Este curso apresenta o que são metodologias ativas e mostra as estratégias e caminhos para sua aplicação na educação básica. Traz também recursos pedagógicos que podem potencializar o trabalho dos educadores, assim como incentivar o protagonismo dos estudantes. O conteúdo discute ainda as relações entre a BNCC e as metodologias ativas.
Unidade 1: Conceitos iniciais
Explora o ensino híbrido, metodologias ativas e inovação na educação, discutindo sua relação com a BNCC e introduzindo o conceito de aprendizagem visível, focando no papel central do aluno.
Unidade 2: Estratégias para a promoção da aprendizagem ativa
Apresenta métodos práticos para aplicar metodologias ativas na educação básica, como Aprendizagem Baseada em Problemas, Projetos, Estudo de Caso, Webquest, STEAM e Educação Maker, incentivando a adaptação dessas práticas ao contexto da sala de aula.
Atividade Avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.
Este curso apresenta o que são metodologias ativas e mostra as estratégias e caminhos para sua aplicação na educação básica. Traz também recursos pedagógicos que podem potencializar o trabalho dos educadores, assim como incentivar o protagonismo dos estudantes. O conteúdo discute ainda as relações entre a BNCC e as metodologias ativas.
Unidade 1: Conceitos iniciais
Explora o ensino híbrido, metodologias ativas e inovação na educação, discutindo sua relação com a BNCC e introduzindo o conceito de aprendizagem visível, focando no papel central do aluno.
Unidade 2: Estratégias para a promoção da aprendizagem ativa
Apresenta métodos práticos para aplicar metodologias ativas na educação básica, como Aprendizagem Baseada em Problemas, Projetos, Estudo de Caso, Webquest, STEAM e Educação Maker, incentivando a adaptação dessas práticas ao contexto da sala de aula.
Atividade Avaliativa: para aprovação no curso, é necessário obter aproveitamento igual ou superior a 70% no questionário avaliativo final.