Como encarar a defasagem de aprendizagem na volta às aulas?

27/01/2023

O professor André Ubiratã impulsionou um projeto pedagógico a partir dos conhecimentos adquiridos no curso da plataforma Escolas Conectadas. Inspire-se na sua história!

A pandemia de covid-19trouxe à tona um problema que afeta historicamente escolas e alunos e se tornou mais grave devido às novas circunstâncias: a defasagem de aprendizagem. Foi a partir dessa preocupação de recuperação com a volta do ensino presencial que a plataforma Escolas Conectadas apresentou novas soluções aos educadores, entre elas o curso Defasagem de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental: (re)planejar para avançar.

Quem não perdeu tempo e já se desenvolveu a partir da formação foi André Ubiratã Santos Nascimento. Professor há mais de 18 anos, licenciado em Matemática e bacharel em Ciências Econômicas, ele sempre demonstrou inquietude quando o assunto é a aprendizagem do aluno e o trabalho orientado para sua recomposição.

No Colégio Ana Tereza, em Salvador (BA), onde atua há cinco anos como gerente pedagógico, os frutos de todo o conhecimento adquirido já reverberam em alunos e no próprio corpo pedagógico. Saiba mais a seguir.

Defasagem de aprendizagem: um problema antigo

Entre os maiores prejudicados pela defasagem de aprendizagem estão estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Os conhecimentos ausentes dificultam a transição para o Ensino Médio. Um olhar enviesado sobre essas dificuldades é um empecilho para que elas sejam superadas: frequentemente, a falta de aprendizado é confundida com diferenças ou dificuldades em aprender.

No entanto, por meio de uma nova perspectiva sobre o assunto, professores podem começar a reverter esse cenário e intervir tanto na recomposição de aprendizagens pós-pandemia quanto na evolução particular de cada estudante.

Foi em busca dessa perspectiva que o professor André deu início ao curso da Escolas Conectadas.

“Procurei por ferramentas que me auxiliassem a lidar com as grandes demandas de recompor aprendizagem por conta do Ensino Remoto e os gaps que foram gerados. Considero esse um momento histórico para a educação, jamais vivenciamos algo assim e as suas sequências vão nos acompanhar por alguns anos ainda”, comenta sobre o período pandêmico.

Mão na massa

Ao longo do curso, mais do que entender a fundamentação teórica, que é essencial para compreender e analisar as causas da defasagem, os participantes são levados a colocar em prática soluções para esse problema.

“A abordagem me acrescentou muito, pois me deu um clareamento conceitual e me ajudou a entender as estratégias de ensino”, explica o professor André.

André não ficou de fora e arregaçou as mangas para trazer melhorias para impulsionar um projeto de tutoria pedagógica implantado por ele no Colégio Ana Tereza. O programa é orientado para que os professores assimilem as práticas pedagógicas e apliquem no dia a dia da escola.

Com a formação na plataforma da Escolas Conectadas, foi possível trazer novos conhecimentos e ferramentas que auxiliam os professores adaptados nesse momento da educação.

“Ao longo da pandemia, tivemos vários níveis de  adaptação ao Ensino Remoto que resultaram em diferentes níveis de aprendizagem”, contextualiza.

Entre os destaques, ele cita os mapas focais, um material desenvolvido para entender a melhor forma de priorizar e equilibrar os objetivos de aprendizagem, com ênfase na recomposição. A ferramenta é uma das estratégias desenvolvidas no curso para assegurar a transição das fases escolares.

Mais sobre a formação

Totalmente on-line e disponibilizada gratuitamente na plataforma, o curso é fruto de uma parceria entre Nova Escola, Fundação Telefônica Vivo e Instituto Credit Suisse. A principal inovação trazida está na promoção de vivências e estratégias diversas para esse que é um dos maiores desafios da educação e está na rotina de praticamente todos os professores e estudantes.

Dividido em quatro unidades, o curso levanta pontos como os principais conceitos ligados à defasagem, instrumentos avaliativos, metodologias e planos de aula voltados para a recomposição. Ao completar todas as etapas e a atividade de avaliação, os educadores receberão certificado.

Você, educador, está mais do que convidado a realizar esse curso também! Aproveite o momento de volta às aulas para se preparar e estar pronto para auxiliar seus alunos. Inscreva-se e comece agora mesmo!