transição curricular que as redes de ensino seguem vivenciando. Para isso, trabalharemos com base em referências potentes sobre o planejamento docente com foco na aprendizagem dos estudantes.​

Unidade 3: Planos de aula e desenvolvimento de habilidades​

Os dois módulos que compõem a unidade apresentam alguns dos motivos pelos quais uma das condições essenciais para o êxito do trabalho na recomposição das aprendizagens é a escolha e elaboração de planos de aula. Esses devem ser construídos a partir da definição de objetivos de aprendizagem claros, mensuráveis e que possam convergir para o desenvolvimento das habilidades, cabendo aos objetos de conhecimento selecionados o papel de meios que propiciam esse desenvolvimento. No módulo 1, trataremos dos principais aspectos a serem considerados na elaboração de planos de aula. No módulo 2, abordaremos as habilidades de pensamento.​

Unidade 4: Avaliação como monitoramento das aprendizagens​

Buscaremos, na unidade final do bloco, ampliar as perspectivas sobre processos avaliativos. No primeiro módulo da unidade, abordaremos as avaliações diagnósticas em contextos de recomposição das aprendizagens. No segundo, trataremos das avaliações formativas e do monitoramento da aprendizagem dos estudantes ao longo do ano.​

Bloco 2: Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental: estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens

Unidade 1: Planejar​

Na unidade, composta de três módulos, vamos entender como as avaliações traduzem as diversas realidades educacionais. Você terá a oportunidade de analisar dados sobre os impactos nas aprendizagens após o período de ensino remoto e verificar como utilizar a avaliação para enfrentá-los. Conhecerá a concepção do planejamento reverso e do modelo de planejamento em cascata, com foco na definição de objetivos de aprendizagem alinhados às habilidades da BNCC e dos currículos locais.​

Unidade 2: Construir e aplicar​

A unidade é composta de dois módulos. No primeiro módulo, você vai conhecer modelos de rubricas e maneiras como podem auxiliar na comunicação ao promoverem a melhoria no entendimento das atividades. O segundo módulo apresentará exemplos práticos de instrumentos e estratégias avaliativas, que poderão ser aplicados em diferentes momentos e com diferentes objetivos ao longo da avaliação processual.​

Unidade 3: Comunicar, mediar e tornar a aprendizagem visível​

A unidade é composta de dois módulos. No primeiro, você vai conhecer ações simples que ajudam na interação de alunos e professores. Essa interlocução promove avaliações mais democráticas, levando em consideração o direito de os alunos saberem por que, quando e sob que aspectos estão sendo avaliados. Além disso, assegura um espaço de escuta e compartilhamento de ideias. O segundo módulo é dedicado ao estudo das conferências estudantis, modelo de comunicação da aprendizagem baseado em conversas entre responsáveis e estudantes com mediação e apoio docente.​​

Unidade 4: Inspirar e fortalecer​

A unidade final do bloco é também distribuída em dois módulos. O primeiro aborda o que devemos considerar na avaliação quando o aluno inicia o 6º ano do Ensino Fundamental ou quando está indo para o Ensino Médio. O último módulo do curso é uma seção "bônus": reúne inspirações e recursos tecnológicos para criar instrumentos avaliativos, incluir as turmas nesse processo e otimizar o tempo com os estudantes.

Bloco 3: Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

Unidade 1: Como selecionar aprendizagens prioritárias​

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, buscaremos relacionar a situação atual de aprendizagem dos estudantes com a necessidade e a importância de mobilizar as aprendizagens prioritárias. No módulo 2, trabalharemos sobre um instrumento de priorização curricular e aprofundaremos as discussões para o desenvolvimento e a continuidade do currículo colocando a “mão na massa”. ​

Unidade 2: Construindo o fluxo das aprendizagens focais​

A unidade também é composta de dois módulos. No primeiro deles, vamos abordar o tema da progressão das habilidades focais e identificar de que maneira a lógica da priorização curricular se materializa no componente de Língua Portuguesa. No módulo seguinte, abordaremos os temas da progressão das habilidades focais e da lógica da priorização no componente de Matemática. Em ambos, exploraremos exemplos concretos. ​

Unidade 3: Estratégias metodológicas para aceleração das aprendizagens​

A unidade está igualmente estruturada em dois módulos. No primeiro, vamos pensar nas características que as experiências de aprendizagem precisam ter para viabilizar a aceleração dos conhecimentos. Iremos rever as premissas da BNCC, conceituando uma a uma. Em seguida, acompanharemos a atuação de uma professora e refletiremos sobre como essas premissas aparecem nas experiências de aprendizagem. No último módulo do bloco, vivenciaremos situações distintas com duas professoras que estão efetivando estratégias de priorização. Nesse percurso, vamos identificar aspectos que deram ou não deram certo e planejar novas experiências.​

Bloco 4: Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

Unidade 1: Evidências de aprendizagem na prática pedagógica​

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, vamos reconhecer como o mapeamento de conhecimentos prévios dos alunos pode nos apoiar na definição de objetivos de aprendizagem para o desenvolvimento de uma habilidade. Também discutiremos sobre como as evidências de aprendizagem precisam dialogar com esses objetivos. No módulo 2, vamos refletir sobre qual o melhor momento para planejar as evidências, o papel do professor nesse processo e dos estudantes na evidenciação das novas aprendizagens.​

Unidade 2: Como verificar a aprendizagem​

A unidade também é composta de dois módulos. No primeiro deles, você será convidado(a) a analisar uma proposta para evidenciar as aprendizagens dos estudantes. O segundo módulo traz a oportunidade de criar e sugerir atividades que permitam evidenciar aprendizagens a partir de uma habilidade e dos objetivos definidos.​

Unidade 3: Atividades avaliativas para a coleta de evidências​

A unidade final está igualmente estruturada em dois módulos. No primeiro, buscaremos contribuir com o planejamento de Língua Portuguesa de duas professoras. Refletiremos sobre a importância de considerar o contexto da sala de aula no planejamento da coleta de evidências de aprendizagem, assim como na seleção das atividades mais coerentes para apoiar sua verificação. O último módulo do bloco fornecerá subsídios para pensarmos em estratégias para planejar e realizar a coleta de evidências.

 

Atividades avaliativas do curso

  • Para obter aprovação no curso, é preciso alcançar, no mínimo, 70% de média no conjunto dos quatro questionários avaliativos (um questionário por bloco).

Conheça as principais características:
Carga Horária:
40 horas

Áreas do Conhecimento:
Linguagens Ciências Humanas Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos finais)

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

A defasagem de aprendizagem é um desafio ainda a ser superado na educação pública e foi agravada com a pandemia da covid-19. Muitas vezes, o problema é visto como se estivesse apenas no aluno. Frequentemente, casos comuns de dificuldade ou de diferenças nos modos de aprender são confundidos com falta de aprendizado. A persistência dessa questão nos anos finais do Ensino Fundamental impacta diretamente na transição para o Ensino Médio. É essencial agir não apenas para reverter o cenário decorrente da pandemia, mas para buscar progredir na diminuição da defasagem, permitindo aos estudantes uma trajetória de sucesso escolar.​

Neste curso, fruto da parceria com a Nova Escola, serão vivenciados conceitos e aspectos centrais da recomposição de aprendizagens considerando o momento atual da educação. Você vai encontrar referências teóricas e participar de práticas para identificar habilidades prioritárias e acompanhar sua construção. Explorará recursos variados com o objetivo de evidenciar aprendizagens, como modelos de autoavaliação, rubricas, portfólios, produções colaborativas e resolução de situações-problema. Por fim, vivenciará estratégias metodológicas como o planejamento reverso e o planejamento em cascata, que contribuem para o processo de recomposição das aprendizagens essenciais ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental e nas transições de segmento: dos anos iniciais para os anos finais e do Ensino Fundamental para o Ensino Médio.

Como esse curso inova
Inova ao promover vivências e estratégias metodológicas diversificadas para recompor, avaliar e desenvolver aprendizagens.

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • compreenda as etapas de planejamento e execução do trabalho de recomposição de aprendizagens;
  • disponha de estratégias metodológicas como o planejamento reverso e o planejamento em cascata na condução de iniciativas de recomposição de aprendizagens essenciais;
  • reconheça a importância de planejar evidências para verificar o avanço das aprendizagens, relacionando-as com os objetivos definidos;
  • estabeleça critérios de avaliação claros, com base nas expectativas curriculares, que possam ser comunicados às turmas e enriquecidos cooperativamente;
  • adote e personalize modelos de avaliação de maneira a contemplar as especificidades dos anos finais do Ensino Fundamental.

Competências esperadas nos alunos

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se na busca por ampliar seu conhecimento;
  • compreenda os processos avaliativos e participe de sua construção;
  • mostre-se capaz de expressar aprendizagens e socializar o conhecimento construído, assim como exteriorizar dificuldades que apresenta e ajudas de que necessita para seguir avançando.

 

Como a BNCC é abordada?

A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, que inclui a seleção da habilidade, sua transformação em objetivo de aprendizagem, a definição de evidências de aprendizagem, a sistematização do plano de aula e a implementação das experiências nele previstas. Com foco na recomposição de aprendizagens de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, são examinados os processos cognitivos e as progressões presentes nos descritores que explicitam os objetos de conhecimento mobilizados nas habilidades, buscando-se a garantia de aprendizagens essenciais. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares. A participação dos estudantes é solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.

 

Trajetória

O percurso formativo é composto de quatro blocos. Os blocos possuem três ou quatro unidades, distribuídas em módulos. Em cada módulo, você encontrará textos, estudos de caso e situações-problema para refletir sobre seus aprendizados, além de vídeos complementares com os autores. Confira o que você vai estudar em cada etapa.

Bloco 1: Defasagem de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar

Unidade 1: Recompor o que e por quê?​

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, vamos abordar dois conceitos centrais no enfrentamento à defasagem de aprendizagens, com ênfase no segmento dos anos finais do Ensino Fundamental: recomposição e recuperação. No módulo 2, observaremos nosso trabalho de uma perspectiva mais ampla e histórica, resgatando as razões para a existência de cada um dos componentes curriculares.​

Unidade 2: O que ensinar e como ensinar - um passo de cada vez​

Na unidade 2, também composta de dois módulos, vamos refletir sobre o que faremos e como faremos para superar os desafios que se apresentam para a educação brasileira nesse cenário pós pandemia e frente ao processo de transição curricular que as redes de ensino seguem vivenciando. Para isso, trabalharemos com base em referências potentes sobre o planejamento docente com foco na aprendizagem dos estudantes.​

Unidade 3: Planos de aula e desenvolvimento de habilidades​

Os dois módulos que compõem a unidade apresentam alguns dos motivos pelos quais uma das condições essenciais para o êxito do trabalho na recomposição das aprendizagens é a escolha e elaboração de planos de aula. Esses devem ser construídos a partir da definição de objetivos de aprendizagem claros, mensuráveis e que possam convergir para o desenvolvimento das habilidades, cabendo aos objetos de conhecimento selecionados o papel de meios que propiciam esse desenvolvimento. No módulo 1, trataremos dos principais aspectos a serem considerados na elaboração de planos de aula. No módulo 2, abordaremos as habilidades de pensamento.​

Unidade 4: Avaliação como monitoramento das aprendizagens​

Buscaremos, na unidade final do bloco, ampliar as perspectivas sobre processos avaliativos. No primeiro módulo da unidade, abordaremos as avaliações diagnósticas em contextos de recomposição das aprendizagens. No segundo, trataremos das avaliações formativas e do monitoramento da aprendizagem dos estudantes ao longo do ano.​

Bloco 2: Avaliação para os anos finais do Ensino Fundamental: estratégias para recompor e desenvolver aprendizagens

Unidade 1: Planejar​

Na unidade, composta de três módulos, vamos entender como as avaliações traduzem as diversas realidades educacionais. Você terá a oportunidade de analisar dados sobre os impactos nas aprendizagens após o período de ensino remoto e verificar como utilizar a avaliação para enfrentá-los. Conhecerá a concepção do planejamento reverso e do modelo de planejamento em cascata, com foco na definição de objetivos de aprendizagem alinhados às habilidades da BNCC e dos currículos locais.​

Unidade 2: Construir e aplicar​

A unidade é composta de dois módulos. No primeiro módulo, você vai conhecer modelos de rubricas e maneiras como podem auxiliar na comunicação ao promoverem a melhoria no entendimento das atividades. O segundo módulo apresentará exemplos práticos de instrumentos e estratégias avaliativas, que poderão ser aplicados em diferentes momentos e com diferentes objetivos ao longo da avaliação processual.​

Unidade 3: Comunicar, mediar e tornar a aprendizagem visível​

A unidade é composta de dois módulos. No primeiro, você vai conhecer ações simples que ajudam na interação de alunos e professores. Essa interlocução promove avaliações mais democráticas, levando em consideração o direito de os alunos saberem por que, quando e sob que aspectos estão sendo avaliados. Além disso, assegura um espaço de escuta e compartilhamento de ideias. O segundo módulo é dedicado ao estudo das conferências estudantis, modelo de comunicação da aprendizagem baseado em conversas entre responsáveis e estudantes com mediação e apoio docente.​​

Unidade 4: Inspirar e fortalecer​

A unidade final do bloco é também distribuída em dois módulos. O primeiro aborda o que devemos considerar na avaliação quando o aluno inicia o 6º ano do Ensino Fundamental ou quando está indo para o Ensino Médio. O último módulo do curso é uma seção "bônus": reúne inspirações e recursos tecnológicos para criar instrumentos avaliativos, incluir as turmas nesse processo e otimizar o tempo com os estudantes.

Bloco 3: Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

Unidade 1: Como selecionar aprendizagens prioritárias​

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, buscaremos relacionar a situação atual de aprendizagem dos estudantes com a necessidade e a importância de mobilizar as aprendizagens prioritárias. No módulo 2, trabalharemos sobre um instrumento de priorização curricular e aprofundaremos as discussões para o desenvolvimento e a continuidade do currículo colocando a “mão na massa”. ​

Unidade 2: Construindo o fluxo das aprendizagens focais​

A unidade também é composta de dois módulos. No primeiro deles, vamos abordar o tema da progressão das habilidades focais e identificar de que maneira a lógica da priorização curricular se materializa no componente de Língua Portuguesa. No módulo seguinte, abordaremos os temas da progressão das habilidades focais e da lógica da priorização no componente de Matemática. Em ambos, exploraremos exemplos concretos. ​

Unidade 3: Estratégias metodológicas para aceleração das aprendizagens​

A unidade está igualmente estruturada em dois módulos. No primeiro, vamos pensar nas características que as experiências de aprendizagem precisam ter para viabilizar a aceleração dos conhecimentos. Iremos rever as premissas da BNCC, conceituando uma a uma. Em seguida, acompanharemos a atuação de uma professora e refletiremos sobre como essas premissas aparecem nas experiências de aprendizagem. No último módulo do bloco, vivenciaremos situações distintas com duas professoras que estão efetivando estratégias de priorização. Nesse percurso, vamos identificar aspectos que deram ou não deram certo e planejar novas experiências.​

Bloco 4: Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

Unidade 1: Evidências de aprendizagem na prática pedagógica​

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, vamos reconhecer como o mapeamento de conhecimentos prévios dos alunos pode nos apoiar na definição de objetivos de aprendizagem para o desenvolvimento de uma habilidade. Também discutiremos sobre como as evidências de aprendizagem precisam dialogar com esses objetivos. No módulo 2, vamos refletir sobre qual o melhor momento para planejar as evidências, o papel do professor nesse processo e dos estudantes na evidenciação das novas aprendizagens.​

Unidade 2: Como verificar a aprendizagem​

A unidade também é composta de dois módulos. No primeiro deles, você será convidado(a) a analisar uma proposta para evidenciar as aprendizagens dos estudantes. O segundo módulo traz a oportunidade de criar e sugerir atividades que permitam evidenciar aprendizagens a partir de uma habilidade e dos objetivos definidos.​

Unidade 3: Atividades avaliativas para a coleta de evidências​

A unidade final está igualmente estruturada em dois módulos. No primeiro, buscaremos contribuir com o planejamento de Língua Portuguesa de duas professoras. Refletiremos sobre a importância de considerar o contexto da sala de aula no planejamento da coleta de evidências de aprendizagem, assim como na seleção das atividades mais coerentes para apoiar sua verificação. O último módulo do bloco fornecerá subsídios para pensarmos em estratégias para planejar e realizar a coleta de evidências.

 

Atividades avaliativas do curso

  • Para obter aprovação no curso, é preciso alcançar, no mínimo, 70% de média no conjunto dos quatro questionários avaliativos (um questionário por bloco).

Conheça as principais características:
Carga Horária:
40 horas

Áreas do Conhecimento:
Linguagens Ciências Humanas Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação

Recomendação Etapa/Série:
Ensino fundamental (anos finais)

Recomposição de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Carga Horária

40h