*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Jogos e brincadeiras favorecem o desenvolvimento? Estimulam a criatividade? O jogo deve ter caráter didático ou pode ter um fim em si mesmo? Além de ser "jogados", jogos físicos ou digitais podem ser criados por crianças e jovens? Quais as possibilidades e os limites de uma e de outra forma?
Essas são algumas das indagações que o curso Jogos e brincadeiras: para além da seriação propõe a você, professor(a). Vamos discutir e analisar a potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância, de maneira a estabelecer vínculos cada vez mais frutíferos entre brincar, aprender e crescer.
>>> Para recomendar a colegas, clique nos ícones acima.
Como esse curso inova
Adorei realizar o curso. As abordagens trabalhadas estão me auxiliando em meu trabalho em sala de aula. O lúdico tem que fazer parte do dia a dia do ambiente escolar.
Rosimara Gomes de Varga, RS
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
- reconheça a potencialidade de brincadeiras e jogos para o desenvolvimento de competências relacionais e cognitivas;
- analise o papel dos jogos no desenvolvimento da descentração, com etapas que vão da brincadeira para a satisfação pessoal até a construção da noção de regras;
- compreenda a competição e a cooperação da perspectiva dos jogos e conheça possibilidades de elaboração de jogos físicos e digitais.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- conheça meios e recursos para criar jogos físicos e digitais, pessoalmente ou em grupo;
- seja capaz de participar da criação e da manutenção de regras;
- apresente atitude cooperativa em jogos e demais atividades coletivas;
- entenda o brincar e o aprender como ações que podem ser conciliadas.
UNIDADES
Unidade 1: A importância do brincar
Na unidade 1, é discutida a importância do brincar para o desenvolvimento psíquico, social e cognitivo da criança. Procura-se compreender como as crianças de hoje brincam, como podemos resgatar as brincadeiras tradicionais e como o brincar pode ser parte do cotidiano da nossa sala de aula, potencializando o crescimento saudável dos estudantes.
Unidade 2: Competir ou cooperar?
Na unidade 2, é feito um apanhado das estruturas dos jogos no decurso do desenvolvimento da criança e explorada a potencialidade dos jogos cooperativos para o seu crescimento social e relacional. Também são compartilhadas inspirações para o trabalho com jogos de regras da perspectiva da cooperação.
Unidade 3: Aprendizes construtores de jogos
A unidade 3 aborda um novo enfoque para o jogar na escola: a construção dos próprios jogos por crianças e jovens. Além de discutir os benefícios que a elaboração de jogos – incluídos nesse contexto os jogos digitais – pode trazer aos aprendizes, a unidade compartilha inspirações para a prática docente, enfatizando a ação e a reflexão por parte dos alunos na condição de produtores de jogos.
ALINHAMENTO À BNCC
Desde a Educação Infantil, o brincar constitui um dos direitos fundantes de aprendizagem e desenvolvimento, em que se realçam suas contribuições afetivas e intelectuais. O brincar – a base da imaginação, da inventividade e da criação – pode e deve se manter presente no restante da escolarização, nos diferentes campos. Nos componentes de Arte e Educação Física, há competências que o abordam com muita visibilidade.
Na Arte, uma das competências específicas traz a experiência da ludicidade, da percepção, da expressividade e da imaginação, de maneira a conferir novos sentidos aos espaços da escola e de fora dela. Embora referido o âmbito da Arte, entendemos a possibilidade de generalizar essa experiência – que pode ser vivenciada no contexto dos jogos e das brincadeiras –, dada a sua riqueza, para o desenvolvimento intelectual e emocional dos aprendizes. Outras competências do componente pontuam a mobilização de recursos tecnológicos, que aqui destacamos da perspectiva da criação, e o desenvolvimento da autonomia, da crítica, da autoria e do trabalho colaborativo, igualmente possibilitado e favorecido pelo brincar.
As competências do componente de Educação Física, por sua vez, focalizam as aprendizagens de práticas corporais, viabilizadas por uma diversidade de jogos e brincadeiras. Estão entre elas o emprego de estratégias para resolver desafios, a interpretação e recriação de valores e significados de diferentes práticas, sua potencialização no envolvimento em contextos de lazer, de modo a ampliar a sociabilidade e a promoção da saúde, a experimentação e a criação de brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, entre outras práticas, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
No Ensino Médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 490), as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão dos processos de produção e negociação de sentidos nas práticas corporais, assumindo-as como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade. Incentivam a apreciação estética de produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, assim como a mobilização de conhecimentos sobre linguagens artísticas para significar e (re)construir produções, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
ATIVIDADE AVALIATIVA
A infância e a brincadeira
Reflexão e compartilhamento de relato construído com base no referencial apresentado e nas experiências educacionais pessoais a partir da argumentação sobre questões propostas, concernentes a conceito de infância, brincadeiras ao longo do tempo, criação de jogos e brincadeiras, jogos e finalidade pedagógica.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horasÁreas do Conhecimento:
Linguagens Transversal/ Projetos interdisciplinaresModalidade:
MediadoCompetências gerais da BNCC mobilizadas:
Comunicação Empatia e cooperação Autoconhecimento e autocuidado Cultura Digital Repertório culturalRecomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais)Autoria:
Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer
Certificação:
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
*** 100% gratuito | Alinhado à BNCC ***
Jogos e brincadeiras favorecem o desenvolvimento? Estimulam a criatividade? O jogo deve ter caráter didático ou pode ter um fim em si mesmo? Além de ser "jogados", jogos físicos ou digitais podem ser criados por crianças e jovens? Quais as possibilidades e os limites de uma e de outra forma?
Essas são algumas das indagações que o curso Jogos e brincadeiras: para além da seriação propõe a você, professor(a). Vamos discutir e analisar a potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância, de maneira a estabelecer vínculos cada vez mais frutíferos entre brincar, aprender e crescer.
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Como esse curso inova
Adorei realizar o curso. As abordagens trabalhadas estão me auxiliando em meu trabalho em sala de aula. O lúdico tem que fazer parte do dia a dia do ambiente escolar.
Rosimara Gomes de Varga, RS
OBJETIVOS
A partir do curso, espera-se que o professor:
- reconheça a potencialidade de brincadeiras e jogos para o desenvolvimento de competências relacionais e cognitivas;
- analise o papel dos jogos no desenvolvimento da descentração, com etapas que vão da brincadeira para a satisfação pessoal até a construção da noção de regras;
- compreenda a competição e a cooperação da perspectiva dos jogos e conheça possibilidades de elaboração de jogos físicos e digitais.
A partir da aplicação de aprendizagens construídas no curso pelo educador, espera-se que o estudante:
- conheça meios e recursos para criar jogos físicos e digitais, pessoalmente ou em grupo;
- seja capaz de participar da criação e da manutenção de regras;
- apresente atitude cooperativa em jogos e demais atividades coletivas;
- entenda o brincar e o aprender como ações que podem ser conciliadas.
UNIDADES
Unidade 1: A importância do brincar
Na unidade 1, é discutida a importância do brincar para o desenvolvimento psíquico, social e cognitivo da criança. Procura-se compreender como as crianças de hoje brincam, como podemos resgatar as brincadeiras tradicionais e como o brincar pode ser parte do cotidiano da nossa sala de aula, potencializando o crescimento saudável dos estudantes.
Unidade 2: Competir ou cooperar?
Na unidade 2, é feito um apanhado das estruturas dos jogos no decurso do desenvolvimento da criança e explorada a potencialidade dos jogos cooperativos para o seu crescimento social e relacional. Também são compartilhadas inspirações para o trabalho com jogos de regras da perspectiva da cooperação.
Unidade 3: Aprendizes construtores de jogos
A unidade 3 aborda um novo enfoque para o jogar na escola: a construção dos próprios jogos por crianças e jovens. Além de discutir os benefícios que a elaboração de jogos – incluídos nesse contexto os jogos digitais – pode trazer aos aprendizes, a unidade compartilha inspirações para a prática docente, enfatizando a ação e a reflexão por parte dos alunos na condição de produtores de jogos.
ALINHAMENTO À BNCC
Desde a Educação Infantil, o brincar constitui um dos direitos fundantes de aprendizagem e desenvolvimento, em que se realçam suas contribuições afetivas e intelectuais. O brincar – a base da imaginação, da inventividade e da criação – pode e deve se manter presente no restante da escolarização, nos diferentes campos. Nos componentes de Arte e Educação Física, há competências que o abordam com muita visibilidade.
Na Arte, uma das competências específicas traz a experiência da ludicidade, da percepção, da expressividade e da imaginação, de maneira a conferir novos sentidos aos espaços da escola e de fora dela. Embora referido o âmbito da Arte, entendemos a possibilidade de generalizar essa experiência – que pode ser vivenciada no contexto dos jogos e das brincadeiras –, dada a sua riqueza, para o desenvolvimento intelectual e emocional dos aprendizes. Outras competências do componente pontuam a mobilização de recursos tecnológicos, que aqui destacamos da perspectiva da criação, e o desenvolvimento da autonomia, da crítica, da autoria e do trabalho colaborativo, igualmente possibilitado e favorecido pelo brincar.
As competências do componente de Educação Física, por sua vez, focalizam as aprendizagens de práticas corporais, viabilizadas por uma diversidade de jogos e brincadeiras. Estão entre elas o emprego de estratégias para resolver desafios, a interpretação e recriação de valores e significados de diferentes práticas, sua potencialização no envolvimento em contextos de lazer, de modo a ampliar a sociabilidade e a promoção da saúde, a experimentação e a criação de brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, entre outras práticas, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
No Ensino Médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias (BRASIL, 2018, p. 490), as aprendizagens do curso conectam-se à competência de compreensão dos processos de produção e negociação de sentidos nas práticas corporais, assumindo-as como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade. Incentivam a apreciação estética de produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais e globais, assim como a mobilização de conhecimentos sobre linguagens artísticas para significar e (re)construir produções, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. Também encorajam a mobilização de práticas de linguagem no universo digital para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
ATIVIDADE AVALIATIVA
A infância e a brincadeira
Reflexão e compartilhamento de relato construído com base no referencial apresentado e nas experiências educacionais pessoais a partir da argumentação sobre questões propostas, concernentes a conceito de infância, brincadeiras ao longo do tempo, criação de jogos e brincadeiras, jogos e finalidade pedagógica.
Conheça as principais características:
Carga Horária:
20 horasÁreas do Conhecimento:
Linguagens Transversal/ Projetos interdisciplinaresModalidade:
MediadoCompetências gerais da BNCC mobilizadas:
Comunicação Empatia e cooperação Autoconhecimento e autocuidado Cultura Digital Repertório culturalRecomendação Etapa/Série:
Educação infantil Ensino fundamental (anos finais) Ensino fundamental (anos iniciais)Autoria:
Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer
Certificação:
Centro Universitário Ítalo Brasileiro
Carga Horária
20h