Confira as principais datas para trabalhar na escola em outubro

Confira as principais datas para trabalhar na escola em outubro

+
26/09/2023

Na reta final do ano, tenha em mente os principais assuntos para incluir no seu planejamento pedagógico

 

O mês de outubro marca o início do último trimestre do ano, quando as aulas estão a todo o vapor para a finalização do conteúdo previsto para o período letivo. Por isso, educador, é importante olhar para o próximo mês com antecedência e fazer o seu planejamento, tornando o tempo disponível mais efetivo.

A seguir, saiba quais são as principais datas comemorativas do período e descubra possibilidades para trabalhá-las em suas aulas. 

 

Dia Mundial do Sorriso (06/10)

O mês de outubro começa com uma data festiva e otimista. O Dia do Sorriso é um convite para criar um ambiente mais positivo e acolhedor em sala de aula. Além disso, promover um momento de descontração entre conteúdos mais densos. Chamar os estudantes para compartilhar histórias ou fazer brincadeiras podem ser boas ideias para atender a essa proposta.

Também é interessante discutir a importância do sorriso nas interações sociais, na comunicação e também no processo de aprendizagem. Afinal, a saúde emocional e o bem-estar são combustíveis para o desenvolvimento intelectual.

 

Dia Mundial da Saúde Mental (10/10)

Falando em emoções, logo após o período da campanha Setembro Amarelo, a saúde mental volta a entrar em pauta no dia 10 de outubro. Essa é uma oportunidade para voltar os olhares dos estudantes e da comunidade escolar sobre o tema com o objetivo de promover a percepção da sua importância no âmbito individual e coletivo e combater estigmas associados ao assunto.

Nesse sentido, o curso Currículo, saberes e competências socioemocionais eleva a importância das dimensões sociais e relacionais à educação socioemocional ao mesmo nível das competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, educadores podem incluí-las no planejamento pedagógico e contribuir cada vez mais com a formação de sujeitos integrais. 

 

Dia Nacional da Leitura (12/10)

Juntamente com o Dia das Crianças, celebra-se uma atividade que é de extrema importância para o desenvolvimento infanto-juvenil: a leitura. Além da integração de livros no conteúdo curricular já previsto, é possível criar ações paralelas, como a criação de um clube de leitura, rodas de contação de histórias ou até mesmo uma visita à biblioteca.

A leitura e a escrita são competências básicas essenciais para o desenvolvimento escolar. No entanto, o contexto da educação brasileira, principalmente após o período de isolamento por conta da pandemia, gerou defasagem nessa e em outras competências. O curso Defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar fornece subsídios importantes para professores interessados em superar esse desafio.

Leia mais: Projetos de incentivo à leitura: uma ferramenta de transformação social

 

Dia dos Professores (15/10)

O Dia dos Professores é, claro, um momento de homenagem a você, educador, que é um dos principais atores da educação e protagonista das grandes transformações sociais no Brasil. Mas a data também permite se voltar a uma reflexão sobre as jornadas percorridas na educação e a mobilização para o apoio entre os educadores.

O autocuidado por parte dos professores e colegas de profissão é um pilar para a criação de sistemas de ensino qualificados. No curso Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação, disponível aqui na plataforma Escolas Conectadas, você conhece possibilidades para constituir redes de apoio, descobre como começar a praticar o autocuidado e aprende mais sobre a construção de conexões saudáveis. . 

 

Dia da Ciência e da Tecnologia (16/10)

Dois dos expoentes no campo da educação, a ciência e a tecnologia representam demandas contemporâneas crescentes na sociedade e no mercado de trabalho. Enquanto isso, na escola, é importante que os estudantes compreendam a relação entre o aprendizado e a aplicação prática nesses campos. Além de reconhecer a importância deles para seu próprio futuro.

Com a proposta de explorar a curiosidade, a autoria e as potencialidades dos estudantes trazidas com as tecnologias digitais, o curso BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender abrange diferentes etapas da educação básica, áreas e eixos de atuação. A ideia é explorar diferentes possibilidades e recursos digitais para agregar ao processo educacional.

 

Dia Nacional da Estatística (20/10)

Presente em diversos setores e serviços, a estatística é um conceito fundamental a ser aprendido e que pode ser ensinado a partir de atividades práticas. Coletar dados, criar gráficos e analisar resultados são algumas das possibilidades para levar esse conteúdo à sala de aula de forma dinâmica.

Porém, antes disso, é importante pensar na aprendizagem básica de matemática e outras habilidades para garantir que o avanço dos estudantes seja linear. Essa é a principal proposta do curso Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático: ajudar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a compreenderem estratégias de priorização e usá-las em suas práticas.

 

Anotou todas as datas importantes e já está pronto(a) para transformá-las em aulas? Confira as diversas formações oferecidas pela plataforma Escolas Conectadas e invista ainda mais na sua formação continuada! Todos os cursos são 100% gratuitos e on-line.

 

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 14


Renata Araujo da Silva
03/10/23 07:48
Adorei! Obrigada...
Nalva Aparecida Tomé Vieira
04/10/23 16:39
ótima.
Luzia Gomes Ferreira
04/10/23 16:45
muito bom . obrigada
Suzana de Arruda Romera
05/10/23 12:49
muito bom.
Silvane dos Santos Barbosa
07/10/23 22:56
Gostei
Márcia Rosângela de Oliveira
10/10/23 09:37
Muito bom!
Márcia Rosângela de Oliveira
10/10/23 09:37
Muito bom!
Elza Bernardo
10/10/23 21:35
adorei
Ivânia Mattos de Oliveira
11/10/23 11:22
Muito bom!!
Alidir de Oliveira Nonato
11/10/23 14:30
 Muito bom!
Jose Wilson Tavares
13/10/23 19:11
A Educação Inclusive, é  sobre tudo incluir o diferente  em meio a diversidade! Faz com que  seja  quebrado esteriótipos, e  promova  a convivencia em igualdade!
Tania Maria Barbosa dos Santos
18/10/23 07:59
Muito relevante.
Izabel da Silva Ricci
19/10/23 22:19
Muito bom conteúdo, alimenta nossa mente.
Suzelí Porfírio de Brito
08/11/23 21:41
Gostei!!

Conteúdos recentes