
De Profe pra Profe: atividade pedagógica reúne programação e meio ambiente
Nova seção do blog trará atividades práticas elaboradas por educadores que concluíram cursos na plataforma
Professor(a), já pensou em utilizar a programação para estimular sua turma a compreender os impactos da poluição de plástico no meio ambiente? E, em um segundo momento, desenvolver soluções ou narrativas que promovam a sensibilização e o consumo consciente?
Pois é exatamente isso que a atividade “Programação e Sensibilização Ambiental” pretende alcançar. A atividade inaugura uma nova seção do site da plataforma Escolas Conectadas: a “De Profe pra Profe”, que reunirá práticas elaboradas por educadores que concluíram cursos na plataforma.
Para inaugurar a seção, contamos com uma prática elaborada pela pedagoga Fabiana Coronel da Silva, coordenadora pedagógica na equipe de Robótica Educacional da Rede Municipal de Educação de Brusque (SC). Ela também contou com o apoio de Magnum Lepkoski, professor de Química, e Taiani Vicentini, educadora que faz parte da equipe de Robótica Educacional do município.
Em 2023, Fabiana realizou o curso gratuito Programação criativa: produzindo jogos e animações. “Minha missão é promover o ensino de robótica educacional de forma lúdica e inovadora, contribuindo para a transformação da educação”, afirma a professora.
Programação e Sensibilização Ambiental
Direcionada para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, a proposta pedagógica – que articula habilidades de Português, Geografia, Ciências e Computação – busca sensibilizar os estudantes sobre os impactos do plástico no planeta e estimular a reflexão sobre práticas de consumo consciente. “Para isso, eles irão utilizar a programação como recurso para criar soluções ou narrativas interativas que promovam a sensibilização ambiental”, observa Fabiana,
Dentre os objetivos específicos da atividade estão:
- Investigar práticas de redução, reutilização e reciclagem que contribuam para o consumo consciente;
- Explorar conceitos básicos de programação em atividades plugadas (Scratch) ou desplugadas (bloquinhos de papel);
- Elaborar algoritmos simples para estruturar narrativas ou soluções relacionadas à redução da poluição plástica.
“Trabalhar com histórias interativas de forma desplugada é uma proposta essencial para o desenvolvimento do pensamento computacional”, aponta. “Sem a necessidade de recursos digitais, os estudantes são convidados a planejar uma narrativa por meio de escolhas e consequências, utilizando elementos visuais simples como cartolinas, papéis coloridos, setas e cartões.”
Acesse a proposta pedagógica na íntegra aqui.
Se aprofunde ainda mais em programação!
A plataforma Escolas Conectadas possui cursos 100% gratuitos e on-line que apoiam os educadores no desenvolvimento de competências digitais, inclusive na área de programação.
O curso “Olá, mundo!”, por exemplo, oferece uma introdução prática e estratégica à lógica de programação, levando os docentes a explorarem e ensinarem a resolução de problemas através do raciocínio lógico e da criação de algoritmos.
Já a série de cursos sobre Computação na Educação é direcionada a professores que desejam integrar a computação em suas práticas pedagógicas de forma ética, criativa e alinhada à BNCC Computação.
Comentários -