Agosto: temas importantes do mês para trabalhar em sala de aula

Agosto: temas importantes do mês para trabalhar em sala de aula

+
27/07/2023

Comece as aulas do mês com o planejamento pedagógico adiantado

 

A volta às aulas vem intensa em agosto. Além dos esforços para recuperar aprendizagens com foco nas necessidades dos alunos, é preciso retomar o calendário de conteúdos. Conte com as dicas da Escolas Conectadas para desenvolver seus planejamentos de aula!

 

Dia do Capoeirista (03/08)

A capoeira é uma forma de expressão e atividade multidisciplinar, já que é a união entre esporte, luta, dança e música. Além disso, representa grande parte da história brasileira, pois é uma herança trazida do continente africano no século XVI, considerada hoje patrimônio imaterial da humanidade desde 2014.

Na escola, a capoeira pode ser trazida de forma teórica – a partir do estudo do seu contexto e significados – e prática – com o ensino e realização de atividades pelos estudantes. Além de aliviar tensões e desenvolver flexibilidade, equilíbrio e destreza, a capoeira é uma boa ferramenta de socialização.

 

Dia Nacional do Documentário Brasileiro (07/08)

A data de celebração do documentário brasileiro remonta ao aniversário do cineasta Olney São Paulo, que produziu mais de 90 documentários. O Brasil tem um cenário fértil de produções cinematográficas e um histórico de documentários que podem ser inseridos em diversas disciplinas como uma ferramenta pedagógica multimídia. 

A produção de vídeos e fotos é uma forma interessante de desenvolver habilidades como autoria, comunicação, síntese, colaboração, resolução de problemas e negociação de pontos de vista a partir da construção de narrativas. Experimente com seus estudantes em sala de aula!

 

Dia Nacional dos Direitos Humanos (12/08)

No Brasil, a data escolhida para relembrar a importância dos direitos humanos é uma homenagem à líder sindical Margarida Alves, uma das primeiras mulheres a exercerem a função no país. Ela exerceu importante papel na garantia dos direitos básicos durante a ditadura militar.

Os direitos humanos foram instituídos com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Já em 1988, quando foi estabelecida a Constituição Federal, o Brasil passou a reconhecer a dignidade da pessoa humana e direitos como saúde, bem-estar e alimentação passaram a ser assegurados.

É importante que os direitos humanos sejam trazidos para o contexto da escola a partir da formação integral de crianças e jovens. O curso Currículo, saberes e competências socioemocionais trabalha e fornece caminhos para que suas práticas pedagógicas incluam não só os saberes técnicos do currículo, mas também as competências socioemocionais para o desenvolvimento de cidadãos.

Leia mais: 10 filmes para refletir sobre Direitos Humanos

 

Dia da Informática (15/08)

Em 15 de agosto de 1946, o primeiro computador do mundo, chamado de ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer), foi apresentado por seus criadores: John Mauchly e John Eckert. Desde então, a tecnologia se desenvolveu exponencialmente e passou a se integrar às nossas vidas. 

É impossível falar sobre o dia da informática sem ressaltar a importância do desenvolvimento de competências digitais dos professores e estudantes. Mas, antes disso, é preciso pensar no uso consciente, responsável e ético dos recursos tecnológicos. O curso Introdução à Cidadania Digital: como ela se conecta com a sala de aula? pode te ajudar a introduzir essa discussão.

Leia mais: Acesse a pesquisa Tecnologias Digitais nas escolas municipais do Brasil: cenário e recomendações

 

Dia do Folclore (22/08)

O dia do folclore é uma importante data para trabalhar, valorizar e preservar a cultura popular do país. A celebração, instituída em 1965, remete às tradições, lendas, danças, músicas e manifestações culturais passadas ao longo da história e das gerações brasileiras.

Para os professores, a data é uma oportunidade para promover o respeito e a valorização da diversidade cultural brasileira. O dia do folclore pode ser aproveitado a partir de atividades lúdicas, como contação de histórias, brincadeiras tradicionais, confecção de máscaras e bonecos representativos de personagens folclóricos.

Além disso, é possível explorar a riqueza do folclore regional, ressaltando as peculiaridades de cada localidade. Os alunos podem pesquisar e pôr em prática atividades sobre as manifestações culturais típicas da sua região.

Leia mais: Brincadeiras do folclore brasileiro podem ser aliadas da educação infantil

 

Dia Internacional do Gamer (29/08)

A última data prevista no calendário de temas para de agosto é também a mais recente a ser estabelecida – em 2008  – por revistas espanholas especializadas em games. Além de despertar o interesse dos jovens, os games são capazes de desenvolver habilidades cognitivas, de colaboração, estratégia e resolução de problemas. 

O curso O pulo do gato: criando jogos e animações com Scratch, da plataforma Escolas Conectadas em parceria com o programa Pense Grande Tech, vai te ajudar a introduzir uma das linguagens de programação por blocos mais populares do mundo em suas aulas. A partir de criações multimídia, os alunos poderão vivenciar a articulação colaborativa e a ação cidadã.

 

Compartilhe conosco quais desses temas farão parte do seu planejamento e aproveite para compartilhar esse conteúdo com outros educadores. 

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 13


Acatiane Dorismar dos Santos
31/07/23 20:34
Muito importante trabalhar essas atividades 
Acatiane Dorismar dos Santos
31/07/23 20:35
Esse conteúdo nos trouxe grande aprendizado 
Rosenira de Souza Rodrigues
05/08/23 16:41
Boa tarde!
Todas essas datas são importantes, mas não podemos esquecer do dia do estudante, nossa maior inspiração e um dos motivos pelos quais estamos aqui.😉
Rosenira de Souza Rodrigues
05/08/23 16:43
Até porque a função do estudante tem perdido um pouco o foco nos últimos anos, tem que se resgatar alguns valores, compromissos, conceitos.
Evelyn de Queiroz Souza
05/08/23 17:37
Todas as datas são importantes, só não podemos esquecer do Dia do Estudante que é o nosso bem maior.
Joacy Rodrigues do Nascimento Pereira
05/08/23 23:12
Todas essas datas são importantes, obrigado pelos conteudos que podemos trabalhar.
Silvania Linck
12/08/23 10:51
Datas bem relevantes.

Ione Benedita de Oliveira
12/08/23 11:13
Acho importante, trabalhar as datas comemorativas, para o resgate e valorização das culturas.
Mônica Aparecida de Barros Moreira
15/08/23 19:05
É necessário o trabalho com as datas comemorativas,  pois é uma forma do estudante conhecer e valorizar a cultura, principalmente,  a história de uma maneira geral.
Simone Sousa Santos e Silva
23/08/23 15:42
Ótimas atividades 
Mirlan Tatiano Kaxinawa
25/08/23 16:07
Foi muito importante as atividade
Alidir de Oliveira Nonato
09/09/23 09:14
Maravilhoso 
Neide Pacheco
09/09/23 22:56
Realizar esse planejamento ,com apoio da plataforma é imensurável 

Conteúdos recentes