Professora, sentada em frente ao laptop, faz anotações em suas folhas.
Formação de professores para projetos educacionais
Professora, sentada em frente ao laptop, faz anotações em suas folhas.

Esta formação faz parte da Trilha de Técnicos, uma experiência de aprendizagem que compreende o percurso da elaboração à implementação de projetos educacionais inovadores voltada para profissionais de secretarias de educação. Nela, é possível selecionar o(s) curso(s) de seu interesse e realizar uma imersão no mundo dos projetos educativos. Os títulos integrantes da trilha são Projetos Educacionais, Elaboração e implementação de projetos educacionais inovadores e Formação de professores para projetos educacionais.

Como esse curso inova
Inova ao promover vivências e estratégias metodológicas diversificadas para elaborar, implementar e compartilhar projetos educacionais.

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

• aprofunde-se na temática "andragogia" e compreenda sua relação com a formação de professores;
  • explore temáticas fundamentais para a educação contemporânea, como as metodologias ativas, as competências em tecnologias digitais e as competências e habilidades necessárias ao professor do século XXI;
  • analise a relação dessas instâncias na elaboração de experiências de aprendizagem para professores.

Recomendação

• Profissionais de secretarias de educação

Como a BNCC é abordada?

As competências profissionais indicadas na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores objetivam propiciar o pleno desenvolvimento dos educandos e estão distribuídas em três dimensões fundamentais, interdependentes e complementares: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional. O percurso formativo proposto na Trilha de Técnicos aborda o processo de construção de projetos educacionais inovadores e contempla suas diferentes dimensões: gestão, currículo, ambiente, metodologias e intersetorialidade. Parte da premissa de que projetos de inovação educativa devem resultar do mapeamento das necessidades daqueles que compõem uma sala de aula, uma escola, uma rede ou mesmo um país, orientando cada ação – e cada etapa do planejamento estratégico – a atendê-las. Entre as competências específicas e habilidades da dimensão da prática profissional – institucional, destaca "participar ativamente da comunidade de professores da instituição de ensino, colaborando com os projetos institucionais para a promoção da eficácia escolar". Na dimensão do engajamento profissional, alinha-se, sobretudo, às habilidades de "desenhar projetos e outras ações, em conjunto com a equipe escolar, para fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos" e de "engajar-se em estudos e pesquisas de problemas da educação escolar, em todas as suas etapas e modalidades, e na busca de soluções que contribuam para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, atendendo às necessidades de seu desenvolvimento integral".

Módulo único - Desenho de experiência de aprendizagem
O módulo único -  Desenho de experiência de aprendizagem - tem como foco a análise dos elementos de um projeto de inovação desde o diagnóstico de demandas da rede até a implementação das ações planejadas à luz da andragogia. Está organizado em três unidades:

• Unidade 1 - Andragogia e o aprender a aprender
    Muitas pessoas que atuam no contexto educacional são provenientes de áreas de licenciatura ou pedagogia. No entanto, mesmo nesses cursos nem sempre temos a formação adequada para a andragogia, ou seja, para ensinar com foco no público adulto, e essa é uma habilidade fundamental para pensarmos propostas formativas para professores e educadores em geral. Por isso, a unidade 1 se inicia com a temática “andragogia” e se debruça sobre o “aprender a aprender” como competência fundamental do professor para a educação continuada e para a vida.

• Unidade 2 - Formação continuada de professores
    A unidade 2 focaliza especificamente a formação continuada de professores. São abordadas metodologias pertinentes, examinadas estratégias de identificação das necessidades dos professores e discutidos meios de planejar processos formativos para esse público.

• Unidade 3 - Temáticas da educação contemporânea
    Na unidade final, nos debruçaremos sobre temas importantes de se considerar na hora de planejar uma formação de professores, como competências a serem desenvolvidas e diretrizes e normativas das políticas nacionais de educação.

Atividade avaliativa do curso

• Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Cultura Digital

Como esse curso inova

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

Recomendação

• Profissionais de secretarias de educação

Como a BNCC é abordada?

Módulo único - Desenho de experiência de aprendizagem