Explore a fotografia em sala de aula

Explore a fotografia em sala de aula

+
19/08/2019

Dia 19 de agosto é considerado o Dia Mundial da Fotografia porque, em 1839, o governo francês anunciou a aquisição do invento do daguerreótipo – aparelho que antecedeu as câmeras fotográficas e cujo processo consiste em fixar uma imagem em uma placa de cobre – tornando-o de domínio público. 

Desta forma, podemos entender que a data celebra a democratização – em um certo sentido – da fotografia. De lá para cá, as câmeras digitais acopladas aos smartphones praticamente universalizaram o acesso ao consumo e produção desta mídia.

Tão presente no nosso dia a dia, a fotografia pode, também, fazer parte de atividades em sala de aula. Este é o convite que o curso "Fotografia na aprendizagem – novos olhares para construir o conhecimento", disponível no catálogo da plataforma Escolas Conectadas.


Confira o relato de professores que já realizaram o curso:

"Eu sou Maria Izabel, professora do Ensino Fundamental 1 há 23 anos, apaixonada por alfabetização e pela minha profissão. Tenho 42 anos e me sinto renovada ao trabalhar com crianças, pois elas me ensinam a enxergar o mundo com curiosidade e otimismo. Estou amando o curso, haja vista que, sempre trabalhei com fotografias em sala de aula, mas confesso que de uma maneira pouco criativa, pois utilizava para fazer linhas do tempo da vida da criança, árvore genealógica, registros de eventos, etc. Porém este curso abriu-me novos horizontes."

por Maria Izabel Freitas Rodrigues - Vargem (SP);


"Sou Rosicleide Diniz professora do Atendimento Educacional Especializado "AEE" na Rede Municipal de Ensino, e atendo crianças com deficiências. No "AEE" utilizamos a câmera do celular para fotografar expressões faciais, expressões corporais e realização de atividades [...]. A fotografia é um recurso riquíssimo no "AEE", as crianças amam se ver nas fotos e vídeos, assim desenvolvemos a percepção visual/memória visual e a percepção auditiva/memória auditiva."

por Rosicleide Diniz Oliveira - João Pessoa (PB)