Dicas de organização para os estudos

Dicas de organização para os estudos

+
20/04/2021
Antes do ano passado, o ambiente doméstico era reservado ao descanso e ao lazer. Tivemos que nos adaptar e transformar nossa casa em um ambiente de trabalho e estudo. Com tantas distrações, estudar em casa pode ser bem desafiador. Pensando nisso, separamos algumas dicas de organização e otimização do tempo para te ajudar a ter resultados ainda melhores nos estudos!

1. Defina um cronograma de estudos
O cronograma é uma ferramenta de planejamento que apoia o estudante na organização do tempo. Com um cronograma bem organizado, você pode aperfeiçoar o seu aprendizado. 

2. Conheça sua rotina
A sua organização deve estar alinhada ao seu dia-a-dia, portanto é necessário calcular o tempo livre para os estudos, incluir as tarefas fixas e separar momentos exclusivos para estudar.

3. Descubra qual seu melhor horário
Algumas pessoas absorvem mais conhecimento no período da manhã, outras à noite. Ao testar diferentes horários, você pode se conhecer melhor e descobrir em qual você é mais produtivo. 

4. Inclua pausas
Quando se incluem intervalos na rotina de estudos, o cérebro se torna capaz de distinguir qual é o momento de concentração e qual é o momento de distração. Assim, você não fica sobrecarregado!

5. Desligue o celular e evite distrações
A internet é uma das maiores aliadas do conhecimento, porém as notificações das redes sociais no celular podem ser uma grande distração e deslocar a atenção do seu objetivo. 

6. Reserve tempo para imprevistos
Não importa o quanto você tenha se organizado, imprevistos podem acontecer! Para não ser tão prejudicado por situações inesperadas, é bom reservar um tempo a mais para compensar possíveis episódios repentinos. 

7. Escolha um método
Entre as técnicas desenvolvidas para aumentar a produtividade e otimizar o tempo, alguma vai ser perfeita para você! Uma boa forma é dividir o tempo com o método pomodoro. 

8. Respeite seu sono
Noites de sono saudáveis são essenciais para manter os estudos e a capacidade de absorver conteúdos. Quando se dorme mal, nossa atenção, memória e criatividade são significativamente afetados,

9. Faça mapas mentais e exercícios
Com a oportunidade de praticar o aprendizado, o estudante é capaz de fixar os seus estudos, ter uma visualização macro do conteúdo e simular como será a cobrança desse conhecimento adquirido. 

10. Inclua descanso e lazer em sua rotina!
É fundamental incluir momentos de lazer em seu cronograma, criando situações para que o cérebro recupere a capacidade de aprender, pois uma mente sobrecarregada não é capaz de adquirir mais conhecimento! 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a sua rede e inicie seus estudos com os cursos da plataforma Escolas Conectadas!
ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 3


Sergio Luiz Ribeiro de Oliveira
24/04/21 07:25
Este curso deve ser maravilhoso.
Maria das Neves Costa Nunes
03/05/21 10:17
Sim vai me ajudar muito na minha organizacao dos meus estudos pois iniciei uma organizacao agora com este conteudo clareou mais.
Francisca das Chagas Azevedo da Silva
13/07/21 20:55
Amei as dicas de organização para os estudos!!!  Obrigado(a)
 Francisca das Chagas Azevedo da Silva

Conteúdos recentes