Atividades com a família que fortalecem o aprendizado do aluno

11/06/2021
O desempenho dos alunos pode ser bem mais efetivo quando os familiares se interessam por suas experiências escolares e, além disso, as escolas apresentam resultados mais satisfatórios para a comunidade quando a troca com os familiares dos estudantes é positiva. Sendo assim, a parceria entre escola e família só tem a acrescentar ao desenvolvimento do aprendizado dos alunos!

Com a quarentena, a família está muito mais presente na vida escolar dos alunos. Uma alternativa para aproveitar esse momento é sugerir atividades que podem ser realizadas em conjunto em casa. Pensando nisso e em contribuir com o engajamento dos pais e responsáveis, separamos algumas dicas de atividades que podem ser realizadas pelos alunos em casa com suas famílias. Veja a seguir!

1. Desenho e pintura
Desenhar e pintar são atividades que estimulam a expressão dos sentimentos e criatividade dos alunos, além de auxiliar na evolução das habilidades motoras da criança. Reserve papel, lápis de cor, canetinhas, tintas e pincel e solte a imaginação!

2. Cinema em casa
Que tal aproveitar a riqueza da sétima arte para realizar uma atividade com a família toda? Os filmes podem ser uma poderosa ferramenta pedagógica, já que absorver informações por meios audiovisuais gera reflexões únicas acerca do mundo.

3. Plantação
Aproximar os alunos da natureza pode ser uma experiência fascinante para os alunos. A atividade favorece o contato com a terra, além de chamar atenção para a importância de preservar o meio ambiente. Separe os vasos, a terra e as sementes e mão na massa!

4. Fantoches
O teatro de fantoches é uma ótima atividade que une contação de história, interação e um momento de afetuosidade entre a família. Vocês podem recriar qualquer personagem com fantoches de dedo, madeira ou até mesmo a partir de meias velhas!

5. Museu on-line
Já imaginou ver o Louvre sem sair de casa? Saber mais sobre jazz americano? Ou até mesmo visitar um museu de insetos na China? A dica é o Google Arts & Culture que promete tudo isso, enquanto ensina sobre cultura e preservação.

6. Era uma vez
Para essa brincadeira não é necessário nenhum material, além da criatividade e imaginação. Basta começar uma história e deixar as crianças completarem. Se quiser, você pode incrementar a brincadeira com objetos, figurinos e até um cenário!

Para entender um pouco melhor sobre o papel dos pais, da escola e da sociedade em geral na educação, confira a série de podcasts produzida pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com o Estúdio Folha da Folha de S. Paulo e fique por dentro de temas como protagonismo jovem, relação entre educador e aluno, desafios e superações da profissão professor e muito mais.

O primeiro episódio da série Educando para Transformar "Da sala de aula para sala de casa: a parceria entre pais e educadores" discute como aproximar os pais da escola e traz algumas formas de fazer a conexão entre ambos de forma efetiva. Confira para compreender mais sobre como a união da escola e da família contribuem para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a sua rede!

Adriana Cândido da Silva Santos
16/06/21 19:29
Os pais precisam recuperar o elo com seus filhos e para isso é de suma importância criar possibilidades que devolva esse vínculo, como jogos, pinturas, contação de histórias, pois por meios desses mecanismos é possível estabelecer um vínculo familiar e escolar e ainda trabalhar coordenação, imaginação e raciocínio.
Marcilene Aarecida de Barros Frank
30/06/21 21:11
 Muito bom ! Obrigada  .
  Vou compartilhar no grupo de professores.
Taís Batista Santana Marques
23/07/21 07:52
Bom dia,mim avise quando esse curso estiver com a inscrição aberta, tenho interesse .
Ariana Paulino Moita Carvalho
03/08/21 11:17