Quatro jovens reunidos em um parque visualizam a tela de um tablet.
Escola Digital: tecnologias e currículo
Escola Digital: tecnologias e currículo
Quatro jovens reunidos em um parque visualizam a tela de um tablet.
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***


As tecnologias digitais estão presentes no dia a dia e nos trazem muitas facilidades, da obtenção de serviços ao acesso à informação. Os desafios do período atípico que vivenciamos, em que o ensino remoto ou parcialmente presencial permanecem as alternativas possíveis em muitos territórios, realçam a necessidade de inserir a escola na cultura digital e apoiar o desenvolvimento de alunos desta nova geração, demandas que caminham ao lado da urgência da inclusão digital de todos.

Para ajudar você, professor(a), nesta missão, disponibilizamos o curso Escola Digital: tecnologias e currículo, que agora é oferecido na Plataforma Escolas Conectadas. Ele objetiva colaborar na conexão das tecnologias digitais ao currículo e às práticas pedagógicas, fortalecendo atividades e planos de aula. Você terá a oportunidade de criar conteúdos e recursos digitais, além de conhecer meios de tornar também seus alunos protagonistas nesse processo.

Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".

Realize um tour.

Sugestão de curso complementar
Vale lembrar que oferecemos a formação complementar a este curso, o Escola Digital: tecnologias e currículo - Gestores. Embora direcionado à equipe gestora, o módulo complementar, com duração de 10 horas, não se restringe a ela, uma vez que a gestão – seja da escola, seja da turma – no contexto da sociedade em rede traz desafios que podem ser trabalhados e ter soluções enriquecedoras construídas em colaboração.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao instrumentalizar o professor para usos construtivos e contextualizados de diferentes tecnologias com seus alunos, enfatizando a reflexão crítica, a autoria e o trabalho em rede.

As atividades propostas no curso eu desenvolvo em minha sala de aula, sempre há uma aceitação muito boa por parte dos alunos, pois a plataforma nos proporciona muita novidade.

Mércia Karla Oliveira Araújo da Silva, PB.

Objetivos

O curso tem por objetivo colaborar na conexão das tecnologias digitais às práticas pedagógicas, fortalecendo atividades, projetos e planos de aula, com suporte da plataforma Escola Digital. Propõe a análise de formas de criar conteúdos e recursos digitais e de meios de tornar também alunos protagonistas nesse processo.

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • reflita sobre o impacto da presença das tecnologias digitais na vida dos estudantes;
  • analise e aplique usos dos recursos tecnológicos que estabeleçam um diálogo crítico com as demandas da sociedade da informação;
  • conheça e desenvolva métodos que conectem currículo e cultura digital, transformando as relações escolares;
  • experimente o trabalho com objetos digitais de aprendizagem, favorecendo também aos alunos que assumam o papel de curadores e construtores de recursos para aprender.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • realize um uso crítico e responsável dos recursos tecnológicos e das redes de informação (com apoio e supervisão);
  • desenvolva letramentos em recursos multimídia (como textos, fotos, vídeos, áudios) disponíveis na rede de computadores;
  • ultrapasse a perspectiva do consumo, sendo também capaz de criar com tecnologias.

 


 

Módulos

Módulo 1 - Currículo e tecnologia

O módulo 1 propõe uma varredura pelas principais características da cultura digital, sobretudo a partir da Web 2.0, e de meios de integrá-las ao currículo em benefício da aprendizagem dos estudantes. Além dos atributos vinculados à criação, ao compartilhamento e à comunicação, são discutidas as dimensões ética e política do uso das redes, buscando apoiar a adoção de uma postura crítica e consciente por parte de educadores e alunos.

Unidade 1 - A cultura digital

Unidade 2 - Modos de a tecnologia estar presente na escola

Unidade 3 - Currículo e tecnologia, como integrar?

Módulo 2 - Plataforma Escola Digital

No módulo 2, é apresentada e explorada a plataforma Escola Digital. O professor tem a oportunidade de conhecer seus recursos e meios de experimentá-la no planejamento das aulas e no trabalho com os estudantes. Também refletirá sobre questões relativas à seleção e à utilização de objetos e ferramentas digitais no âmbito da ação educativa.

Unidade 1 - Como usamos as TDIC na escola?

Unidade 2 - Refletindo sobre os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs)

Unidade 3 - Explorando a plataforma Escola Digital

Módulo 3 - Curando e produzindo ODAs

O terceiro módulo do curso tem como objetivo discutir possibilidades de curadoria e produção de objetos digitais de aprendizagem e de outros recursos computacionais, mobilizando essa ação entre alunos e professores. Para isso, traz exemplos concretos, dicas e orientações que subsidiam a criação de revistas digitais, vídeos e podcasts.

Unidade 1 - De usuário a curador/produtor: um deslocamento necessário

Unidade 2 - Usando agregadores de conteúdo

Unidade 3 - Produzindo áudio

Unidade 4 - Produzindo vídeos

Módulo 4 - Planejando com o uso de ODAs e ferramentas

Após analisar características da cultura digital, potencialidades de um webcurrículo, ferramentas da plataforma Escola Digital e meios de curar e produzir recursos pedagógicos, o quarto e último módulo da formação explora a integração de tecnologias digitais aos planejamentos específicos de cada área de atuação docente.

Unidade 1 - Analisando o uso de ODAs em diferentes áreas

Unidade 2 - Analisando e criando propostas de uso de recursos digitais na escola

Unidade 3 - Analisando e criando atividades que incluem ODAs

 

Alinhamento à BNCC

A quinta das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular para todo o ciclo da educação básica refere a utilização e criação de “tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BRASIL, 2018, p. 9). Desde o Ensino Fundamental, há a orientação de que os docentes usufruam as vantagens dessa natural inserção dos alunos na cultura digital para além da perspectiva do consumo, incentivando que sejam protagonistas em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede. O texto da Base alerta também para cuidados na relação com os elementos que constituem essa cultura, uma vez que apresenta “forte apelo emocional e induz ao imediatismo de respostas e à efemeridade das informações, privilegiando análises superficiais e o uso de imagens e formas de expressão mais sintéticas, diferentes dos modos de dizer e argumentar característicos da vida escolar” (BRASIL, 2018, p. 61). Cabe a professores e gestores, conforme a formação Escola Digital: tecnologias e currículo preconiza, realizar planos e ações que encorajem a autoria e a fluência em novos letramentos em consonância com condutas críticas e responsáveis.


 

Atividades avaliativas

Para obter aprovação no curso, é preciso alcançar, no mínimo, 70% de média no conjunto dos quatro questionários avaliativos.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
40 horas

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Curso Gratuito
Certificado Incluso
Indique este curso:

*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***


As tecnologias digitais estão presentes no dia a dia e nos trazem muitas facilidades, da obtenção de serviços ao acesso à informação. Os desafios do período atípico que vivenciamos, em que o ensino remoto ou parcialmente presencial permanecem as alternativas possíveis em muitos territórios, realçam a necessidade de inserir a escola na cultura digital e apoiar o desenvolvimento de alunos desta nova geração, demandas que caminham ao lado da urgência da inclusão digital de todos.

Para ajudar você, professor(a), nesta missão, disponibilizamos o curso Escola Digital: tecnologias e currículo, que agora é oferecido na Plataforma Escolas Conectadas. Ele objetiva colaborar na conexão das tecnologias digitais ao currículo e às práticas pedagógicas, fortalecendo atividades e planos de aula. Você terá a oportunidade de criar conteúdos e recursos digitais, além de conhecer meios de tornar também seus alunos protagonistas nesse processo.

Ative a notificação de inscrições para a próxima edição do curso no botão "Avise-me".

Realize um tour.

Sugestão de curso complementar
Vale lembrar que oferecemos a formação complementar a este curso, o Escola Digital: tecnologias e currículo - Gestores. Embora direcionado à equipe gestora, o módulo complementar, com duração de 10 horas, não se restringe a ela, uma vez que a gestão – seja da escola, seja da turma – no contexto da sociedade em rede traz desafios que podem ser trabalhados e ter soluções enriquecedoras construídas em colaboração.

>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.

Como esse curso inova
Inova ao instrumentalizar o professor para usos construtivos e contextualizados de diferentes tecnologias com seus alunos, enfatizando a reflexão crítica, a autoria e o trabalho em rede.

As atividades propostas no curso eu desenvolvo em minha sala de aula, sempre há uma aceitação muito boa por parte dos alunos, pois a plataforma nos proporciona muita novidade.

Mércia Karla Oliveira Araújo da Silva, PB.

Objetivos

O curso tem por objetivo colaborar na conexão das tecnologias digitais às práticas pedagógicas, fortalecendo atividades, projetos e planos de aula, com suporte da plataforma Escola Digital. Propõe a análise de formas de criar conteúdos e recursos digitais e de meios de tornar também alunos protagonistas nesse processo.

A partir do curso, espera-se que o professor:

  • reflita sobre o impacto da presença das tecnologias digitais na vida dos estudantes;
  • analise e aplique usos dos recursos tecnológicos que estabeleçam um diálogo crítico com as demandas da sociedade da informação;
  • conheça e desenvolva métodos que conectem currículo e cultura digital, transformando as relações escolares;
  • experimente o trabalho com objetos digitais de aprendizagem, favorecendo também aos alunos que assumam o papel de curadores e construtores de recursos para aprender.

A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:

  • realize um uso crítico e responsável dos recursos tecnológicos e das redes de informação (com apoio e supervisão);
  • desenvolva letramentos em recursos multimídia (como textos, fotos, vídeos, áudios) disponíveis na rede de computadores;
  • ultrapasse a perspectiva do consumo, sendo também capaz de criar com tecnologias.

 


 

Módulos

Módulo 1 - Currículo e tecnologia

O módulo 1 propõe uma varredura pelas principais características da cultura digital, sobretudo a partir da Web 2.0, e de meios de integrá-las ao currículo em benefício da aprendizagem dos estudantes. Além dos atributos vinculados à criação, ao compartilhamento e à comunicação, são discutidas as dimensões ética e política do uso das redes, buscando apoiar a adoção de uma postura crítica e consciente por parte de educadores e alunos.

Unidade 1 - A cultura digital

Unidade 2 - Modos de a tecnologia estar presente na escola

Unidade 3 - Currículo e tecnologia, como integrar?

Módulo 2 - Plataforma Escola Digital

No módulo 2, é apresentada e explorada a plataforma Escola Digital. O professor tem a oportunidade de conhecer seus recursos e meios de experimentá-la no planejamento das aulas e no trabalho com os estudantes. Também refletirá sobre questões relativas à seleção e à utilização de objetos e ferramentas digitais no âmbito da ação educativa.

Unidade 1 - Como usamos as TDIC na escola?

Unidade 2 - Refletindo sobre os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs)

Unidade 3 - Explorando a plataforma Escola Digital

Módulo 3 - Curando e produzindo ODAs

O terceiro módulo do curso tem como objetivo discutir possibilidades de curadoria e produção de objetos digitais de aprendizagem e de outros recursos computacionais, mobilizando essa ação entre alunos e professores. Para isso, traz exemplos concretos, dicas e orientações que subsidiam a criação de revistas digitais, vídeos e podcasts.

Unidade 1 - De usuário a curador/produtor: um deslocamento necessário

Unidade 2 - Usando agregadores de conteúdo

Unidade 3 - Produzindo áudio

Unidade 4 - Produzindo vídeos

Módulo 4 - Planejando com o uso de ODAs e ferramentas

Após analisar características da cultura digital, potencialidades de um webcurrículo, ferramentas da plataforma Escola Digital e meios de curar e produzir recursos pedagógicos, o quarto e último módulo da formação explora a integração de tecnologias digitais aos planejamentos específicos de cada área de atuação docente.

Unidade 1 - Analisando o uso de ODAs em diferentes áreas

Unidade 2 - Analisando e criando propostas de uso de recursos digitais na escola

Unidade 3 - Analisando e criando atividades que incluem ODAs

 

Alinhamento à BNCC

A quinta das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular para todo o ciclo da educação básica refere a utilização e criação de “tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BRASIL, 2018, p. 9). Desde o Ensino Fundamental, há a orientação de que os docentes usufruam as vantagens dessa natural inserção dos alunos na cultura digital para além da perspectiva do consumo, incentivando que sejam protagonistas em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede. O texto da Base alerta também para cuidados na relação com os elementos que constituem essa cultura, uma vez que apresenta “forte apelo emocional e induz ao imediatismo de respostas e à efemeridade das informações, privilegiando análises superficiais e o uso de imagens e formas de expressão mais sintéticas, diferentes dos modos de dizer e argumentar característicos da vida escolar” (BRASIL, 2018, p. 61). Cabe a professores e gestores, conforme a formação Escola Digital: tecnologias e currículo preconiza, realizar planos e ações que encorajem a autoria e a fluência em novos letramentos em consonância com condutas críticas e responsáveis.


 

Atividades avaliativas

Para obter aprovação no curso, é preciso alcançar, no mínimo, 70% de média no conjunto dos quatro questionários avaliativos.

Conheça as principais características:
Carga Horária:
40 horas

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Certificação:

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Escola Digital: tecnologias e currículo
Curso Gratuito
Certificado Incluso

Carga Horária

40h