Novembro: principais datas para incluir no planejamento

Novembro: principais datas para incluir no planejamento

+
25/10/2023

Prepare-se para aproveitar as datas comemorativas do mês! 

Com o final do ano se aproximando, chegou o momento de aproveitar todo o tempo disponível em sala de aula. Por isso, vale a pena se preparar, saber o que vem pela frente e adiantar o seu planejamento. Confira a seguir as principais datas do mês de novembro.

Dia Nacional da Língua Portuguesa (05/11)
 

O quinto dia de novembro foi definido como Dia Nacional da Língua Portuguesa pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 2019. O objetivo com a proclamação foi reconhecer a contribuição do idioma na preservação e disseminação da cultura. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), esse é o idioma mais falado no hemisfério sul. 

A data é  uma oportunidade para relembrar as origens da língua materna da maioria dos alunos e suas influências. Como atividades práticas, é possível organizar trabalhos e concursos de redação, leituras de histórias e poemas e rodas de debate. 

Dia Mundial da Gentileza (13/11)


Por que não um dia dedicado a comemorar valores básicos e essenciais como respeito, civilidade, cortesia e educação? O Dia Mundial da Gentileza existe desde 1996, quando foi criado em uma conferência internacional em Tóquio, mas só foi oficializado nos anos 2000.

Além dos saberes técnicos, os educadores fazem parte da formação socioemocional dos alunos. Isso inclui colaborar com a construção de um espaço positivo, gentil e empático para o aprendizado. O curso Práticas reflexivas de Educação socioemocional, da plataforma Escolas Conectadas, traz recursos e estratégias para identificar oportunidades de desenvolvimento social e emocional no cotidiano da sala de aula.

Dia Nacional da Alfabetização (14/11)
 

A alfabetização é uma das mais importantes etapas no processo de educação, justamente por ser a base de todos os demais conhecimentos. A data foi instituída em 1966, como uma referência ao Decreto nº 19.402, de 14 de novembro de 1930, o responsável pela criação do Ministério dos Negócios da Educação e da Saúde Pública, atualmente conhecido como Ministério da Educação (MEC).

Neste dia, podem ser realizadas atividades de leitura e escrita que auxiliam no desenvolvimento das habilidades de leitura nos estudantes. O curso Avaliação de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental: função e ferramentas promove conhecimento de teorias e ferramentas práticas para evidenciar aprendizagens, além de estratégias de avaliação.

Leia mais: Quais são as prioridades para a alfabetização pós-pandemia?

Dia Nacional da Consciência Negra (20/11)

O Dia Nacional da Consciência Negra tem importância significativa nas escolas brasileiras que são uma amostra da diversidade presente na sociedade. Neste ano, a instituição da data completa 20 anos. Ela surgiu como homenagem a Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu no mesmo dia em 1695.

É interessante desenvolver atividades que destaquem a importância da cultura afrobrasileira, estimulando discussões sobre racismo, preconceito e inclusão. O curso Introdução à Educação Antirracista, da Escolas Conectadas, traz diretrizes valiosas para abordar essa temática. Além de estimular ações de combate ao racismo, a formação traz propostas para trabalhar a identidade dos estudantes.

Dia do Músico (22/11)

A data escolhida para celebrar o Dia do Músico surgiu em homenagem à Santa Cecília, padroeira dos músicos, que tem sua história de devoção ligada à música. Ela também é considerada a protetora dos músicos. 

A música é uma forma poderosa de expressão e criatividade, duas habilidades importantes no processo de aprendizagem. Professores podem celebrar o Dia do Músico organizando apresentações de talentos musicais dos alunos, explorando a história da música ou criando atividades de composição.

Leia mais: Cinco benefícios da educação musical para crianças

Dia Nacional da Onça-Pintada (29/11)

Animal que é símbolo das florestas brasileiras, a onça-pintada é o terceiro maior felino do mundo e o maior do continente americano e pode chegar a 135 kg. O dia dedicado à espécie foi oficializado em 2016 pela Portaria N° 8, publicada no Diário Oficial da União. A ideia foi reconhecê-la como símbolo brasileiro da conservação da biodiversidade.

Em sala de aula, esse é um dia que pode ser dedicado a conhecer e explorar a biodiversidade do país. A data também é importante para lembrar e promover ações de estímulo à preservação, já que a onça, assim como outros animais, depende da ação humana nesse sentido para permanecer existindo como espécie.

Já preparou seu planejamento para o mês de novembro? Se não, comece o quanto antes e aproveite as formações oferecidas pela plataforma Escolas Conectadas. Todos os cursos são 100% gratuitos e on-line. Comente por qual deles você irá começar!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 9


Luci Araujo Martins Loregian
26/10/23 11:50
Excelente.
Sirlei Benetti Coppini
10/11/23 09:52
Excelentes conteúdos.  Obrigada!
Vancléia Vicente
13/11/23 17:24
Gratidão ♥️
Valdelúzia Maria Coelho
15/11/23 22:16
Muito bom!
Fatima Terezinha de Santana
16/11/23 15:08
Muito bom 
Edson de Souza Lopes
19/11/23 14:59
Excelentes conteúdos.  Obrigado!
Roselaine Souza
21/11/23 12:50
Excelente, obrigada!
Tania Maria Barbosa dos Santos
28/11/23 18:08
Excelente ,obrigada!

Marcia Aparecida Oliveira Morais
22/01/24 16:56
Grande ideia para ser trabalhada

Conteúdos recentes