Jovem acena para o laptop e sorri.
Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia
Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia
Jovem acena para o laptop e sorri.
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) traz em suas diretrizes a orientação da necessidade de as redes de ensino tratarem as questões referentes ao desenvolvimento da cultura digital, da aprendizagem criativa, do pensamento computacional, da linguagem de programação e da robótica em seus currículos, possibilitando, assim, que crianças e jovens brasileiros estejam em sintonia com as competências e habilidades exigidas na sociedade do século XXI.

É fundamental que as escolas abordem a cultura digital e o pensamento computacional como propulsores da identificação de problemas e da busca de soluções a partir de sequências lógicas de passos, consolidando aprendizagens criativas e voltadas às realidades dos estudantes. Este curso convida educadores a fazerem uma imersão no tema de forma lúdica e “mão na massa”.

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O curso é uma parceria com o programa Pense Grande Tech, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento para os estudantes e educadores de Ensino Médio nos temas de empreendedorismo social, tecnologias digitais e projeto de vida, alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao propor o pensamento computacional e a resolução de problemas como alicerces da aprendizagem: instrumentaliza o professor com estratégias para o encorajamento de uma postura investigativa, criativa e problematizadora por parte dos estudantes.

Quero parabenizar a todos os envolvidos nas escolhas das temáticas e na metodologia das aprendizagens, que são muito práticas e proporcionam a interação direta do participante. Muito obrigada pela oportunidade.

Luisa Beatriz Ribar Vaz, RS

Objetivos

A formação busca promover uma familiarização dos professores ao trabalho com o pensamento computacional, que oportuniza a crianças e jovens a adoção de métodos sustentados no levantamento de problemas e na busca de soluções a partir de sequências lógicas de passos. Incentiva a aprendizagem criativa e a postura investigativa, propondo aos educadores desafios que podem também ser levados aos estudantes, em sintonia com as competências e habilidades requeridas na sociedade do século XXI.

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • identifique o que é o pensamento computacional e quais são seus quatro pilares;
  • analise a importância do pensamento computacional na aprendizagem;
  • entenda como aplicar o pensamento computacional na sua prática pedagógica;
  • elabore uma atividade para exercitar o pensamento computacional com seus alunos.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • utilize diferentes suportes e tecnologias para aprender;
  • consiga criar estratégias para resolver problemas a partir da aplicação dos quatro pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e geração de um algoritmo;
  • adote uma postura investigativa e torne a resolução de problemas um hábito para a vida, permitindo-se explorar, descobrir, formular e produzir (independentemente da ferramenta aplicada).

 

Unidades

​Unidade 1: Conceito​

Na unidade 1, busca-se conceituar o pensamento computacional (“PC”) a partir de uma explanação prática e contextualizada de seus quatro pilares: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo.​​

Unidade 2: Contexto​

A unidade 2 propõe a reflexão sobre a importância do pensamento computacional para a aprendizagem e demonstra como ele se relaciona com as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular, abrangendo diferentes áreas e componentes curriculares.​

Unidade 3: Prática​

A unidade 3 tem como foco sugestões de atividades que mobilizam as competências gerais, desenvolvem o currículo e fortalecem o pensamento computacional dos estudantes. Experiências e dicas “mão na massa” encorajam o professor a realizar ações plugadas e desplugadas: com e sem o uso do computador.​

Unidade 4: Criação​

A unidade final do curso busca consolidar os conceitos explorados por meio do convite à construção de micropráticas e do compartilhamento das produções do grupo de docentes.

 

Alinhamento à BNCC

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o pensamento computacional “envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos” (BRASIL, 2018, p. 474). Abrange e solicita, portanto, processos matemáticos de resolução de problemas, de investigação, de desenvolvimento e de modelagem. Conforme a BNCC, constituem “formas privilegiadas da atividade matemática, motivo pelo qual são, ao mesmo tempo, objeto e estratégia para a aprendizagem ao longo de todo o Ensino Fundamental” (BRASIL, 2018, p. 266). No Ensino Médio, na área de Matemática e suas Tecnologias, busca-se consolidar os conhecimentos desenvolvidos na etapa anterior e ampliar o acervo de recursos dos estudantes para que resolvam problemas mais complexos e de maior exigência de abstração. Ainda segundo a BNCC, os alunos “também devem construir uma visão mais integrada da Matemática, da Matemática com outras áreas do conhecimento e da aplicação da Matemática à realidade” (BRASIL, 2018, p. 471).

 

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
30 horas

Áreas do Conhecimento:
Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Argumentação Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Ensino médio

Autoria:

Instituto K4T Conhecimento para todos e Fundação Telefônica Vivo


Certificação:

Centro Universitário Braz Cubas

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) traz em suas diretrizes a orientação da necessidade de as redes de ensino tratarem as questões referentes ao desenvolvimento da cultura digital, da aprendizagem criativa, do pensamento computacional, da linguagem de programação e da robótica em seus currículos, possibilitando, assim, que crianças e jovens brasileiros estejam em sintonia com as competências e habilidades exigidas na sociedade do século XXI.

É fundamental que as escolas abordem a cultura digital e o pensamento computacional como propulsores da identificação de problemas e da busca de soluções a partir de sequências lógicas de passos, consolidando aprendizagens criativas e voltadas às realidades dos estudantes. Este curso convida educadores a fazerem uma imersão no tema de forma lúdica e “mão na massa”.

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O curso é uma parceria com o programa Pense Grande Tech, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento para os estudantes e educadores de Ensino Médio nos temas de empreendedorismo social, tecnologias digitais e projeto de vida, alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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Inova ao propor o pensamento computacional e a resolução de problemas como alicerces da aprendizagem: instrumentaliza o professor com estratégias para o encorajamento de uma postura investigativa, criativa e problematizadora por parte dos estudantes.

Quero parabenizar a todos os envolvidos nas escolhas das temáticas e na metodologia das aprendizagens, que são muito práticas e proporcionam a interação direta do participante. Muito obrigada pela oportunidade.

Luisa Beatriz Ribar Vaz, RS

Objetivos

A formação busca promover uma familiarização dos professores ao trabalho com o pensamento computacional, que oportuniza a crianças e jovens a adoção de métodos sustentados no levantamento de problemas e na busca de soluções a partir de sequências lógicas de passos. Incentiva a aprendizagem criativa e a postura investigativa, propondo aos educadores desafios que podem também ser levados aos estudantes, em sintonia com as competências e habilidades requeridas na sociedade do século XXI.

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • identifique o que é o pensamento computacional e quais são seus quatro pilares;
  • analise a importância do pensamento computacional na aprendizagem;
  • entenda como aplicar o pensamento computacional na sua prática pedagógica;
  • elabore uma atividade para exercitar o pensamento computacional com seus alunos.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • utilize diferentes suportes e tecnologias para aprender;
  • consiga criar estratégias para resolver problemas a partir da aplicação dos quatro pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e geração de um algoritmo;
  • adote uma postura investigativa e torne a resolução de problemas um hábito para a vida, permitindo-se explorar, descobrir, formular e produzir (independentemente da ferramenta aplicada).

 

Unidades

​Unidade 1: Conceito​

Na unidade 1, busca-se conceituar o pensamento computacional (“PC”) a partir de uma explanação prática e contextualizada de seus quatro pilares: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmo.​​

Unidade 2: Contexto​

A unidade 2 propõe a reflexão sobre a importância do pensamento computacional para a aprendizagem e demonstra como ele se relaciona com as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular, abrangendo diferentes áreas e componentes curriculares.​

Unidade 3: Prática​

A unidade 3 tem como foco sugestões de atividades que mobilizam as competências gerais, desenvolvem o currículo e fortalecem o pensamento computacional dos estudantes. Experiências e dicas “mão na massa” encorajam o professor a realizar ações plugadas e desplugadas: com e sem o uso do computador.​

Unidade 4: Criação​

A unidade final do curso busca consolidar os conceitos explorados por meio do convite à construção de micropráticas e do compartilhamento das produções do grupo de docentes.

 

Alinhamento à BNCC

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o pensamento computacional “envolve as capacidades de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções, de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento de algoritmos” (BRASIL, 2018, p. 474). Abrange e solicita, portanto, processos matemáticos de resolução de problemas, de investigação, de desenvolvimento e de modelagem. Conforme a BNCC, constituem “formas privilegiadas da atividade matemática, motivo pelo qual são, ao mesmo tempo, objeto e estratégia para a aprendizagem ao longo de todo o Ensino Fundamental” (BRASIL, 2018, p. 266). No Ensino Médio, na área de Matemática e suas Tecnologias, busca-se consolidar os conhecimentos desenvolvidos na etapa anterior e ampliar o acervo de recursos dos estudantes para que resolvam problemas mais complexos e de maior exigência de abstração. Ainda segundo a BNCC, os alunos “também devem construir uma visão mais integrada da Matemática, da Matemática com outras áreas do conhecimento e da aplicação da Matemática à realidade” (BRASIL, 2018, p. 471).

 

Atividade avaliativa

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
30 horas

Áreas do Conhecimento:
Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Argumentação Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Ensino médio

Autoria:

Instituto K4T Conhecimento para todos e Fundação Telefônica Vivo


Certificação:

Centro Universitário Braz Cubas

Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia
Curso Gratuito
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Carga Horária

30h