Uma rede de cuidados que tem rompido fronteiras: conheça a história do professor Francisco, de Extrema, Rondônia

Uma rede de cuidados que tem rompido fronteiras: conheça a história do professor Francisco, de Extrema, Rondônia

+
06/05/2021
São mais de 3 mil quilômetros entre São Paulo, capital, e o distrito de Extrema, pertencente a Porto Velho, em Rondônia. Mas para o professor Francisco Marquelino Santana, morador de Extrema, a distância e a pandemia não foram problemas capazes de comprometer sua formação continuada. 

— Nesse momento de pandemia, o Escolas Conectadas, pra mim, foi uma terapia, além de ser qualificação. Os cursos foram um suporte muito importante, além de ter o processo de ensino e aprendizagem excelentes — analisa o professor.

O cenário da educação pública em Extrema, distrito onde o professor Francisco mora e trabalha, é similar àqueles encontrados nos municípios fronteiriços com outros países. Extrema pertence a Porto Velho (RO), faz fronteira com a Bolívia e os estados do Acre e do Amazonas. Em função disso, os estudantes da rede são brasileiros e bolivianos: indígenas do povo Kaxarari, não indígenas e estudantes bolivianos que são imigrantes. Francisco é coordenador de quatro unidades escolares na região, algumas sendo escolas unidocentes, ou seja, um único professor atendendo a uma sala de aula multisseriada. 

No curso Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação, Francisco encontrou as ferramentas para lhe ajudar a fazer um trabalho com ainda mais qualidade em Extrema. 

— O curso fez com que a gente passasse a reconhecer mais o pertencimento, o sentimento, a diferença com o outro, o olhar para a comunidade. Nossos alunos também são de diferentes culturas, são migrantes, estrangeiros, indígenas, e o curso nos mostra esse lado de reconhecer as diferenças do outro e trabalhar em equipe, respeitando com tolerância, com brandura e benevolência — opina Francisco.

Reconhecimento pelas horas de dedicação
No final de 2020, o professor Francisco também teve seu progresso nos estudos notado pela Fundação Telefônica Vivo. Ele foi um dos 15 cursistas reconhecidos pela trajetória aqui no Escolas Conectadas, por seu engajamento e desenvolvimento. Todos receberam, em março, a coleção Escolas Criativas, criada em parceria com a Fundação Telefônica Espanha. O projeto disponibiliza a metodologia criativa e inovadora do famoso chef Ferran Adrià e é traduzido pela Fundação Telefônica Vivo. 

Bem-estar docente

A formação Bem-estar docente questiona, principalmente: quem cuida do professor? Como gerenciar o cansaço, as angústias e as incertezas? É possível integrar uma rede de cuidados mútuos? Tem foco no autocuidado e no gerenciamento de emoções por parte dos profissionais da educação. O curso é da modalidade autoformativa e apresenta 20 horas de formação. O certificado é concedido pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro.

Faça como o professor Francisco:
inscreva-se para a próxima turma, com início previsto para 24 de maio!
ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 2


Pedro Augusto Cassella
31/05/21 19:14
Parabéns, como professores devemos procurar sempre a inovação e o conhecimento. Nem mesmo a distância é problema quando se tem vontade de se aperfeiçoar. 
Marcos Fabrício Ortiz de Lima.
01/06/21 10:39
A educação é um sistema interessante pra quem se apropria dessa ferramenta e com o tempo tem possibilidades de aplicar o saber fazer em sala de aula ou instituição educacional profissional tecnológica. E o Educador Francisco Marquelino Santana, está desenvolvendo esse trabalho educacional com propriedade com que o mesmo busca pra si, e compartilhando com os estudantes no sistema básico de ensino e superior. Que Deus continue lhe abençoando grandiosamente com saúde ao senhor e família. Atenciosamente, professor Marcos.

Conteúdos recentes