Outubro: confira datas importantes para trabalhar em sala de aula durante o mês

Outubro: confira datas importantes para trabalhar em sala de aula durante o mês

+
30/09/2022

Popularmente conhecido como o “Mês das Crianças”, devido à celebração do Dia das Crianças (12/10), outubro é um mês recheado de acontecimentos importantes que podem ser amplamente explorados com os estudantes em sala de aula. O Dia dos Animais, o Dia da Leitura e o Dia da Inovação são alguns exemplos.

Para auxiliar você, educador, a trabalhar essas datas em suas aulas, indicamos alguns recursos digitais e cursos gratuitos da plataforma Escolas Conectadas. 

Confira, aproveite e boas aulas!

 

Dia Mundial dos Animais (04/10)

A data busca promover a conscientização sobre a importância da preservação e valorização dos animais, sejam eles domésticos ou não. Além disso, marca o nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e conhecido por ser o protetor dos animais.

Para mais referências de como envolver os alunos nessa efeméride, recomendamos o Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) Animais Extintos, disponível gratuitamente na plataforma Escola Digital. Com o conteúdo desse recurso, é possível promover uma rica discussão sobre a possibilidade de recriar animais extintos a partir de seu DNA. 

Além disso, os planos de aula Animais Terrestres e Diversidade de animais podem te auxiliar a abordar a diversidade do reino animal de maneira mais dinâmica. Confira!   

                                                                                  

Aniversário de Mário de Andrade (09/10)

Mário de Andrade foi um importante escritor modernista, musicólogo e folclorista brasileiro. Comprometido com o desenvolvimento cultural do Brasil, foi um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. Além disso, promoveu o 1° Congresso de Língua Nacional Cantada e fundou a Sociedade de Etnografia e Folclore de São Paulo. 

“Paulicéia Desvairada” e “Macunaíma” são algumas de suas principais obras literárias. Mário de Andrade nasceu em 9 de outubro de 1893, na cidade de São Paulo. 

Aproveite a ocasião para apresentar aos seus alunos a história de Mário de Andrade e sua relevância para a arte e cultura nacional. Para isso, você tem à disposição uma série de recursos digitais na plataforma Escolas Conectadas. Entre eles o vídeo Mário de Andrade - Macunaíma, com uma breve explicação sobre a obra, o documentário  Mário de Andrade - Reinventando o Brasil, que aborda a vida e obra do autor e o Jogo de cartas com Mário de Andrade, uma atividade lúdica para a descoberta dos interlocutores do autor, a partir de trechos de cartas escritas pelo mesmo.

E para que você, professor, aprimore os seus conhecimentos sobre a escrita e desenvolva aulas mais aprofundadas, recomendamos o curso gratuito Narro, logo existo. A formação on-line explora a construção narrativa, abordando também a cultura oral e o desenvolvimento de habilidades linguísticas. Ela está disponível aqui na plataforma Escolas Conectadas, é autoformativa e certificada pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Clique aqui e inscreva-se!

 

Dia Nacional da Leitura (12/10)

E por falar em Mário de Andrade e seus livros, que tal trabalhar com seus alunos também o Dia Nacional da Leitura? A data foi regulamentada em 2009 pela lei nº 11.899/09. Seu objetivo é estimular a convivência da sociedade com a produção literária do país. Além, é claro, de difundir o prazer da leitura para todos. 

Para te ajudar a desenvolver a leitura com as suas turmas, sugerimos conhecer os planos de aula Decidindo a leitura do dia e Rodas de leitura, além do roteiro de estudo Leitura Dramática.

Também indicamos a realização da formação Leitura em voz alta pelo professor. Nela, você terá contato não só com a prática da leitura em voz alta, como também com as principais situações didáticas de leitura. 

 

Dia Nacional da Inovação (19/10)

Quando a data foi instituída no Brasil, em 2010, a celebração do Dia Nacional da Inovação foi inspirada no grande feito de Santos Dumont, que realizou, em 19 de outubro de 1901, o primeiro voo com dirigível ao redor da Torre Eiffel, na França.

Sendo assim, o objetivo do Dia Nacional da Inovação é incentivar a inovação e apoiar o desenvolvimento da economia sustentável e competitiva. Transformando o conhecimento científico em tecnologias que poderão mudar a sociedade. O Brasil é considerado o país líder em inovação entre as nações da América Latina. 

Para introduzir o tema em suas práticas pedagógicas, recomendamos o recurso digital Criatividade e inovação e o plano de aula Inovação Radical. Além disso, para conhecer alternativas e estratégias para o desenvolvimento de construções coletivas dentro e fora da sala de aula, inscreva-se no curso on-line gratuito Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender. Uma nova turma terá início em 10/10. Participe!

 

Dia do Saci e Halloween (31/10)

Doces ou travessuras? Dia do Saci ou Halloween? Os dois! Ambas as comemorações acontecem em 31 de outubro. A tradição do Halloween tem origem na cultura celta, da Irlanda. Mas foi espalhada para todo o mundo pelos Estados Unidos, que popularizaram a festa marcada pela decoração sombria e pelas fantasias. As crianças adoram!

Aqui no Brasil, o Halloween vem ganhando força nos últimos anos. Porém, com o objetivo de remeter a data às tradições da cultura brasileira, em 2003 foi instituído o Dia do Saci. Nesse sentido, também como forma de que as escolas adotem o dia para celebrar as figuras do folclore nacional. 

Tanto o Dia do Saci quanto o Halloween são celebrações em potencial para trabalhar atividades como jogos e brincadeiras em sala de aula. Para isso, sugerimos a você, professor, o curso Jogos e brincadeiras: para além da seriação, que propõe a discussão e análise da potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância. 

Conheça também o plano de aula Halloween, que oferece atividades para o desenvolvimento da oralidade, senso crítico e integração entre culturas para a compreensão da data, e os recursos digitais de aprendizagem A lenda do Saci e Halloween, disponíveis gratuitamente na plataforma Escola Digital.

 

Leia mais: Brincadeiras do folclore brasileiro podem ser aliadas da educação infantil

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 3


Renata Vaz de Paulo Flores
06/10/22 19:05
Vai contribuir imensamente para os meus planejamentos. Obg!!!!
Vanessa Santos de Almeida
07/10/22 03:14
muito bom e contribuir muito 
Monalisa Fontes Santos Costa Matos
10/10/22 20:02
Esse material está sendo de grande relevância no planejamento de nossas atividades pedagógicas. Obrigado 😊 

Conteúdos recentes