Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula

Caminhos para a Inovação:   Relações Práticas

De que disciplina e indisciplina cada educador fala? De que tipo de disciplina a ação pedagógica e a construção de conhecimentos necessitam? A obsessão pela manutenção da ordem é coerente com as formas como se aprende? Essas são algumas das interrogações que surgem entre professores diante da falta de disciplina dos alunos, do aumento da violência e da incivilidade. Contudo, não há disciplinamento e nem violências que se instalam subitamente. Resultam de um processo de acumulação, panorama que fundamenta e justifica a condução de um processo educativo preventivo.

Se você, professor(a), se identificou com as questões colocadas e com o tema em pauta, seja bem-vindo(a) ao curso. Precisamos entender muito mais sobre (in)disciplina do que o senso comum nos apresenta.

Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".
Próximas turmas
26 de outubro a 23 de novembro


Carga Horária: 50 horas

Áreas do Conhecimento: Ensino Religioso, Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade: Mediado


Recomendação Ciclo/Série: Educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio.

Autoria: Profa. Dra. Armgard Lutz e Profa. Leticia Lutz

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul



Como esse curso inova
Inova ao propor um novo olhar sobre os comportamentos de estudantes e professores, oferecendo opções de abordagens pedagógicas transformadoras para promover a solidariedade, a autonomia e a cooperação.

Competências gerais da BNCC mobilizadas nos alunos

Conhecimento
Argumentação
Empatia e cooperação
Autoconhecimento e autocuidado
Responsabilidade e cidadania

Veja alguns depoimentos sobre o curso

Antes da formação, estava remando contra a maré. Era um passo para frente e dois para trás. O tema me ensinou a ver a indisciplina com outro olhar. Tenho consciência que falta muito para o ideal, mas o caminho está muito mais fácil de seguir. Sônia dos Santos, ES.
"
"