Setembro: confira datas importantes para trabalhar em sala de aula durante o mês

Setembro: confira datas importantes para trabalhar em sala de aula durante o mês

+
30/08/2022

Setembro é um mês de marcos importantes para a sociedade brasileira. Desde a celebração da independência do país até campanhas em prol dos Direitos Humanos, o período traz muitas oportunidades de engajar os estudantes a partir de uma aprendizagem significativa para o contexto local. 

Por isso, separamos alguns recursos digitais que podem te ajudar a fazer o planejamento pedagógico com base nas datas comemorativas de setembro. Confira as nossas sugestões abaixo!

 

Setembro Amarelo 

 

A campanha mobiliza diversos atores da sociedade para reforçar a importância da prevenção ao suicídio. Desde 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 10 de setembro como data oficial do enfrentamento ao suicídio, considerado uma crise de saúde pública. Segundo pesquisa realizada pela OMS, em 2019, essa é a quarta principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos. 

Por isso, a educação tem papel fundamental na promoção do debate sobre saúde mental e bem-estar. Para auxiliar os educadores a conectar as diretrizes curriculares às dimensões sociais e emocionais na escola, recomendamos o curso Currículo, saberes e competências socioemocionais, disponível gratuitamente aqui na plataforma Escolas Conectadas. Ele pode ser complementado com esta cartilha informativa, que aborda o “saber, agir e prevenir” sobre suicídio.

 

Independência do Brasil - 200 anos (07/09)

 

Independência ou morte! Duzentos anos atrás, o príncipe regente D. Pedro I proclamou a icônica frase que marcou o início do processo de Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.  “O Grito do Ipiranga”, como ficou conhecido esse episódio, deu início ao Império no Brasil. 

Para celebrar o bicentenário da Independência, recomendamos este ODA (Objeto Digital de Aprendizagem) para complementar suas aulas. Disponível gratuitamente na plataforma Escola Digital, o recurso traz um artigo que aborda o tema sob uma perspectiva crítica, analisando a construção política e social da época. Existe, ainda, a expectativa para a reabertura do Museu do Ipiranga, em São Paulo (SP), que representa um marco da independência e da história do Brasil. 

 

Dia Mundial da Alfabetização (08/09) 

 

No dia 8 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização. Instituída pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a data busca assegurar que todas as pessoas tenham o direito de ler, escrever e interpretar o mundo letrado. 

Segundo levantamento feito pela Unesco em 2019, ainda existem 750 milhões de jovens e adultos analfabetos ao redor do mundo. Não à toa, a erradicação do analfabetismo no Brasil  é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Sendo assim, a sala de aula representa o centro das ações em prol desse objetivo. Aproveite para participar do curso gratuito Escrita Compartilhada: produção de verbetes enciclopédicosA formação de 45 horas propõe um mergulho no universo das enciclopédias, a fim de que o vasto campo das informações se torne uma ferramenta efetiva para a alfabetização das crianças. 

Além disso, você pode complementar as aulas com o jogo educativo Batalha dos Nomes, que desafia as crianças a dizer o nome das imagens em voz alta e descobrir qual delas tem maior sequência sonora. Ou seja,  desenvolve a consciência silábica de forma lúdica. Acesse gratuitamente!

 

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21/09) 

 

De acordo com o último Censo IBGE, cerca de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência no Brasil. Isto é, 24% dos brasileiros têm algum impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. 

Ainda assim, essa parcela da população está sujeita a diversos tipos de preconceitos, que resultam em desigualdade de oportunidades. Por isso, o dia 21 de setembro foi instituído pela Lei nº 11.133 com a finalidade de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão para as pessoas com deficiência na sociedade brasileira.

Sem dúvida, esse debate passa pela educação. Pensando nisso, indicamos a formação Escola para todos: inclusão de pessoas com deficiência, disponível gratuitamente aqui em nossa plataforma. Nesse curso, você, educador, terá a oportunidade de refletir sobre os desafios e as demandas para atender os diferentes níveis de desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Sobretudo no que diz respeito às práticas pedagógicas inclusivas voltadas para estudantes com deficiência. Inscreva-se para participar da turma!

 

Dia Nacional do Rádio (25/09) 

 

O rádio, inventado em 1896, chegou ao Brasil durante as comemorações do centenário da Independência do país, em 1922. Desde então, o veículo foi responsável por levar informação, companhia e entretenimento para ouvintes nos mais longínquos lugares do Brasil. 

Atualmente, novas mídias como o podcast surgiram para ampliar ainda mais esse alcance por meio da internet. Ainda assim, o rádio continua a desempenhar um papel importante para garantir acesso à informação e até mesmo à educação. Principalmente durante o período de pandemia. Sendo assim, há muito o que aprender sobre a trajetória do rádio e a importância de suas narrativas. 

Que tal convidar os estudantes para criar uma Web Rádio no âmbito escolar? A partir dela os estudantes poderão pensar em pautas relacionadas aos assuntos debatidos em aula, fazer a gravação, edição e veiculação dos conteúdos. Acesse o plano de aula completo na plataforma Escola Digital!

E para amparar os educadores nessa proposta pedagógica, também recomendamos o curso gratuito  Narro, logo existo, que aborda elementos como preservação da cultura oral, autoconhecimento e criação de narrativas digitais. Além de desenvolver habilidades linguísticas e digitais de forma leve e divertida. Inscreva-se e participe da turma!

 

Esperamos que as nossas dicas ajudem você a preparar aulas cada vez melhores. Conte para nós nos comentários o que está achando dos nossos conteúdos!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 18


Rosinaide Ribeiro Faria
31/08/22 21:22
Amei.
Gratidão 
Maria da Penha Lopes Rodrigues
31/08/22 22:03
Muito importante participar desse curso, os conteúdos são de suma importância para aprimorar o processo de aprendizagem relacionado aos temas propostos, muito bom mesmo, saber debater esses temas em sala de aula é muito interessante .
Dilza Francisca Nepomuceno Ferreira
31/08/22 22:14
Bacana esses cursos que são oferecido por essa plataforma, já fiz alguns e pretendo fazer mais, são muito importante pra quem quer ficar atualizando.
Elialda Farias Silva
01/09/22 06:53
Além de ganhar carga horária, e muito bom praticar em sala de aula.
Francisca de Souza Brito Silva
01/09/22 11:46
  ÓTIMO E MUITO DINÂMICO PARA SER TRABALHADO NO DIA A DIA EM SALA DE AULA. PARABÉNS!!!
Marilda Lopes da Silva
01/09/22 13:06
Excelentes conteúdo para abrilhantar  nosso conhecimento adaptando para a realidade  dos nossos alunos. Setembro traz uma dinâmica com as datas comemorativas. 
Marcia Cristaldo Heck
02/09/22 06:23
Excelente, temas de abordagem  histórica e cultural pertinentes à todos.
Jocimáriade Souza Santos
02/09/22 14:51
Excelentes, temas amei

Marlene Azevedo dos Santos
03/09/22 21:18
Amei esses temas de abordagem muito importante em nosso dia a dia!
Fatima Maria Pereira Marques de Oliveira
07/09/22 18:58
Todos os temas são bons. A proposta para criação de uma web rádio escolar, é excelente. Quero registrar aqui, que trabalho com rádio Escolar, desde 2012. A possibilidade de aprendizado é imensa. 
Jeane Lucas dos Santos
09/09/22 21:59
Fico sempre satisfeita com todos os conteúdos postados, é enriquece dor 
Shirley Vilhalva
10/09/22 09:46
Seria legal contar o dia 26 de setembro DIA DO SURDO conforme a Lei LEI Nº 11.796, DE  29 DE OUTUBRO DE 2008.   | Institui o Dia Nacional dos Surdos.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o  Fica instituído o dia 26 de setembro de cada ano como o Dia Nacional dos Surdos.
Art. 2o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília,  29  de outubro de 2008; 187o da Independência e 120o da República.

Heloisa Ferreira dos Santos
10/09/22 18:46
Ótimos textos! Adorei!
Ody Marcos Churkin
11/09/22 19:43
Uau, adorei. São facilidades, métodos e metodologias que complementam o ensino aprendizagem: 2 I Instigante, inspirador e 2 E  encantador e empolgante. Uma fonte de criatividade.  Com muito entusiasmo na espera por novas produções. Saudações acompanhadas do friozinho aqui do Sul. Brigadooooooooo
Rozinette Pinto Dutra
12/09/22 15:48
Gostei do material, muito útil, Parabéns!




Sônia Maria Guedes Nunes
12/09/22 21:49
Excelente material. 
Maria da Penha Lopes Rodrigues
13/09/22 09:58
Excelente material pra ser abordado em sala de aula 
Marlene Mendes dos Santos Ramos
14/09/22 23:54
Quero me inscrever

Conteúdos recentes