Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula

Caminhos para a Inovação:   Relações

Seja bem-vindo(a)!

De que disciplina e indisciplina cada professor fala? De que tipo de disciplina o ato pedagógico necessita? A obsessão pela manutenção da ordem está coerente com as atuais formas de aprender? O disciplinamento por si só é suficiente? Será que a disciplina tem relação com o desejo de exercer poder, com a necessidade de respeitar hierarquias ou de estabelecer ordem no sentido de organização arbitrária e autoritária?

Essas são algumas das interrogações que surgem diante das apreensões dos professores com a falta de disciplina dos alunos, com o aumento da violência e da incivilidade. Alunos e professores vivem na gangorra de ora vítimas, ora agressores. Contudo, não há disciplinamento e nem violências que se instalam subitamente. Resultam de um processo de acumulação, daí a necessidade de um processo educativo preventivo, como forma de antecipação aos fatos mais e menos graves.


Se você, professor(a), se  identificou com alguma(s) das questões colocadas e com o tema em pauta, não deixe de se inscrever e participar do curso. Precisamos entender muito mais sobre (in)disciplina do que o senso comum nos apresenta.

18 de fevereiro a 18 de março
Próximas turmas


Carga Horária: 40 horas

Áreas do Conhecimento: Ensino Religioso

Modalidade: Mediado


Recomendação Ciclo/Série: Todos os ciclos e séries, de acordo com os objetivos pedagógicos definidos.

Autoria: Profa. Dra. Armgard Lutz e Profa. Leticia Lutz

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul



Como esse curso inova
Inova ao trazer opções de abordagens transformadoras sobre práticas que tradicionalmente operam a exclusão.

Competências gerais da BNCC mobilizadas nos alunos

Conhecimento
Argumentação
Empatia e cooperação
Autoconhecimento e autocuidado
Responsabilidade e Cidadania