Dia do amigo: a importância da troca de conhecimento entre professores

20/07/2023

Saiba mais sobre a experiência de uma educadora do Rio de Janeiro com a plataforma Escolas Conectadas

A formação continuada é um desafio coletivo entre os educadores da rede pública de ensino. A partir do apoio mútuo e da criação de redes entre eles, é possível avançar para se adaptar às novas tecnologias e aos principais desafios da educação, como a recomposição de aprendizagem, o enfrentamento à defasagem e a adaptação aos modelos de ensino pós-pandemia.

Na semana do Dia do Amigo (20/07), trazemos o exemplo de uma educadora da cidade de Concórdia (RJ), que não só dá importância ao seu próprio desenvolvimento como também incentiva seus colegas a fazerem o mesmo. Com a demanda pela atualização profissional cada vez maior, é preciso união e apoio na educação, e ela demonstra como isso é possível. Confira!

Desenvolvimento contínuo

A professora Alessandra Fernandes Leão Adamy conheceu os cursos da plataforma Escolas Conectadas a partir das formações ligadas à tecnologia. O curso Eu, robô! Primeiros passos com a robótica sustentável foi o primeiro que ela concluiu. Essa experiência inicial foi fundamental para Alessandra desenvolver interesse e confiança na plataforma. "A gente sabe que tem muitos cursos gratuitos por aí, mas nem sempre são de qualidade", comenta.

Professora Alessandra Fernandes Leão Adamy

Alessandra leciona em escolas da rede municipal de Concórdia e na rede estadual do Rio de Janeiro e dá aulas para turmas que vão do primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. Em sua experiência, ela relata que tem como maiores desafios manter o foco dos estudantes e realizar a avaliação de forma qualitativa, além de quantitativa.

Nas férias, a professora aproveitou para descobrir e começar outras formações a partir das temáticas do seu interesse. Foi aí que deu início ao curso Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

De acordo com a professora, as questões abordadas nos módulos tinham tudo a ver com as novas aprendizagens demandadas aos educadores após o período de pandemia. "De que forma a gente vai conseguir passar um conteúdo, mesmo de forma on-line, e verificar se esse conteúdo, de fato, funcionou?".

Aprendizado que se transforma em prática

Com o curso sobre evidências de aprendizagem, a professora Alessandra conseguiu desenvolver e aprimorar uma base de avaliação a partir de aprendizados práticos e das interações com colegas na própria plataforma. "Eu gosto de cursos com os quais eu possa fazer acontecer. Muitas vezes, a gente tem bastante teoria, mas faltam os mecanismos de aplicação que podemos usar", afirma.

Além disso, ela relata que formações como essa ajudam a desenvolver um olhar mais sensível e inclusivo para os diferentes perfis de alunos que compõem as turmas. No dia a dia, Alessandra precisa agregar estudantes com deficiências motoras, intelectuais e alunos de diferentes níveis socioeconômicos.

Um dos mecanismos que começou a usar após concluir a formação é, em todas as aulas, solicitar a um dos estudantes que faça um resumo oral da aula anterior. "O estudante o aluno não lembre tudo, os outros colegas podem ser convidados a implementar a resposta", explica sobre a dinâmica.

Dessa forma, a professora consegue entender o que, de fato, foi absorvido pelos estudantes, pois eles transmitem aquilo que compreenderam. Ela também interfere na atividade, se necessário, corrigindo alguma informação que não esteja correta e/ou complementando as respostas.

Incentivo à formação continuada de todos

O conhecimento adquirido pela professora Alessandra e seus pares não fica restrito apenas à experiência individual de cada um. Pelo contrário: o compartilhamento de aprendizados entre eles começa no grupo de professores da escola, no qual compartilham links e indicações de materiais ou formações, como as que Alessandra realizou aqui na plataforma Escolas Conectadas.

"Às vezes, um mesmo curso pode ser abordado de forma interdisciplinar e adequado a diferentes faixas-etárias", diz a educadora sobre a importância da divulgação e do compartilhamento de cursos com seus amigos professores.

A indicação se torna ainda melhor quando se trata de cursos focados nas demandas reais dos educadores, rápidos e práticos, que se adequam à rotina dos colegas.

Que tal conhecer os cursos da plataforma Escolas Conectadas e começar agora mesmo?

Benamares Lemos de Magalhães
21/07/23 18:41
Sim,proporciona qualificação.
Gaspar Pereira de Brito
02/08/23 07:20
 Ola´bom dia! Gostei muito do depoimento da professora Alessandra, depoimento esse que enriquece e abrilhanta cada vez mais a cada como profissional da educação.
Marizete Helena P da S.Carneieo
02/08/23 16:56
sempre quando interagem compartilhando informações o aprendizado fica mais proveitoso.
Gislane Luiz da Silveira Ferreira
04/08/23 21:09
Boa noite! Fiz uma leitura do material, gostei bastante, mas senti falta  de atividades,se for possível envie matéria e atividades para nosso grupo de curso de escolas conectadas.
Gislane Silveira.
Evelyn de Queiroz Souza
07/08/23 11:44
 Fiz uma leitura do material, gostei bastante!
Ione Benedita de Oliveira
12/08/23 11:15
Compartilhar a aprendizagem é ótimo para rever e ampliar  as nossas práticas.
Luana Paiva dos Santos
23/08/23 10:22
compartilhando informacoes com conteudos maravilhosos
Maria Cristina Rodrigues Vieira
31/08/23 23:03
COMPARTILHAR CONHECIMENTOS AMPLIA OS SABERES DO PROFISSIONAL DE MUITOS OUTROS ALUNOS!
Sadia Cristina Figueira Bosaipo
21/09/23 10:41
O conhecimento é a chave do sucesso.
Luciene de Sousa Oliveira Barbosa
03/10/23 11:03