Introdução à inteligência artificial: usos simples e criativos para transformar a aprendizagem | IA como assistente de ensino

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17/10/2023

Bem-vindo(a) ao espaço de trocas do nosso curso, professora e professor!

Esta não é uma atividade obrigatória para a certificação. Nossa proposta é trocar ideias e construir em conjunto enquanto nos divertimos!

O convite é que você:

  • selecione uma habilidade do componente curricular com que atua;
  • defina os objetivos que busca alcançar com os estudantes;
  • solicite uma proposta que apoie o acompanhamento da aprendizagem, como uma rubrica;
  • solicite ideias de experiências de aprendizagem criativas para desenvolver a habilidade selecionada (e habilidades correlatas, se preferir!).

Esteja à vontade também para comentar as publicações dos colegas.

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Um abraço

Equipe Pedagógica Escolas Conectadas

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 38


Francisco Alex Pereira da Silva
24/10/23 09:35
sim, as ferramentas sugeridas são de muita importância pois agiliza a aula.
Fernanda Aparecida Goncalves
25/10/23 16:56
Habilidade Selecionada: Observação e Interpretação de Fenômenos Naturais
Objetivos:
Desenvolver a capacidade dos estudantes de observar fenômenos naturais com atenção e precisão.
 Aprimorar a habilidade dos estudantes para fazer inferências a partir de suas observações.
Promover a curiosidade e a capacidade de fazer perguntas sobre o mundo natural.
Proposta de Rubrica de Avaliação: 
Critério 1- Observação

  • 4 pontos: Observações detalhadas e precisas.
  • 3 pontos: Observações razoavelmente detalhadas e precisas.
  • 2 pontos: Algumas observações, mas carecem de detalhes.
  • 1 ponto: Observações vagas e imprecisas.
  • 0 pontos: Nenhuma observação registrada.
Critério 2: Inferências

  • 4 pontos: Inferências lógicas e bem fundamentadas a partir das observações.
  • 3 pontos: Inferências razoavelmente lógicas, mas podem ser mais bem fundamentadas.
  • 2 pontos: Tentativa de fazer inferências, mas carecem de lógica.
  • 1 ponto: Inferências inadequadas e sem base nas observações.
  • 0 pontos: Nenhuma tentativa de fazer inferências.
Critério 3: Comunicação
  • 4 pontos: As observações são claramente comunicadas de forma escrita ou oral.
  • 3 pontos: Observações comunicadas, mas com falta de clareza.
  • 2 pontos: Observações comunicadas de forma confusa.
  • 1 ponto: Tentativa de comunicação, mas é difícil entender as observações.
  • 0 pontos: Nenhuma tentativa de comunicação.
Experiências de aprendizagem:
Observaçaõ da vida selvagem: Os estudantes irão para um ambiente natural, como um parque e observarão e documentarão a flora e fauna que encontrarem. Os registros serão feitos em forma de diário:
Observação do céu noturno:
Será realizada uma atividade de observação noturna, onde os estudantes podem observar estrelas, planetas e outros objetos no céu. Eles poderão fazer desenhos ou anotações sobre o que veem e, em seguida, pesquisar e discutir suas observações.





Marcelo Guilherme Kühl
31/10/23 20:22
Prepare uma rubrica de avaliação para a habilidade da BNCC "EMIFCNT06 Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais, considerando a aplicação de design de soluções e o uso de tecnologias digitais, programação e/ou pensamento computacional que apoiem a construção de protótipos, dispositivos e/ou equipamentos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e/ou os processos produtivos" para alunos de segundo ano do novo ensino médio. Os objetivos de aprendizagem são:  Compreender e construir circuitos elétricos, identificando e analisando dados e mobilizando recursos criativos para experimentar o
desenvolvimento de projetos em Robótica, associados a contextos da vida cotidiana.  RESPOSTA DO CHAT: Rubrica de Avaliação: Habilidade da BNCC "EMIFCNT06" para Alunos do Segundo Ano do Novo Ensino Médio


A rubrica de avaliação a seguir foi desenvolvida para avaliar a habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) "EMIFCNT06 - Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais, considerando a aplicação de design de soluções e o uso de tecnologias digitais, programação e/ou pensamento computacional que apoiem a construção de protótipos, dispositivos e/ou equipamentos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e/ou os processos produtivos" para alunos de segundo ano do novo ensino médio.


Critérios de Avaliação:


Nível 1: Abaixo do Esperado (0-4 pontos)

  • Compreensão dos Conceitos: Demonstra falta de compreensão básica dos conceitos de circuitos elétricos e robótica.
  • Habilidade de Construção: Mostra dificuldades significativas na construção de circuitos elétricos e protótipos robóticos.
  • Análise de Dados: Não consegue identificar ou analisar dados relevantes para o desenvolvimento de projetos em robótica.
  • Criatividade e Inovação: Não apresenta ideias criativas ou inovadoras para solucionar problemas reais.

Nível 2: Abaixo da Média (5-9 pontos)

  • Compreensão dos Conceitos: Demonstra compreensão básica, mas limitada, dos conceitos de circuitos elétricos e robótica.
  • Habilidade de Construção: Constrói protótipos básicos, mas com falhas significativas ou falta de funcionalidade.
  • Análise de Dados: Identifica alguns dados relevantes, mas tem dificuldade em analisá-los de forma eficaz para o desenvolvimento do projeto.
  • Criatividade e Inovação: Apresenta algumas ideias criativas, mas falta inovação significativa nas soluções propostas.

Nível 3: Satisfatório (10-14 pontos)

  • Compreensão dos Conceitos: Demonstra compreensão sólida dos conceitos de circuitos elétricos e robótica.
  • Habilidade de Construção: Constrói protótipos funcionais e demonstra habilidades básicas em eletrônica e programação.
  • Análise de Dados: Identifica e analisa dados de forma eficaz para o desenvolvimento do projeto, embora com algumas limitações.
  • Criatividade e Inovação: Apresenta ideias criativas e inovadoras para solucionar problemas reais, mas com espaço para melhorias.

Nível 4: Bom (15-19 pontos)

  • Compreensão dos Conceitos: Demonstra compreensão avançada dos conceitos de circuitos elétricos e robótica.
  • Habilidade de Construção: Constrói protótipos avançados com alta funcionalidade e eficiência.
  • Análise de Dados: Identifica e analisa dados de forma eficaz, aplicando conhecimentos estatísticos ou matemáticos quando apropriado.
  • Criatividade e Inovação: Apresenta ideias altamente criativas e inovadoras, demonstrando originalidade no design e na abordagem do problema.

Nível 5: Excelente (20 pontos)

  • Compreensão dos Conceitos: Demonstra compreensão excepcional dos conceitos de circuitos elétricos e robótica, além de aplicar conhecimentos avançados.
  • Habilidade de Construção: Constrói protótipos excepcionais, utilizando tecnologias de ponta e demonstrando habilidades excepcionais em eletrônica, programação e design.
  • Análise de Dados: Identifica, analisa e interpreta dados de forma excepcional, aplicando metodologias avançadas e mostrando profundo entendimento estatístico ou matemático.
  • Criatividade e Inovação: Apresenta ideias altamente criativas e inovadoras, superando as expectativas, e demonstra uma abordagem única e original na solução de problemas reais.

Observação: A pontuação final será calculada somando os pontos atribuídos a cada critério de avaliação. Além disso, o professor pode adicionar observações específicas para fornecer feedback detalhado aos alunos.
Marcelo Guilherme Kühl
31/10/23 20:24
Agora, sugira algumas experiências de aprendizagem criativas que podem ser realizadas para desenvolver essa habilidade. RESPOSTA DO CHAT: Certamente! Aqui estão algumas sugestões de experiências de aprendizagem criativas que podem ser realizadas para desenvolver a habilidade descrita na BNCC "EMIFCNT06 - Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais, considerando a aplicação de design de soluções e o uso de tecnologias digitais, programação e/ou pensamento computacional que apoiem a construção de protótipos, dispositivos e/ou equipamentos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e/ou os processos produtivos":

  1. Desenvolvimento de Robôs Autônomos:
    • Os alunos podem trabalhar em equipes para projetar e construir robôs autônomos capazes de realizar tarefas específicas, como navegar por um labirinto ou seguir uma linha traçada no chão. Eles podem utilizar sensores, motores e algoritmos de programação para aprimorar as habilidades dos robôs.
  2. Soluções de Automatização Residencial:
    • Os alunos podem criar sistemas de automação residencial usando sensores de movimento, luz e temperatura. Eles podem programar microcontroladores para controlar luzes, termostatos e outros dispositivos eletrônicos, buscando soluções eficientes e inovadoras para melhorar a vida cotidiana.
  3. Prototipagem de Dispositivos de Saúde:
    • Os alunos podem desenvolver protótipos de dispositivos de saúde, como monitores de batimentos cardíacos ou dispositivos de auxílio para pessoas com deficiências. Eles podem integrar sensores biométricos aos dispositivos e programar interfaces de usuário intuitivas para melhorar a experiência do usuário.
  4. Sistemas de Monitoramento Ambiental:
    • Os alunos podem criar sistemas de monitoramento ambiental para medir a qualidade do ar, a umidade e a temperatura em ambientes específicos. Eles podem usar sensores e tecnologias IoT (Internet das Coisas) para coletar dados em tempo real e desenvolver soluções para melhorar a qualidade do ar em espaços fechados.
  5. Desenvolvimento de Jogos Interativos:
    • Os alunos podem aprender a criar jogos interativos utilizando plataformas de desenvolvimento de jogos. Eles podem projetar e programar jogos que envolvam conceitos de robótica e eletrônica, proporcionando uma experiência de aprendizagem divertida e envolvente.
  6. Hackathons de Inovação Tecnológica:
    • Organize hackathons ou competições de inovação onde os alunos trabalhem em equipes para resolver problemas reais usando tecnologias digitais, programação e robótica. Proporcione desafios diversificados que incentivem a criatividade e a colaboração entre os participantes.
  7. Visitas a Empresas de Tecnologia:
    • Organize visitas a empresas de tecnologia ou centros de inovação, onde os alunos possam interagir com profissionais da área e ver aplicações práticas de tecnologias avançadas. Isso pode inspirá-los e fornecer insights valiosos sobre as possibilidades futuras em campos relacionados.
  8. Projeto de Arte Interativa:
    • Encoraje os alunos a combinar arte e tecnologia, criando projetos de arte interativa que respondam a estímulos do ambiente. Eles podem usar sensores para detectar movimento, luz ou som, e programar respostas visuais ou sonoras, criando instalações artísticas inovadoras.

Ao realizar essas experiências de aprendizagem, os alunos terão a oportunidade de aplicar conceitos teóricos na prática, desenvolver habilidades de resolução de problemas, colaboração e criatividade, e, ao mesmo tempo, cultivar a capacidade de propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais.






Marcelo Guilherme Kühl
31/10/23 20:27
Complemente as sugestões com ideias em que os alunos possam produzir notícias, escritas ou usando recursos multimídia, para trabalhar a habilidade EMIFCNT06 da BNCC: produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. RESPOSTA DO CHAT: Certamente! Integrar a produção de notícias ao desenvolvimento da habilidade EMIFCNT06 da BNCC proporciona uma abordagem interdisciplinar, envolvendo habilidades de comunicação, criatividade, pensamento crítico e tecnologia. Aqui estão algumas ideias em que os alunos podem produzir notícias, escritas ou usando recursos multimídia, para trabalhar a habilidade de acordo com a descrição fornecida:

  1. Cobertura de Eventos Escolares:
    • Os alunos podem cobrir eventos escolares, como competições esportivas, apresentações culturais ou feiras de ciências. Eles podem entrevistar participantes, professores e espectadores, capturar fotos e vídeos, e escrever notícias detalhadas sobre o evento para o jornal da escola. Esta atividade permite que os alunos explorem o design de soluções multimídia, incorporando vídeos e fotografias nas notícias.
  2. Entrevistas com Personalidades da Escola:
    • Os alunos podem realizar entrevistas com figuras proeminentes da escola, como diretores, professores, alunos destaque ou funcionários. Eles podem criar perfis detalhados, incluindo vídeos curtos das entrevistas, proporcionando uma experiência multimídia completa para os leitores do jornal da escola.
  3. Investigação e Reportagem:
    • Os alunos podem investigar questões relevantes dentro da escola, como problemas de infraestrutura, questões ambientais ou desafios enfrentados pelos alunos. Eles podem realizar pesquisas, entrevistar partes envolvidas e produzir reportagens investigativas que abordem as soluções propostas para esses problemas.
  4. Cobertura de Projetos Escolares Inovadores:
    • Os alunos podem destacar projetos inovadores desenvolvidos por seus colegas de classe. Eles podem criar notícias detalhadas sobre o projeto, incluindo informações sobre o processo de criação, as tecnologias e técnicas utilizadas, além dos benefícios potenciais para a comunidade escolar.
  5. Notícias sobre Atividades Extracurriculares:
    • Os alunos podem escrever notícias sobre atividades extracurriculares, como clubes, grupos de estudo ou iniciativas de voluntariado. Eles podem destacar as conquistas desses grupos, entrevistar membros e líderes, e explorar como essas atividades contribuem para o desenvolvimento dos alunos e para a comunidade escolar.
  6. Notícias sobre Inovações Tecnológicas na Escola:
    • Os alunos podem pesquisar e escrever sobre as mais recentes inovações tecnológicas implementadas na escola, como laboratórios de ciência de última geração, ferramentas digitais de aprendizagem ou projetos de sustentabilidade ambiental. Eles podem criar notícias multimídia, incorporando vídeos e infográficos para ilustrar essas inovações.
  7. Editoriais e Comentários:
    • Além das notícias, os alunos podem escrever editoriais e comentários sobre assuntos relevantes na escola, como políticas educacionais, questões sociais ou desafios enfrentados pelos estudantes. Esses textos podem estimular o pensamento crítico e promover discussões construtivas na comunidade escolar.

Ao trabalhar nessas atividades de produção de notícias, os alunos terão a oportunidade não apenas de desenvolver suas habilidades de comunicação, mas também de aplicar conhecimentos tecnológicos, pensar criativamente sobre a apresentação multimídia das informações e considerar soluções éticas e inovadoras para contar histórias relevantes dentro do contexto escolar.
Marcelo Guilherme Kühl
31/10/23 20:29
Prepare uma rubrica de avaliação para a habilidade descrita que considere as sugestões apresentadas. RESPOSTA DO CHAT: Rubrica de Avaliação para Produção de Notícias na Habilidade EMIFCNT06 da BNCC para Alunos do Segundo Ano do Novo Ensino Médio


A rubrica de avaliação a seguir foi desenvolvida para avaliar a habilidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) "EMIFCNT06 - Propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais, considerando a aplicação de design de soluções e o uso de tecnologias digitais, programação e/ou pensamento computacional que apoiem a construção de protótipos, dispositivos e/ou equipamentos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e/ou os processos produtivos", conforme aplicada à produção de notícias no contexto escolar.


Critérios de Avaliação:


Nível 1: Abaixo do Esperado (0-4 pontos)

  • Precisão das Informações: Apresenta informações imprecisas ou inexatas sobre o evento ou assunto.
  • Organização e Estrutura: A notícia carece de estrutura clara, dificultando a compreensão do leitor.
  • Recursos Multimídia: Não utiliza ou utiliza inadequadamente recursos multimídia, como imagens, vídeos ou gráficos.
  • Análise e Contextualização: Falta análise crítica e contextualização dos eventos ou temas abordados.

Nível 2: Abaixo da Média (5-9 pontos)

  • Precisão das Informações: Fornece informações básicas, mas com algumas imprecisões ou lacunas.
  • Organização e Estrutura: Apresenta uma estrutura geral, mas com algumas inconsistências na organização das informações.
  • Recursos Multimídia: Utiliza recursos multimídia de forma básica, mas sem explorar todo o potencial visual ou interativo.
  • Análise e Contextualização: Oferece alguma análise, mas não contextualiza completamente os eventos ou temas na notícia.

Nível 3: Satisfatório (10-14 pontos)

  • Precisão das Informações: Apresenta informações precisas e completas sobre o evento ou tema da notícia.
  • Organização e Estrutura: Estrutura a notícia de forma clara e lógica, facilitando a compreensão do leitor.
  • Recursos Multimídia: Utiliza recursos multimídia de maneira eficaz, melhorando a apresentação da notícia.
  • Análise e Contextualização: Oferece análise crítica e contextualiza adequadamente os eventos ou temas na notícia.

Nível 4: Bom (15-19 pontos)

  • Precisão das Informações: Fornece informações precisas, completas e bem pesquisadas sobre o evento ou tema da notícia.
  • Organização e Estrutura: Estrutura a notícia de forma criativa e envolvente, mantendo a atenção do leitor.
  • Recursos Multimídia: Utiliza recursos multimídia de forma inovadora, criando uma experiência envolvente para o leitor.
  • Análise e Contextualização: Oferece análise crítica profunda e contextualiza os eventos ou temas de maneira excepcional.

Nível 5: Excelente (20 pontos)

  • Precisão das Informações: Apresenta informações precisas, completas e altamente detalhadas sobre o evento ou tema da notícia, demonstrando pesquisa aprofundada.
  • Organização e Estrutura: Estrutura a notícia de forma excepcional, criativa e inovadora, proporcionando uma experiência cativante para o leitor.
  • Recursos Multimídia: Utiliza recursos multimídia de maneira excepcional, integrando-os perfeitamente à narrativa da notícia, proporcionando uma experiência rica e interativa para o leitor.
  • Análise e Contextualização: Oferece análise crítica profunda, contextualizando os eventos ou temas de maneira excepcional, demonstrando insights originais e perspicazes.

Observação: A pontuação final será calculada somando os pontos atribuídos a cada critério de avaliação. Além disso, o professor pode adicionar observações específicas para fornecer feedback detalhado aos alunos.
Ruthe de Campos Nascimento
01/11/23 09:54
A inteligencia artificial as vezes me assusta. será que estou exagerando?
Donizete Apolinário
02/11/23 11:11
Habilidade selecionada: (EF69AR01) Identificar e apreciar diferentes formas de expressão musical, reconhecendo a diversidade de manifestações culturais brasileiras e regionais.


Objetivos:

  • Reconhecer diferentes manifestações musicais brasileiras e regionais;
  • Identificar os elementos constitutivos da música (melodia, ritmo, harmonia, timbre e forma) em diferentes manifestações musicais;
  • Valorizar a diversidade cultural brasileira.

Proposta de acompanhamento da aprendizagem:

  • Rubrica:

A rubrica a seguir pode ser utilizada para acompanhar a aprendizagem dos alunos em relação à habilidade (EF69AR01).

Nível de desempenhoDescrição
Insuficiente | O aluno não consegue identificar diferentes manifestações musicais brasileiras e regionais, nem reconhecer os elementos constitutivos da música em diferentes manifestações musicais.
Básico | O aluno consegue identificar diferentes manifestações musicais brasileiras e regionais, mas não consegue reconhecer os elementos constitutivos da música em diferentes manifestações musicais.
Intermediário | O aluno consegue identificar diferentes manifestações musicais brasileiras e regionais e reconhecer alguns dos elementos constitutivos da música em diferentes manifestações musicais.
Avançado | O aluno consegue identificar diferentes manifestações musicais brasileiras e regionais e reconhecer os elementos constitutivos da música em diferentes manifestações musicais.

Experiências de aprendizagem criativas:

  • Desafio musical: O professor pode propor um desafio aos alunos, como criar uma música que represente sua cidade ou região. Os alunos podem trabalhar em grupos ou individualmente.
  • Caça ao tesouro musical: O professor pode criar uma caça ao tesouro musical, com pistas que levem os alunos a descobrir diferentes manifestações musicais brasileiras e regionais.
  • Projeto musical: O professor pode propor um projeto musical, como a criação de um álbum de músicas brasileiras ou regionais. Os alunos podem trabalhar em grupos ou individualmente.

Habilidades correlatas:

  • (EF69AR02) Explorar os elementos constitutivos da música (melodia, ritmo, harmonia, timbre e forma), por meio de jogos, canções, danças e outras práticas musicais.
  • (EF69AR03) Relacionar a música com outras formas de expressão artística e cultural.

Ideias de experiências de aprendizagem criativas para habilidades correlatas:

  • Criação de instrumentos musicais: O professor pode propor aos alunos a criação de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados.
  • Danças folclóricas: O professor pode propor aos alunos a aprendizagem de danças folclóricas brasileiras e regionais.
  • Oficinas de música: O professor pode convidar músicos para realizar oficinas de música com os alunos.

E

Luciana Leitão Justino
05/11/23 21:18
Aqui está uma sugestão de rubrica de avaliação para a habilidade da BNCC “Identificar fenômenos químicos presentes em atividades do cotidiano”:

CritérioDescriçãoPontuaçãoIdentificação de fenômenos químicos | O aluno é capaz de identificar fenômenos químicos presentes em atividades do cotidiano, como a queima de uma vela ou a oxidação de um prego. | 4 pontos
Compreensão das propriedades dos materiais | O aluno é capaz de identificar as propriedades dos materiais envolvidos em um fenômeno químico, como a cor, a textura e a densidade. | 3 pontos
Identificação de misturas homogêneas e heterogêneas | O aluno é capaz de identificar se uma mistura é homogênea ou heterogênea e explicar as diferenças entre elas. | 3 pontos
Compreensão da separação dos materiais | O aluno é capaz de identificar os métodos de separação de materiais, como a filtração e a decantação, e explicar como eles funcionam. | 3 pontos
Compreensão dos materiais sintéticos | O aluno é capaz de identificar materiais sintéticos presentes em atividades do cotidiano, como plásticos e tecidos sintéticos, e explicar como eles são produzidos. | 2 pontos
Compreensão das transformações químicas | O aluno é capaz de identificar as transformações químicas envolvidas em um fenômeno, como a oxidação de um metal ou a fermentação de um alimento, e explicar como elas ocorrem. | 5 pontos
Espero que esta rubrica ajude a avaliar a habilidade dos alunos de identificar fenômenos químicos presentes em atividades do cotidiano!

Algumas ideias de atividades criativas para desenvolver a habilidade da BNCC “Identificar fenômenos químicos presentes em atividades do cotidiano” são:

  1. Realizar experimentos simples com materiais do cotidiano, como bicarbonato de sódio, vinagre, sal, açúcar, etc.
  2. Criar um jogo de tabuleiro que envolva a identificação de fenômenos químicos em atividades cotidianas.
  3. Realizar uma feira de ciências na escola, onde os alunos possam apresentar experimentos e projetos relacionados à química.
Espero que essas ideias ajudem!





Ana Isabel Braga de Aguiar
09/11/23 10:39
ANA ISABEL BRAGA DE AGUIAR - ATIVIDADE DE HISTÓRIA - PLANO DE AULA USANDO CHAT GPT
PROMPT
Elabore um plano de aula de historia sobre a segunda guerra mundial em que os alunos possam usar a inteligencia artificial para desenvolver sua tarefa. a atividade deve ser executada em duas aulas de 50 minutos e será feita em equipes de 5 alunos. indique as estratégias e materiais que os alunos podem utilizar. indique o passo a passo da atividade e como deve ser feita a conclusao. após a execuçao das atividades me indique como posso avaliar quais equipes fizeram o trabalho de forma satisfatória, não tão satisfatória e insatisfatória. inclua na produção da atividades alunos com limitações de aprendizagem como por exemplo, autistas e alunos com deficit de atenção. 

ChatGPT




Plano de Aula: Utilizando a Inteligência Artificial para Explorar a Segunda Guerra Mundial


Duração: Duas aulas de 50 minutos cada.


Objetivo Geral:
Os alunos irão explorar a Segunda Guerra Mundial, suas causas, eventos e consequências, utilizando a inteligência artificial como uma ferramenta de pesquisa e aprendizado colaborativo.


Materiais Necessários:

  • Acesso à Internet
  • Computadores ou dispositivos com acesso à web para cada equipe
  • Recursos de IA como ChatGPT (ou outra IA de pesquisa)
  • Quadro ou projetor para compartilhar informações
  • Materiais impressos ou digitais sobre a Segunda Guerra Mundial
  • Papel e canetas para anotações

Aula 1:


Passo 1: Introdução (10 minutos)

  • Inicie a aula com uma breve introdução sobre a Segunda Guerra Mundial, suas causas e importância histórica.
  • Discuta a relevância da IA na pesquisa histórica.

Passo 2: Formação das Equipes (5 minutos)

  • Divida a turma em equipes de cinco alunos, garantindo que cada equipe tenha habilidades diversas.

Passo 3: Pesquisa sobre a Segunda Guerra Mundial com IA (20 minutos)

  • Oriente os alunos a usar a IA, como o ChatGPT, para pesquisar informações sobre a Segunda Guerra Mundial, incluindo eventos, líderes, causas e consequências.
  • Eles podem usar palavras-chave para fazer perguntas à IA.

Passo 4: Anotações (10 minutos)

  • Peça aos alunos que façam anotações das informações relevantes que encontraram.

Passo 5: Discussão em Equipe (5 minutos)

  • Incentive as equipes a discutirem as informações coletadas e a organizarem suas descobertas.

Aula 2:


Passo 6: Preparação de Apresentações (20 minutos)

  • Peça às equipes para criar apresentações curtas sobre diferentes aspectos da Segunda Guerra Mundial, como as causas, os eventos principais, as consequências, etc.

Passo 7: Apresentações (15 minutos)

  • Cada equipe apresenta suas descobertas e conclusões para a turma.

Passo 8: Discussão em Sala (10 minutos)

  • Após as apresentações, promova uma discussão em sala sobre as descobertas e insights. Encoraje perguntas e comentários dos alunos.

Conclusão:


Passo 9: Avaliação (10 minutos)

  • Explique aos alunos que serão avaliados com base na qualidade de suas apresentações, pesquisa e envolvimento na discussão em sala.
  • Use critérios de avaliação claros e compartilhe-os com os alunos.

Passo 10: Tarefa de Casa (5 minutos)

  • Como tarefa de casa, peça aos alunos para refletir sobre como a IA os ajudou na pesquisa e apresentação, e como isso pode ser aplicado em outras áreas.

Avaliação:


Para avaliar o desempenho das equipes, você pode usar a seguinte escala:

  • Satisfatório: As equipes que demonstrarem uma compreensão sólida da Segunda Guerra Mundial, apresentações organizadas e contribuições positivas para a discussão receberão uma avaliação satisfatória.
  • Não Tão Satisfatório: As equipes que demonstrarem alguma compreensão, mas com apresentações menos organizadas e contribuições limitadas na discussão receberão uma avaliação não tão satisfatória.
  • Insatisfatório: As equipes que tiverem dificuldades significativas na pesquisa, organização e apresentação, e que não participarem efetivamente da discussão, receberão uma avaliação insatisfatória.

Inclusão de Alunos com Limitações de Aprendizagem:

  • Para alunos com autismo, forneça apoio adicional, como materiais visuais e instruções claras. Considere suas necessidades de comunicação e ofereça ambientes tranquilos, se necessário.
  • Para alunos com déficit de atenção, divida a atividade em partes menores e forneça intervalos curtos. Incentive a organização de anotações e use lembretes visuais.
  • Esteja atento às necessidades individuais e ajuste o apoio de acordo com as características dos alunos com limitações de aprendizagem.

Este plano de aula permite que os alunos explorem a Segunda Guerra Mundial de maneira colaborativa, usando a IA como uma ferramenta de pesquisa. Incentiva a pesquisa, o pensamento crítico e a apresentação de informações, ao mesmo tempo em que considera as necessidades de alunos com diferentes habilidades e limitações.
Rosa do Carmo Costa dos Santos
09/11/23 21:54

(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
elabore uma rubrica que explore os gêneros textuais citados



Rubrica de Avaliação - Leitura e Compreensão de Gêneros Textuais


Critérios de Avaliação:

  1. Identificação do Gênero (2 pontos):
    • 2 pontos: Identifica corretamente o gênero textual, destacando características específicas.
    • 1 ponto: Identifica o gênero textual, mas com algumas imprecisões.
    • 0 pontos: Não identifica corretamente o gênero textual.
  2. Compreensão do Conteúdo (4 pontos):
    • 4 pontos: Demonstra compreensão plena do conteúdo, evidenciando entendimento do significado e propósito do texto.
    • 2-3 pontos: Demonstra compreensão parcial do conteúdo, com algumas imprecisões ou falta de clareza.
    • 0-1 ponto: Não demonstra compreensão do conteúdo.
  3. Relacionamento com a Vida Cotidiana (3 pontos):
    • 3 pontos: Estabelece conexões claras entre o texto lido e situações da vida cotidiana.
    • 1-2 pontos: Faz algumas conexões, mas com falta de clareza ou profundidade.
    • 0 pontos: Não consegue estabelecer conexões com a vida cotidiana.
  4. Colaboração com Colegas (2 pontos):
    • 2 pontos: Colabora ativamente com colegas na leitura e discussão, compartilhando ideias e contribuindo para a compreensão mútua.
    • 1 ponto: Colabora de forma limitada, participando ocasionalmente na discussão.
    • 0 pontos: Não colabora com colegas durante a atividade.
  5. Participação em Discussões (2 pontos):
    • 2 pontos: Participa ativamente das discussões, expressando pensamentos de forma clara e coerente.
    • 1 ponto: Participa, mas com contribuições limitadas ou pouco claras.
    • 0 pontos: Não participa das discussões.

Pontuação Total: [__/13 pontos]


Essa rubrica aborda aspectos importantes, incluindo a identificação do gênero textual, compreensão do conteúdo, relacionamento com a vida cotidiana, colaboração com colegas e participação em discussões. Adapte conforme necessário para atender às especificidades da sua atividade.



Maria Rita da Silva Serrano
10/11/23 06:10

  • Compreensão dos Conceitos:
    Demonstra compreensão excepcional dos conceitos de circuitos elétricos e robótica, além de aplicar conhecimentos avançados.
  • Habilidade de Construção: Constrói protótipos excepcionais, utilizando tecnologias de ponta e demonstrando habilidades excepcionais em eletrônica, programação e design.
  • Análise de Dados: Identifica, analisa e interpreta dados de forma excepcional, aplicando metodologias avançadas e mostrando profundo entendimento estatístico ou matemático.
  • Criatividade e Inovação: Apresenta ideias altamente criativas e inovadoras, superando as expectativas, e demonstra uma abordagem única e original na solução de problemas reais.



Leonardo Braga
13/11/23 15:52
Crie um plano de aulas baseado na introdução da ia ao ensino regular 
Roseli de Fátima Ceciliano
15/11/23 22:23
Prepare uma rubrica de avaliação para a habilidade da BNCC A habilidade EF09MA23 consiste em: Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados"Para alunos do 9º ano, uma noção do tema com aplicabilidade do dia a dia, de forma que faça tabela de frequência,compreendam a média, passem os resultados para gráficos.Quero uma pesquisa relacionando a fonte de renda , tipo de trabalho dos responsáveis provedores

Rúbrica de avaliação da habilidade EF09MA23

Nível de proficiênciaDescrição
Avançado | O aluno:drive_spreadsheetExportar para as Planilhas

* Planeja e executa uma pesquisa amostral de forma adequada ao tema da realidade social escolhido.
* Coleta dados de forma organizada e sistemática, utilizando instrumentos adequados.
* Organiza os dados em uma tabela de frequência, identificando as classes e os valores de frequência.
* Calcula a média dos dados, interpretando seu significado.
* Representa os resultados em gráficos adequados, interpretando as informações apresentadas.


Bom
| O aluno:
* Planeja e executa uma pesquisa amostral de forma razoável, mas ainda apresenta alguns erros.
* Coleta dados de forma organizada, mas ainda apresenta alguns erros na sistematização.
* Organiza os dados em uma tabela de frequência, mas ainda apresenta alguns erros na identificação das classes e dos valores de frequência.
* Calcula a média dos dados, mas ainda apresenta alguns erros na interpretação de seu significado.
* Representa os resultados em gráficos adequados, mas ainda apresenta alguns erros na interpretação das informações apresentadas.


Regular
| O aluno:
* Planeja e executa uma pesquisa amostral de forma insatisfatória, apresentando muitos erros.
* Coleta dados de forma desorganizada ou inadequada.
* Não organiza os dados em uma tabela de frequência.
* Não calcula a média dos dados ou apresenta erros significativos na interpretação de seu significado.
* Não representa os resultados em gráficos adequados.


Insatisfatório
| O aluno não demonstra ter desenvolvido a habilidade EF09MA23.


Exemplo de pesquisa


Para a pesquisa, os alunos poderiam escolher o tema "Fonte de renda e tipo de trabalho dos responsáveis provedores". A pesquisa poderia ser realizada em uma escola, bairro ou comunidade.


Planejamento da pesquisa


Os alunos deveriam definir os seguintes aspectos:

  • Tema: Fonte de renda e tipo de trabalho dos responsáveis provedores.
  • População: Alunos da escola, bairro ou comunidade.
  • Amostra: Número de alunos que serão entrevistados.
  • Instrumento de coleta de dados: Formulário, questionário ou entrevista.

Execução da pesquisa


Os alunos deveriam coletar os dados de forma organizada e sistemática, utilizando o instrumento de coleta de dados definido.


Organização dos dados


Os alunos deveriam organizar os dados em uma tabela de frequência, identificando as classes e os valores de frequência.


Cálculo da média


Os alunos deveriam calcular a média dos dados, utilizando a fórmula:


Média = (Soma dos dados) / (Número de dados)


Representação dos resultados


Os alunos deveriam representar os resultados em gráficos adequados, como tabelas, gráficos de barras, gráficos de setores ou gráficos de linhas.


Interpretação dos resultados


Os alunos deveriam interpretar os resultados apresentados nos gráficos, identificando tendências e padrões.


Requisitos para o relatório


O relatório da pesquisa deveria conter os seguintes itens:

  • Introdução: Apresentação do tema da pesquisa, da população e da amostra.
  • Metodologia: Descrição do planejamento, da execução e da organização dos dados.
  • Resultados: Apresentação dos resultados da pesquisa, incluindo tabelas, gráficos e interpretações.
  • Conclusão: Síntese dos resultados e recomendações para futuras pesquisas.

Avaliação


A avaliação da pesquisa deveria ser realizada com base na rubrica apresentada. Os professores deveriam considerar os seguintes aspectos:

  • Planejamento: Adequação do tema, da população, da amostra e do instrumento de coleta de dados.
  • Execução: Organização e sistematização da coleta de dados.
  • Organização dos dados: Apresentação dos dados em uma tabela de frequência adequada.
  • Cálculo da média: Cálculo correto da média.
  • Representação dos resultados: Utilização de gráficos adequados e interpretação correta dos resultados.
  • Requisitos para o relatório: Cumprimento dos requisitos para o relatório
Davi Braga Monteiro
15/11/23 22:37

Essas são algumas sugestões de experiências de aprendizagem criativas que tem potencial para serem constituídas para desenvolver a habilidade descrita na BNCC "EMIFCNT06 .  Propor e asseverar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais, considerando a aplicação de design de soluções e o uso de tecnologias digitais, programação e/ou pensamento computacional que apoiem a construção de protótipos, dispositivos e/ou equipamentos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e/ou os processos produtivos":

  1. Desenvolvimento de Robôs Autônomos: Eles podem utilizar sensores, motores e algoritmos de programação para aprimorar as habilidades dos robôs.
  2. Soluções de Automatizadas: controlar luzes, termostatos e outros dispositivos eletrônicos, buscando soluções eficientes e inovadoras para melhorar a vida cotidiana.
  3. Prototipagem de Dispositivos de Saúde: integrar sensores biométricos aos dispositivos e programar interfaces de usuário intuitivas para melhorar a experiência do usuário.
  4. Sistemas de Monitoramento Ambiental: usar sensores e tecnologias IOT (Internet das Coisas) para coletar dados em tempo real e desenvolver soluções para melhorar a qualidade do ar em espaços fechados.
  5. Desenvolvimento de Jogos Interativos: projetar e programar jogos que envolvam conceitos de robótica e eletrônica, proporcionando uma experiência de aprendizagem divertida e envolvente.
  6. Hackathons de Inovação Tecnológica: desafios diversificados que incentivem a criatividade e a colaboração entre os participantes.
  7. Visitas a Empresas de Tecnologia:  inspirá-los e fornecer insights valiosos sobre as possibilidades futuras em campos relacionados.
  8. Projeto de Arte Interagir: usar sensores para detectar movimento, luz ou som, e programar respostas visuais ou sonoras, criando instalações artísticas inovadoras.

Ao realizar essas experiências de aprendizagem, os alunos terão a oportunidade de aplicar conceitos teóricos na prática, desenvolver habilidades de resolução de problemas, colaboração e criatividade, e, ao mesmo tempo, cultivar a capacidade de propor e testar soluções éticas, estéticas, criativas e inovadoras para problemas reais.
Rogério de Souza Machado
18/11/23 18:05

Faça um
plano de aula para alunos da 8ª série sobre fotossíntese, das terças e quintas,8:00 horas.


 Chatgpt:

Plano de Aula: Fotossíntese para Alunos da 8ª Série


Objetivo Geral:

  • Compreender os processos envolvidos na fotossíntese, destacando a importância dessa importância para a vida na Terra.

Objetivos Específicos:

  1. identificar os principais elementos e fases da fotossíntese.
  2. Compreender como a energia solar é convertida em matéria orgânica.
  3. Reconhecer o papel fundamental das plantas na produção de oxigênio.

Recursos Necessários:

  • Quadro branco ou flipchart.
  • Marcadores coloridos.
  • Projetor para apresentação de slides.
  • Material impresso ou digital sobre fotossíntese.

Aula 1: Introdução à Fotossíntese

Terça-feira, 8h00 - 9h30

  1. Boas-Vindas (15 minutos)
    • Recepcionar os alunos e criar um ambiente acolhedor.
    • Explique brevemente a importância da aula sobre fotossíntese.
  2. Atividade Inicial: O que sabemos sobre fotossíntese? (20 minutos)
    • Peça aos alunos para compartilharem o que já sabem sobre fotossíntese.
    • Registre as ideias no quadro branco.
  3. Apresentação Conceitual (30 minutos)
    • Utilize slides para explicar os conceitos básicos da fotossíntese, incluindo suas fases e os elementos envolvidos.
    • Destaque a importância das plantas nesse processo.
  4. Atividade Prática: Modelagem da Fotossíntese (25 minutos)
    • Divida os alunos em grupos.
    • Distribua materiais (papéis coloridos, tesouras, etc.) para que criem um modelo visual representando a fotossíntese.
    • Cada grupo apresenta seu modelo de turma.

Aula 2: Aprofundamento e Práticas da Fotossíntese

Quinta-feira, 8h00 - 9h30

  1. Revisão Rápida (15 minutos)
    • Retome os conceitos-chave da aula anterior.
  2. Aplicações Práticas da Fotossíntese (30 minutos)
    • Apresente casos práticos e exemplos de como a fotossíntese afeta diretamente a vida humana e o equilíbrio ecológico.
    • Discuta a produção de oxigênio, impacto nas cadeias alimentares, entre outros.
  3. Atividade de Pesquisa (25 minutos)
    • Atribuir aos alunos uma breve pesquisa sobre um tópico relacionado à fotossíntese, como sua importância na produção de alimentos.
    • Eles podem apresentar suas descobertas na próxima aula.
  4. Discussão em Grupo (20 minutos)
    • Divida a turma em grupos para discutir as aplicações práticas da fotossíntese.
    • Cada grupo compartilha suas contribuições com a turma.

Avaliação:

  • A participação ativa nas atividades práticas.
  • A compreensão demonstrada durante uma discussão em grupo.
  • A apresentação das pesquisas individuais ou em grupo.
Antonio Francinaldo Fonseca de Araujo
19/11/23 16:36
Rubrica de avaliação


Habilidade da BNCC:
Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.


Objetivos de aprendizagem:

  • Ler e compreender uma notícia.
  • Identificar fatos, participantes, local e tempo da ocorrência de uma notícia.

Níveis de desempenho


Avançado

  • O aluno lê a notícia com atenção e compreensão, identificando os fatos, participantes, local e tempo da ocorrência do fato noticiado com precisão.
  • É capaz de responder a perguntas sobre a notícia de forma completa e fundamentada.
  • É capaz de identificar o ponto de vista do autor da notícia e a sua relevância para o fato noticiado.

Bom

  • O aluno lê a notícia com atenção, identificando os fatos, participantes, local e tempo da ocorrência do fato noticiado com certa precisão.
  • É capaz de responder a perguntas sobre a notícia de forma adequada.
  • É capaz de identificar o ponto de vista do autor da notícia, mas pode ter dificuldade em avaliar a sua relevância para o fato noticiado.

Regular

  • O aluno lê a notícia com alguma dificuldade, identificando os fatos, participantes, local e tempo da ocorrência do fato noticiado com imprecisão.
  • Pode ter dificuldade em responder a perguntas sobre a notícia.
  • Pode ter dificuldade em identificar o ponto de vista do autor da notícia.

Insatisfatório

  • O aluno tem dificuldade em ler a notícia com compreensão, identificando os fatos, participantes, local e tempo da ocorrência do fato noticiado.
  • Pode não conseguir responder a perguntas sobre a notícia.
  • Pode não conseguir identificar o ponto de vista do autor da notícia.

Exemplo de aplicação


Atividade:
O aluno é apresentado a uma notícia sobre um evento recente, como uma catástrofe natural, um acontecimento político ou uma descoberta científica.


Pontos de verificação:

  • O aluno identifica os fatos noticiados?
  • O aluno identifica os participantes do fato noticiado?
  • O aluno identifica o local da ocorrência do fato noticiado?
  • O aluno identifica o tempo da ocorrência do fato noticiado?
  • O aluno identifica o ponto de vista do autor da notícia?

Exemplo de resposta:


Avançado:

  • O aluno identifica os fatos noticiados, como o que aconteceu, quem foi envolvido e o que resultou do fato.
  • O aluno identifica os participantes do fato noticiado, como pessoas, instituições ou grupos.
  • O aluno identifica o local da ocorrência do fato noticiado, como um lugar, uma cidade ou um país.
  • O aluno identifica o tempo da ocorrência do fato noticiado, como uma data, um horário ou uma estação do ano.
  • O aluno identifica o ponto de vista do autor da notícia, como positivo, negativo ou neutro.

Bom:

  • O aluno identifica os fatos noticiados, mas pode ter dificuldade em identificar detalhes específicos.
  • O aluno identifica os participantes do fato noticiado, mas pode ter dificuldade em identificar todos os envolvidos.
  • O aluno identifica o local da ocorrência do fato noticiado, mas pode ter dificuldade em identificar o local exato.
  • O aluno identifica o tempo da ocorrência do fato noticiado, mas pode ter dificuldade em identificar a data ou o horário exato.
  • O aluno identifica o ponto de vista do autor da notícia, mas pode ter dificuldade em avaliar a sua relevância para o fato noticiado.

Regular:

  • O aluno identifica os fatos noticiados de forma geral, mas pode ter dificuldade em identificar detalhes específicos.
  • O aluno identifica alguns participantes do fato noticiado, mas pode ter dificuldade em identificar todos os envolvidos.
  • O aluno identifica o local da ocorrência do fato noticiado, mas pode ter dificuldade em identificar o local exato.
  • O aluno identifica o tempo da ocorrência do fato noticiado, mas pode ter dificuldade em identificar a data ou o horário exato.
  • O aluno pode não conseguir identificar o ponto de vista do autor da notícia.

Insatisfatório:

  • O aluno não consegue identificar os fatos noticiados, os participantes, o local ou o tempo da ocorrência do fato noticiado.
  • O aluno pode não conseguir identificar o ponto de vista do autor da notícia.

Esta rubrica pode ser adaptada de acordo com as necessidades específicas da turma e do conteúdo a ser avaliado.
Experiências de aprendizagem criativas para desenvolver a habilidade de identificar fatos, participantes, local e tempo da ocorrência de uma notícia


As experiências de aprendizagem criativas são aquelas que envolvem os alunos de forma ativa e significativa, estimulando a sua criatividade e o seu pensamento crítico. Elas podem ser uma ótima forma de desenvolver a habilidade de identificar fatos, participantes, local e tempo da ocorrência de uma notícia, pois permitem que os alunos:

  • Explorem diferentes formatos de notícias, como textos, vídeos, imagens e áudios;
  • Participem de atividades que os ajudem a compreender as características do gênero notícia;
  • Reflitam sobre o papel das notícias na sociedade;
  • Desenvolvam a sua capacidade de análise e interpretação de informações.

Aqui estão algumas sugestões de experiências de aprendizagem criativas que podem ser realizadas para desenvolver essa habilidade:

  • Jogos e atividades lúdicas: Jogos de tabuleiro, caça-palavras, charadas e outros tipos de atividades lúdicas podem ser uma forma divertida e eficaz de ensinar os alunos sobre as características do gênero notícia. Por exemplo, um jogo de tabuleiro pode ser usado para ensinar os alunos sobre os diferentes elementos de uma notícia, como o título, o lead, o corpo e a conclusão.
  • Atividades de produção de notícias: Atividades de produção de notícias, como escrever uma notícia, editar uma notícia ou criar um boletim informativo, podem ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda do gênero. Essas atividades também podem ajudar os alunos a desenvolver as suas habilidades de escrita e de comunicação.
  • Atividades de pesquisa e análise: Atividades de pesquisa e análise podem ajudar os alunos a desenvolver a sua capacidade de identificar fatos, participantes, local e tempo da ocorrência de uma notícia. Por exemplo, os alunos podem ser convidados a pesquisar uma notícia específica e a identificar os fatos noticiados, os participantes, o local e o tempo da ocorrência do fato noticiado.
  • Atividades de colaboração: Atividades de colaboração podem ajudar os alunos a desenvolver as suas habilidades de trabalho em equipe e de comunicação. Por exemplo, os alunos podem ser divididos em grupos para criar um jornal ou uma revista.

Aqui estão alguns exemplos específicos de atividades que podem ser realizadas:

  • Atividade 1: Os alunos são convidados a assistir a um vídeo de uma notícia. Em seguida, eles são divididos em grupos para discutir os seguintes pontos:

    • Quais são os fatos noticiados?
    • Quem são os participantes do fato noticiado?
    • Onde ocorreu o fato noticiado?
    • Quando ocorreu o fato noticiado?
  • Atividade 2: Os alunos são convidados a ler uma notícia. Em seguida, eles são convidados a criar um mapa mental ou um fluxograma que represente os fatos noticiados, os participantes, o local e o tempo da ocorrência do fato noticiado.

  • Atividade 3: Os alunos são convidados a criar uma notícia sobre um evento que eles presenciaram ou sobre o qual leram. Em seguida, eles são convidados a compartilhar a sua notícia com a classe.

  • Atividade 4: Os alunos são convidados a pesquisar uma notícia específica. Em seguida, eles são convidados a escrever um relatório que identifique os fatos noticiados, os participantes, o local e o tempo da ocorrência do fato noticiado.

  • Atividade 5: Os alunos são convidados a criar um jornal ou uma revista que contenha notícias sobre uma variedade de temas.

Essas são apenas algumas sugestões, e o professor pode adaptá-las de acordo com as necessidades específicas da turma e do conteúdo a ser abordado. O importante é que as atividades sejam desafiadoras e estimulantes, e que incentivem os alunos a pensar criticamente sobre as notícias que eles leem e ouvem.
Aqui estão algumas ideias para atividades que podem ser realizadas para complementar as sugestões anteriores e trabalhar a habilidade EM13CNT101 da BNCC:

  • Atividade 1: Os alunos podem ser convidados a criar um jornal da escola. O jornal pode ser impresso ou digital, e pode ser publicado em papel, na internet ou em um aplicativo. Os alunos podem ser responsáveis por todas as etapas da produção do jornal, desde a pesquisa e escrita das notícias, até a edição e publicação.

  • Atividade 2: Os alunos podem ser convidados a participar de um concurso de jornalismo escolar. O concurso pode ser organizado pela escola ou por uma organização externa. Os alunos podem concorrer com notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar.

  • Atividade 3: Os alunos podem ser convidados a criar uma série de notícias sobre um tema específico relacionado ao universo escolar. Por exemplo, os alunos podem criar uma série de notícias sobre a importância da educação ambiental, ou sobre os desafios da inclusão escolar.


Aqui estão algumas ideias específicas para atividades que podem ser realizadas com recursos multimídia:

  • Atividade 1: Os alunos podem ser convidados a criar um vídeo de notícias sobre um fato ocorrido no universo escolar. O vídeo pode ser gravado com um celular ou com uma câmera profissional.

  • Atividade 2: Os alunos podem ser convidados a criar um podcast de notícias sobre um fato ocorrido no universo escolar. O podcast pode ser gravado com um microfone e um computador.

  • Atividade 3: Os alunos podem ser convidados a criar um infográfico de notícias sobre um fato ocorrido no universo escolar. O infográfico pode ser criado com um software de design gráfico.

É importante que as atividades sejam desafiadoras e estimulantes, e que incentivem os alunos a pensar criticamente sobre as notícias que eles produzem. O professor pode fornecer aos alunos feedback sobre as suas produções, para ajudá-los a melhorar as suas habilidades de escrita e de comunicação.

Rubrica de avaliação

Habilidade da BNCC: EM13CNT101

Objetivos de aprendizagem:

  • Ler e compreender uma notícia.
  • Identificar fatos, participantes, local e tempo da ocorrência de uma notícia.
  • Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Níveis de desempenho

Avançado

  • O aluno lê a notícia com atenção e compreensão, identificando os fatos, participantes, local e tempo da ocorrência do fato noticiado com precisão.
  • É capaz de responder a perguntas sobre a notícia de forma completa e fundamentada.
  • É capaz de identificar o ponto de vista do autor da notícia e a sua relevância para o fato noticiado.
  • É capaz de produzir uma notícia sobre um fato ocorrido no universo escolar, digital ou impressa, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. A notícia deve ser bem escrita, com uma estrutura clara e concisa, e deve apresentar informações precisas e relevantes.
Bom

  • O aluno lê a notícia com atenção, identificando os fatos, participantes, local e tempo da ocorrência do fato noticiado com certa precisão.
  • É capaz de responder a perguntas sobre a notícia de forma adequada.
  • É capaz de identificar o ponto de vista do autor da notícia, mas pode ter dificuldade em avaliar a sua relevância para o fato noticiado.
  • É capaz de produzir uma notícia sobre um fato ocorrido no universo escolar, digital ou impressa, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. A notícia deve ser bem escrita, com uma estrutura clara e concisa, mas pode apresentar algumas imprecisões ou informações irrelevantes.
Regular

  • O aluno lê a notícia com alguma dificuldade, identificando os fatos, participantes, local e tempo da ocorrência do fato noticiado com imprecisão.
  • Pode ter dificuldade em responder a perguntas sobre a notícia.
  • Pode ter dificuldade em identificar o ponto de vista do autor da notícia.
  • É capaz de produzir uma notícia sobre um fato ocorrido no universo escolar, digital ou impressa, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. A notícia pode apresentar algumas imprecisões, informações irrelevantes ou uma estrutura confusa.
Insatisfatório

  • O aluno tem dificuldade em ler a notícia com compreensão, identificando os fatos, participantes, local e tempo da ocorrência do fato noticiado.
  • Pode não conseguir responder a perguntas sobre a notícia.
  • Pode não conseguir identificar o ponto de vista do autor da notícia.
  • É incapaz de produzir uma notícia sobre um fato ocorrido no universo escolar, digital ou impressa, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. A notícia pode apresentar muitas imprecisões, informações irrelevantes ou uma estrutura confusa.
Exemplo de aplicação

Atividade: Os alunos são convidados a criar um jornal da escola. O jornal pode ser impresso ou digital, e pode ser publicado em papel, na internet ou em um aplicativo. Os alunos podem ser responsáveis por todas as etapas da produção do jornal, desde a pesquisa e escrita das notícias, até a edição e publicação.

Pontos de verificação:

  • A notícia identifica os fatos noticiados?
  • A notícia identifica os participantes do fato noticiado?
  • A notícia identifica o local da ocorrência do fato noticiado?
  • A notícia identifica o tempo da ocorrência do fato noticiado?
  • A notícia comenta as decorrências do fato noticiado?
  • A notícia está bem escrita, com uma estrutura clara e concisa?
  • A notícia apresenta informações precisas e relevantes?
Exemplo de resposta:

Avançado:

  • A notícia identifica os fatos noticiados com precisão, como "O aluno João, do 1º ano do Ensino Médio, foi eleito presidente do grêmio estudantil da escola."
  • A notícia identifica os participantes do fato noticiado com precisão, como "O aluno João, o professor José e a diretora Maria."
  • A notícia identifica o local da ocorrência do fato noticiado com precisão, como "A eleição aconteceu na sala
Fontes
  1. www.tudosaladeaula.com/2019/03/habilidades-da-nova-bncc-de-lingua_3.html





Josiel dos Santos da Silva
19/11/23 17:56
O curso é bastante interessante, principalmente em decorrência das transformações tecnológicas vivida nos dias atuais.
Kalebe Gonçalves dos Santos
19/11/23 21:05
Ótima ferramenta, mas tem de ser bem específico no que se deseja. Será de grande ajuda!
Fabiano Luiz Heggendorn
19/11/23 22:19
Muito interessante o tema.
José Benedito Machado
20/11/23 00:14
Ótima ferramenta! É preciso manusear com e orientar no que couber para que haja fortalecimento da aprendizagem e criação também por parte do usuário.
Maria Lima Nascimento
21/11/23 13:30
Estou amando conhecer essas ferramentas pois com elas, posso deixar minhas aulas mais ricas em conhecimentos e bem divertidas.
Gabriela Amanda Silva
21/11/23 18:31
Solicitei a sugestão de uma explicação criativa para funcionários de uma empresa como incluir uma pessoa com deficiência no ambiente de trabalho. A IA propôs uma simulação e após uma discussão / roda de conversa para compartilhamento das experiencias.
Fernando Morgon da Silva
06/12/23 17:51
Rubrica de Avaliação - Habilidade da BNCC: Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado


Critérios de Avaliação:

  1. Leitura e Compreensão da Notícia (Pontuação: 0-4)
    • 0: Não demonstra compreensão da notícia.
    • 1: Demonstra compreensão mínima da notícia.
    • 2: Compreende parcialmente a notícia.
    • 3: Compreende a maioria dos aspectos da notícia.
    • 4: Demonstra uma compreensão completa e profunda da notícia.
  2. Identificação de Fatos Relevantes (Pontuação: 0-4)
    • 0: Não identifica nenhum fato relevante.
    • 1: Identifica um fato relevante de forma imprecisa.
    • 2: Identifica um ou dois fatos relevantes de maneira adequada.
    • 3: Identifica a maioria dos fatos relevantes de maneira precisa.
    • 4: Identifica todos os fatos relevantes de maneira precisa e articulada.
  3. Identificação de Participantes (Pontuação: 0-4)
    • 0: Não identifica nenhum participante.
    • 1: Identifica um participante de forma imprecisa.
    • 2: Identifica um ou dois participantes de maneira adequada.
    • 3: Identifica a maioria dos participantes de maneira precisa.
    • 4: Identifica todos os participantes de maneira precisa e articulada.
  4. Local da Ocorrência (Pontuação: 0-4)
    • 0: Não identifica o local da ocorrência.
    • 1: Identifica o local de forma imprecisa.
    • 2: Identifica o local de maneira adequada.
    • 3: Identifica o local de maneira precisa.
    • 4: Identifica o local de maneira precisa e articulada, relacionando-o ao contexto da notícia.
  5. Tempo da Ocorrência (Pontuação: 0-4)
    • 0: Não identifica o tempo da ocorrência.
    • 1: Identifica o tempo de forma imprecisa.
    • 2: Identifica o tempo de maneira adequada.
    • 3: Identifica o tempo de maneira precisa.
    • 4: Identifica o tempo de maneira precisa e articulada, considerando a cronologia dos eventos.

Observações Adicionais:

  • Utilização de Evidências: Atribua pontos adicionais se o aluno fundamentar suas respostas com citações ou referências específicas da notícia.
  • Organização e Clareza: Avalie a capacidade do aluno em expressar suas respostas de maneira organizada e clara.
  • Participação e Discussão: Inclua pontos adicionais se o aluno demonstrar a capacidade de discutir e explicar suas respostas durante atividades em sala de aula.

Esta rubrica pode ser utilizada como guia para avaliar a habilidade dos alunos em identificar e compreender os elementos-chave de uma notícia, conforme proposto pela BNCC.

You
Agora, sugira algumas experiências de aprendizagem criativas que podem ser realizadas para desenvolver essa habilidade.


ChatGPT

ChatGPT
  1. Simulação de Jornalismo:
    • Divida os alunos em grupos e atribua a cada grupo um evento fictício.
    • Eles devem criar uma notícia completa, incluindo título, subtítulo, corpo da notícia, participantes, local e tempo da ocorrência.
    • Após a criação, os grupos podem compartilhar suas notícias com a turma, promovendo discussões sobre a importância de cada elemento.
  2. Criação de Jornal Escolar:
    • Incentive os alunos a criar um jornal escolar colaborativo.
    • Eles podem entrevistar colegas, professores e funcionários para coletar informações sobre eventos na escola.
    • Cada aluno pode ser responsável por escrever uma notícia, garantindo a inclusão dos elementos-chave.
  3. Análise de Notícias Reais:
    • Forneça aos alunos notícias reais e peça que identifiquem os elementos essenciais: fatos, participantes, local e tempo.
    • Em seguida, promova uma discussão em sala de aula sobre como esses elementos são apresentados em diferentes notícias.
  4. Entrevistas e Reportagens Ao Vivo:
    • Organize entrevistas ao vivo na escola, abordando eventos específicos.
    • Os alunos podem atuar como repórteres, entrevistando participantes e coletando informações para criar uma notícia ao vivo, identificando os elementos necessários.
  5. História em Quadrinhos Noticiosa:
    • Peça aos alunos para transformarem uma notícia real ou fictícia em uma história em quadrinhos.
    • Eles devem incorporar os elementos essenciais de forma criativa, utilizando balões de fala para apresentar fatos, participantes, local e tempo.
  6. Visita à Redação de um Jornal Local:
    • Se possível, organize uma visita à redação de um jornal local.
    • Os alunos podem interagir com jornalistas, entender o processo de seleção e organização das notícias, e observar como os elementos essenciais são incorporados nas reportagens.
  7. Projeto de Vídeo Documentário:
    • Divida os alunos em equipes e peça que criem um vídeo documentário sobre um evento significativo.
    • Eles devem incluir entrevistas, imagens de arquivo, e apresentar de forma clara os elementos-chave da notícia.
  8. Utilização de Tecnologia Interativa:
    • Explore ferramentas interativas online que permitem aos alunos criar notícias digitais incorporando elementos como mapas, vídeos e imagens.

Ao incorporar essas experiências de aprendizado criativas, os alunos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades de identificação e compreensão dos elementos essenciais em notícias de maneira envolvente e prática. Essas atividades também estimulam o pensamento crítico e promovem a expressão criativa.
Núbia Menezes
17/12/23 15:04
Maravilhosa experiência de utilizar ainda mais a Inteligência Artificial na sala de aula, auxiliando no aprimoramento do Ensino nas escolas.
Gilberto Aparecido Moreira
21/12/23 12:41
Eu não conhecia a IA como ferramenta para auxiliar o professor, achei as possibilidades de ajuda como uma gama muito grande de opções. Espero poder usar esse recurso com eficiência 
Silvana Aparecida Caetano de Souza
22/12/23 11:54
Esse curso é muito bom. Mas confesso que não me sinto preparada para tantas inovações principalmente em relação à Inteligencia Artificial. 
Kelaine dos Santos
31/12/23 19:27
Adorei e aprendi que da para montar os planejametos desde que possamos treinar.Não conhecia bard! Será muitoutil em 2024 inclusive para afinar as formações com os docentes.
Katia Cristian Puente Munix
28/01/24 23:03
Muitas ideias poderosas que nos permitem pensar em outras estratégias. Gostei muito das propostas apresentadas. Eu elaborei prompts para as 3 AI e articulei a resposta das 3 no meu resultado. Obrigada.
Angelina Rodrigues
31/01/24 14:29
You
Elabore uma rubrica de avaliação para a habilidade da BNCC "EF06MA33" para alunos do 6° ano do ensino fundamental II. Os objetivos da aprendizagem são: (1) planejar e coletar dados de uma pesquisa social (escolha dos alunos); (2) registrar os dados em uma planilha eletrônica; (3) representar e interpretar em tabelas, gráficos e textos (modelos diversificados). Agora sugira uma experiência de aprendizagem criativa e lúdica que possa ser realizada para desenvolver essa habilidade. Complemente com uma sugestão de uma ideia, em que os alunos possam divulgar o resultado desta atividade para trabalhar a habilidade EF06 MA 33,  divulgando em um mural virtual e noticiando o resultado do trabalho para a comunidade escolar.

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ChatGPT

ChatGPT
Para atender a sua solicitação, primeiro vou elaborar uma rubrica de avaliação detalhada para a habilidade BNCC "EF06MA33", focando nos três objetivos principais de aprendizagem. Em seguida, vou sugerir uma experiência de aprendizagem criativa e lúdica para desenvolver essa habilidade, complementando com uma ideia para que os alunos possam divulgar os resultados de forma eficaz.


Rubrica de Avaliação para Habilidade BNCC "EF06MA33"

Critérios de Avaliação:

  1. Planejamento e Coleta de Dados:
    • Define claramente o objetivo da pesquisa.
    • Escolhe e justifica métodos apropriados para coletar dados.
    • Coleta dados de maneira ética e organizada.
  2. Registro de Dados em Planilha Eletrônica:
    • Organiza os dados de forma clara e lógica na planilha.
    • Utiliza corretamente as funcionalidades da planilha eletrônica.
    • Assegura a precisão e a integridade dos dados registrados.
  3. Representação e Interpretação de Dados:
    • Seleciona e utiliza tipos de tabelas e gráficos adequados aos dados.
    • Representa os dados de forma precisa e clara.
    • Interpreta os dados de forma coerente, relacionando-os com o objetivo da pesquisa.

Níveis de Desempenho:

  1. Iniciante (1): Demonstração limitada dos conhecimentos e habilidades relacionados ao critério.
  2. Básico (2): Alguma demonstração dos conhecimentos e habilidades, mas com espaço significativo para melhoria.
  3. Proficiente (3): Desempenho sólido e consistente com os critérios.
  4. Avançado (4): Desempenho que excede as expectativas, demonstrando profundo entendimento e habilidade excepcional.

Experiência de Aprendizagem Criativa e Lúdica

Projeto "Pesquisa-Teatro":


Descrição:

Nesta atividade, os alunos criarão e conduzirão uma pesquisa sobre um tema relevante para sua comunidade ou escola. Após coletar e analisar os dados, eles apresentarão suas descobertas em um formato de peça teatral, combinando arte e estatística para comunicar seus resultados.


Atividades:

  1. Planejamento da Pesquisa:
    • Os alunos escolhem um tema e formulam perguntas de pesquisa.
    • Decidem sobre os métodos de coleta de dados e realizam a pesquisa.
  2. Registro e Análise de Dados:
    • Utilizam uma planilha eletrônica para organizar os dados coletados.
    • Criam gráficos e tabelas para facilitar a interpretação dos dados.
  3. Preparação da Apresentação:
    • Escrevem um roteiro para uma peça teatral que apresenta os resultados da pesquisa.
    • Preparam cenários, figurinos e recursos visuais (como gráficos e tabelas) para enriquecer a apresentação.
  4. Apresentação:
    • Apresentam a peça teatral para a turma ou para um público mais amplo (como a escola ou a comunidade local).

Divulgação dos Resultados

Mural Virtual e Noticiário da Comunidade Escolar:


Mural Virtual:

  • Criam um mural virtual interativo usando ferramentas como Padlet ou Google Jamboard, onde postam fotos, vídeos da peça teatral e os gráficos e tabelas criados.
  • Incluem descrições breves e claras para explicar os gráficos e tabelas, garantindo que as informações sejam acessíveis a todos.

Noticiário da Comunidade Escolar:

  • Produzem um boletim informativo ou um vídeo noticiando os resultados da pesquisa e o sucesso da apresentação teatral.
  • Distribuem o boletim ou compartilham o vídeo com a comunidade escolar, incentivando o diálogo e o feedback sobre os resultados da pesquisa.

Esta abordagem integrada não apenas ajuda a desenvolver a habilidade BNCC "EF06MA33", mas também promove a criatividade, a expressão artística e a comunicação eficaz, criando uma experiência de aprendizagem verdadeiramente rica e multidimensional.
Angelina Rodrigues
31/01/24 14:31
Gostando muito do curso! Com certeza será de grande contribuição para minha prática neste ano letivo de 2024. 
Angelina Rodrigues
31/01/24 14:32
Parabéns aos colegas pelo registro dos seus trabalhos!
Adriana de Oliveira Siqueira
07/02/24 21:19
Prepare uma rubrica de avaliação para a habilidade da BNCC "Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos." do primeiro ano do ensino fundamental. Os objetivos da aprendizagem são Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.
ChatGPT
Rubrica de Avaliação: Habilidade da BNCC - "Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos" (1º ano do Ensino Fundamental)

Critérios de Avaliação Desempenho Insatisfatório (1) Desempenho Básico (2) Desempenho Bom (3) Desempenho Muito Bom (4) Desempenho Excelente (5)
Identificação de Letras Não reconhece a maioria das letras do alfabeto. Reconhece algumas letras de forma inconsistente. Reconhece a maioria das letras, mas com algumas confusões. Reconhece todas as letras do alfabeto com precisão. Reconhece todas as letras, incluindo maiúsculas e minúsculas, com precisão.
Diferenciação entre Letras e Outros Símbolos Confunde frequentemente letras com outros sinais gráficos. Identifica a maioria das letras, mas ocasionalmente confunde com outros sinais. Distingue bem as letras da maioria dos outros sinais gráficos. Distingue com facilidade todas as letras de outros sinais gráficos. Distingue com precisão e consistência todas as letras de qualquer sinal gráfico.
Ordem Alfabética Não consegue organizar as letras em ordem alfabética. Tenta organizar algumas letras em ordem, mas com erros significativos. Organiza a maioria das letras em ordem alfabética, com alguns erros. Organiza corretamente as letras em ordem alfabética. Organiza correta e fluentemente todas as letras em ordem alfabética.
Expressão Oral Não consegue nomear corretamente as letras ao serem apresentadas oralmente. Nomeia corretamente algumas letras ao serem apresentadas oralmente. Nomeia corretamente a maioria das letras ao serem apresentadas oralmente. Nomeia corretamente todas as letras ao serem apresentadas oralmente. Nomeia corretamente todas as letras, incluindo maiúsculas e minúsculas, ao serem apresentadas oralmente.
Reconhecimento de Letras em Palavras Não consegue identificar letras em palavras simples. Identifica algumas letras em palavras simples, mas com dificuldade. Identifica a maioria das letras em palavras simples. Identifica corretamente todas as letras em palavras simples. Identifica corretamente todas as letras em palavras mais complexas.
Essa rubrica pode ser utilizada como um guia para avaliar a habilidade específica de distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos no primeiro ano do Ensino Fundamental, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os professores podem adaptar ou expandir a rubrica de acordo com as necessidades específicas de sua turma e contexto escolar.

User
Agora, sugira algumas experiências de aprendizagem criativas que podem ser realizadas para desenvolver essa habilidade.
ChatGPT
Caça ao Tesouro do Alfabeto:

Organize uma caça ao tesouro onde as letras do alfabeto estejam escondidas em diferentes locais da sala de aula ou do ambiente escolar.
Cada letra encontrada deve ser associada a um objeto ou imagem que comece com essa letra.
Jogo de Cartas do Alfabeto:

Crie um conjunto de cartas com letras do alfabeto, misturadas com outros sinais gráficos.
Os alunos devem separar as cartas identificando e classificando corretamente as letras.
Alfabeto Vivo:

Atribua a cada aluno uma letra específica do alfabeto.
Eles devem representar sua letra de maneira criativa, seja por meio de movimentos corporais, desenhos ou objetos relacionados à letra.
Teatro de Letras:

Promova uma atividade de teatro onde cada aluno representa uma letra do alfabeto em uma breve encenação.
Os colegas devem identificar a letra representada e justificar sua resposta.
Escrita Criativa com o Alfabeto:

Incentive os alunos a criar histórias curtas usando palavras que começam com as letras do alfabeto.
Eles podem ilustrar as histórias para associar visualmente a letra à palavra.
Quebra-Cabeça do Alfabeto:

Forneça quebra-cabeças de letras para os alunos montarem.
Cada letra deve ser acompanhada de uma imagem que comece com essa letra, ajudando na associação visual.
Desenhando Letras:

Peça aos alunos para desenharem letras em grandes folhas de papel ou no chão usando giz.
Podem ser criativos na representação visual das letras.
Construção de Palavras com Letras Magnéticas:

Utilize letras magnéticas para que os alunos construam palavras em superfícies metálicas, como lousas magnéticas.
Eles podem explorar a formação de palavras e identificar as letras corretas.
Músicas e Cantigas do Alfabeto:

Introduza músicas e cantigas que destaquem o alfabeto de maneira lúdica e envolvente.
Os alunos podem cantar e dançar associando a melodia às letras.
Alfabeto com Materiais Diferentes:

Forneça materiais diversos, como massinha, palitos, botões, etc.
Os alunos podem usar esses materiais para formar letras do alfabeto de maneira tátil e criativa.
Essas experiências de aprendizagem visam envolver os alunos de maneira ativa e proporcionar diferentes abordagens para o desenvolvimento da habilidade de distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, tornando o processo educativo mais divertido e significativo.

User
Complemente as sugestões com ideias em que os alunos possam construir fazer uma brincadeira com música para reforçar a aprendizagem.
ChatGPT
Certamente! Introduzir música nas atividades de aprendizagem é uma ótima maneira de tornar o processo mais envolvente e memorável. Aqui estão algumas sugestões para atividades musicais que ajudarão os alunos a reforçar o aprendizado das letras do alfabeto:

Paródia Musical do Alfabeto:

Peça aos alunos para criar paródias musicais conhecidas, substituindo as letras originais por letras do alfabeto.
Eles podem apresentar suas paródias para a turma, promovendo a associação das letras ao ritmo da música.
Canção das Letras Móveis:

Utilize um conjunto de letras móveis magnéticas ou em cartões.
Crie uma melodia simples ou use uma melodia conhecida para cantar enquanto movem as letras e formam palavras no quadro magnético.
Criação de Jingle do Alfabeto:

Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um conjunto de letras do alfabeto.
Eles devem criar um jingle curto e pegajoso que destaque as letras e ajude na memorização.
Dance com as Letras:

Crie uma lista de músicas com letras do alfabeto no título.
Os alunos podem dançar ou movimentar-se de maneira criativa enquanto ouvem, associando a letra ao ritmo da música.
Jogo de Adivinhação Musical:

Escolha músicas que tenham palavras ou frases iniciando com diferentes letras do alfabeto.
Os alunos devem adivinhar qual letra está sendo enfatizada na música, reforçando o reconhecimento auditivo.
Instrumentos Musicais das Letras:

Atribua um instrumento musical a cada letra do alfabeto.
Os alunos podem tocar os instrumentos correspondentes quando a letra é mencionada em uma canção ou atividade musical.
Karaoke do Alfabeto:

Organize uma sessão de karaoke com músicas que enfatizem as letras do alfabeto.
Os alunos podem cantar junto, acompanhando a letra e reforçando a conexão entre som e grafia.
Composição Musical Colaborativa:

Divida a turma em grupos pequenos e peça que componham uma música utilizando todas as letras do alfabeto.
Cada grupo pode apresentar sua composição, promovendo a colaboração e a diversidade de abordagens.
A Caixa Musical do Alfabeto:

Crie uma "Caixa Musical do Alfabeto" com objetos ou figuras que comecem com diferentes letras.
Os alunos escolhem um objeto da caixa e criam uma pequena música sobre ele, destacando a letra correspondente.
Jogo de Ritmo e Movimento:

Desenvolva uma atividade onde os alunos criam padrões rítmicos associados a diferentes letras do alfabeto.
Eles podem usar instrumentos de percussão simples ou até mesmo palmas e batidas corporais.
Estas atividades musicais não apenas reforçam o reconhecimento das letras do alfabeto, mas também incentivam a expressão criativa e a diversão no processo de aprendizagem.

User
Prepare uma rubrica de avaliação para a habilidade descrita que considere as sugestões apresentadas.
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Rubrica de Avaliação: Atividades Musicais para Desenvolver a Habilidade de "Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos" (1º ano do Ensino Fundamental)

Critérios de Avaliação Desempenho Insatisfatório (1) Desempenho Básico (2) Desempenho Bom (3) Desempenho Muito Bom (4) Desempenho Excelente (5)
Paródia Musical do Alfabeto: Não cria paródia ou não consegue associar letras ao ritmo da música. Tenta criar paródia, mas não é pegajosa ou tem dificuldade em sincronizar as letras com a música. Cria uma paródia razoavelmente pegajosa, associando letras ao ritmo da música de forma aceitável. Cria uma paródia pegajosa, associando letras ao ritmo da música de maneira eficaz. Cria uma paródia excepcionalmente pegajosa, associando letras ao ritmo da música de maneira criativa e precisa.
Canção das Letras Móveis: Não consegue criar uma melodia ou tem dificuldade em movimentar as letras ao ritmo da música. Tenta criar uma melodia, mas enfrenta desafios na movimentação das letras de forma coordenada. Cria uma melodia aceitável e consegue movimentar as letras de maneira razoavelmente coordenada. Cria uma melodia eficaz e movimenta as letras de maneira coordenada. Cria uma melodia excepcional e movimenta as letras de maneira coordenada e criativa.
Criação de Jingle do Alfabeto: Não cria jingle ou não destaca efetivamente as letras do alfabeto na melodia. Tenta criar um jingle, mas não destaca efetivamente as letras do alfabeto. Cria um jingle razoavelmente eficaz, destacando as letras do alfabeto de forma aceitável. Cria um jingle eficaz, destacando bem as letras do alfabeto. Cria um jingle excepcionalmente eficaz, destacando as letras do alfabeto de maneira criativa e memorável.
Dance com as Letras: Não consegue associar movimentos às letras ou tem dificuldade em coordenar os movimentos ao ritmo da música. Tenta associar movimentos às letras, mas enfrenta desafios na coordenação com o ritmo da música. Associa movimentos às letras de forma razoavelmente coordenada ao ritmo da música. Associa movimentos às letras de forma eficaz e coordenada com o ritmo da música. Associa movimentos às letras de maneira excepcionalmente coordenada e criativa ao ritmo da música.
Karaoke do Alfabeto: Não participa ou tem dificuldade em seguir a letra da música e associar as letras do alfabeto. Participa, mas tem dificuldade em seguir a letra da música ou associar as letras do alfabeto de maneira eficaz. Participa ativamente, seguindo a letra da música e associando as letras do alfabeto de forma razoavelmente eficaz. Participa ativamente, seguindo a letra da música e associando as letras do alfabeto de forma eficaz. Participa ativamente, seguindo a letra da música e associando as letras do alfabeto de maneira excepcionalmente eficaz e envolvente.
Esta rubrica destina-se a avaliar as atividades musicais propostas para o desenvolvimento da habilidade de distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos no primeiro ano do Ensino Fundamental. Os critérios consideram a criatividade, coordenação, eficácia e envolvimento dos alunos nas atividades musicais propostas.
Josiane Crusaro Simoni
09/02/24 10:29
me apresente um plano de aula que contemple o objetivo de aprendizagem analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.
ema: Promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções

Objetivo de Aprendizagem: Analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.

Duração da aula: 1 hora

Recursos necessários: Projetor, acesso à internet, papel e canetas para anotações.

Atividades:

1. Introdução (10 minutos)
- Apresente o tema da aula e explique brevemente o conceito de liberdade de pensamento, crenças e convicções.
- Faça uma breve discussão em sala de aula sobre a importância da liberdade de pensamento para uma sociedade democrática.

2. Apresentação de exemplos práticos (15 minutos)
- Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
- Peça para cada grupo pesquisar e apresentar um exemplo de prática, projeto ou política pública que contribua para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.
- Os grupos devem apresentar brevemente suas pesquisas para a turma, destacando os aspectos positivos e como eles promovem a liberdade de pensamento.

3. Análise crítica (20 minutos)
- Após a apresentação dos exemplos, promova uma discussão em sala de aula sobre o impacto dessas práticas, projetos e políticas públicas na sociedade.
- Incentive os alunos a refletirem sobre possíveis desafios e obstáculos na promoção da liberdade de pensamento e como essas iniciativas podem superá-los.
- Peça para os alunos escreverem individualmente um parágrafo resumindo suas opiniões sobre a importância dessas iniciativas para a promoção da liberdade de pensamento.

4. Atividade prática (15 minutos)
- Proponha uma atividade prática para a turma. Pode ser um debate em grupo sobre os desafios da promoção da liberdade de pensamento ou uma análise de caso de uma política pública específica.
- Os alunos devem fazer anotações durante a atividade.

5. Conclusão (5 minutos)
- Peça para alguns alunos compartilharem suas conclusões ou principais pontos discutidos durante a atividade prática.
- Retome o objetivo de aprendizagem da aula e destaque como as práticas, projetos e políticas públicas podem contribuir para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.
- Encerre a aula reforçando a importância de respeitar e valorizar a diversidade de ideias em uma sociedade democrática.


Viviane Ferreira de Souza
15/02/24 21:09
Testei as três ferramentas, e escolhi instalar o Bing da Microsoft... enquanto realizava o curso, elaborei outros Prompts de comando para planejamento das aulas: estou muito inspirada!!! Esse curso foi excelente (temática pertinente e atual).  
Claudia Regina Soares Magnani
19/02/24 18:08
Habilidade: Compreender a relação entre a estrutura da Tabela Periódica e as propriedades dos elementos químicos.



Objetivos:



  • Ao final da atividade, os alunos serão capazes de:
    • Identificar os principais grupos e famílias da Tabela Periódica.

    • Descrever as propriedades físicas e químicas dos elementos em relação à sua posição na Tabela Periódica.

    • Prever o comportamento químico de um elemento com base em sua posição na Tabela Periódica.

    • Relacionar a estrutura do átomo com as propriedades dos elementos.

    • Articular conhecimentos de química com outras áreas do conhecimento, como física e matemática.

    • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação científica.




Proposta de Acompanhamento da Aprendizagem: Rubrica


Nível de DesempenhoCritérios
Excelente | - Identifica e descreve com precisão os principais grupos e famílias da Tabela Periódica. - Relaciona com maestria as propriedades físicas e químicas dos elementos à sua posição na Tabela Periódica. - Prevê com grande acerto o comportamento químico de um elemento com base em sua posição na Tabela Periódica. - Demonstra profundo conhecimento da relação entre a estrutura do átomo e as propriedades dos elementos. - Articular com excelência conhecimentos de química com outras áreas do conhecimento. - Apresenta pesquisa impecável, análise crítica profunda e comunicação científica exemplar.
Bom | - Identifica e descreve os principais grupos e famílias da Tabela Periódica com precisão. - Relaciona as propriedades físicas e químicas dos elementos à sua posição na Tabela Periódica com boa precisão. - Prevê o comportamento químico de um elemento com base em sua posição na Tabela Periódica com boa assertividade. - Demonstra bom conhecimento da relação entre a estrutura do átomo e as propriedades dos elementos. - Articular conhecimentos de química com outras áreas do conhecimento de forma satisfatória. - Apresenta pesquisa bem elaborada, análise crítica consistente e comunicação científica clara.
Regular | - Identifica e descreve os principais grupos e famílias da Tabela Periódica de forma satisfatória. - Relaciona as propriedades físicas e químicas dos elementos à sua posição na Tabela Periódica de forma regular. - Prevê o comportamento químico de um elemento com base em sua posição na Tabela Periódica de forma regular. - Demonstra conhecimento regular da relação entre a estrutura do átomo e as propriedades dos elementos. - Articular conhecimentos de química com outras áreas do conhecimento de forma básica. - Apresenta pesquisa básica, análise crítica regular e comunicação científica satisfatória.
Insatisfatório | - Demonstra dificuldade em identificar e descrever os principais grupos e famílias da Tabela Periódica. - Apresenta dificuldade em relacionar as propriedades físicas e químicas dos elementos à sua posição na Tabela Periódica. - Tem dificuldade em prever o comportamento químico de um elemento com base em sua posição na Tabela Periódica. - Demonstra conhecimento superficial da relação entre a estrutura do átomo e as propriedades dos elementos. - Apresenta dificuldade em articular conhecimentos de química com outras áreas do conhecimento. - A pesquisa apresentada é incompleta, a análise crítica é inconsistente e a comunicação científica é ineficaz.
Paula Cristina Andrade
27/02/24 12:03

Atividade: Produção de Texto para Podcast sobre o ENEM


Objetivo:

Desenvolver as habilidades de escrita e expressão oral dos alunos, incentivando a pesquisa e reflexão sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e suas implicações na vida dos estudantes.


Passo a Passo:

  1. Introdução (10 minutos):
    • Inicie a aula explicando a importância do ENEM como uma avaliação crucial para o acesso ao ensino superior no Brasil.
    • Apresente dados sobre o número de inscritos, a abrangência do exame e sua relevância na seleção de universidades e programas governamentais.
  2. Pesquisa e Análise (20 minutos):
    • Divida a turma em grupos e peça para pesquisarem sobre a história do ENEM, sua estrutura, as áreas de conhecimento avaliadas, mudanças ao longo dos anos e o peso do exame na entrada para as instituições de ensino.
    • Cada grupo deve reunir informações relevantes e pensar em argumentos para a discussão no podcast.
  3. Roteiro do Podcast (30 minutos):
    • Com base nas pesquisas, os grupos devem criar um roteiro para o podcast. Incentive a inclusão de diferentes perspectivas, como os desafios enfrentados pelos alunos, a importância das notas do ENEM e como o exame pode influenciar as oportunidades educacionais.
    • O roteiro deve incluir uma introdução, desenvolvimento com argumentos embasados, e uma conclusão que convide os ouvintes à reflexão.
  4. Produção do Podcast (40 minutos):
    • Cada grupo terá a oportunidade de gravar seu podcast. Pode ser feito de forma simples usando dispositivos de gravação ou aplicativos online.
    • Incentive a expressão clara, uso de entonação adequada e inclusão de exemplos para tornar o podcast envolvente.
  5. Apresentação e Discussão (20 minutos):
    • Após a produção, cada grupo apresentará seu podcast para a turma.
    • Abra espaço para perguntas e comentários, promovendo a discussão sobre as diferentes perspectivas apresentadas nos podcasts.
  6. Avaliação (10 minutos):
    • Avalie a participação dos alunos, a qualidade das informações apresentadas, a clareza na expressão oral e a capacidade de argumentação.
    • Incentive a autocrítica e sugira maneiras de melhorar em futuras atividades semelhantes.

Considerações Finais:

Esta atividade visa não apenas desenvolver as habilidades de pesquisa e escrita, mas também fortalecer a capacidade de expressão oral dos alunos. Além disso, permite que eles explorem um tema relevante e atual, promovendo a reflexão crítica sobre o ENEM e seu impacto na vida estudantil.
Decimara Oliveira da Glória
29/02/24 15:08
   
Proposta de Rubrica para Avaliação da Habilidade EF08LP01: Identificação e Comparação de Editorias Noticiosas

A rubrica a seguir pode ser utilizada para avaliar a habilidade EF08LP01, que envolve a análise crítica das editorias de jornais impressos e digitais, bem como de sites noticiosos. Ela considera a capacidade dos alunos de identificar tipos de fatos noticiados, escolhas editoriais, destaque dado às notícias e a fidedignidade das informações.


Rubrica de Avaliação


Critério Nível 1 (Insuficiente) Nível 2 (Suficiente) Nível 3 (Bom) Nível 4 (Excelente)
| Identificação de Editorias  | Não consegue identificar as editorias em notícias.  | Identifica algumas editorias, mas com imprecisões.  | Identifica corretamente as editorias em notícias.  | Identifica com precisão e detalhes as editorias em notícias.
| Comparação de Tipos de Fatos  | Não compara os tipos de fatos noticiados.  | Compara superficialmente os tipos de fatos.  | Compara de forma adequada os tipos de fatos noticiados.  | Realiza uma análise profunda e crítica dos tipos de fatos.
| Análise das Escolhas Editoriais  | Não reconhece as escolhas editoriais.  | Reconhece algumas escolhas editoriais, mas sem aprofundamento.  | Analisa as escolhas editoriais de forma coerente.  | Faz uma análise crítica detalhada das escolhas editoriais.
| Avaliação do Destaque/Enfoque  | Não considera o destaque dado às notícias.  | Considera superficialmente o destaque/enfoque.  | Avalia de forma adequada o destaque/enfoque das notícias.  | Realiza uma avaliação crítica e contextualizada do destaque/enfoque.
| Reflexão sobre a Fidedignidade da Informação  | Não reflete sobre a confiabilidade das informações.  | Faz uma reflexão superficial sobre a confiabilidade.  | Reflete de forma adequada sobre a confiabilidade das informações.  | Realiza uma análise crítica e fundamentada da fidedignidade.
| Escrita e Organização  | Apresenta dificuldades na expressão escrita e organização.  | Expressa-se de forma básica e com algumas inconsistências.  | Apresenta escrita clara e organizada.  | Demonstra excelente habilidade de expressão escrita e organização.

Ideias de Experiências de Aprendizagem Criativas

  1. Jornalismo de Investigação:

    • Peça aos alunos para escolherem uma notícia de um veículo de comunicação e investigarem sua origem, fontes e contexto.
    • Eles podem entrevistar jornalistas, verificar a veracidade das informações e escrever um relatório sobre sua análise crítica.
  2. Simulação de Redação de Jornal:

    • Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo uma editoria (política, esportes, cultura etc.).
    • Os alunos devem criar notícias fictícias, considerando escolhas editoriais, destaque e fidedignidade.
    • Após a simulação, discutam as decisões tomadas em cada grupo.
  3. Debates sobre Viés e Credibilidade:

    • Organize debates em sala de aula sobre a influência do viés nas notícias.
    • Discuta como avaliar a credibilidade de diferentes fontes e como evitar a propagação de informações falsas.
  4. Análise Comparativa de Manchetes:

    • Mostre aos alunos manchetes de diferentes veículos sobre o mesmo evento.
    • Peça que comparem o destaque dado, as palavras escolhidas e a abordagem de cada manchete.
  5. Visita a uma Redação de Jornal:

    • Se possível, organize uma visita a uma redação local.
    • Os alunos podem conversar com jornalistas, entender o processo de seleção de notícias e observar as diferentes editorias.
Lembrando que a criatividade e a reflexão crítica são essenciais para o desenvolvimento dessa habilidade. Encoraje os alunos a explorarem diferentes


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