Maio: prepare suas aulas com a Escolas Conectadas

Maio: prepare suas aulas com a Escolas Conectadas

+
25/04/2023

O mês traz diversas oportunidades para seu planejamento pedagógico. Confira!

 

Do Dia da Matemática ao Dia do Brincar, o quinto mês do ano está cheio de datas que podem se tornar temas relevantes para discussão e aprendizagem em sala de aula. Além de sugestões, aqui estão cursos que podem servir como base para o seu plano pedagógico ao longo desse período.

Confira, a seguir, as datas sugeridas para serem trabalhadas como temas de suas aulas com apoio das formações da Escolas Conectadas.

 

Dia da Matemática (06/05)

A data surgiu como uma homenagem a Júlio César de Mello e Souza (Malba Tahan), matemático, escritor e educador brasileiro, e é celebrada pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) desde 2004, quando foi estabelecida por um projeto de lei. Além de incentivar o estudo, a ideia é que, nesse dia, sejam promovidas atividades culturais ligadas ao tema.

No dia a dia das aulas, a matemática é apontada como um desafio de aprendizagem para grande parte dos alunos, o que resulta em alto índice de defasagem. Por isso, é importante saber identificar e garantir cada etapa do desenvolvimento e isso pode ser feito a partir das evidências de aprendizagem.

O curso Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo? foi desenvolvido para que você se certifique de que seus alunos estão avançando a partir do olhar para a trajetória individual de cada um deles. Inclua as evidências de aprendizagem no planejamento pedagógico e viabilize o avanço da turma!

Leia mais: 10 anos do QEdu: dados educacionais apontam matemática como prioridade

 

Abolição da Escravatura (13/05)

O passado de escravização do Brasil é um tema sensível e um aspecto lamentável da história do país que tem reflexos até hoje. Mesmo sendo um dos últimos países a abolir o trabalho escravo, em 1888, a data 13 de maio marca um passo importante na construção de liberdade e reivindicação de direitos dos povos com origem africana em território brasileiro.

Mais do que retomar o conteúdo histórico ligado ao tema, na rotina atual da escola é preciso promover atitudes positivas de enfrentamento ao racismo. O curso Introdução à Educação Antirracista, da Escolas Conectadas, surgiu com o objetivo de introduzir essa discussão e construir ações antirracistas na escola de forma prática.

A partir de planos de aula elaborados por docentes da educação básica, você vai poder avaliar a efetividade das ações antirracistas na sua escola.  Além disso, vai implementar e ampliar o conceito de ambiência racial para a diversidade e abordagens de combate à discriminação e respeito às diferenças.

 

Dia Mundial da Reciclagem (17/05)

A reciclagem é apenas um dos aspectos ligados à consciência sobre preservação ambiental, mas que merece atenção principalmente quando se trata de descarte e gerenciamento correto de resíduos. O Dia Mundial da Reciclagem foi estabelecido pela UNESCO como forma de incentivar a conscientização e reflexão a respeito da prática.

O curso Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável, feito em parceria com o programa Pense Grande Tech da Fundação Telefônica Vivo, alia o desenvolvimento de habilidades em robótica com o conhecimento sobre práticas sustentáveis. A partir dele, você poderá construir aprendizagens interdisciplinares a partir de demandas sociais universais.

Com esta formação, será possível incluir no seu planejamento pedagógico reflexões sobre o uso das tecnologias digitais, trabalho com estruturas básicas de programação e elaboração de ações sustentáveis para a preservação do planeta. 

 

Dia Internacional dos Museus (18/05)

Existe data melhor do que essa para propor uma atividade prática e tratar de temas ligados à história e à arte? A ideia desse dia é justamente incentivar a visitação de centros museais e, nesse sentido, vários movimentos acontecem em paralelo. Um deles é a Semana Nacional de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 

O Dia Internacional dos Museus é uma data estabelecida pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) que todo ano propõe um novo tema a ser trabalhado. Em 2023, a proposta é abordar o potencial transformador dos museus para o desenvolvimento sustentável e bem-estar social. 

Fotografias históricas e registros raros, feitos por fotógrafos renomados, estão expostos em museus de todo o país. Que tal aproveitar o potencial pedagógico dessa linguagem visual para proporcionar novos conhecimentos em sala de aula? 

Ao realizar o curso Fotografias e vídeos na aprendizagem: novos olhares para o conhecimento, disponível aqui na plataforma, você será capaz de implementar com seus alunos técnicas básicas de fotografia e produção audiovisual, enfatizando aspectos de criatividade e autoria, em projetos multidisciplinares. Inscreva-se e participe!

Leia mais: Museus brasileiros investem em tecnologias digitais e apontam para o futuro

 

Dia do Orgulho Geek (25/05)

Mais do que o Dia do Orgulho Geek, 25 de maio é conhecido como o “Dia da Toalha", conceito trazido na série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, do autor Douglas Adams, um verdadeiro ícone da cultura nerd. Na trama, a toalha é descrita como item de sobrevivência essencial para mochileiros espaciais. 

Desde 2001, quando o escritor morreu, fãs do trabalho de Adams celebram a data como forma de homenageá-lo. O dia também foi escolhido pois, em 25 de maio de 1977, estreou “Uma Nova Esperança”, quarto filme da saga Guerra nas Estrelas. Ao longo dos anos, a comunidade geek e nerd passou a fazer movimentos e manifestações nesse período, principalmente de forma digital.

Não há como pensar a educação atualmente sem levar em conta as tecnologias digitais que permeiam o desenvolvimento. Por outro lado, é essencial que a escola ensine a lidar com elas com consciência e responsabilidade e o curso Cidadania Digital: educando para o uso consciente da internet tem exatamente essa proposta.

 

Dia Mundial do Brincar (28/05) 

Como determinado no Artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança, brincar é um direito de todas elas. Foi para relembrar a importância dessa atividade que, em 1999, a UNICEF reconheceu o dia 28 de maio como o Dia Mundial do Brincar, que remete à criação da International Toy Library Association.

Esse dia serve para relembrar que, independentemente do nível de ensino, o brincar é uma atividade essencial a qualquer etapa do desenvolvimento. Por isso, vale a pena propor ações lúdicas e atividades criativas no seu planejamento pedagógico

 

Já sabe quais desses temas vão entrar no seu planejamento e quais dos cursos indicados farão parte do seu desenvolvimento em maio? Comente aqui!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 12


Zilma Cardoso de Souza
28/04/23 19:14
Sim
Sergio Luis Sarrao
28/04/23 21:52
Estamos juntos
José Luiz Ferreira Cavalcanti
03/05/23 15:40
Boa tarde. Com certeza.
Daniela Pereira de Oliveira
03/05/23 15:52
Colada✌🏽
Marinalva Souza Nunes Lima
03/05/23 15:56
Sim
Ivone Campos dos Santos Vieira
03/05/23 16:08
Boa tarde , muito importante sim
Claudia Barboza Oliveira
03/05/23 23:05
Me inspirou, em ideias inovadoras
Agda Nonata da Cruz
04/05/23 22:18
Fiquei muito feliz com novos cursos 
Agda Nonata da Cruz
04/05/23 22:19
Ótimo 
Ilvani Silva Lima
05/05/23 08:32
Que legal!
Celma Cristina Ferreira da Silva Nascimento
08/05/23 01:59
Gostei muito, pois estamos focados na recuperação dos alunos que por vezes nos esquecemos de que são crianças e independente da idade o brincar é uma atividade fundamental em qualquer idade. 
Antonio Bruno da Silva
11/05/23 10:52
ótimo

Conteúdos recentes