Datas importantes para trabalhar em março em sala de aula
Atualize o seu calendário e prepare-se para levar o melhor conteúdo para os seus alunos
Se o ano só começa depois do Carnaval, a plataforma Escolas Conectadas traz os temas e as formações certas para você, educador, se preparar para oferecer aulas completas e atualizadas aos seus alunos. Março será um mês intenso e cheio de oportunidades. Aqui estão datas importantes para serem trabalhadas ao longo desse período. Confira!
Dia Mundial da Vida Selvagem (03/03)
Nesta data, podem ser levadas para a sala de aula pautas como a proteção de recursos florestais, a preservação da Amazônia e o resgate de espécies ameaçadas. Além de questões atuais acerca desses assuntos, é possível resgatá-los historicamente em disciplinas como história e geografia, especialmente dentro do recorte geopolítico.
A data não foi escolhida à toa: ela coincide com o aniversário da assinatura da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Selvagem (CITES). Esse documento reforça iniciativas de combate à extinção da vida selvagem e é um ótimo ponto de partida para discuti-las e incentivá-las.
Como apoio a essa aprendizagem, você pode aproveitar o curso Metodologias ativas: aprendizes protagonistas, disponível on-line e gratuitamente na plataforma Escolas Conectadas. Com esta formação, você poderá implementar estratégias para priorizar o protagonismo e a postura ativa em sala de aula por parte dos estudantes.
Dia Internacional da Mulher (08/03)
Mais do que uma celebração, nesta data é importante trazer para o debate todos os eventos históricos que levaram à conquista de direitos pelas mulheres, assim como as lutas atuais da classe.
A busca e aquisição de direitos civis como o voto, a entrada no mercado de trabalho e o uso de métodos contraceptivos podem ser trabalhados de forma interdisciplinar, abrangendo áreas do conhecimento que vão de biologia à história. A busca pela participação ativa dos estudantes, especialmente as que se identificam como mulheres, é uma forma de trazer envolvimento ainda maior.
Dia da Escola (15/03)
A escola de 2023 é resultado de uma série de processos que envolveram, principalmente, a adaptação ao Ensino Remoto e a inclusão das tecnologias na aprendizagem. O ambiente escolar promove não só a educação, como também o desenvolvimento social e psicológico, e as mudanças na forma de ensino causaram alterações em todos esses aspectos.
Para repensar a escola atual, você, educador, tem dois cursos disponíveis na plataforma Escolas Conectadas: Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático e Ensino híbrido: como fazer na minha escola?.
No primeiro, professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental entendem como desenvolver um currículo que priorize aprendizagens essenciais aos estudantes. Já no segundo curso você, educador, terá um guia prático para recuperar aprendizagens por meio do Ensino Híbrido.
Dia Internacional contra a Discriminação Racial (21/03)
Estudantes devem sentir que a sala de aula é um ambiente seguro e propício para trazer questões que repercutem para além da escola. É o caso da pauta racial, seja quando está relacionada à representatividade quanto em casos de racismo e discriminação.
No curso Introdução à Educação Antirracista, você é convidado para uma jornada pela educação que combate os preconceitos e constrói a diversidade. Dessa forma, você poderá participar da construção de uma escola que seja reflexo de uma sociedade mais igual e justa.
Dia Internacional da Juventude (30/03)
Qual é a melhor forma de trabalhar com jovens na realidade atual da educação, permeada por tecnologias? Algumas respostas para essa pergunta você encontrará nos cursos Cidadania Digital: como ela se conecta com a sala de aula? e Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia.
Ao concluir a formação, você poderá elaborar estratégias práticas para usar a tecnologia a favor da aprendizagem dos seus estudantes, transmitindo a eles conceitos importantes para o uso seguro e responsável dos recursos tecnológicos. Afinal, a tecnologia é mais do que presente no dia a dia dos jovens da atualidade!
Mas não se pode pensar em novas formas de ensinar se existem atrasos na aprendizagem. Nesse sentido, você, professor, será capaz de apoiar seus estudantes na recuperação dos conhecimentos, que podem ter ficado para trás nos últimos anos, ao concluir o curso Defasagem de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar.
Já sabe como vai trazer cada um desses temas em seus planos de aula? Comente e compartilhe conosco!
Comentários - 13
09/03/23 09:13
09/03/23 15:39
10/03/23 21:22
10/03/23 21:56
Levar os alunos a valorização da Escola, seu espaço, as dependências, os professores, os colaboradores, quanto de saberes estão sendo aprendidos.
Pedir para eles perguntarem para as suas escolas e que eles possam compartilhar na sala de aula.
10/03/23 22:03
11/03/23 10:07
11/03/23 10:10
11/03/23 10:39
12/03/23 23:01
22/03/23 03:55
26/03/23 10:14
27/04/23 16:33
08/03/23 14:03