Combate ao bullying: projeto criado por professor do Acre teve impacto positivo em 7 escolas

Combate ao bullying: projeto criado por professor do Acre teve impacto positivo em 7 escolas

+
10/04/2024

O educador Joamerson Paz de Andrade, de Rio Branco (AC), percebeu um sinal de alerta em suas aulas e mobilizou toda a escola no combate e prevenção à violência. Conheça essa história!

 

O bullying e o cyberbullying são problemas recorrentes nas escolas e que podem trazer desafios para os processos de ensino e aprendizagem de estudantes de todas as idades.  De acordo com dados do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado em julho de 2023, no Brasil, 37,8% das escolas enfrentam problemas de bullying.

Uma das instituições que faz parte dessa estatística é a Escola Estadual Glória Perez, localizada em Rio Branco (AC), onde leciona o professor de Educação Física Joamerson Paz de Andrade. Ele dá aulas para estudantes entre 14 e 17 anos dos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio. 

Ao identificar casos de violência entre os estudantes, ele criou um projeto com ações internas e palestras que ultrapassaram os muros da escola e impactaram outras sete escolas da região. 

 

Problema identificado

O professor Joamerson também é atleta e atua no Projeto "Escola de Jiu Jitsu", em que atende a comunidade com aulas de lutas marciais e defesa pessoal. “Muitos alunos queriam aprender artes marciais para autodefesa. Isso me acendeu um alerta e, conversando com eles, percebi que passavam por situações de perseguição e chacota”, relata. Segundo o professor, as situações aconteciam dentro da escola e nas redes sociais. 

Professor Joamerson Paz de Andrade, de Rio Branco (AC)

Por outro lado, Joamerson notou a dificuldade dos estudantes devido ao excesso de uso de telas. No Acre, todos os estudantes da rede pública recebem um tablet para estudar e, na escola, a rede Wi-Fi é aberta. “Não há o que fazer. A tecnologia está cada vez mais facilitada para todo mundo. Então pensei em usá-la a favor da metodologia de ensino”. 

Com base nessas constatações, o professor buscou por uma formação que pudesse apoiá-lo com ideias para solucionar esses problemas. A dica veio da sua mãe, também educadora e professora de Geografia, que apresentou a ele a plataforma Escolas Conectadas. 

 

Em busca de soluções 

Joamerson escolheu o curso Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet para dar início à jornada de formação continuada na plataforma. “O formato do conteúdo é de muito fácil entendimento e dinâmico. O curso aborda bastante sobre como trazer a tecnologia para a metodologia em sala de aula”, relata. 

A partir de um alinhamento com o diretor da escola, o educador desenvolveu um projeto de conscientização acerca do bullying e combate à essa prática. “Durante um mês, realizamos ações para alertar, identificar e ensinar sobre bullying. Chamamos um policial, um advogado e um psicólogo para palestrarem na escola e fizemos todas as conversas com os estudantes. Também liberamos um número para denúncias pelo WhatsApp”, conta o professor sobre as atividades desenvolvidas. 

O próprio Joamerson apresentou uma palestra sobre o tema que, inicialmente, seria ministrado somente na escola onde atua. “Usei uma linguagem bem jovem e vários recursos visuais”, conta. Colegas de profissão que lecionam em outras instituições tiveram contato com a apresentação e o conteúdo foi levado para outras sete escolas de Rio Branco.

“Depois da ação, houve um volume de denúncias consideráveis, que foram apuradas e, em sua grande maioria, resolvidas com diálogo e pedidos de desculpas” , conta o professor ao relatar a mudança de comportamento dos estudantes. “O trabalho deve se manter ativo, já que todo ano renova-se o quadro de alunos”, afirma. 

O enfrentamento ao bullying e cyberbullying não acontece somente a partir de grandes movimentos. Joamerson relata o caso de uma estudante de 14 anos que chegou na escola com um passado de ataques virtuais relacionados à sua aparência. “Graças ao curso que realizei, eu soube como agir. Primeiro, dei total apoio a ela. Depois, encaminhei a estudante para profissionais, na Universidade Federal do Acre, que oferece atendimento psicológico gratuito”, conta

 

Tecnologia em foco 

Além de propor ações de combate ao bullying, cyberbullying e à violência, o professor Joamerson incorporou o uso da tecnologia no seu planejamento pedagógico, com o objetivo de tornar o processo de aprendizado e os conteúdos mais interessantes para os estudantes. 

“Temos que entender a linguagem dos alunos, o que eles gostam e consomem, as redes, as gírias e a linguagem de internet e procurar ferramentas de aplicativos e digitais que possam dar retorno positivo”, afirma. Para ele, a formação continuada e a troca entre pares são essenciais nesse processo. 

O educador exemplifica como isso acontece na disciplina que leciona: “Eles gostam muito do TikTok. Então, tento sempre mesclar a aula que eu vou dar com o que eles gostam de usar, que já têm familiaridade. Como muitos estão saindo do Ensino Médio, apresento plataformas de cursos gratuitos e de especialização”, conclui. 

 

Educando para o uso consciente da internet

Com o curso Cidadania digital: educando para o uso consciente da internet você pode se empoderar sobre esse tema e levá-lo para discussão em sala de aula. O objetivo é que, com os ensinamentos trazidos na formação, você encoraje crianças e adolescentes a fazerem um uso mais seguro, responsável e consciente da internet e, consequentemente, contribua para a diminuição dos casos de cyberbullying.

As práticas trazidas no curso podem ser alinhadas a diferentes propostas nas mais diversas áreas do conhecimento. Aproveite, ainda, para propor ações contra a violência nas escolas no Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, celebrado em 7 de abril, e que traz reflexões que merecem ser ativadas ao longo de todo o ano. 

Para encontrar mais soluções e aplicá-las em sala de aula, o professor Joamerson já se inscreveu em um novo curso na plataforma: Tecnologias para empoderar: digitalizar para incluir. Ele acredita que essa formação será um complemento perfeito para o que já aprendeu no primeiro curso. Conheça você também as formações disponíveis na plataforma e dê continuidade à sua formação!