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Recomposição de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
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Recomposição de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
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Etiqueta CURSO 100% GRATUITO
Ícone BNCC ALINHADO À BNCC
Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

A defasagem de aprendizagem é um desafio ainda a ser superado na educação pública. Muitas vezes o problema é visto como se estivesse apenas no aluno. Por outras, casos comuns de dificuldade ou de diferenças no modo de aprender são confundidos com defasagem. A persistência dessa questão nos anos iniciais do Ensino Fundamental impacta a trajetória de estudos nos anos seguintes. É essencial agir para diminuir a defasagem, permitindo aos estudantes avançarem na construção de conhecimentos.

Neste curso, fruto da parceria com a Nova Escola, vamos trabalhar com estudos de caso e situações práticas que auxiliem na recomposição das aprendizagens dos estudantes. Conheceremos instrumentos e estratégias metodológicas de priorização de habilidades, propostas para elaborar avaliações diagnósticas, formativas e somativas e recursos para construir evidências de aprendizagens alinhadas aos parâmetros definidos pela Base Nacional Comum Curricular, a fim de que saibamos se nossos alunos estão avançando e possamos apoiá-los em seu desenvolvimento.

Professores das etapas: Ensino fundamental (anos iniciais)

Conteúdo Programático

O percurso formativo é composto de quatro blocos. Cada bloco possui três unidades, distribuídas em módulos.

Bloco 1: Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar

Unidade 1: Defasagem e aprendizagens fundamentais

A primeira unidade do bloco é composta de dois módulos. No módulo 1, você verá como a defasagem escolar perpassa a história da educação brasileira e se articula a aspectos que extrapolam a sala de aula. Analisará, ainda, como diferentes programas de recuperação e reforço escolar foram implementados e que resultados geraram, considerando fatores como permanência e qualidade. O módulo 2 será dedicado à reflexão sobre as aprendizagens essenciais. Vamos examinar a organização da progressão na BNCC com o objetivo de estabelecermos premissas centrais para a priorização.

Unidade 2: Avaliação diagnóstica e replanejamento

A segunda unidade também está distribuída em dois módulos. No primeiro, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre a avaliação diagnóstica, ferramenta central para a formulação de boas propostas de recomposição e para o (re)desenho das práticas pedagógicas. O segundo módulo aborda a organização dos tempos e dos espaços de aprendizagem.

Unidade 3: Estratégias metodológicas na escola

A unidade final do bloco é igualmente composta de dois módulos. No primeiro módulo, refletiremos sobre como elaborar um planejamento com propostas que favoreçam aos alunos a adoção de uma posição central no processo de aprendizagem. Falaremos sobre metodologias ativas e personalização. No segundo módulo, veremos como a organização da turma, a interdisciplinaridade e a mediação docente contribuem com a interação dos alunos com os objetos de conhecimento, colaborando para que aprendizagens efetivas sejam construídas.

Bloco 2: Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

Unidade 1: Como selecionar aprendizagens prioritárias

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, buscaremos relacionar a situação atual de aprendizagem dos estudantes com a necessidade e a importância de mobilizar as aprendizagens prioritárias. No módulo 2, trabalharemos sobre um instrumento de priorização curricular e aprofundaremos as discussões para o desenvolvimento e a continuidade do currículo colocando a “mão na massa”.  

Unidade 2: Construindo o fluxo das aprendizagens focais

A unidade também é composta de dois módulos. No primeiro deles, vamos abordar o tema da progressão das habilidades focais e identificar de que maneira a lógica da priorização curricular se materializa no componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No módulo seguinte, abordaremos os temas da progressão das habilidades focais e da lógica da priorização no componente de Matemática. Em ambos, exploraremos exemplos concretos por meio da realização de atividades práticas.  

Unidade 3: Estratégias metodológicas para aceleração das aprendizagens

A unidade está igualmente estruturada em dois módulos. No primeiro, vamos pensar nas características que as experiências de aprendizagem precisam ter para viabilizar a aceleração dos conhecimentos. Iremos rever as premissas da BNCC, conceituando uma a uma. Em seguida, acompanharemos a atuação de uma professora e refletiremos sobre como essas premissas aparecem nas experiências de aprendizagem. No último módulo do bloco, vivenciaremos situações distintas com duas professoras que estão efetivando estratégias de priorização. Nesse percurso, vamos identificar aspectos que deram ou não deram certo e planejar novas experiências.

Bloco 3: Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

Unidade 1: Evidências de aprendizagem na prática pedagógica

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, vamos reconhecer como o mapeamento de conhecimentos prévios dos alunos pode nos apoiar na definição de objetivos de aprendizagem para o desenvolvimento de uma habilidade. Também discutiremos sobre como as evidências de aprendizagem precisam dialogar com esses objetivos. No módulo 2, vamos refletir sobre qual o melhor momento para planejar as evidências, o papel do professor nesse processo e dos estudantes na evidenciação das novas aprendizagens.

Unidade 2: Como verificar a aprendizagem

A unidade também é composta de dois módulos. No primeiro deles, você será convidado(a) a analisar uma proposta para evidenciar as aprendizagens dos estudantes. O segundo módulo traz a oportunidade de criar e sugerir atividades que permitam evidenciar aprendizagens a partir de uma habilidade e dos objetivos definidos.

Unidade 3: Atividades avaliativas para a coleta de evidências

A unidade final está igualmente estruturada em dois módulos. No primeiro, buscaremos contribuir com o planejamento de Língua Portuguesa de duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Refletiremos sobre a importância de considerar o contexto da sala de aula no planejamento da coleta de evidências de aprendizagem, assim como na seleção das atividades mais coerentes para apoiar sua verificação. O último módulo do bloco fornecerá subsídios para pensarmos em estratégias para planejar e realizar a coleta de evidências.

Bloco 4: Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas

Unidade 1: Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental – desafios e possibilidades

Na unidade, composta de dois módulos, vamos refletir sobre os principais desafios da avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trataremos da necessidade de definirmos as habilidades essenciais, discutindo de que forma alinhamos os objetivos de aprendizagem a fim de atender às propostas da Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, a avaliação diagnóstica será usada como ponto de partida, permitindo identificar as demandas específicas das turmas.

Unidade 2: Planejamento, modalidades de avaliação e objetivos de aprendizagem

A unidade está distribuída em três módulos. O primeiro módulo resgata o conceito de avaliação, suas modalidades (diagnóstica, formativa e somativa) e momentos pedagógicos em que podem ser utilizadas. No segundo módulo, trataremos da avaliação no planejamento, focando o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem, as estratégias e os instrumentos, conforme cada faixa etária. No terceiro módulo, veremos como as rubricas e a autoavaliação podem auxiliar os estudantes na identificação de suas habilidades e no reconhecimento dos pontos de atenção.

Unidade 3: Língua Portuguesa e Matemática – estratégias e instrumentos avaliativos nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Na unidade final, composta de dois módulos, discutiremos que conceitos trabalhar, como avaliá-los e que estratégias adotar para superar desafios usando como guia os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Abordaremos possibilidades avaliativas que apoiem a progressão dos estudantes para os anos finais do Ensino Fundamental, além de ações propositivas para uma comunicação assertiva entre docentes dos dois segmentos.

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.


 

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • compreenda as causas e o significado da defasagem de aprendizagens, assim como sua relação com as expectativas de aprendizagem para cada ano escolar;
  • possa planejar contemplando estratégias pedagógicas inovadoras e adequadas para a recomposição de aprendizagens dos estudantes com defasagens;
  • possa selecionar aprendizagens essenciais que devem ser trabalhadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando instrumentos de priorização curricular;
  • caracterize e aplique de forma consciente e intencional as diferentes modalidades em que a avaliação pode se apresentar – diagnóstica, formativa e somativa;
  • garanta o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem, as experiências de aprendizagem e as avaliações;
  • reconheça a importância de planejar evidências para verificar e apoiar o avanço das aprendizagens.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se na busca por ampliar seu conhecimento;
  • compreenda os processos avaliativos e participe de sua construção;
  • mostre-se capaz de expressar aprendizagens e socializar o conhecimento construído, assim como exteriorizar dificuldades que apresenta e ajudas de que necessita para seguir avançando.

 

Como a BNCC é abordada?

A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de habilidades prioritárias. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, assim como indicadores alinhados às habilidades e aprendizagens essenciais. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.

Linguagens Ciências da Natureza Matemática Temas Contemporâneos Transversais
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Recomposição de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Professora sorri e aponta caderno do aluno, que está sentado, escrevendo.
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Chapéu de formatura CERTIFICADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO MEC

A defasagem de aprendizagem é um desafio ainda a ser superado na educação pública. Muitas vezes o problema é visto como se estivesse apenas no aluno. Por outras, casos comuns de dificuldade ou de diferenças no modo de aprender são confundidos com defasagem. A persistência dessa questão nos anos iniciais do Ensino Fundamental impacta a trajetória de estudos nos anos seguintes. É essencial agir para diminuir a defasagem, permitindo aos estudantes avançarem na construção de conhecimentos.

Neste curso, fruto da parceria com a Nova Escola, vamos trabalhar com estudos de caso e situações práticas que auxiliem na recomposição das aprendizagens dos estudantes. Conheceremos instrumentos e estratégias metodológicas de priorização de habilidades, propostas para elaborar avaliações diagnósticas, formativas e somativas e recursos para construir evidências de aprendizagens alinhadas aos parâmetros definidos pela Base Nacional Comum Curricular, a fim de que saibamos se nossos alunos estão avançando e possamos apoiá-los em seu desenvolvimento.

Professores das etapas: Ensino fundamental (anos iniciais)

Conteúdo Programático

O percurso formativo é composto de quatro blocos. Cada bloco possui três unidades, distribuídas em módulos.

Bloco 1: Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar

Unidade 1: Defasagem e aprendizagens fundamentais

A primeira unidade do bloco é composta de dois módulos. No módulo 1, você verá como a defasagem escolar perpassa a história da educação brasileira e se articula a aspectos que extrapolam a sala de aula. Analisará, ainda, como diferentes programas de recuperação e reforço escolar foram implementados e que resultados geraram, considerando fatores como permanência e qualidade. O módulo 2 será dedicado à reflexão sobre as aprendizagens essenciais. Vamos examinar a organização da progressão na BNCC com o objetivo de estabelecermos premissas centrais para a priorização.

Unidade 2: Avaliação diagnóstica e replanejamento

A segunda unidade também está distribuída em dois módulos. No primeiro, você vai aprofundar seus conhecimentos sobre a avaliação diagnóstica, ferramenta central para a formulação de boas propostas de recomposição e para o (re)desenho das práticas pedagógicas. O segundo módulo aborda a organização dos tempos e dos espaços de aprendizagem.

Unidade 3: Estratégias metodológicas na escola

A unidade final do bloco é igualmente composta de dois módulos. No primeiro módulo, refletiremos sobre como elaborar um planejamento com propostas que favoreçam aos alunos a adoção de uma posição central no processo de aprendizagem. Falaremos sobre metodologias ativas e personalização. No segundo módulo, veremos como a organização da turma, a interdisciplinaridade e a mediação docente contribuem com a interação dos alunos com os objetos de conhecimento, colaborando para que aprendizagens efetivas sejam construídas.

Bloco 2: Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

Unidade 1: Como selecionar aprendizagens prioritárias

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, buscaremos relacionar a situação atual de aprendizagem dos estudantes com a necessidade e a importância de mobilizar as aprendizagens prioritárias. No módulo 2, trabalharemos sobre um instrumento de priorização curricular e aprofundaremos as discussões para o desenvolvimento e a continuidade do currículo colocando a “mão na massa”.  

Unidade 2: Construindo o fluxo das aprendizagens focais

A unidade também é composta de dois módulos. No primeiro deles, vamos abordar o tema da progressão das habilidades focais e identificar de que maneira a lógica da priorização curricular se materializa no componente de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No módulo seguinte, abordaremos os temas da progressão das habilidades focais e da lógica da priorização no componente de Matemática. Em ambos, exploraremos exemplos concretos por meio da realização de atividades práticas.  

Unidade 3: Estratégias metodológicas para aceleração das aprendizagens

A unidade está igualmente estruturada em dois módulos. No primeiro, vamos pensar nas características que as experiências de aprendizagem precisam ter para viabilizar a aceleração dos conhecimentos. Iremos rever as premissas da BNCC, conceituando uma a uma. Em seguida, acompanharemos a atuação de uma professora e refletiremos sobre como essas premissas aparecem nas experiências de aprendizagem. No último módulo do bloco, vivenciaremos situações distintas com duas professoras que estão efetivando estratégias de priorização. Nesse percurso, vamos identificar aspectos que deram ou não deram certo e planejar novas experiências.

Bloco 3: Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

Unidade 1: Evidências de aprendizagem na prática pedagógica

A unidade é composta de dois módulos. No módulo 1, vamos reconhecer como o mapeamento de conhecimentos prévios dos alunos pode nos apoiar na definição de objetivos de aprendizagem para o desenvolvimento de uma habilidade. Também discutiremos sobre como as evidências de aprendizagem precisam dialogar com esses objetivos. No módulo 2, vamos refletir sobre qual o melhor momento para planejar as evidências, o papel do professor nesse processo e dos estudantes na evidenciação das novas aprendizagens.

Unidade 2: Como verificar a aprendizagem

A unidade também é composta de dois módulos. No primeiro deles, você será convidado(a) a analisar uma proposta para evidenciar as aprendizagens dos estudantes. O segundo módulo traz a oportunidade de criar e sugerir atividades que permitam evidenciar aprendizagens a partir de uma habilidade e dos objetivos definidos.

Unidade 3: Atividades avaliativas para a coleta de evidências

A unidade final está igualmente estruturada em dois módulos. No primeiro, buscaremos contribuir com o planejamento de Língua Portuguesa de duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Refletiremos sobre a importância de considerar o contexto da sala de aula no planejamento da coleta de evidências de aprendizagem, assim como na seleção das atividades mais coerentes para apoiar sua verificação. O último módulo do bloco fornecerá subsídios para pensarmos em estratégias para planejar e realizar a coleta de evidências.

Bloco 4: Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas

Unidade 1: Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental – desafios e possibilidades

Na unidade, composta de dois módulos, vamos refletir sobre os principais desafios da avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trataremos da necessidade de definirmos as habilidades essenciais, discutindo de que forma alinhamos os objetivos de aprendizagem a fim de atender às propostas da Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, a avaliação diagnóstica será usada como ponto de partida, permitindo identificar as demandas específicas das turmas.

Unidade 2: Planejamento, modalidades de avaliação e objetivos de aprendizagem

A unidade está distribuída em três módulos. O primeiro módulo resgata o conceito de avaliação, suas modalidades (diagnóstica, formativa e somativa) e momentos pedagógicos em que podem ser utilizadas. No segundo módulo, trataremos da avaliação no planejamento, focando o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem, as estratégias e os instrumentos, conforme cada faixa etária. No terceiro módulo, veremos como as rubricas e a autoavaliação podem auxiliar os estudantes na identificação de suas habilidades e no reconhecimento dos pontos de atenção.

Unidade 3: Língua Portuguesa e Matemática – estratégias e instrumentos avaliativos nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Na unidade final, composta de dois módulos, discutiremos que conceitos trabalhar, como avaliá-los e que estratégias adotar para superar desafios usando como guia os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Abordaremos possibilidades avaliativas que apoiem a progressão dos estudantes para os anos finais do Ensino Fundamental, além de ações propositivas para uma comunicação assertiva entre docentes dos dois segmentos.

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.


 

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • compreenda as causas e o significado da defasagem de aprendizagens, assim como sua relação com as expectativas de aprendizagem para cada ano escolar;
  • possa planejar contemplando estratégias pedagógicas inovadoras e adequadas para a recomposição de aprendizagens dos estudantes com defasagens;
  • possa selecionar aprendizagens essenciais que devem ser trabalhadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando instrumentos de priorização curricular;
  • caracterize e aplique de forma consciente e intencional as diferentes modalidades em que a avaliação pode se apresentar – diagnóstica, formativa e somativa;
  • garanta o alinhamento entre os objetivos de aprendizagem, as experiências de aprendizagem e as avaliações;
  • reconheça a importância de planejar evidências para verificar e apoiar o avanço das aprendizagens.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • sinta-se corresponsável pelo desenvolvimento de competências, habilidades e aprendizagens, engajando-se na busca por ampliar seu conhecimento;
  • compreenda os processos avaliativos e participe de sua construção;
  • mostre-se capaz de expressar aprendizagens e socializar o conhecimento construído, assim como exteriorizar dificuldades que apresenta e ajudas de que necessita para seguir avançando.

 

Como a BNCC é abordada?

A formação contempla a BNCC em todo o percurso do planejamento docente, do mapeamento dos saberes dos alunos à adoção de métodos para acompanhar e apoiar o desenvolvimento de habilidades prioritárias. São discutidas estratégias para estabelecer objetivos de aprendizagem e desenhar experiências que permitam o seu alcance em consonância com as expectativas definidas nas competências gerais e nas competências específicas das áreas e dos componentes curriculares, assim como indicadores alinhados às habilidades e aprendizagens essenciais. A participação dos estudantes é igualmente solicitada e encorajada ao longo do processo de construção da avaliação, incluindo a elaboração e a comunicação de critérios, fortalecendo seu caráter cooperativo, contínuo e formativo.

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