Aluna sorri enquanto trabalha com um computador ao lado de outros estudantes.
Tecnologias digitais na prática pedagógica para criar e compartilhar

Período de realização: 19/02 a 15/04

Tecnologias digitais na prática pedagógica para criar e compartilhar
Aluna sorri enquanto trabalha com um computador ao lado de outros estudantes.
Indique este curso:

Período de realização: 19/02 a 15/04


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

A curiosidade e a autoria são motores da aprendizagem. Entre as muitas demandas do professor, cultivar a indagação genuína do estudante, permitir que expresse o que pensa e favorecer suas criações talvez sejam as mais importantes.​

Na formação Tecnologias digitais na prática pedagógica para criar e compartilhar, que revisita e amplia o curso BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender, buscaremos colocar a criatividade dos estudantes em ação para que desenvolvam habilidades e conhecimentos previstos pela Base Nacional Comum Curricular e pelo seu complemento – BNCC Computação.

Juntas(os), exploraremos ferramentas que instigam o interesse de crianças e jovens – como construtores de sites, quadrinhos, vídeos e peças gráficas – e analisaremos as conexões favorecidas por estes recursos com diferentes etapas da Educação Básica, áreas e componentes curriculares. Contaremos com as tecnologias digitais da perspectiva da autoria: da expressão de hipóteses ao compartilhamento de descobertas.

Eu achei ótimo: nunca tinha feito um curso tão completo e que me deu tantas ideias para trabalhar com os meus estudantes.

Francielia de Oliveira Costa, PB

Conteúdo programático

Unidade 1: BNCC, autoria e cultura digital – promissores encontros​

Na unidade 1, são abordadas as conexões da Base Nacional Comum Curricular e da BNCC Computação com a autoria e as tecnologias digitais ao longo das etapas da Educação Básica, permeando áreas, competências específicas e habilidades dos diferentes componentes curriculares e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.​

Unidade 2: Espaços para aprender e compartilhar​

Na unidade 2, os professores participantes aprendem a construir espaços on-line para o compartilhamento e a publicação de informações, como websites e ambientes virtuais de aprendizagem.​​

Unidade 3: Alunos escritores​

Na unidade 3, são explorados sistemas para apoiar a autoria e a interação por meio da escrita.​

Unidade 4: Elaborando desafios​

A unidade 4 propõe a experimentação de recursos digitais para criar tarefas, pesquisas e desafios.​

Unidade 5: Planejando e construindo juntos​

A unidade 5 convida à exploração de recursos para elaborar produções multimídia colaborativas.​

Unidade 6: Luz, câmera, criação!​

Na unidade 6, os participantes aprendem a compor e editar vídeos utilizando aplicativos e sistemas on-line.​​

Unidade 7: Diversão quadro a quadro​

Na unidade 7, são abordados recursos para criar quadrinhos digitais.​

Unidade 8: Arte final

A unidade 8 propõe a experimentação de ferramentas para produzir peças gráficas.

Atividade avaliativa do curso

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.


 

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • explore o potencial construtivo das tecnologias digitais, encorajando a autoria dos estudantes;​
  • promova novos letramentos em consonância com condutas éticas e responsáveis;​
  • conheça as conexões entre a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC Computação, processos e elementos da cultura digital;​
  • experimente, conforme suas possibilidades, recursos e sistemas de produção e compartilhamento multimídia, como construtores​ de sites, ambientes virtuais de aprendizagem, editores colaborativos e ferramentas para criação de apresentações, tarefas, quadrinhos,​ vídeos e peças gráficas.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • utilize tecnologias digitais para criar projetos de forma ética, crítica e responsável;
  • desenvolva produções autorais com coesão, coerência e adequação à finalidade de comunicação;
  • cultive e exercite a curiosidade e o pensamento inventivo;
  • mostre-se capaz de continuar aprendendo por meio da exploração de recursos e sistemas de produção e compartilhamento multimídia, como construtores de sites, ambientes virtuais de aprendizagem, editores colaborativos e ferramentas para criação de apresentações, tarefas, quadrinhos, vídeos e peças gráficas.

 

Como a BNCC é abordada?

As tecnologias digitais são tematizadas já nas competências gerais da Educação Básica, que sintetizam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes e que se articulam na construção de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2018, p. 08 e 09). A quinta entre as dez competências gerais corresponde a:

"Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva" (BRASIL, 2018, p. 09).

O complemento à BNCC – Computação na Educação Básica, homologado em 2022, estabelece novas competências e habilidades para as etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, assim como premissas e objetivos de aprendizagem para a Educação Infantil. A distribuição das habilidades é orientada por três eixos, antecipados no texto geral da BNCC (BRASIL, 2018, p. 474), que constituem áreas fundamentais da Computação, conforme as Normas sobre Computação na Educação Básica: Pensamento computacional, Mundo digital e Cultura digital.

É papel do docente se questionar continuamente sobre como um mundo conectado transforma a relação do aluno com o conhecimento. Desenvolver a fluência em novos letramentos em consonância com condutas éticas e responsáveis requer ação e reflexão dos estudantes. Para isso, paralelamente aos aspectos de acesso a informações, compartilhamento e comunicação, é preciso desvelar e experimentar com nossas turmas o potencial construtivo das tecnologias digitais – a autoria.

A BNCC fortalece a autoria em variados âmbitos: no planejamento e na implementação de projetos, na escrita, na curadoria, na resolução de problemas, na criação artística, na expressão de ideias, hipóteses, vontades e sentimentos. O curso aborda as conexões da Base e de seu complemento – BNCC Computação com a autoria e as tecnologias digitais ao longo das etapas da Educação Básica, permeando áreas, competências específicas e habilidades dos componentes curriculares e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horas

Áreas do Conhecimento:
Linguagens Ciências da Natureza Ciências Humanas Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio

Autoria:

Patrícia Behling Schäfer


Certificação:

Centro Universitário Braz Cubas

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

Período de realização: 19/02 a 15/04


*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***

A curiosidade e a autoria são motores da aprendizagem. Entre as muitas demandas do professor, cultivar a indagação genuína do estudante, permitir que expresse o que pensa e favorecer suas criações talvez sejam as mais importantes.​

Na formação Tecnologias digitais na prática pedagógica para criar e compartilhar, que revisita e amplia o curso BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender, buscaremos colocar a criatividade dos estudantes em ação para que desenvolvam habilidades e conhecimentos previstos pela Base Nacional Comum Curricular e pelo seu complemento – BNCC Computação.

Juntas(os), exploraremos ferramentas que instigam o interesse de crianças e jovens – como construtores de sites, quadrinhos, vídeos e peças gráficas – e analisaremos as conexões favorecidas por estes recursos com diferentes etapas da Educação Básica, áreas e componentes curriculares. Contaremos com as tecnologias digitais da perspectiva da autoria: da expressão de hipóteses ao compartilhamento de descobertas.

Eu achei ótimo: nunca tinha feito um curso tão completo e que me deu tantas ideias para trabalhar com os meus estudantes.

Francielia de Oliveira Costa, PB

Conteúdo programático

Unidade 1: BNCC, autoria e cultura digital – promissores encontros​

Na unidade 1, são abordadas as conexões da Base Nacional Comum Curricular e da BNCC Computação com a autoria e as tecnologias digitais ao longo das etapas da Educação Básica, permeando áreas, competências específicas e habilidades dos diferentes componentes curriculares e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.​

Unidade 2: Espaços para aprender e compartilhar​

Na unidade 2, os professores participantes aprendem a construir espaços on-line para o compartilhamento e a publicação de informações, como websites e ambientes virtuais de aprendizagem.​​

Unidade 3: Alunos escritores​

Na unidade 3, são explorados sistemas para apoiar a autoria e a interação por meio da escrita.​

Unidade 4: Elaborando desafios​

A unidade 4 propõe a experimentação de recursos digitais para criar tarefas, pesquisas e desafios.​

Unidade 5: Planejando e construindo juntos​

A unidade 5 convida à exploração de recursos para elaborar produções multimídia colaborativas.​

Unidade 6: Luz, câmera, criação!​

Na unidade 6, os participantes aprendem a compor e editar vídeos utilizando aplicativos e sistemas on-line.​​

Unidade 7: Diversão quadro a quadro​

Na unidade 7, são abordados recursos para criar quadrinhos digitais.​

Unidade 8: Arte final

A unidade 8 propõe a experimentação de ferramentas para produzir peças gráficas.

Atividade avaliativa do curso

Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.


 

Objetivos

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • explore o potencial construtivo das tecnologias digitais, encorajando a autoria dos estudantes;​
  • promova novos letramentos em consonância com condutas éticas e responsáveis;​
  • conheça as conexões entre a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC Computação, processos e elementos da cultura digital;​
  • experimente, conforme suas possibilidades, recursos e sistemas de produção e compartilhamento multimídia, como construtores​ de sites, ambientes virtuais de aprendizagem, editores colaborativos e ferramentas para criação de apresentações, tarefas, quadrinhos,​ vídeos e peças gráficas.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • utilize tecnologias digitais para criar projetos de forma ética, crítica e responsável;
  • desenvolva produções autorais com coesão, coerência e adequação à finalidade de comunicação;
  • cultive e exercite a curiosidade e o pensamento inventivo;
  • mostre-se capaz de continuar aprendendo por meio da exploração de recursos e sistemas de produção e compartilhamento multimídia, como construtores de sites, ambientes virtuais de aprendizagem, editores colaborativos e ferramentas para criação de apresentações, tarefas, quadrinhos, vídeos e peças gráficas.

 

Como a BNCC é abordada?

As tecnologias digitais são tematizadas já nas competências gerais da Educação Básica, que sintetizam os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes e que se articulam na construção de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2018, p. 08 e 09). A quinta entre as dez competências gerais corresponde a:

"Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva" (BRASIL, 2018, p. 09).

O complemento à BNCC – Computação na Educação Básica, homologado em 2022, estabelece novas competências e habilidades para as etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, assim como premissas e objetivos de aprendizagem para a Educação Infantil. A distribuição das habilidades é orientada por três eixos, antecipados no texto geral da BNCC (BRASIL, 2018, p. 474), que constituem áreas fundamentais da Computação, conforme as Normas sobre Computação na Educação Básica: Pensamento computacional, Mundo digital e Cultura digital.

É papel do docente se questionar continuamente sobre como um mundo conectado transforma a relação do aluno com o conhecimento. Desenvolver a fluência em novos letramentos em consonância com condutas éticas e responsáveis requer ação e reflexão dos estudantes. Para isso, paralelamente aos aspectos de acesso a informações, compartilhamento e comunicação, é preciso desvelar e experimentar com nossas turmas o potencial construtivo das tecnologias digitais – a autoria.

A BNCC fortalece a autoria em variados âmbitos: no planejamento e na implementação de projetos, na escrita, na curadoria, na resolução de problemas, na criação artística, na expressão de ideias, hipóteses, vontades e sentimentos. O curso aborda as conexões da Base e de seu complemento – BNCC Computação com a autoria e as tecnologias digitais ao longo das etapas da Educação Básica, permeando áreas, competências específicas e habilidades dos componentes curriculares e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horas

Áreas do Conhecimento:
Linguagens Ciências da Natureza Ciências Humanas Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Cultura Digital

Recomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino médio

Autoria:

Patrícia Behling Schäfer


Certificação:

Centro Universitário Braz Cubas

Tecnologias digitais na prática pedagógica para criar e compartilhar
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Período de realização

19/02 a 15/04

Carga Horária

20h