Agenda do educador: prepare-se para ensinar nas principais datas de abril

Agenda do educador: prepare-se para ensinar nas principais datas de abril

+
27/03/2024

Desenvolva seus planejamentos pedagógicos com os cursos disponíveis na Escolas Conectadas 

 

Toda a economia de tempo no planejamento das aulas é válida. Ao final de mais um mês, chega o momento ideal para preparar-se para o próximo. Você, educador, pode contar com a plataforma Escolas Conectadas para se adiantar nos temas e saber mais sobre as pautas mais importantes na educação. Confira as principais datas a serem trabalhadas em sala de aula durante abril.

 

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2/4)

A data foi estabelecida em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de difundir informações sobre essa condição de forma a reduzir o preconceito acerca dela. 

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um distúrbio com efeitos no neurodesenvolvimento, incluindo a comunicação, a linguagem, as interações sociais e o comportamento. De acordo com dados do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), divulgados pelo Ministério da Saúdeem 2021, o Brasil realizou 9,6 milhões de atendimentos ambulatoriais a pessoas com autismo. Aproximadamente 4,1 milhões deles foram direcionados ao público com até 9 anos de idade. 

É importante mobilizar estudantes e professores para entenderem a inclusão como um direito e um dever social, de modo que ela esteja presente no dia a dia da convivência escolar. O curso Introdução à Educação Inclusiva: Caminhos para a Equidade, disponível na plataforma Escolas Conectadas, traz ferramentas práticas para o aprendizado teórico e a aplicação prática de ferramentas para a promoção da inclusão. 

 

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola (7/4)

Por mais que as discussões sobre bullying ainda sejam recentes no contexto da educação, elas são mais do que relevantes diante dos recentes fatos e índices de violência nas escolas. A data dedicada ao combate de situações como essas foi instituída pela Lei 13.277, de 2016, em alusão ao caso do massacre de Realengo, no Rio de Janeiro, que aconteceu em 2011.

O combate ao bullying, ao cyberbullying e à violência deve ser parte de atividades que envolvam os educadores, os estudantes e as famílias. Toda situação de conflito pode representar uma oportunidade para trabalhar a mediação e a comunicação não violenta. Estudantes devem ser ensinados a não praticar e a denunciar casos como esses e professores podem trocar entre si e buscar formação para lidar com essas situações. 

Parte essencial do combate à violência nas escolas é a educação voltada à cidadania digital, de maneira que os estudantes aprendam a agir com responsabilidade e ética no ambiente on-line e evitem casos de cyberbullying ou assédio virtual. O curso Introdução à cidadania digital: educando para o uso consciente da Internet fornece as ferramentas necessárias para que você crie ações preventivas e crie projetos interdisciplinares de enfrentamento às situações de violência on-line.

 

Dia do Jovem (13/4)

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a juventude é compreendida entre os 10 e os 24 anos, o que corresponde a 1,8 bilhões de pessoas no mundo. A data foi instituída por essa mesma organização em 1999, durante a Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Portugal.

Além de ser uma importante oportunidade para celebrar a fase da juventude e todo o desenvolvimento intelectual e social que acontece durante essa fase, o Dia do Jovem representa a busca pela redução das desigualdades e garantia de direitos estabelecidos pela Constituição Brasileira, que estipula o “direito de receberem educação, saúde, moradia e oportunidades de vida e trabalho”.

Como, neste ano, o Dia do Jovem acontece em um sábado, a sua celebração pode ocorrer com atividades extracurriculares, que envolvam a comunidade escolar durante o fim de semana. 

 

Dia Nacional do Livro Infantil (18/4)

Instrumentos intrínsecos ao processo de aprendizagem, os livros infantis têm uma data especialmente dedicada a eles em abril. O dia coincide com o nascimento de Monteiro Lobato, que aconteceu há 142 anos, em 1882. Ele foi o primeiro autor brasileiro a escrever literatura dedicada às crianças. Desde então, surgiram no país outros escritores desse segmento que também merecem ser lembrados, como Eva Furnari, Ruth Rocha e Ziraldo.

Além de incentivar e promover momentos de leitura, com o curso Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas, da Escolas Conectadas, você, professor(a) irá entrar em contato com materiais e ferramentas que auxiliam o processo de avaliação. Dessa forma, poderá ir além das provas e estabelecer novas formas de avaliar o desempenho dos estudantes, como rubricas ou a autoavaliação, que podem ser implementadas ao longo (e não somente ao final) das aulas. 

 

Dia dos Povos Indígenas (19/4)

A data, que já existe desde 1943, por conta de um Decreto-Lei realizado durante o governo de Getúlio Vargas, teve a nomenclatura alterada em 2022, como forma de deixar clara a diversidade presente nas culturas dos povos originários do Brasil. O intuito é celebrar e reconhecer a importância dos primeiros habitantes do país. 

Esse tema pode ser trabalhado em disciplinas como História e Geografia a partir de uma perspectiva histórica, relacionada à formação do Brasil como conhecemos hoje, até a avaliação do cenário atual, com a necessidade de representatividade e garantia de direitos desses povos. 

 

Aniversário de Brasília (21/4)

A data de aniversário da capital do Brasil coincide com o feriado nacional de Tiradentes e também com a fundação de Roma, uma das primeiras democracias constituídas no mundo. Conhecida como a "cidade-sonho", Brasília foi a terceira capital brasileira, depois de Salvador e Rio de Janeiro, planejada com a intenção de povoar o centro do país e ficar afastada de ataques políticos.

Além da história social e política que deu origem à capital brasileira, é interessante que os estudantes entendam como a democracia e os três poderes funcionam, qual a função dos principais representantes políticos e qual o papel cidadão nesse contexto. 

 

Dia Nacional da Educação de Surdos (23/4)

Diante de uma conscientização e demanda cada vez maior pela inclusão em todos os sentidos, o Dia Nacional da Educação de Surdos é uma maneira de celebrar as conquistas da comunidade surda a partir de práticas inclusivas na educação. Logo depois, no dia 24, é comemorado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, de modalidade gestual-visual muito importante para a comunicação entre e com pessoas surdas. 

Como forma de promover a inclusão, além da demanda por políticas públicas nesse sentido, é importante que professores e demais agentes da educação se atualizem sobre as formas efetivas de promovê-la. Para isso, você pode contar com as formações disponíveis na plataforma Escolas Conectadas: Introdução à Educação Inclusiva: Caminhos para a Equidade e Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência.

No curso de introdução ao tema, você irá conhecer os principais conceitos e estratégias para que o ambiente escolar seja mais acessível. Ao colocar em prática os aprendizados, você poderá encarar desafios e encontrar medidas efetivas para priorizar a aprendizagem dos estudantes. Já na formação Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência, a partir de alguns conceitos básicos sobre o tema, você vai levantar os principais desafios e demandas da inclusão para que a escola inclusiva se torne uma realidade. 

 

Dia Nacional da Família na Escola (24/4)

A data foi criada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2001, para reforçar a importância da parceria entre as instituições de ensino e as famílias e baseada na análise de resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), que comprovou a melhoria de desempenho e diminuição da evasão em estudantes que tinham os responsáveis presentes no processo educacional. 

Esse pode ser um dia propício para estimular a participação de familiares na rotina escolar a partir de atividades diferenciadas como oficinas, jogos, visitas e apresentações culturais. A tecnologia também pode ser uma importante aliada para conectar pais e/ou responsáveis que não possam comparecer presencialmente. 

O curso Práticas reflexivas de Educação socioemocional permite que você, educador(a), identifique oportunidades para o desenvolvimento das competências sociais e emocionais em sala de aula, reconheça atitudes e valores de estudantes que as sustentem e analise abordagens para avaliar esse trabalho. Dessa forma, os estudantes desenvolvem habilidades de convivência social e para o exercício da cidadania. 

 

Dia Internacional da Educação (28/4)

O Dia Internacional da Educação foi criado em abril de 2000, durante o Fórum Mundial de Educação, na cidade de Dakar, no Senegal. Esse evento ficou marcado por reunir líderes de mais de 180 nações, incluindo o Brasil, para debater sobre educação e metas globais a serem atingidas pelos países nessa área até 2030.

A educação é um direito de todos e visa ao pleno desenvolvimento humano por meio do processo de ensino-aprendizagem. Na escola, essa data representa uma oportunidade para reavaliar os processos de aprendizagem e de avaliação de acordo com os objetivos esperados, juntamente com os pares ou mesmo com os estudantes. Também é um dia interessante para se dedicar à formação continuada e, assim, promover melhorias na sua própria atuação como educador(a). 

 

Se você já está animado(a) com o que vem no próximo mês, não deixe de compartilhar esse conteúdo com mais professores!

 

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 7


Donizetti Justino de Oliveira
28/03/24 11:30
Com certeza. 
Gesie Dias da Silva
02/04/24 21:10
CERTAMENTE! COM A CORREIRA DO  DIA A DIA, ÁS VEZES NEM NOS LEMBRAMOS DAS DATAS COMEMORATIVAS NO ENSINO FUNDAMNETAL II JÁ QUE AS COBRANÇAS COM O CONTEÚDO SÃO MUITAS. ESTE SUPORTE AUXILIA-NOS UM TANTÃO ASSIM! 
Marcela Costa Araujo
02/04/24 22:23
Está datas são muito significativa para todos nós professores não só os professores mas toda a população se consetiza dos direitos que todos nós temos 
Dionis Ribeiro Bessa Souza
08/04/24 14:41
muito bom
Maria Ivonete de Rossi Belufi
15/04/24 23:06
Muito importante  ensinar todas as datas comemorativa
Maria Ivonete de Rossi Belufi
15/04/24 23:07
É  muito importante ensinar as datas comemorativas.
Maria Ivonete de Rossi Belufi
15/04/24 23:07
É  muito importante ensinar as datas comemorativas.

Conteúdos recentes