*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A curiosidade e a autoria são motores da aprendizagem. Entre as muitas demandas do professor, cultivar a indagação genuína do estudante, permitir que expresse o que pensa e favorecer suas criações talvez sejam as mais importantes.
Na formação Tecnologias digitais na prática pedagógica para criar e compartilhar, que revisita e amplia o curso BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender, buscaremos colocar a criatividade dos estudantes em ação para que desenvolvam habilidades e conhecimentos previstos pela Base Nacional Comum Curricular e pelo seu complemento – BNCC Computação.
Juntas(os), exploraremos ferramentas que instigam o interesse de crianças e jovens – como construtores de sites, quadrinhos, vídeos e peças gráficas – e analisaremos as conexões favorecidas por estes recursos com diferentes etapas da Educação Básica, áreas e componentes curriculares. Contaremos com as tecnologias digitais da perspectiva da autoria: da expressão de hipóteses ao compartilhamento de descobertas.
Conteúdo programático
Unidade 1: BNCC, autoria e cultura digital – promissores encontros
Na unidade 1, são abordadas as conexões da Base Nacional Comum Curricular e da BNCC Computação com a autoria e as tecnologias digitais ao longo das etapas da Educação Básica, permeando áreas, competências específicas e habilidades dos diferentes componentes curriculares e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Unidade 2: Espaços para aprender e compartilhar
Na unidade 2, os professores participantes aprendem a construir espaços on-line para o compartilhamento e a publicação de informações, como websites e ambientes virtuais de aprendizagem.
Unidade 3: Alunos escritores
Na unidade 3, são explorados sistemas para apoiar a autoria e a interação por meio da escrita.
Unidade 4: Elaborando desafios
A unidade 4 propõe a experimentação de recursos digitais para criar tarefas, pesquisas e desafios.
Unidade 5: Planejando e construindo juntos
A unidade 5 convida à exploração de recursos para elaborar produções multimídia colaborativas.
Unidade 6: Luz, câmera, criação!
Na unidade 6, os participantes aprendem a compor e editar vídeos utilizando aplicativos e sistemas on-line.
Unidade 7: Diversão quadro a quadro
Na unidade 7, são abordados recursos para criar quadrinhos digitais.
Unidade 8: Arte final
A unidade 8 propõe a experimentação de ferramentas para produzir peças gráficas.
Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
- explore o potencial construtivo das tecnologias digitais, encorajando a autoria dos estudantes;
- promova novos letramentos em consonância com condutas éticas e responsáveis;
- conheça as conexões entre a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC Computação, processos e elementos da cultura digital;
- experimente, conforme suas possibilidades, recursos e sistemas de produção e compartilhamento multimídia, como construtores de sites, ambientes virtuais de aprendizagem, editores colaborativos e ferramentas para criação de apresentações, tarefas, quadrinhos, vídeos e peças gráficas.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- utilize tecnologias digitais para criar projetos de forma ética, crítica e responsável;
- desenvolva produções autorais com coesão, coerência e adequação à finalidade de comunicação;
- cultive e exercite a curiosidade e o pensamento inventivo;
- mostre-se capaz de continuar aprendendo por meio da exploração de recursos e sistemas de produção e compartilhamento multimídia, como construtores de sites, ambientes virtuais de aprendizagem, editores colaborativos e ferramentas para criação de apresentações, tarefas, quadrinhos, vídeos e peças gráficas.
Como a BNCC é abordada?
As tecnologias digitais são tematizadas já nas competências gerais da Educação Básica, que sintetizam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes e que se articulam na construção de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2018, p. 08 e 09). A quinta entre as dez competências gerais corresponde a:
"Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva" (BRASIL, 2018, p. 09).
O complemento à BNCC – Computação na Educação Básica, homologado em 2022, estabelece novas competências e habilidades para as etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, assim como premissas e objetivos de aprendizagem para a Educação Infantil. A distribuição das habilidades é orientada por três eixos, antecipados no texto geral da BNCC (BRASIL, 2018, p. 474), que constituem áreas fundamentais da Computação, conforme as Normas sobre Computação na Educação Básica: Pensamento computacional, Mundo digital e Cultura digital.
É papel do docente se questionar continuamente sobre como um mundo conectado transforma a relação do aluno com o conhecimento. Desenvolver a fluência em novos letramentos em consonância com condutas éticas e responsáveis requer ação e reflexão dos estudantes. Para isso, paralelamente aos aspectos de acesso a informações, compartilhamento e comunicação, é preciso desvelar e experimentar com nossas turmas o potencial construtivo das tecnologias digitais – a autoria.
A BNCC fortalece a autoria em variados âmbitos: no planejamento e na implementação de projetos, na escrita, na curadoria, na resolução de problemas, na criação artística, na expressão de ideias, hipóteses, vontades e sentimentos. O curso aborda as conexões da Base e de seu complemento – BNCC Computação com a autoria e as tecnologias digitais ao longo das etapas da Educação Básica, permeando áreas, competências específicas e habilidades dos componentes curriculares e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Centro Universitário Braz Cubas
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
A curiosidade e a autoria são motores da aprendizagem. Entre as muitas demandas do professor, cultivar a indagação genuína do estudante, permitir que expresse o que pensa e favorecer suas criações talvez sejam as mais importantes.
Na formação Tecnologias digitais na prática pedagógica para criar e compartilhar, que revisita e amplia o curso BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender, buscaremos colocar a criatividade dos estudantes em ação para que desenvolvam habilidades e conhecimentos previstos pela Base Nacional Comum Curricular e pelo seu complemento – BNCC Computação.
Juntas(os), exploraremos ferramentas que instigam o interesse de crianças e jovens – como construtores de sites, quadrinhos, vídeos e peças gráficas – e analisaremos as conexões favorecidas por estes recursos com diferentes etapas da Educação Básica, áreas e componentes curriculares. Contaremos com as tecnologias digitais da perspectiva da autoria: da expressão de hipóteses ao compartilhamento de descobertas.
Conteúdo programático
Unidade 1: BNCC, autoria e cultura digital – promissores encontros
Na unidade 1, são abordadas as conexões da Base Nacional Comum Curricular e da BNCC Computação com a autoria e as tecnologias digitais ao longo das etapas da Educação Básica, permeando áreas, competências específicas e habilidades dos diferentes componentes curriculares e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Unidade 2: Espaços para aprender e compartilhar
Na unidade 2, os professores participantes aprendem a construir espaços on-line para o compartilhamento e a publicação de informações, como websites e ambientes virtuais de aprendizagem.
Unidade 3: Alunos escritores
Na unidade 3, são explorados sistemas para apoiar a autoria e a interação por meio da escrita.
Unidade 4: Elaborando desafios
A unidade 4 propõe a experimentação de recursos digitais para criar tarefas, pesquisas e desafios.
Unidade 5: Planejando e construindo juntos
A unidade 5 convida à exploração de recursos para elaborar produções multimídia colaborativas.
Unidade 6: Luz, câmera, criação!
Na unidade 6, os participantes aprendem a compor e editar vídeos utilizando aplicativos e sistemas on-line.
Unidade 7: Diversão quadro a quadro
Na unidade 7, são abordados recursos para criar quadrinhos digitais.
Unidade 8: Arte final
A unidade 8 propõe a experimentação de ferramentas para produzir peças gráficas.
Atividade avaliativa do curso
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Objetivos
A partir do curso, espera-se que o professor:
- explore o potencial construtivo das tecnologias digitais, encorajando a autoria dos estudantes;
- promova novos letramentos em consonância com condutas éticas e responsáveis;
- conheça as conexões entre a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC Computação, processos e elementos da cultura digital;
- experimente, conforme suas possibilidades, recursos e sistemas de produção e compartilhamento multimídia, como construtores de sites, ambientes virtuais de aprendizagem, editores colaborativos e ferramentas para criação de apresentações, tarefas, quadrinhos, vídeos e peças gráficas.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- utilize tecnologias digitais para criar projetos de forma ética, crítica e responsável;
- desenvolva produções autorais com coesão, coerência e adequação à finalidade de comunicação;
- cultive e exercite a curiosidade e o pensamento inventivo;
- mostre-se capaz de continuar aprendendo por meio da exploração de recursos e sistemas de produção e compartilhamento multimídia, como construtores de sites, ambientes virtuais de aprendizagem, editores colaborativos e ferramentas para criação de apresentações, tarefas, quadrinhos, vídeos e peças gráficas.
Como a BNCC é abordada?
As tecnologias digitais são tematizadas já nas competências gerais da Educação Básica, que sintetizam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes e que se articulam na construção de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2018, p. 08 e 09). A quinta entre as dez competências gerais corresponde a:
"Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva" (BRASIL, 2018, p. 09).
O complemento à BNCC – Computação na Educação Básica, homologado em 2022, estabelece novas competências e habilidades para as etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, assim como premissas e objetivos de aprendizagem para a Educação Infantil. A distribuição das habilidades é orientada por três eixos, antecipados no texto geral da BNCC (BRASIL, 2018, p. 474), que constituem áreas fundamentais da Computação, conforme as Normas sobre Computação na Educação Básica: Pensamento computacional, Mundo digital e Cultura digital.
É papel do docente se questionar continuamente sobre como um mundo conectado transforma a relação do aluno com o conhecimento. Desenvolver a fluência em novos letramentos em consonância com condutas éticas e responsáveis requer ação e reflexão dos estudantes. Para isso, paralelamente aos aspectos de acesso a informações, compartilhamento e comunicação, é preciso desvelar e experimentar com nossas turmas o potencial construtivo das tecnologias digitais – a autoria.
A BNCC fortalece a autoria em variados âmbitos: no planejamento e na implementação de projetos, na escrita, na curadoria, na resolução de problemas, na criação artística, na expressão de ideias, hipóteses, vontades e sentimentos. O curso aborda as conexões da Base e de seu complemento – BNCC Computação com a autoria e as tecnologias digitais ao longo das etapas da Educação Básica, permeando áreas, competências específicas e habilidades dos componentes curriculares e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Centro Universitário Braz Cubas