A importância das metodologias ativas para o processo de ensino e aprendizagem

A importância das metodologias ativas para o processo de ensino e aprendizagem

+
30/08/2023

Conheça a história da professora Marlene Noronha, de Chapecó (SC), que entendeu como tornar os alunos protagonistas da sua própria formação

 

Diante de desafios atuais da educação brasileira, como a recomposição de aprendizagens e o combate à evasão escolar, as instituições de ensino e os educadores devem buscar novos caminhos para engajar e incentivar os estudantes no processo de aprendizagem. 

Ao perceber que precisava inovar a forma de transmitir conteúdos em sala de aula, a professora Marlene Noronha Gnoatto, de Chapecó (SC), decidiu realizar o curso Metodologias ativas: aprendizes protagonistasaqui na plataforma Escolas Conectadas. Entre os resultados que conquistou após aplicar o que aprendeu na formação estão o desenvolvimento de confiança e o protagonismo dos seus estudantes.

Confira os detalhes da experiência da professora!

 

Ampliando o repertório do professor

Formada em Pedagogia, a professora Marlene Noronha Gnoatto tem pós-graduação em Gestão Escolar e em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal. Atualmente, ela atua na Escola de Educação Básica (EEB) Druziana Sartori, em Santa Catarina, como Professora Orientadora do Laboratório Tecnológico. Além disso, atende alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Foi por meio da Secretaria de Educação do Estado que ela conheceu a plataforma Escolas Conectadas e as formações gratuitas disponíveis. A escolha pelo curso Metodologias ativas: aprendizes protagonistas veio quando a educadora soube que a formação introduz o conceito de aprendizagem visível, fundamental ao processo de centralidade no aprendizado. “Além disso, o curso aborda a inovação na educação, se relaciona com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, complementa a professora.

Para a professora, a formação se mostrou útil ao descrever estratégias e caminhos para o desenvolvimento de metodologias ativas, incluindo aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem serviço-solidário e educomunicação. 

"Certamente, isso amplia o repertório do professor, ao mesmo tempo em que o inspira a adaptar novas práticas analisadas para a sua sala de aula", comenta ela.

Leia mais: BNCC: você sabe a diferença entre competências e habilidades?

 

Aprendizagem facilitada

Para a educadora Marlene, a inovação e a aplicação prática presentes nas aulas do curso foram os componentes que mais enriqueceram sua aprendizagem. Além disso, ela cita: "A qualidade dos conteúdos trabalhados, o acompanhamento e aulas dadas com clareza e excelência pelos professores" como pontos que chamaram sua atenção durante as aulas.

O curso Metodologias ativas: aprendizes protagonistas tem 20 horas de carga-horária on-line e é autoformativo, ou seja, é realizado sem mediação e pode ser adaptado à rotina do professor.

A experiência com essa primeira formação incentivou a professora a querer realizar ainda mais cursos na plataforma: "Percebi o quão fantástico tem sido estar inovando e me aperfeiçoando!", afirma.

 

Aplicar e ver os resultados

Depois de concluir as unidades formativas do curso, a professora Marlene afirma estar pronta para propor aulas cada vez mais dinâmicas, interessantes e inovadoras. Mas, mais do que isso: está apta para tornar os estudantes protagonistas das suas próprias histórias e conhecimentos, por meio das metodologias ativas.

"Já desenvolvi projetos nos quais pude contribuir com o aprendizado dos alunos, levando-os a confiar mais em seus potenciais e serem os protagonistas com inovação de seus conhecimentos", relata a professora sobre os resultados percebidos em sala de aula.

Leia mais: Como potencializar o protagonismo de estudantes com metodologias ativas que usam tecnologias digitais?

 

Comece a aplicar as metodologias ativas

Além de ser apresentado(a) ao conceito de metodologias ativas e à estratégias que compõem esse conjunto de caminhos metodológicos, na formação Metodologias ativas: aprendizes protagonistas, você irá entrar em contato com recursos pedagógicos para potencializar o trabalho docente e também a autoria e a autonomia dos estudantes.

A proposta é alinhar os princípios da BNCC com o desenvolvimento de competências digitais. Dessa forma, se torna possível integrar o escopo formativo da educação básica brasileira com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, ambos igualmente necessários e relevantes para a educação.

 

Conheça a formação e comece já!

ESSE CONTEÚDO FOI INSPIRADOR?

Comentários - 5


Neide Pacheco
09/09/23 22:54
As metodologias ativas nis permite alinhar  as propostas da bncc, com as realidades plurais em que está inserido, nosso estudante
Maria de Jesus Rodrigues Matos de Almeida
12/09/23 10:20
Esse conteúdo  foi de suma importância para o meu conhecimento. 
Sonia Barros Rocci
12/09/23 22:03
Olha a proposta é magnífica, pra nosso desempenho também .
Sonia Barros Rocci
12/09/23 22:03
Olha a proposta é magnífica, pra nosso desempenho também .
Oberdania Reis dos Santos Leal
12/10/23 19:47
Boa noite! 
Sensacional, muito importante para o nosso  aprendizado. 

Conteúdos recentes