Esta formação faz parte da Trilha de Técnicos, uma experiência de aprendizagem que compreende o percurso da elaboração à implementação de projetos educacionais inovadores voltada para profissionais de secretarias de educação. Nela, é possível selecionar o(s) curso(s) de seu interesse e realizar uma imersão no mundo dos projetos educativos. Os títulos integrantes da trilha são Projetos Educacionais, Elaboração e implementação de projetos educacionais inovadores e Formação de professores para projetos educacionais.
Como esse curso inova
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
- identifique boas práticas e ferramentas de gestão e acompanhamento de projetos;
- mostre-se capaz de aplicar e criar instrumentos para as várias esferas de gestão;
- consiga construir uma estratégia de acompanhamento de projetos;
- compreenda a relação entre gestão, monitoramento e avaliação de projetos;
- conheça processos de avaliação de impacto, construção de uma Teoria da Mudança e correção de rotas;
- conheça as principais características de indicadores de desempenho de projetos educacionais inovadores;
- mostre-se capaz de aplicar uma estratégia de monitoramento de indicadores.
Recomendação
- Profissionais de secretarias de educação
Como a BNCC é abordada?
As competências profissionais indicadas na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores objetivam propiciar o pleno desenvolvimento dos educandos e estão distribuídas em três dimensões fundamentais, interdependentes e complementares: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional. O percurso formativo proposto na Trilha de Técnicos aborda o processo de construção de projetos educacionais inovadores e contempla suas diferentes dimensões: gestão, currículo, ambiente, metodologias e intersetorialidade. Parte da premissa de que projetos de inovação educativa devem resultar do mapeamento das necessidades daqueles que compõem uma sala de aula, uma escola, uma rede ou mesmo um país, orientando cada ação – e cada etapa do planejamento estratégico – a atendê-las. Entre as competências específicas e habilidades da dimensão da prática profissional – institucional, destaca "participar ativamente da comunidade de professores da instituição de ensino, colaborando com os projetos institucionais para a promoção da eficácia escolar". Na dimensão do engajamento profissional, alinha-se, sobretudo, às habilidades de "desenhar projetos e outras ações, em conjunto com a equipe escolar, para fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos" e de "engajar-se em estudos e pesquisas de problemas da educação escolar, em todas as suas etapas e modalidades, e na busca de soluções que contribuam para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, atendendo às necessidades de seu desenvolvimento integral".
Caminho(s) para a inovação
- Currículo
- Práticas
Trajetória
Módulo 1 - Gestão e Acompanhamento de Projetos Educacionais
No início da trilha formativa, falaremos sobre gestão e acompanhamento de projetos reunindo teoria e prática, por meio de exemplos concretos e estudos de caso. O módulo está organizado em três unidades:
- Unidade 1 - Plano de projeto
Nesta unidade, analisaremos tipologias de projetos e elementos que caracterizam um projeto de inovação educativa. Também exploraremos aspectos essenciais às boas práticas de gerenciamento. - Unidade 2 - Acompanhamento
- Na segunda unidade, demonstraremos como a tecnologia é uma grande aliada na gestão de qualquer projeto, além de abordar algumas metodologias ágeis de gerenciamento.
- Unidade 3 - Um dia na vida... Um estudo de caso
- Na última unidade do módulo 1, analisaremos dois exemplos práticos que ilustram a importância de estabelecer objetivos e metas claros, cronograma realista, processos bem estruturados, comunicação fluida e acompanhamento contínuo nos projetos implementados.
Módulo 2 - Avaliação de Impacto e Mensuração de Resultados
No módulo 2, serão aprofundados e colocados em ação os conceitos de avaliação e monitoramento de projetos. Também serão analisados processos de construção de indicadores e mensuração de resultados. O módulo está organizado em duas unidades:
- Unidade 1 - Avaliação e monitoramento
Na unidade 1 do segundo módulo, serão explicitadas, por meio de exemplos, as diferenças entre monitorar e avaliar. Também será detalhado o processo fundamental da construção de indicadores. - Unidade 2 - Avaliação e mensuração de impacto
Na unidade final, serão abordadas as características próprias da avaliação de projetos do segmento educacional, com ênfase na construção de uma Teoria da Mudança e em meios de correção de rotas.
Atividade avaliativa do curso
- Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).
Esta formação faz parte da Trilha de Técnicos, uma experiência de aprendizagem que compreende o percurso da elaboração à implementação de projetos educacionais inovadores voltada para profissionais de secretarias de educação. Nela, é possível selecionar o(s) curso(s) de seu interesse e realizar uma imersão no mundo dos projetos educativos. Os títulos integrantes da trilha são Projetos Educacionais, Elaboração e implementação de projetos educacionais inovadores e Formação de professores para projetos educacionais.
Como esse curso inova
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
- identifique boas práticas e ferramentas de gestão e acompanhamento de projetos;
- mostre-se capaz de aplicar e criar instrumentos para as várias esferas de gestão;
- consiga construir uma estratégia de acompanhamento de projetos;
- compreenda a relação entre gestão, monitoramento e avaliação de projetos;
- conheça processos de avaliação de impacto, construção de uma Teoria da Mudança e correção de rotas;
- conheça as principais características de indicadores de desempenho de projetos educacionais inovadores;
- mostre-se capaz de aplicar uma estratégia de monitoramento de indicadores.
Recomendação
- Profissionais de secretarias de educação
Como a BNCC é abordada?
As competências profissionais indicadas na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores objetivam propiciar o pleno desenvolvimento dos educandos e estão distribuídas em três dimensões fundamentais, interdependentes e complementares: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional. O percurso formativo proposto na Trilha de Técnicos aborda o processo de construção de projetos educacionais inovadores e contempla suas diferentes dimensões: gestão, currículo, ambiente, metodologias e intersetorialidade. Parte da premissa de que projetos de inovação educativa devem resultar do mapeamento das necessidades daqueles que compõem uma sala de aula, uma escola, uma rede ou mesmo um país, orientando cada ação – e cada etapa do planejamento estratégico – a atendê-las. Entre as competências específicas e habilidades da dimensão da prática profissional – institucional, destaca "participar ativamente da comunidade de professores da instituição de ensino, colaborando com os projetos institucionais para a promoção da eficácia escolar". Na dimensão do engajamento profissional, alinha-se, sobretudo, às habilidades de "desenhar projetos e outras ações, em conjunto com a equipe escolar, para fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos" e de "engajar-se em estudos e pesquisas de problemas da educação escolar, em todas as suas etapas e modalidades, e na busca de soluções que contribuam para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, atendendo às necessidades de seu desenvolvimento integral".
Caminho(s) para a inovação
- Currículo
- Práticas
Trajetória
Módulo 1 - Gestão e Acompanhamento de Projetos Educacionais
No início da trilha formativa, falaremos sobre gestão e acompanhamento de projetos reunindo teoria e prática, por meio de exemplos concretos e estudos de caso. O módulo está organizado em três unidades:
- Unidade 1 - Plano de projeto
Nesta unidade, analisaremos tipologias de projetos e elementos que caracterizam um projeto de inovação educativa. Também exploraremos aspectos essenciais às boas práticas de gerenciamento. - Unidade 2 - Acompanhamento
- Na segunda unidade, demonstraremos como a tecnologia é uma grande aliada na gestão de qualquer projeto, além de abordar algumas metodologias ágeis de gerenciamento.
- Unidade 3 - Um dia na vida... Um estudo de caso
- Na última unidade do módulo 1, analisaremos dois exemplos práticos que ilustram a importância de estabelecer objetivos e metas claros, cronograma realista, processos bem estruturados, comunicação fluida e acompanhamento contínuo nos projetos implementados.
Módulo 2 - Avaliação de Impacto e Mensuração de Resultados
No módulo 2, serão aprofundados e colocados em ação os conceitos de avaliação e monitoramento de projetos. Também serão analisados processos de construção de indicadores e mensuração de resultados. O módulo está organizado em duas unidades:
- Unidade 1 - Avaliação e monitoramento
Na unidade 1 do segundo módulo, serão explicitadas, por meio de exemplos, as diferenças entre monitorar e avaliar. Também será detalhado o processo fundamental da construção de indicadores. - Unidade 2 - Avaliação e mensuração de impacto
Na unidade final, serão abordadas as características próprias da avaliação de projetos do segmento educacional, com ênfase na construção de uma Teoria da Mudança e em meios de correção de rotas.
Atividade avaliativa do curso
- Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).