Estimule a autoria e a criatividade em sala de aula com recursos digitais

Estimule a autoria e a criatividade em sala de aula com recursos digitais

+
17/03/2023

Neste curso da plataforma Escolas Conectadas, você descobre como extrair o potencial máximo dos estudantes imersos no mundo digital

 

Todo educador deseja uma sala de aula viva, em que os alunos se sintam à vontade e tenham o desejo genuíno de participar, dialogar e criar, certo? Porém, diante de um cenário em que as tecnologias estão cada vez mais presentes, é comum o fenômeno de estudantes passivos, consumidores de uma quantidade imensa de informações que chegam praticamente em tempo real até eles.

A partir das competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é possível enxergar as tecnologias digitais por outra perspectiva: elas são recursos capazes de potencializar habilidades como autoria e curiosidade. E mais: é possível aplicá-las nesse sentido nas diferentes etapas da educação básica, áreas e eixos de atuação.

Essa é a proposta do curso BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender, disponível on-line e gratuitamente aqui na plataforma Escolas Conectadas. Quer saber como usar essa formação para ter o desempenho esperado dos seus alunos? Confira, a seguir, o relato de uma educadora que concluiu a formação e já aplicou tudo o que aprendeu no seu planejamento pedagógico!

Leia mais: Conheça as histórias de professores que inovam com o uso de tecnologias digitais em sala de aula

 

Tecnologias voltadas ao ensino

Evelin Cardoso Maia, de 38 anos, é professora de Educação Básica e Artes em Santo André (SP). Ela deu início ao curso na plataforma por indicação de uma colega, ainda na pandemia, quando as aulas aconteciam 100% no modelo remoto e, mais do que nunca, era preciso encontrar formas de engajar as turmas por meio da tecnologia.

“O interesse pelo curso surgiu porque a tecnologia está em todos os lugares. Então, os pequenos já sabem tudo e percebi que preciso acompanhá-los”, conta a educadora, que atua em uma turma de berçário na Creche Municipal Mirante e em duas turmas do 2° ciclo final na EMEIEF Elisabete de Leonardi, ambas na região do ABC Paulista. 

O potencial do educador é desenvolvido passo a passo ao longo do curso. A ideia é que mesmo aqueles que estejam acostumados a usar recursos mais analógicos consigam se adaptar. A professora explica que “o material para estudo é de fácil entendimento, o que contribui ainda mais para professores que estão aprendendo a lidar com a tecnologia.”

 

Aplicação na prática

O curso BNCC, autoria e tecnologias digitais: inspirações para criar e aprender traz a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos logo nas primeiras horas. Você vai descobrir como construir sites e ambientes virtuais de aprendizagem, sistemas para elaborar tarefas, missões e desafios, entre outros recursos multimídia digitais.

No caso de Evelin, a lousa digital – um quadro interativo que funciona associado a um computador -, além dos jogos e brincadeiras on-line, estão presentes nas aulas sempre que possível, por exemplo. Os insights para trazer novas propostas de aprendizagem aconteceram também fora das telas, com a inclusão de livros, jogos e outros materiais que normalmente não integrariam a prática pedagógica.

Além disso, o curso foi um grande incentivo para que novos projetos fossem criados. A professora destaca a iniciativa “Pequenos Cientistas”, criada por ela, na qual os estudantes trazem suas curiosidades e, junto com toda a turma, elas se transformam em experiências com apoio da tecnologia.

Leia mais: Professores indicam os melhores recursos digitais para sala de aula

 

Comece sua formação e proponha mudanças em sala de aula

Com a formação da plataforma Escolas Conectadas, você, educador, vai conseguir explorar ao máximo as tecnologias digitais principalmente para estimular a autoria de seus alunos. Também vai entender quais são as conexões entre a BNCC e os processos e elementos da cultura digital. Por fim, é claro que também vai encontrar na plataforma as primeiras possibilidades para experimentar novos recursos digitais voltados ao ensino.

O curso é autoformativo, ou seja, sem mediação, e tem carga horária de 10 horas. É uma alternativa perfeita para encaixar o seu desenvolvimento na sua rotina! Aproveite a data de inscrição, até o final de março, para completar sua formação e receber seu certificado. Inscreva-se! 

 

Metodologias ativas: aprendizes protagonistas

Parte do trabalho de tornar a sala de aula um ambiente mais participativo e interativo é propor metodologias ativas que coloquem os estudantes no centro do processo de aprendizagem. Essa nova forma de pensar o processo de ensino leva em conta a subjetividade de cada aluno, do contexto nos quais eles estão inseridos para fazer com que se sintam e sejam protagonistas do seu desenvolvimento.

Na nova formação da Plataforma da Escolas Conectadas, Metodologias ativas: aprendizes protagonistas, você será apresentado(a) a esse conceito e vai descobrir quais caminhos metodológicos que pode seguir para incluir as metodologias ativas no seu planejamento pedagógico, levando em conta as competências digitais.