Que tal incentivar o aprendizado dos seus alunos com o uso de tecnologia? Este curso incentiva os professores a colocar a criatividade dos estudantes em ação, explorando ferramentas digitais que instigam o interesse e apoiam a autoria de crianças e jovens – como construtores de sites, quadrinhos, vídeos e peças gráficas. Também ajuda a criar conexões destes recursos com as diferentes etapas da Educação Básica, áreas e componentes curriculares.
Unidade 1: BNCC, autoria e cultura digital – promissores encontro
Explora as conexões entre a BNCC, a Computação e as tecnologias digitais, destacando sua aplicação em diversas áreas e habilidades ao longo da Educação Básica.
Unidade 2: Espaços de aprendizagem e compartilhamento
Foca na criação de espaços on-line para compartilhar e publicar informações, como sites e ambientes virtuais de aprendizagem.
Unidade 3: Alunos escritores
Aborda sistemas que incentivam a autoria e a interação por meio da escrita.
Unidade 4: Desafios digitais
Propõe o uso de ferramentas digitais para criar tarefas, pesquisas e desafios.
Unidade 5: Produções colaborativas
Explora recursos para a elaboração de projetos multimídia.
Unidade 6: Criação e edição de vídeos
Ensina a compor e editar vídeos utilizando aplicativos e ferramentas on-line.
Unidade 7: Quadrinhos digitais
Apresenta recursos para a criação de histórias em quadrinhos digitais.
Unidade 8: Produção gráfica e acessibilidade
Introduz ferramentas para criação de peças gráficas e discute tecnologias assistivas e o Desenho Universal para a Aprendizagem, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência.
Unidade 9: Práticas pedagógicas inclusivas\
Oferece inspirações e estratégias para tornar o ambiente escolar mais acessível, com base nas dimensões da acessibilidade.
Avaliação avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Que tal incentivar o aprendizado dos seus alunos com o uso de tecnologia? Este curso incentiva os professores a colocar a criatividade dos estudantes em ação, explorando ferramentas digitais que instigam o interesse e apoiam a autoria de crianças e jovens – como construtores de sites, quadrinhos, vídeos e peças gráficas. Também ajuda a criar conexões destes recursos com as diferentes etapas da Educação Básica, áreas e componentes curriculares.
Unidade 1: BNCC, autoria e cultura digital – promissores encontro
Explora as conexões entre a BNCC, a Computação e as tecnologias digitais, destacando sua aplicação em diversas áreas e habilidades ao longo da Educação Básica.
Unidade 2: Espaços de aprendizagem e compartilhamento
Foca na criação de espaços on-line para compartilhar e publicar informações, como sites e ambientes virtuais de aprendizagem.
Unidade 3: Alunos escritores
Aborda sistemas que incentivam a autoria e a interação por meio da escrita.
Unidade 4: Desafios digitais
Propõe o uso de ferramentas digitais para criar tarefas, pesquisas e desafios.
Unidade 5: Produções colaborativas
Explora recursos para a elaboração de projetos multimídia.
Unidade 6: Criação e edição de vídeos
Ensina a compor e editar vídeos utilizando aplicativos e ferramentas on-line.
Unidade 7: Quadrinhos digitais
Apresenta recursos para a criação de histórias em quadrinhos digitais.
Unidade 8: Produção gráfica e acessibilidade
Introduz ferramentas para criação de peças gráficas e discute tecnologias assistivas e o Desenho Universal para a Aprendizagem, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência.
Unidade 9: Práticas pedagógicas inclusivas\
Oferece inspirações e estratégias para tornar o ambiente escolar mais acessível, com base nas dimensões da acessibilidade.
Avaliação avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.