6 cursos de introdução a temas que todo professor deve saber

6 cursos de introdução a temas que todo professor deve saber

+
13/11/2023

Adquira novos conhecimentos sobre temas essenciais e saiba como aplicá-los em sala de aula

 

Parte importante de ser professor é buscar formação contínua para estar à frente de desafios que surgem no dia a dia de sala de aula e na formação de cidadãos. Afinal, a tecnologia faz com que novos conhecimentos e habilidades se tornem necessários em um espaço de tempo cada vez menor.

A pesquisa Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas redes municipais de ensino, realizada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em parceria com o Itaú Social, alerta para a falta de educação continuada para docentes. Para 69,9% dos 3,3 mil professores entrevistados, a falta de formação é um dos principais gargalos nos anos finais do Ensino Fundamental.

Alinhada a essa demanda, a plataforma Escolas Conectadas oferece uma série de cursos gratuitos sobre temas essenciais aos educadores. Além de levarem em conta a realidade das escolas públicas brasileiras, as formações são 100% on-line e autoformativas, de maneira que podem ser encaixadas na rotina de quem se dedica ao ensino.

Confira, a seguir, seis cursos rápidos de introdução a temas relevantes para o contexto e as demandas em sala de aula, que vão da educação socioemocional à inteligência artificial na escola. 

 

1- Introdução à Inteligência Artificial: usos simples e criativos para transformar a aprendizagem

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma realidade distante para fazer parte da nossa rotina. Exemplo disso é a utilização disseminada de ferramentas como o ChatGPT. Este curso, que surgiu da parceria entre Fundação Telefônica Vivo e Code.org, explora as mudanças causadas no processo de educação e aprendizagem por conta dessa tecnologia.

Professores com diferentes níveis de apropriação digital, do mais básico ao mais avançado, podem usufruir dessa formação. Você estudará os fundamentos, benefícios e formas de aplicação prática da IA generativa, além do seu uso seguro, criativo e construtivo. As possibilidades oferecidas são várias: da economia de tempo até a personalização do processo de cada aluno. Inscreva-se!

 

2- Introdução à Cidadania Digital: como ela se conecta com a sala de aula?

Com a presença massiva de dispositivos conectados à internet nas diversas esferas da vida, da educação ao trabalho e lazer, surge também uma grande demanda: a educação para o exercício da cidadania digital. Se na escola os estudantes aprendem seus deveres e direitos como cidadãos na sociedade, para os meios digitais não seria diferente. 

O curso Introdução à Cidadania Digital: como ela se conecta com a sala de aula? traz esse tema para conhecimento dos professores e das escolas a partir de artigos, pesquisas e vídeos com especialistas. Além de entender como transmitir esses conhecimentos aos seus estudantes, você estará preparado(a) para aplicá-los em projetos interdisciplinares e agir no combate à situações de desrespeito, discriminação e intimidação. 

 

3- Introdução à Educação Antirracista

Historicamente, estudantes pretos são os mais prejudicados em questões como defasagem ou falta de acesso, especialmente no contexto da educação pública do país. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad/2019) mostrou que jovens negros somam 71,1% das evasões escolares. Por isso, a escola precisa ser não apenas um lugar de conscientização, mas também um espaço de combate ativo ao racismo.

Com a formação em introdução à educação antirracista da plataforma Escolas Conectadas, você, educador(a), além de saber mais sobre o tema, entenderá como concretizá-lo com ações efetivas. Esse curso é uma ponte para que professores coloquem em prática as determinações das Leis nº 10.639 e 11.645 que estabelecem a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e indígena. Participe!

 

Leia mais: Educação antirracista: por que devemos levar esse tema para a escola?

 

4- Introdução à Educação Socioemocional

Para educadores e estudantes, a sala de aula é um lugar de desenvolvimento técnico, mas também socioemocional, uma vez que várias relações sociais se estabelecem na escola. Aspectos cognitivos, socioemocionais e éticos estão inclusos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são tão importantes quanto outros conhecimentos.

Este itinerário formativo passeia por materiais e recursos que ilustram práticas de educação socioemocional. Ao realizar esta formação, você, professor, estará preparado para apoiar os estudantes em suas convivências e relações com a diversidade com habilidades sociais e de autorregulação emocional. Inscreva-se!

 

5- Introdução ao Pensamento Computacional

A investigação, a aprendizagem criativa e a resolução de problemas são habilidades que fazem parte do desenvolvimento do pensamento computacional. Juntamente com elas, o estudante passa a ter uma postura mais ativa, voltada à investigação, no seu próprio processo.

Com apoio de artigos, vídeos e apresentações, neste curso você irá se familiarizar com o pensamento computacional a partir de seus quatro pilares. Também irá entender formas de transformá-lo em atividades práticas com uma série de recursos à disposição.

 

6- Introdução à Educação Inclusiva: Caminhos para a Equidade

A promoção de espaços inclusivos em todos os sentidos é também uma das urgências da educação brasileira. Ações para acolher e fortalecer a diversidade humana deveriam fazer parte das instituições, mas alguns entraves, como a  falta de investimento e de formação de professores, atrasam esse processo.

O curso de Introdução à Educação Inclusiva da Escolas Conectadas fornece subsídios necessários aos educadores para tornar o ambiente escolar mais inclusivo. Isso é feito a partir da revisão de conceitos, da consolidação de práticas e da elaboração de estratégias assertivas.

 

Que tal usar a reta final de ano e o período de férias para se desenvolver ainda mais e chegar ao próximo ano letivo preparado(a)? Aproveite e compartilhe com seus colegas. 

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 16


Vancléia Vicente
13/11/23 17:27
Sou grata por esse engajamento da nova educação 
Vancléia Vicente
13/11/23 17:27
Gratidão 🙏
Valdelúzia Maria Coelho
15/11/23 22:13
Muito obrigada!
Zelia Pessoa dos Santos
16/11/23 16:38
Muito gratificante adquirir novos conhecimentos para melhorar ainda mais nossa metodologia 
Milton Alves Lima
16/11/23 16:57
Obrigado 🙏🌎
Edilaine de Figueiredo Souza
17/11/23 09:36
gratificante
Edson de Souza Lopes
19/11/23 14:59
Muito gratificante adquirir novos conhecimentos para melhorar ainda mais nossa metodologia
Joao Batista Tseredzadze Buruwewawe
21/11/23 09:00
Foi muito bom eu aprender tem qui continua ano qui vem
Joao Batista Tseredzadze Buruwewawe
21/11/23 09:08
No próximo ano eu tô preparado
Joao Batista Tseredzadze Buruwewawe
21/11/23 09:19
A sala de aula os estudantes aprendem seus deveres e direitos
Simone dos Santos Almeida
29/11/23 17:12
Muito gratificante 
Maria Izabel Leite Degan
07/12/23 09:48
Já fiz todos os cursos do escolas conectadas, kkkkk. Amei todos

Arlozinho Waamate Budzatse
07/12/23 12:59
Estes cursos foram muito bom e me enriqueceu de conhecimento. Aguardarei para o próximo ano.
Rosimar Alves de Souza
09/12/23 17:35
OS CURSOS FORAM ÓTIMOS, E ANO QUE VEM ESTAREMOS JUNTOS OUTRA VEZ
Laudineia Oliveira Gomes de Moura
12/12/23 17:03
ESTES CURSOS FORAM MUITO BOM  
AGUARDAREI PARA PROXIMO ANO 
Benedita do Socorro Pinheiro Santos
13/01/24 07:06
Muito obrigada por tudo. Em 2019, passei em um PSS com a ajuda dos cursos que tinha acabado de concluir com vocês.

Conteúdos recentes