Esta formação faz parte da Trilha de Técnicos, uma experiência de aprendizagem que compreende o percurso da elaboração à implementação de projetos educacionais inovadores voltada para profissionais de secretarias de educação. Nela, é possível selecionar o(s) curso(s) de seu interesse e realizar uma imersão no mundo dos projetos educativos. Os títulos integrantes da trilha são Projetos Educacionais, Elaboração e implementação de projetos educacionais inovadores e Formação de professores para projetos educacionais.
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
Recomendação
Como a BNCC é abordada?
As competências profissionais indicadas na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores objetivam propiciar o pleno desenvolvimento dos educandos e estão distribuídas em três dimensões fundamentais, interdependentes e complementares: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional. O percurso formativo proposto na Trilha de Técnicos aborda o processo de construção de projetos educacionais inovadores e contempla suas diferentes dimensões: gestão, currículo, ambiente, metodologias e intersetorialidade. Parte da premissa de que projetos de inovação educativa devem resultar do mapeamento das necessidades daqueles que compõem uma sala de aula, uma escola, uma rede ou mesmo um país, orientando cada ação – e cada etapa do planejamento estratégico – a atendê-las. Entre as competências específicas e habilidades da dimensão da prática profissional – institucional, destaca "participar ativamente da comunidade de professores da instituição de ensino, colaborando com os projetos institucionais para a promoção da eficácia escolar". Na dimensão do engajamento profissional, alinha-se, sobretudo, às habilidades de "desenhar projetos e outras ações, em conjunto com a equipe escolar, para fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos" e de "engajar-se em estudos e pesquisas de problemas da educação escolar, em todas as suas etapas e modalidades, e na busca de soluções que contribuam para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, atendendo às necessidades de seu desenvolvimento integral".
Caminho(s) para a inovação
Trajetória
Módulo 1 - Gestão e Acompanhamento de Projetos Educacionais
No início da trilha formativa, falaremos sobre gestão e acompanhamento de projetos reunindo teoria e prática, por meio de exemplos concretos e estudos de caso. O módulo está organizado em três unidades:
Módulo 2 - Avaliação de Impacto e Mensuração de Resultados
No módulo 2, serão aprofundados e colocados em ação os conceitos de avaliação e monitoramento de projetos. Também serão analisados processos de construção de indicadores e mensuração de resultados. O módulo está organizado em duas unidades:
Atividade avaliativa do curso
Esta formação faz parte da Trilha de Técnicos, uma experiência de aprendizagem que compreende o percurso da elaboração à implementação de projetos educacionais inovadores voltada para profissionais de secretarias de educação. Nela, é possível selecionar o(s) curso(s) de seu interesse e realizar uma imersão no mundo dos projetos educativos. Os títulos integrantes da trilha são Projetos Educacionais, Elaboração e implementação de projetos educacionais inovadores e Formação de professores para projetos educacionais.
Competências pedagógicas
A partir do curso, espera-se que o educador:
Recomendação
Como a BNCC é abordada?
As competências profissionais indicadas na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores objetivam propiciar o pleno desenvolvimento dos educandos e estão distribuídas em três dimensões fundamentais, interdependentes e complementares: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional. O percurso formativo proposto na Trilha de Técnicos aborda o processo de construção de projetos educacionais inovadores e contempla suas diferentes dimensões: gestão, currículo, ambiente, metodologias e intersetorialidade. Parte da premissa de que projetos de inovação educativa devem resultar do mapeamento das necessidades daqueles que compõem uma sala de aula, uma escola, uma rede ou mesmo um país, orientando cada ação – e cada etapa do planejamento estratégico – a atendê-las. Entre as competências específicas e habilidades da dimensão da prática profissional – institucional, destaca "participar ativamente da comunidade de professores da instituição de ensino, colaborando com os projetos institucionais para a promoção da eficácia escolar". Na dimensão do engajamento profissional, alinha-se, sobretudo, às habilidades de "desenhar projetos e outras ações, em conjunto com a equipe escolar, para fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos" e de "engajar-se em estudos e pesquisas de problemas da educação escolar, em todas as suas etapas e modalidades, e na busca de soluções que contribuam para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, atendendo às necessidades de seu desenvolvimento integral".
Caminho(s) para a inovação
Trajetória
Módulo 1 - Gestão e Acompanhamento de Projetos Educacionais
No início da trilha formativa, falaremos sobre gestão e acompanhamento de projetos reunindo teoria e prática, por meio de exemplos concretos e estudos de caso. O módulo está organizado em três unidades:
Módulo 2 - Avaliação de Impacto e Mensuração de Resultados
No módulo 2, serão aprofundados e colocados em ação os conceitos de avaliação e monitoramento de projetos. Também serão analisados processos de construção de indicadores e mensuração de resultados. O módulo está organizado em duas unidades:
Atividade avaliativa do curso
Carga Horária
24h