
Cinco motivos para começar um curso on-line agora mesmo - e ganhar um certificado ainda esse ano
É sempre tempo para qualquer professor atualizar seu currículo e ter acesso a novos conhecimentos no campo da educação.
Está na lista de tarefas constantes de qualquer educador brasileiro: se planejar, dar aulas, fazer avaliações, entender o ritmo de cada estudante e participar de formações. Seja presencial ou à distância, este último item é uma atividade fundamental para o professor se manter atualizado diante de um mundo em constante transformação.
Em 2021, a pesquisa TIC Educação revelou que quase metade (48%) dos professores do Brasil se engajaram em iniciativas de atualização profissional em formato virtual. No mesmo ano, 65% dos professores relataram ter participado de formação continuada sobre o uso de tecnologias digitais em atividades de ensino e aprendizagem. Desenvolvida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a pesquisa TIC Educação mapeia o acesso às tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas e privadas de educação básica.
Entrando no último bimestre letivo de 2024, ainda há tempo suficiente para qualquer professor atualizar seu currículo e ter acesso a novos conhecimentos no campo da educação. Iniciando um curso on-line agora, você exercita o cérebro, recalibra as ideias e começa 2025 com novas visões e práticas para ajudar no seu planejamento pedagógico.
Pensando nisso, reunimos cinco motivos para você começar um curso on-line agora mesmo, sem enrolação. Para elaborar a lista, contamos com a colaboração de três profissionais da educação que já realizaram diversos cursos gratuitos da plataforma Escolas Conectadas: Eliney Eustáquio Duarte Barreto, da Cuiabá (MT), Lázaro José Carneiro de Sousa, de Saltinho (SC) e Marinelva Almeida Moreira, de Ferraz de Vasconcelos (SP).
Confira a seguir!
Se mantenha atualizado!
Vale para qualquer ocupação: se você achar que os conhecimentos adquiridos na escola e na faculdade serão suficientes para crescer profissionalmente, logo verá que está enganado. Na educação, as formações docentes – tanto pontuais como continuadas – são essenciais para manter a escola como um local de referência em inovação e qualidade.
“Participar de cursos é uma maneira eficaz de trazer inovações para a sala de aula e aprimorar a prática pedagógica, sempre visando a melhoria da aprendizagem dos alunos”, afirma Eliney. Ela também dá uma dica para aqueles que não sabem bem por onde começar: “Se você deseja se atualizar, trocar experiências e melhorar suas práticas, os cursos do Escolas Conectadas são uma excelente escolha!”
Tenha ideias para trabalhar temas fundamentais em sala de aula!
O universo da educação é vivo, amplo e intenso. Isso significa que, dentro dele, praticamente não há limites de temáticas a serem debatidas. Nesse cenário, os cursos on-line são boas formas de se manter conectado com as tendências educacionais e as novidades desse universo. “Os cursos do Escolas Conectadas me trouxeram novas formas de pensar e ver o mundo. Eles influenciaram a minha prática ao me oferecer novas ferramentas e abordagens para tornar as aulas mais dinâmicas”, observa Marinelva.
Eliney destacou o conhecimento adquirido em temas como cyberbullying e antirracismo, entre outros. “Esses cursos oferecem conteúdos práticos e atualizados, que estão diretamente conectados às necessidades do ambiente escolar atual, como o uso responsável da tecnologia, inclusão digital e metodologias ativas.”
Se prepare para engajar ainda mais seus estudantes!
Por vezes, a rotina docente pode parecer repetitiva. Para você driblar essa armadilha, é preciso inovar constantemente, o que também pode gerar um cansaço físico e mental. As formações on-line podem apoiar os docentes a resolverem essa questão. “Esses cursos ajudam a implementar projetos educacionais mais dinâmicos e contextualizados, além de apoiar os professores a desenvolverem práticas mais inclusivas e focadas no bem-estar dos estudantes”, aponta Eliney.
Após realizar um curso sobre uso de fotografias e vídeos na aprendizagem, Lázaro também aplicou os conhecimentos adquiridos em sua aula e percebeu uma mudança radical na qualidade das imagens geradas pelos seus estudantes. “Todos os cursos que tive oportunidade de fazer dentro do Escolas Conectadas me ajudam no dia a dia”, afirma o professor. “E também me auxiliam a lidar melhor com os desafios da sala de aula.”
Use a flexibilidade a seu favor!
Para fazer um curso presencial, você precisará se deslocar até o local e adequar sua agenda aos dias e horários pré-estabelecidos. Em geral, os cursos on-line dispensam esses requisitos. E na plataforma Escolas Conectadas não é diferente: os cursos são autoformativos – ou seja, você se forma do seu jeito, nos dias e horários de sua preferência.
“Este formato flexível permite que cada um avance no seu próprio ritmo, o que facilita a conciliação com as atividades do dia a dia”, acredita Eliney.
Evolua na carreira docente!
A dedicação aos estudos e ao aperfeiçoamento de práticas pedagógicas é fundamental para progredir na carreira docente. Por isso, muitos educadores apostam em cursos online para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, dar um salto em sua trajetória profissional.
“Eu diria que iniciar um curso do Escolas Conectadas é uma excelente oportunidade de crescimento profissional, tanto para professores quanto para gestores”, afirma Eliney, que aponta a plataforma como uma das responsáveis por ela ter sido aprovada em três diferentes concursos públicos.
Em relação ao uso de tecnologias em sala de aula, um dos focos da plataforma, Lázaro crê que ainda existe uma carência muito grande dos docentes neste tema. “Ao passarmos pela qualificação podemos suprir esta demanda, pois conhecer as diversas ferramentas digitais nos proporciona sermos professores melhores.”
Comentários - 2
15/10/24 22:01
15/10/24 19:20