Principais acontecimentos de 2024 estão representados nos cursos do Escolas Conectadas

Principais acontecimentos de 2024 estão representados nos cursos do Escolas Conectadas

+
02/12/2024

Os cursos do Escolas Conectadas estiveram ligados aos principais acontecimentos do ano, incluindo temas como recomposição de aprendizagem, educação antirracista e cidadania digital

É sempre assim: quando o ano chega perto do fim, os principais fatos que marcaram esse período são revisitados. Esse tipo de retrospectiva nos ajuda não apenas a entender o passado, mas também a se preparar melhor para o futuro, fazendo um balanço sobre os aprendizados trazidos pelos temas que se destacaram no ano.

Em 2024, os cursos do Escolas Conectadas estiveram ligados aos principais acontecimentos que marcaram o ano no Brasil, abarcando temas como recomposição de aprendizagem, educação antirracista e cidadania digital, entre outros. Saiba mais a seguir!

Enchentes no Rio Grande do Sul

A crise climática já é uma realidade em solo brasileiro. Para reforçar esse alarmante fato, no final de abril o Rio Grande do Sul foi palco do maior desastre natural da história do país, quando chuvas e enchentes atingiram todo o estado e afetaram 2,4 milhões de pessoas, deixando um rastro de destruição, além de quatro mil pessoas desalojadas, 173 mortas e 38 desaparecidas.

Na educação, o impacto também foi enorme. A tragédia transformou as escolas em abrigos, com gestores e professores trabalhando como voluntários, e salas de aulas servindo como quartos para famílias que perderam suas casas. Segundo o governo estadual, mais de duas mil escolas ficaram cerca de três meses sem condições de realizar o ensino presencial.  

Inevitavelmente, esse cenário resultou em uma grande defasagem de aprendizado dos estudantes gaúchos. No Escolas Conectadas, os cursos gratuitos sobre recomposição de ensino ajudaram centenas de professores brasileiros a lidar com esses desafios.

Olimpíadas e Paralimpíadas

Em anos de Jogos Olímpicos, os esportes ficam em evidência no noticiário – para muito além do futebol. O Brasil teve um bom desempenho nas Olimpíadas de Paris, com destaque para as atletas mulheres e, principalmente, a ginasta Rebeca Andrade, que ganhou a medalha de ouro na apresentação do solo. Já nas Paralimpíadas, o Brasil teve o melhor desempenho de sua história, terminando em quinto lugar no quadro de medalhas e se consolidando como uma potência do esporte paralímpico. 

Um dos temas mais atuais ligado ao esporte se refere à saúde mental dos atletas. Não só os especialistas, mas os próprios esportistas de alto nível confirmam que, quanto mais preservarem a sua mente, melhor será o seu desempenho. Nesse caso, é possível traçar um paralelo entre os atletas olímpicos e os estudantes e professores, certo?

Reforçando esse elo, o Escolas Conectadas também tem cursos gratuitos para quem quiser se aprofundar em temáticas relacionadas à educação socioemocional e à educação inclusiva.

Eleições municipais

Nada menos do que 5.569 municípios brasileiros elegeram seus prefeitos e vereadores em 2024. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre os eleitos, a faixa etária abaixo dos 39 anos foi a que mais cresceu, assim como o número de mulheres, se comparado ao último pleito municipal, realizado em 2020.

Diversos cursos presentes na plataforma Escolas Conectadas trazem temas que fortalecem a democracia, como cidadania digital e combate à desinformação. Quando aplicados na escola, esses conhecimentos têm o potencial de estimular a autonomia e o protagonismo estudantil, além de conscientizarem sobre os benefícios do sistema democrático e do respeito às instituições públicas.

Dia da Consciência Negra: feriado nacional 

Em 2024, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi feriado em todo o Brasil pela primeira vez. Até 2023, a data era feriado apenas nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, além de cerca de 1.200 cidades por meio de leis municipais, o que representava 29% do território brasileiro.

A nacionalização dessa data, que rememora a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, demonstra a força que movimentos antirracistas e da negritude vem ganhando em todo o país. Conectado com este fato, nossos cursos de introdução à educação antirracista apresentam conceitos relacionados ao tema e mostram de forma prática como professores podem aplicar a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) na sala de aula.

Piora nos índices de matemática e criatividade 

Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2023 sugerem que a pandemia de covid-19, que causou o fechamento das escolas brasileiras por um longo período, teve impacto negativo, especialmente na aprendizagem de matemática.

Outro número que teve destaque negativo no ano foi divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): mais da metade (54,3%) dos alunos brasileiros de 15 anos apresentou um baixo nível de criatividade ao tentar solucionar problemas sociais e científicos apresentados em uma prova internacional de conhecimentos.

Por meio de suas formações gratuitas e on-line, o Escolas Conectadas apoia os educadores brasileiros a implementar projetos que estimulem a aprendizagem criativa utilizando ferramentas tecnológicas, como a inteligência artificial e a programação. A desmistificação do ensino de matemática também é um tema muito abordado nos nossos cursos.