Confira oito dicas para aproveitar melhor os cursos EaD

03/09/2019

O Ensino a Distância (EaD) se tornou uma grande opção para quem precisa conciliar a vontade de se desenvolver profissionalmente com a falta de tempo no dia a dia. São muitos os benefícios de fazer um curso a distância, tais como flexibilidade de horário, poder fazer na sua própria casa - sem deslocamento, além de estar conectado com uma comunidade de aprendizagem.

Mas, para aproveitar essas facilidades e obter um bom desempenho é preciso de disciplina e comprometimento na hora de estudar. Para ajudá-lo a tirar o melhor da experiência EaD, a plataforma Escolas Conectadas separou oito dicas para aproveitar melhor esta modalidade de ensino. Confira:

1. Organize seu tempo

Apesar de ter horários flexíveis para assistir às aulas, é preciso estabelecer horários para os estudos e afazeres acadêmicos, transformando-os assim em uma rotina. Essa é uma forma de não se desorganizar e se manter focado. É indicado o uso de uma agenda para marcar todos os compromissos.

2. Tenha metas

Tenha metas diárias relativamente fáceis de serem alcançadas, realize as tarefas mais urgentes primeiro.

3. Motive-se

Não deixe que a rotina cansativa de trabalho e estudos o deixe cansado, o estudo a distância exige perseverança. Tenha em mente suas metas e interaja sempre com os outros alunos, professores e tutores para ver que não está sozinho e não perder a motivação.

4. Amplie os conhecimentos

Não se limite ao que lhe é passado pelo curso, sempre pesquise e procure saber mais sobre os temas do seu curso.

5. Pergunte sem medo e sem vergonha

Tenha uma boa relação com os professores e tutores além dos colegas de curso, mesmo que apenas via online. Geralmente, em cursos a distância a atenção que o aluno recebe é bem individual, abuse deste benefício!

6. Seja participativo

Participar dos fóruns e chats é essencial para seu aprendizado em um ambiente virtual de ensino. Portanto, faça uso dessas ferramentas a seu favor.

7. Mantenha o ritmo

Jamais acumule longos períodos sem realizar as leituras, trabalhos e exercícios propostos. Uma semana de defasagem já implica, normalmente, em um acúmulo muito grande.

8. Evite entregar trabalhos de última hora

Quando se faz um curso a distância, depender do computador e da internet é inevitável. Vários imprevistos podem vir a acontecer e impedir que você conclua determinada tarefa. Por isso, evite concluir trabalhos de última hora.

Confira as próximas turmas e inscreva-se nos cursos do Escolas Conectadas!

Tenha acesso a ferramentas e metodologias inovadoras que permitem ampliação de repertório, aprimoramento de práticas pedagógicas e interação com uma rede de educadores do Brasil todo.