Agenda do Educador: confira datas importantes para trabalhar em fevereiro

Agenda do Educador: confira datas importantes para trabalhar em fevereiro

+
24/01/2023

O mês está repleto de temas para serem explorados na volta às aulas 

 

O mês de fevereiro é reduzido e intenso: é nele que as aulas voltam de vez. Se você, educador, quer aproveitar ao máximo esse período, a melhor escolha é se preparar! Separamos seis efemérides que podem render aulas interessantes para os seus alunos. E é claro que a plataforma Escolas Conectadas tem as formações necessárias para que você adquira mais conhecimentos para preparar projetos pedagógicos cada vez mais atrativos.

Confira!

 

Dia Internacional da Internet Segura (06/02)

Na realidade atual do ensino mediado por tecnologias, alguns assuntos até então não previstos no planejamento de ensino de muitas escolas passaram a ser necessários. Esse é o caso da cidadania digital, ou seja, o uso responsável e consciente de recursos e dispositivos digitais. 

Nesse sentido, o uso consciente da internet pode ajudar os estudantes a combater o cyberbullying. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2019 (PeNSE), 23% dos jovens, entre 13 a 17 anos, se sentiam humilhados por provocações de colegas da escola.

O curso Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia, oferecido pela Escolas Conectadas e Pense Grande Tech, conta com uma formação completa para educadores nesse sentido. Você irá identificar os pilares do pensamento computacional e sua aplicação na prática pedagógica, além de entender como exercitá-lo com alunos. Participe da formação!

 

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02)

Apesar de ciências como a tecnologia, a física, a engenharia e a matemática serem assuntos historicamente relacionados aos homens, a escola é um dos lugares para se quebrar paradigmas e trazer as meninas e as mulheres como protagonistas dessas áreas. Dessa forma, aumenta as possibilidades de elas se tornarem profissionais de destaque.

A data foi instituída pela UNESCO em 2015 justamente com a intenção de promover a igualdade de gênero no direito à educação. Além de relembrar grandes representantes femininas no campo da ciência, vale a pena levar para a sala de aula temas como a robótica e a programação para discussão e proposição de atividades práticas.

Para se apropriar ainda mais desse tema, conheça a formação Ensinando o computador: da lógica da programação para a lógica da aprendizagem, disponível aqui na plataforma Escolas Conectadas.

 

Dia da Amizade (14/02)

A escola é um ambiente dedicado à formação plena, não só de profissionais capacitados, mas também de cidadãos participativos e pessoas aptas a viver o bem em sociedade. É por isso que o desenvolvimento socioemocional é tão importante para crianças e adolescentes quanto conhecimentos técnicos do currículo.

De acordo com a pesquisa Juventudes e a Pandemia de Coronavírus, mais da metade dos estudantes entrevistados relataram ter desenvolvido ansiedade, esgotamento mental ou distúrbios ligados à saúde mental durante o período de isolamento social.

A criação e aperfeiçoamento de habilidades para lidar com as próprias emoções e criar relacionamentos interpessoais é essencial para a manutenção de amizades para além da escola. Com o curso Currículo, saberes e competências socioemocionais, você vai entender como introduzir essas competências na rotina das aulas.

 

Semana de Arte Moderna (17/02)

Um ano após o centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo, ou Semana de 22, o tema está mais do que em pauta. O movimento artístico-cultural marcou uma quebra importante de padrões estéticos em um momento da sociedade brasileira que encontra vários respaldos na atualidade.

Além de retomar o contexto político, social e econômico da época, esse evento é gancho para trabalhar os diversos representantes artísticos brasileiros: da literatura às artes plásticas. Também é interessante avaliar a repercussão da Semana de 22 para além das fronteiras do país.

Leia mais: Semana de Arte Moderna: como trabalhar o período com os estudantes?

 

Dia do Esportista (19/02)

Depois de 2022 ter sido marcado pela Copa do Mundo no Qatar, trabalhar o esporte e os esportistas em sala de aula com os seus alunos faz todo sentido, não é? Afinal, o esporte vai além da atividade física: pode ser, muitas vezes, a manifestação cultural e social de uma sociedade. 

Mas a data também é uma ótima chance para chamar os alunos para o movimento e para a competição saudável.

 

Dia Nacional do Livro Didático (27/02)

Em tempos de ensino digital, nunca é demais lembrar da importância dos livros. Mas não somente das obras em formato analógico. Com novos recursos disponíveis, as narrativas adquirem uma variedade multimídia que permite manter a tradição humana de contar histórias.

Essa também é uma forma de preservar a cultura oral e o autoconhecimento, aumentar a percepção do mundo e desenvolver habilidades linguísticas e digitais. 

No curso Narro, logo existo: criando histórias digitais e recursos multimídia, você entende como promover essa percepção sobre a literatura e a contação de histórias pelos seus alunos.

 

O que achou das nossas sugestões? Conte para nós nos comentários!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 9


Benedita da Penha Chiozza
01/02/23 09:31
Muito boa, como sempre, obrigada por cuidar de todos nós .   
Berenice Santos de Souza
09/02/23 20:42
Interessante muito obrigada pelas sugestões 
Elizângela Conceição Cavalcante
10/02/23 07:45
Gostei dos temas super relevantes!
Poliana Virginio Mendes Silva
10/02/23 12:55
Boa ideia, de sempre essas boas informações.
Marcio Rocha da Silva
11/02/23 00:12
Como sempre, um material formidável. Tenho aprendido muito...
Sandra Nunes da Silva
12/02/23 08:07
Excelente! Muito bom poder contar com essa equipe. Obrigada!
Inaia Jeronima Braga de Moraes
12/02/23 17:58
Excelente, muito bem elaborado eu ameii
Luziene dos Anjos de Sousa
12/02/23 21:33
Excelente, de muita qualidade 
Daniela Chaves de Araújo
24/02/23 09:41
magnifico! mais conteúdos como esses! obrigada

Conteúdos recentes