Junho: aproveite ao máximo o tempo em sala de aula com as principais datas do mês

Junho: aproveite ao máximo o tempo em sala de aula com as principais datas do mês

+
30/05/2023

Conheça as principais efemérides e use-as para planejar conteúdos e explorar novos recursos

 

De olho no próximo mês, trazemos as principais datas, assuntos e abordagens para serem trabalhados no seu planejamento pedagógico. Fica a dica, educador: aproveite os cursos disponíveis na plataforma Escolas Conectadas para aprofundar seu conhecimento e chegar preparado! 

 

05/06: Dia Mundial do Meio Ambiente 

Há pelo menos 40 anos é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Mais do que uma comemoração, a data representa um alerta para a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Ela foi criada em 1972, de acordo com a resolução XXVII da Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento é um marco na história da política ambiental em todo o mundo.

Quando se trata da abordagem em sala de aula, o meio ambiente pode ser abordado de forma interdisciplinar, uma vez que envolve diferentes áreas do conhecimento, e também se transformar em ações de mobilização prática na escola. É importante que os estudantes associem a preservação ambiental aos impactos no aumento da desigualdade social.

 

12/06: Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil

Questão delicada, especialmente em regiões periféricas e carentes de recursos, o trabalho infantil deve ser tratado, primeiramente, como uma violação grave dos direitos humanos. Os alunos devem identificar situações que correspondem a essa ilegalidade, ampliem a noção sobre seus direitos e lutem pela sua manutenção.

A instituição da data foi feita somente em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Conferência Anual do Trabalho. O objetivo é conscientizar e mobilizar o combate à prática, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Já em 2020, a campanha 12 de junho foi reforçada por conta do aumento na recorrência de trabalho infantil, impacto gerado pela pandemia de covid-19.

 

14/06: Dia Mundial do Doador de Sangue 

A data é fruto de uma união entre quatro organizações internacionais: a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha, a Federação Internacional de Organizações de Doadores de Sangue e a Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue (ISBT). 

Além de incentivar a doação, o dia funciona como um agradecimento aos doadores. Afinal, uma única doação pode resultar em até quatro vidas salvas, segundo o Ministério da Saúde do Brasil. A importância da doação pode ser trabalhada da perspectiva biológica, com o estudo fisiológico do sangue e seus componentes, e também social, a partir do conhecimento da realidade social brasileira. 

 

18/06: Dia do Orgulho Autista 

A valorização da neurodiversidade é um movimento contra a ideia de que as condições neurológicas tornam as pessoas doentes ou incapacitadas. Pelo contrário: representa uma riqueza nas relações sociais. Para reconhecer essa potencialidade, o grupo Aspies for Freedom (AFF), do Reino Unido, que sensibiliza e educa sobre o autismo, determinou o Dia do Orgulho Autista.

Desde de 2005, o evento se expandiu e tomou conta do mundo, representado pelo símbolo do infinito multicolorido. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem diferentes espectros, que podem provocar alterações na interação social, comportamento e comunicação. É importante saber quais os limites de cada pessoa diagnosticada com autismo.

Na escola, é impossível tocar nesse tema sem falar sobre diversidade e inclusão. Nesse sentido, é necessário assegurar que alunos autistas sejam acolhidos com a estrutura adequada, garantida pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Os recursos digitais também podem contribuir para esse processo.

 

28/06: Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ 

Essa data afirma o dever de respeitar as diversas orientações sexuais (o padrão de atração sexual ou romântica) e identidades de gênero (relacionada ao gênero com o qual cada pessoa se identifica). Essa conscientização teve início em 1969, com a Rebelião de Stonewall, um protesto contra a invasão da polícia de Nova York (EUA) em um bar da cidade.

Por mais que ainda seja um tema difícil de ser tratado no ambiente escolar, é possível trazer para conhecimento as determinações que regem a punição contra a discriminação de grupos minoritários, como a Lei nº 10.948, em vigor no estado de São Paulo. Além disso, disseminar a ideia de que absolutamente nenhuma intolerância justifica atos violentos ou atitudes de exclusão. Na escola, o preconceito está amplamente relacionado à prática de bullying.

 

30/06: Dia da Mídia Social

A celebração mais recente que compõe o calendário do mês foi instituída em 2010 pelo site Mashable. O Social Media Day, em 30 de junho, surgiu para comemorar o impacto social positivo gerado pelas redes sociais e também foi adotado como homenagem aos profissionais que as utilizam como ferramentas de trabalho.

Na data, os diversos eventos on-line realizados são ótimas oportunidades para desenvolvimento na área. Afinal, as mídias sociais são recursos relativamente novos e que se atualizam quase diariamente. Para além dos benefícios, no entanto, é preciso pensar na consciência e responsabilidade necessárias para sua utilização.

Com o curso Introdução à Cidadania Digital: como ela se conecta com a sala de aula?, disponível na plataforma Escolas Conectadas, você, educador, poderá levar para a sala de aula e seus alunos a abordagem sobre segurança e ética on-line. Também abordará ações preventivas e de enfrentamento às situações de desrespeito, discriminação e intimidação no ambiente digital.

Conheça mais sobre o curso e inclua, nas suas práticas pedagógicas, o aprendizado sobre temas importantes, que se relacionam com o dia a dia dos estudantes. Inscreva-se e comece agora mesmo! As vagas são limitadas.

 

Comente aqui e compartilhe conosco quais desses temas farão parte do seu planejamento no próximo mês!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 4


Ana Paula Tomazeli de Jesus Penariol
05/06/23 16:27
Essas datam promovem a socialização entre a comunidade escolar, possibilitam  ao aluno a manifestação de suas habilidades e competências, resgatam  valores familiares e cívicos por meio de homenagens e apresentações, assim como, sensibilizam o aluno para a prática de atividades lúdicas e históricas como forma de ampliar o conhecimento.
Elizete Martins de Oliveira
05/06/23 18:58
 Essas das nos leva a reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade. Através delas podemos entender fatos históricos, nos conscientizarmos e refletirmos sobre questões culturais, sociais, de saúde, entre tantas outras.
Maria Sara Alves Reis Ferreira
04/07/23 14:31
São datas bem relevantes para o nosso publico pois nos proporcionam socialização e automaticamente integração. 
Evelyn de Queiroz Souza
13/08/23 19:08
 Essas datas promovem a socialização entre a comunidade escolar, possibilitam  ao aluno a manifestação de suas habilidades e competências, resgatam  valores familiares e cívicos. 

Conteúdos recentes