*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O curso Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável explora conceitos e práticas de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. Com as rápidas mudanças das tecnologias da informação e comunicação, intensifica-se a demanda de desenvolver competências que vinculem o conhecimento técnico e as necessidades humanas, prevalecendo a ética, a qualidade de vida e o bem-estar comum. Pensando no estudante contemporâneo, o tema robótica tem muita relevância.
Idealizar, projetar, construir e programar robôs é uma estratégia que possibilita aprendizagens interdisciplinares, desafiadoras e divertidas, oportunizando, ainda, que o aluno relacione suas experiências na escola com as complexidades de seu tempo. A formação materializa meios para promover essa conexão, incluindo o trabalho com estruturas básicas de programação, usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais e ações sustentáveis para a preservação do planeta.
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Este curso é uma parceria com o programa Pense Grande Tech, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento para os estudantes e educadores de Ensino Médio nos temas de empreendedorismo social, tecnologias digitais e projeto de vida, alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
Mais um passo eu dei nesta caminhada chamada letramento digital. Diria até que foi um pulo, pois este curso valeu por três passos à frente. Além de matar minha curiosidade e me instruir, fomentou ainda mais a vontade de prosseguir nesta trilha.
Jader de Cerqueira Rodrigues, MG
Objetivos
A formação explora conceitos e práticas de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. Materializa meios para promover a conexão entre o conhecimento técnico da robótica e as necessidades humanas, prevalecendo a ética, a qualidade de vida e o bem-estar comum. Inclui o trabalho com estruturas básicas de programação, usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais e ações sustentáveis para a preservação do planeta.
A partir do curso, espera-se que o educador:
- trabalhe as estruturas básicas da programação e conheça experiências com a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino;
- localize na robótica alternativas de suporte aos processos educacionais;
- realize com os estudantes usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais;
- empreenda com os estudantes ações sustentáveis para a preservação do meio ambiente e da vida no planeta.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- trabalhe estruturas da introdução à programação;
- encontre na robótica subsídios para resolver problemas simples ou complexos do dia a dia;
- realize usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais;
- empreenda ações sustentáveis para a preservação do meio ambiente e da vida no planeta.
Unidades
Unidade 1: Experimente – Uma ideia na cabeça e materiais reciclados na mão!
Apresenta a robótica e a robótica educacional como ferramentas para o desenvolvimento de competências como a resolução de problemas e a criatividade.
Unidade 2: Reflita – Porque não é somente brinquedo, nem robô
São discutidos os pressupostos teóricos da integração da robótica à educação e compartilhadas histórias inspiradoras sobre essa conexão.
Unidade 3: Desafie-se! Aprenda a aprender... e a não desistir
Convida o participante ao desafio de programar um robô pessoalmente – o “Robô Curupira” – e instrumentaliza o professor para essa prática.
Alinhamento à BNCC
A cultura digital aparece entre as dez competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe, por meio da competência nº 5, que os alunos compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, resolução de problemas, protagonismo e autoria. A formação encoraja o desenvolvimento de habilidades tecnológicas por meio da construção de robôs com sucatas e materiais de baixo custo, além de promover conhecimento sobre responsabilidade consciente e preocupação com a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.
No contexto da BNCC (2018, p. 490) sobre o Ensino Médio, temos contemplada a Competência Específica 7 no que tange ao ensino das “Linguagens e suas Tecnologias”, que propõe “mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva”. Nela, inscrevem-se as habilidades EM13LGG701 (explorar tecnologias digitais da informação e comunicação, compreendendo seus princípios e funcionalidades, e mobilizá-las de modo ético, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos), EM13LGG702 (avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital), EM13LGG703 (utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais) e EM13LGG704 (apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede).
Quanto ao ensino da “Matemática e suas Tecnologias”, aborda-se a Competência Específica 4 (2018, p. 531), que consiste em “compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas, de modo a favorecer a construção e o desenvolvimento do raciocínio matemático”.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
30 horasÁreas do Conhecimento:
Ciências Humanas Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares Ciências da NaturezaModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Argumentação Cultura DigitalRecomendação Etapa/Série:
Ensino médioAutoria:
Instituto K4T Conhecimento para todos e Fundação Telefônica Vivo
Certificação:
Centro Universitário Braz Cubas
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
O curso Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável explora conceitos e práticas de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. Com as rápidas mudanças das tecnologias da informação e comunicação, intensifica-se a demanda de desenvolver competências que vinculem o conhecimento técnico e as necessidades humanas, prevalecendo a ética, a qualidade de vida e o bem-estar comum. Pensando no estudante contemporâneo, o tema robótica tem muita relevância.
Idealizar, projetar, construir e programar robôs é uma estratégia que possibilita aprendizagens interdisciplinares, desafiadoras e divertidas, oportunizando, ainda, que o aluno relacione suas experiências na escola com as complexidades de seu tempo. A formação materializa meios para promover essa conexão, incluindo o trabalho com estruturas básicas de programação, usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais e ações sustentáveis para a preservação do planeta.
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Este curso é uma parceria com o programa Pense Grande Tech, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo criar oportunidades de desenvolvimento para os estudantes e educadores de Ensino Médio nos temas de empreendedorismo social, tecnologias digitais e projeto de vida, alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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Como esse curso inova
Mais um passo eu dei nesta caminhada chamada letramento digital. Diria até que foi um pulo, pois este curso valeu por três passos à frente. Além de matar minha curiosidade e me instruir, fomentou ainda mais a vontade de prosseguir nesta trilha.
Jader de Cerqueira Rodrigues, MG
Objetivos
A formação explora conceitos e práticas de robótica sustentável e de baixo custo, evidenciando sua aplicabilidade nos processos educacionais. Materializa meios para promover a conexão entre o conhecimento técnico da robótica e as necessidades humanas, prevalecendo a ética, a qualidade de vida e o bem-estar comum. Inclui o trabalho com estruturas básicas de programação, usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais e ações sustentáveis para a preservação do planeta.
A partir do curso, espera-se que o educador:
- trabalhe as estruturas básicas da programação e conheça experiências com a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino;
- localize na robótica alternativas de suporte aos processos educacionais;
- realize com os estudantes usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais;
- empreenda com os estudantes ações sustentáveis para a preservação do meio ambiente e da vida no planeta.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- trabalhe estruturas da introdução à programação;
- encontre na robótica subsídios para resolver problemas simples ou complexos do dia a dia;
- realize usos reflexivos e construtivos das tecnologias digitais;
- empreenda ações sustentáveis para a preservação do meio ambiente e da vida no planeta.
Unidades
Unidade 1: Experimente – Uma ideia na cabeça e materiais reciclados na mão!
Apresenta a robótica e a robótica educacional como ferramentas para o desenvolvimento de competências como a resolução de problemas e a criatividade.
Unidade 2: Reflita – Porque não é somente brinquedo, nem robô
São discutidos os pressupostos teóricos da integração da robótica à educação e compartilhadas histórias inspiradoras sobre essa conexão.
Unidade 3: Desafie-se! Aprenda a aprender... e a não desistir
Convida o participante ao desafio de programar um robô pessoalmente – o “Robô Curupira” – e instrumentaliza o professor para essa prática.
Alinhamento à BNCC
A cultura digital aparece entre as dez competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe, por meio da competência nº 5, que os alunos compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, resolução de problemas, protagonismo e autoria. A formação encoraja o desenvolvimento de habilidades tecnológicas por meio da construção de robôs com sucatas e materiais de baixo custo, além de promover conhecimento sobre responsabilidade consciente e preocupação com a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.
No contexto da BNCC (2018, p. 490) sobre o Ensino Médio, temos contemplada a Competência Específica 7 no que tange ao ensino das “Linguagens e suas Tecnologias”, que propõe “mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva”. Nela, inscrevem-se as habilidades EM13LGG701 (explorar tecnologias digitais da informação e comunicação, compreendendo seus princípios e funcionalidades, e mobilizá-las de modo ético, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos), EM13LGG702 (avaliar o impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação do sujeito e em suas práticas sociais, para fazer uso crítico dessa mídia em práticas de seleção, compreensão e produção de discursos em ambiente digital), EM13LGG703 (utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais) e EM13LGG704 (apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede).
Quanto ao ensino da “Matemática e suas Tecnologias”, aborda-se a Competência Específica 4 (2018, p. 531), que consiste em “compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas, de modo a favorecer a construção e o desenvolvimento do raciocínio matemático”.
Atividade avaliativa
Avaliação objetiva: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário final.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
30 horasÁreas do Conhecimento:
Ciências Humanas Matemática Transversal/ Projetos interdisciplinares Ciências da NaturezaModalidade:
Autoformativo (sem mediação)Competências gerais da BNCC mobilizadas:
Conhecimento Pensamento científico, crítico e criativo Comunicação Argumentação Cultura DigitalRecomendação Etapa/Série:
Ensino médioAutoria:
Instituto K4T Conhecimento para todos e Fundação Telefônica Vivo
Certificação:
Centro Universitário Braz Cubas
Carga Horária
30h