Novembro: confira datas importantes para trabalhar durante o mês

Novembro: confira datas importantes para trabalhar durante o mês

+
01/11/2022

Estamos quase chegando no final do ano letivo, mas novembro ainda traz grandes oportunidades de fechar o calendário escolar com reflexões importantes. Isso porque as datas comemorativas deste mês permitem trabalhar temas relacionados à literatura, sociedade e cidadania em sala de aula.

Sendo assim, convidamos você, educador, a conhecer alguns recursos digitais que selecionamos para te ajudar a fazer o planejamento pedagógico de novembro. Confira as nossas sugestões!

 

Aniversário de Cecília Meireles (1901-1964) - (07/11)

Conhecida pelos livros didáticos, a escritora carioca Cecília Meireles também foi jornalista, professora e poeta. Inclusive, Cecília é um dos grandes nomes do movimento modernista brasileiro. Em 1938, se tornou a primeira mulher a ganhar o Prêmio Olavo Bilac de poesia,  concedido pela Academia Brasileira de Letras. Além disso, ela criou a primeira biblioteca infantil do país, no Rio de Janeiro. Afinal, Cecília Meireles foi uma grande defensora da democratização do ensino público de qualidade no Brasil. 

Que tal homenagear a trajetória da escritora apresentando algumas de suas obras mais importantes para os estudantes? A partir deste vídeo, disponibilizado na plataforma Escola Digital, a turma pode assistir a uma representação do poema “Ou Isto ou Aquilo”. Nele, Cecília Meireles discorre sobre os dilemas de tomar decisões. Já este roteiro de estudos traz o poema “Motivo” para aprofundar o conceito de síntese semântica com os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Confira!

 

Dia da Proclamação da República (15/11)

Desde meados do século XVIII, uma série de movimentos populares já reivindicavam o fim do regime monárquico no Brasil. No entanto, foi somente após a Guerra do Paraguai e a abolição da escravatura que as mudanças socioeconômicas mobilizaram grupos civis e militares em uma articulação pela República. O estopim se deu em 15 de novembro de 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um levante para destituir o imperador D. Pedro II do poder. Assim se deu o início do regime republicano presidencialista brasileiro. Muito embora não tenha contado com a participação do povo, este movimento marcou mudanças profundas na política e na sociedade brasileira. 

Para ajudar os estudantes a entender melhor os processos históricos envolvidos na proclamação da República, recomendamos este plano de aula que traz textos, quizzes e vídeos voltados para o 9º ano do Ensino Fundamental. Já este Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) pode complementar os estudos com um vídeo do canal Se Liga Nessa História. Acesse agora!

 

Dia Nacional da Consciência Negra (20/11)

O Dia da Consciência Negra reforça o papel de destaque do povo preto na formação do Brasil. Apesar de mais da metade da população brasileira ser autodeclarada negra e parda, a presença nas escolas particulares, nos cargos de liderança, na política, nas telas e nos livros ainda é proporcionalmente incompatível. Reconhecer que, historicamente, pessoas brancas receberam vantagens e por isso são aceitas em mais espaços faz parte do combate ao racismo que ainda está presente nas estruturas de nossa sociedade. 

Sendo assim, a educação ocupa lugar de destaque neste processo de conscientização. E não apenas no mês de novembro! Para isso, recomendamos o curso gratuito Escola para todos: promovendo uma educação antirracista. Disponível na plataforma Escolas Conectadas, a formação de 50 horas apresenta novas abordagens pedagógicas com a finalidade de transformar a ambiência racial dentro da escola e promover o respeito às diferenças. Inscreva-se para participar da turma!

Além disso, educador, você pode complementar as aulas com os recursos educacionais da plataforma Escola Digital. Confira dois planos de aula que podem te ajudar a aprofundar esta discussão a partir de vídeos, livros e até mesmo culinária:

Plano de aula 1

Plano de aula 2

 

Dia Nacional do Doador de Sangue (25/11)

A doação de sangue no Brasil é um ato voluntário que pode ajudar, no mínimo, até outras três pessoas a cada bolsa coletada. Isso porque doar sangue pode salvar a vida de pessoas que passam por cirurgias, transplantes, transfusões e outras intervenções médicas de risco. Ainda assim, o número de doadores no país é a metade do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS). Nesse sentido, o Dia Nacional do Doador de Sangue pode ser uma data chave para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância desta ação cidadã.

Em primeiro lugar, por que não começar explicando para os estudantes qual é a importância do sangue para o organismo humano? Neste roteiro de estudos do ProFuturo, os educadores podem trabalhar mais sobre os componentes do sangue e os caminhos que ele percorre no sistema circulatório. Depois, a partir deste vídeo, os estudantes podem entender mais sobre como é feita a doação de sangue no Hemocentro do Amazonas.

 

Gostou das nossas sugestões? Compartilhe com a gente nos comentários como pretende trabalhar esses temas em suas aulas.

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 5


Francisca Bernardo da Silva Cadete
06/11/22 17:05
ótimo.
Rosa Maria Amaral
07/11/22 20:40
Sim , dentro das datas comemorativas 
Diego Darío álvarez
09/11/22 21:05
Claro que sim...
Deise Emília Guerra
30/11/22 17:39
Eu amei!!
Elcio Amâncio da Silva
21/01/23 04:14
Muito bom   planejar datas comemorativas.

Conteúdos recentes