Professora, sentada, visualiza tela de laptop com caneta na mão.
Projetos Educacionais
Projetos Educacionais
Professora, sentada, visualiza tela de laptop com caneta na mão.
Indique este curso:

Esta formação faz parte da Trilha de Técnicos, uma experiência de aprendizagem que compreende o percurso da elaboração à implementação de projetos educacionais inovadores voltada para profissionais de secretarias de educação. Nela, é possível selecionar o(s) curso(s) de seu interesse e realizar uma imersão no mundo dos projetos educativos. Os títulos integrantes da trilha são Projetos Educacionais, Elaboração e implementação de projetos educacionais inovadores e Formação de professores para projetos educacionais.

Como esse curso inova
Inova ao promover vivências e estratégias metodológicas diversificadas para elaborar, implementar e compartilhar projetos educacionais.

Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • possa elaborar e analisar diagnósticos para estruturar a implementação de projetos de inovação educativa contemplando as necessidades educacionais da rede de ensino;
  • desenvolva habilidades para elaboração de planejamento estratégico com base em análises diagnósticas;
  • compreenda o conceito de projetos inovadores na educação;
  • possa elaborar um esboço qualificado de um desenho de projeto educacional.

Recomendação 

  • Profissionais de secretarias de educação

Como a BNCC é abordada?

As competências profissionais indicadas na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores objetivam propiciar o pleno desenvolvimento dos educandos e estão distribuídas em três dimensões fundamentais, interdependentes e complementares: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional. O percurso formativo proposto na Trilha de Técnicos aborda o processo de construção de projetos educacionais inovadores e contempla suas diferentes dimensões: gestão, currículo, ambiente, metodologias e intersetorialidade. Parte da premissa de que projetos de inovação educativa devem resultar do mapeamento das necessidades daqueles que compõem uma sala de aula, uma escola, uma rede ou mesmo um país, orientando cada ação – e cada etapa do planejamento estratégico – a atendê-las. Entre as competências específicas e habilidades da dimensão da prática profissional – institucional, destaca "participar ativamente da comunidade de professores da instituição de ensino, colaborando com os projetos institucionais para a promoção da eficácia escolar". Na dimensão do engajamento profissional, alinha-se, sobretudo, às habilidades de "desenhar projetos e outras ações, em conjunto com a equipe escolar, para fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos" e de "engajar-se em estudos e pesquisas de problemas da educação escolar, em todas as suas etapas e modalidades, e na busca de soluções que contribuam para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, atendendo às necessidades de seu desenvolvimento integral".

Caminho(s) para a inovação

  • Currículo
  • Práticas

Trajetória

Módulo 1 - Diagnósticos e Planejamento Estratégico
No início da trilha formativa, vamos nos debruçar sobre conceitos de inovação, abordando a importância do profissional reflexivo. Discutiremos a relevância dos processos diagnósticos na elaboração de projetos educacionais, analisando princípios e etapas de um planejamento estratégico. Estudaremos, ainda, metodologias e ferramentas para diagnóstico e planejamento. O módulo está organizado em três unidades: 

  • Unidade 1 - Inovação educativa
    Nesta unidade, investigaremos a definição do termo inovação educativa — ou ainda inovação pedagógica e inovação educacional —, além de explorar o conceito de profissional reflexivo.
  • Unidade 2 - Processos diagnósticos
    Abordaremos aqui o assunto diagnóstico, no sentido de processo de entendimento das necessidades de uma rede ou escola, e examinaremos algumas estratégias que facilitam sua realização.
  • Unidade 3 - Planejamento estratégico
    Diante da importância de conceber uma proposta educacional a partir das necessidades das pessoas, a terceira unidade apresentará os pilares e as etapas de um planejamento estratégico com ênfase em projetos educacionais.

Módulo 2 - Desenho de Projetos Educacionais
No módulo 2, serão aprofundados os conceitos de inovação na educação e de inovação digital com foco na relação entre a inovação e o desenho de projetos educacionais. O módulo também está organizado em três unidades: 

  • Unidade 1 - O que é um projeto de inovação na educação?
    A unidade 1 abrange dois tópicos: a inovação na educação a partir do projeto político-pedagógico e a inovação digital, bem como sua aplicação na educação básica. 
  • Unidade 2 - Desenho de projeto educacional inovador
    Na unidade 2, são explicitadas as características de um projeto educacional inovador  e abordados meios para desenhar propostas nesse sentido, sejam elas para a rede como um todo ou especificamente para uma escola.
  • Unidade 3 - Propostas de educação inovadora
    Na unidade de encerramento, são compartilhados exemplos práticos de projetos educacionais inovadores, contemplando redes e escolas.

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).

Conheça as principais características:
Carga Horária:
24 horas

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Cultura Digital

Curso Gratuito
Certificado Incluso
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Esta formação faz parte da Trilha de Técnicos, uma experiência de aprendizagem que compreende o percurso da elaboração à implementação de projetos educacionais inovadores voltada para profissionais de secretarias de educação. Nela, é possível selecionar o(s) curso(s) de seu interesse e realizar uma imersão no mundo dos projetos educativos. Os títulos integrantes da trilha são Projetos Educacionais, Elaboração e implementação de projetos educacionais inovadores e Formação de professores para projetos educacionais.

Como esse curso inova
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Competências pedagógicas

A partir do curso, espera-se que o educador:

  • possa elaborar e analisar diagnósticos para estruturar a implementação de projetos de inovação educativa contemplando as necessidades educacionais da rede de ensino;
  • desenvolva habilidades para elaboração de planejamento estratégico com base em análises diagnósticas;
  • compreenda o conceito de projetos inovadores na educação;
  • possa elaborar um esboço qualificado de um desenho de projeto educacional.

Recomendação 

  • Profissionais de secretarias de educação

Como a BNCC é abordada?

As competências profissionais indicadas na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores objetivam propiciar o pleno desenvolvimento dos educandos e estão distribuídas em três dimensões fundamentais, interdependentes e complementares: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional. O percurso formativo proposto na Trilha de Técnicos aborda o processo de construção de projetos educacionais inovadores e contempla suas diferentes dimensões: gestão, currículo, ambiente, metodologias e intersetorialidade. Parte da premissa de que projetos de inovação educativa devem resultar do mapeamento das necessidades daqueles que compõem uma sala de aula, uma escola, uma rede ou mesmo um país, orientando cada ação – e cada etapa do planejamento estratégico – a atendê-las. Entre as competências específicas e habilidades da dimensão da prática profissional – institucional, destaca "participar ativamente da comunidade de professores da instituição de ensino, colaborando com os projetos institucionais para a promoção da eficácia escolar". Na dimensão do engajamento profissional, alinha-se, sobretudo, às habilidades de "desenhar projetos e outras ações, em conjunto com a equipe escolar, para fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos" e de "engajar-se em estudos e pesquisas de problemas da educação escolar, em todas as suas etapas e modalidades, e na busca de soluções que contribuam para melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, atendendo às necessidades de seu desenvolvimento integral".

Caminho(s) para a inovação

  • Currículo
  • Práticas

Trajetória

Módulo 1 - Diagnósticos e Planejamento Estratégico
No início da trilha formativa, vamos nos debruçar sobre conceitos de inovação, abordando a importância do profissional reflexivo. Discutiremos a relevância dos processos diagnósticos na elaboração de projetos educacionais, analisando princípios e etapas de um planejamento estratégico. Estudaremos, ainda, metodologias e ferramentas para diagnóstico e planejamento. O módulo está organizado em três unidades: 

  • Unidade 1 - Inovação educativa
    Nesta unidade, investigaremos a definição do termo inovação educativa — ou ainda inovação pedagógica e inovação educacional —, além de explorar o conceito de profissional reflexivo.
  • Unidade 2 - Processos diagnósticos
    Abordaremos aqui o assunto diagnóstico, no sentido de processo de entendimento das necessidades de uma rede ou escola, e examinaremos algumas estratégias que facilitam sua realização.
  • Unidade 3 - Planejamento estratégico
    Diante da importância de conceber uma proposta educacional a partir das necessidades das pessoas, a terceira unidade apresentará os pilares e as etapas de um planejamento estratégico com ênfase em projetos educacionais.

Módulo 2 - Desenho de Projetos Educacionais
No módulo 2, serão aprofundados os conceitos de inovação na educação e de inovação digital com foco na relação entre a inovação e o desenho de projetos educacionais. O módulo também está organizado em três unidades: 

  • Unidade 1 - O que é um projeto de inovação na educação?
    A unidade 1 abrange dois tópicos: a inovação na educação a partir do projeto político-pedagógico e a inovação digital, bem como sua aplicação na educação básica. 
  • Unidade 2 - Desenho de projeto educacional inovador
    Na unidade 2, são explicitadas as características de um projeto educacional inovador  e abordados meios para desenhar propostas nesse sentido, sejam elas para a rede como um todo ou especificamente para uma escola.
  • Unidade 3 - Propostas de educação inovadora
    Na unidade de encerramento, são compartilhados exemplos práticos de projetos educacionais inovadores, contemplando redes e escolas.

Atividade avaliativa do curso

  • Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final (instrumento único).

Conheça as principais características:
Carga Horária:
24 horas

Áreas do Conhecimento:
Transversal/ Projetos interdisciplinares

Modalidade:
Autoformativo (sem mediação)

Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Cultura Digital

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